Postagens mais visitadas

MULHER VIRTUOSA Pv 31

Deus nos ensina qual é o tipo de beleza que Ele tem em mente a nosso respeito, você percebe através desta mulher que é fora dos padrões do mundo. Deus vem detalhando cada característica de caráter que Ele valoriza. (veja; Deus Pai nos ama assim como somos, mas Ele tem um ideal de filha, que supera as expectativas de marido, filhos, pais, pessoas em geral.) nós temos este potencial, Deus colocou dentro de nós. Há um perfume exclusivo dentro de nós que falta exalar, como Ester, ela se preparou 1 ano para se encontrar com o Rei, tudo se leva um tempo, mas tem que ser diário, constante, perseverar, se superar, não ser perfeccionista, (querer tudo perfeito) é tirar do bom tesouro (coração) o melhor, dar o nosso melhor em tudo que fizermos, façamos com dedicação, amor.
É o que essa mulher fazia, ela não é inatingível ela é acessível, ela exalava o bom perfume de Cristo, através de gestos, palavras, gentilezas, alegria, através de um sorriso, uma mão estendida um olhar carinhoso.
Não podemos dar o que não temos” ela foi ensinada ou pela mãe, avó ou tia, mas por alguém. 
Tem pessoa que infelizmente não tem ninguém para ensinar, então o que fazer? Temos um Pai amoroso e atento a nós, que deixou escrito neste livro, em Sl 32:8 diz: Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.” Então não temos desculpas não é verdade?!
Vamos começar:

· Cultive o desejo de ser bela, não somente estética, mas de caráter.
· Dê tempo ao tempo, coisas grandiosas não acontecem por acaso.
· Tempo lendo a Palavra de Deus, nem que for 2 capítulos por dia.
· Tempo de oração.
· Tempo memorizando a Palavra de Deus, escreva cartãozinho.
· Tempo com amigas, mas as que edificam não as fofoqueiras, murmuradoras.
·  Tempo para admirar a natureza.
· Se você é solteira, em seu tempo livre, aprenda um artesanato ou música. Se casada tira tempo com os filhos, mas também com o marido, eles são os tesouros que Deus te deu, também tempo para você.
Provérbios 31:


10-Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis.

A joia cintilante na vida de seu marido, de sua família, a medida que lutam juntos para sobreviver, deve iluminar o lar com sua luz, mesmo diante de tempos difíceis, Deus sabe que você pode por meio de sua maravilhosa graça, alcança-la. Intensifique seu brilho e ilumina tanto sua vida como a de todos que as cerque.
·                    Aperfeiçoa suas habilidades.
·                    Cuidar do lar.
·                    Administrar o dinheiro
·                    Administrar o tempo.
·                    Desenvolver estabilidade emocional, no ambiente que estiver.
·             Dominar a arte de ser tolerante, mesmo quando a jornada é difícil.
·        Desenvolva a arte de dominar as emoções e não as emoções domina-la.
·                    Domine seu temperamento.
·                    Domine sua língua.

Devemos pagar o preço se quisermos ser uma joia sem preço, é difícil começar a trabalhar em uma pedra preciosa, as gemas duras em estado bruto precisam ser lapidadas e polidas para ter mais brilho. Que Deus aperfeiçoe o processo de beleza em sua vida!.
     

 11-Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma
  
Quando um homem se casa com uma mulher forte de ponto de vista mental, emocional, físico e espiritual, ele é capaz de construir sua vida, seu trabalho e seu lar na certeza de que o firme caráter de sua esposa será a pedra fundamental para sua realizações.
·                    Tranquilidade- seu marido pode confiar em uma esposa leal é um coração tranquilo.
·                    Encorajamento ser de coragem, ter bom ânimo e sentir-se confiante, a lealdade dela é um ministério diário de encorajamento para ele.
·                    Confiança em Deus, embora a riqueza de um homem seja, resultado de sua confiança em Deus.
·                    Leve a sério a confiança, mentiras abre porta para satanás entrar.
·                    Mantenha a sua palavra, cumpra o que prometeu.
·                    Informe sempre onde você está, sempre saia com as bênçãos do marido.
·                    Saiba administrar o dinheiro.

12-Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.
     

O coração dessa mulher é cheio de bondade, nesses tempos de egoísmo- egocentrismo-autoconfiança-auto-estima e auto afirmação, é bom encontrar uma fonte altruísta de bondade. O objetivo dessa mulher é fazer o bem a seu marido com grandes doses de generosidade. Facilitar a vida dele, o bem e o mal estão no mesmo versículo, nós vemos não só hoje em dia mas na bíblia muitos casos de mulheres destruírem, prejudicar se aproveitar de seus maridos. A gratidão que leva a olhar para Deus, e não para seu marido ou para a circunstancias, é a arma para guerrear contra qualquer amargura que brote em nós. A oração fortalece nossa vida espiritual, e com Deus vencemos.

13-Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos. 


As mulheres judias daquela época eram responsáveis pela confecção das roupas da família e a lã e o linho eram os dois elementos básicos para o trabalho de tecelagem, seu coração dedicado transforma sua maneira de encarar as tarefas domésticas, até mesmo as enfadonhas. O coração alegre fortalece suas mãos para o trabalho. Trabalhe como se tivesse trabalhando para o Senhor.

14-Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões.




Os navios mercantes navegaram entre a Fenícia e o Egito desde 2400 a.C. quando paravam em cada porto do Mar Mediterrâneo, eles trocavam suas cargas por outras mercadorias eles traziam, prata, ouro vinho, frutas secas, óleo tintas, cedro do Líbano, mel, peças delicadas, cerâmicas. É fácil imaginar, essa mulher vasculhando na feira à procura de produtos que proporcionarão melhoria na qualidade de vida dos que habitam sob seu teto.

 15-Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa e dá tarefas às suas servas.

O pão diário de sua família é o principal motivo para ela levantar-se cedo. O marido e os filhos dependem dela para receber o alimento de que necessitam. A primeira refeição do dia é feita pela esposa, depois disso ela distribuía as tarefas para as servas, mas é necessário saber fazer para mandar. Até aqui parece que ela não tem tempo para mais nada a não ser trabalhar, mas não é bem assim, ela levantava mais cedo justamente para dar tempo de fazer tudo que precisava no dia, ela aprendeu a administrar o tempo, isso é muito importante.. Naquele tempo tudo era mais difícil, o pão tinha que torrar os grãos, moer, fazer pão, tirar o leite, colher frutas,Hoje temos tudo na mão.

16-Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha.


Vemos que ela usa a inteligência como uma mulher de negócios e de grande visão, uma pessoa com talento para sonhar e imaginar. Ela põe a parte prática de sua mente para trabalhar, a fim de que seus sonhos tornem-se realidade. Depois de muitas considerações e consultas ao Senhor, acredito que ela leva o assunto ao conhecimento do marido. De posse dos fatos e das estatísticas de uma mulher de negócios, ela conta a ele o que tem em mente.
·         Por ser uma mulher virtuosa, ela não age independentemente do seu marido, a quem Deus ordenou que fosse submissa ( Gn 3:16)
·         Por ser uma mulher forte, ela não age precipitadamente ( Pv 19:2)
·         Por ser uma mulher sábia, ela não age sem pedir conselho ( Pv 12:15)
·         E por ser uma esposa, ela não deseja o que seu marido não deseja ( Pv 19:14)
·         Ela vive par agradar a Deus, e agradar a Deus também inclui agradar seu marido ( Gn 2:18)
.    Em nenhum momento ela tirou o sacerdócio do marido .




17-Entrega-se com vontade ao seu 
trabalho; seus braços são fortes e vigorosos.



  “Cinge os seus lombos de força”. A ênfase hebraica sobre a força física dessa mulher sugere sua disposição para o trabalho e sua habilidade para trabalhar diligentemente. Parte de sua força vem da escolha que ela fez de trabalhar com empenho, e o cinturão é símbolo de força mental e física que ela adquire quando entra na arena do trabalho. O ato de se cingir de força revela que está motivada a fazer o trabalho e preparada para a atividade.
·         Quando somos determinadas mentalmente vencemos a batalha contra a preguiça, a protelação, a desorganização e outros inimigos da produtividade.
·         Permita que o Espírito Santo de Deus encha de energia seu coração, sua mente, e sua força por intermédio do poder da Palavra de Deus.

·         Amplie seus horizontes e imagine como será o futuro dos membros   de sua família e a contribuição que eles poderão dar à sociedade.

   18-Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite.


 Viver de acordo com as prioridade de Deus traz bênçãos e alegria,  ela faz o que gosta,e ao mesmo tempo, colabora com o 
   orçamento da família, a alegria de criar e a satisfação de vender motivam-na a prosseguir.
   Não se esqueça de que o simples fato de cuidar da casa é uma contribuição muito importante para as finanças de seu lar. Estou falando do dinheiro que você economiza quando controla o pagamento das contas, compra apenas o necessário, planeja bem o cardápio e prepara alimentos saudáveis.
   “Tome conta da profundidade e deixe que Deus tome conta da largura”  
·      Pedir discernimento a Deus sobre alguma atividade que você domine e que possa ser expandida dentro do seu projeto.
·      Descobrir quais são suas habilidade e aperfeiçoar seus talentos;
·      Preparar-se para experimentar o sabor do sucesso.
        



  19-Nas mãos segura o fuso e com os  dedos pega a roca.
             


Mencionado no Antigo Testamento, esse objeto antigo era usado para fiar lã. Em mãos habilidosas e experientes, o fuso e a roca transformavam a lã e o linho em fio. Esses dois acessórios eram ferramentas de trabalho para o comercio de tecidos feitos pelas mulheres.

  
    20-Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres.


A palavra mãos, no plural, refere-se àquelas atividades que exigem as duas mãos. Como cuidar de um enfermo, cuidar de um bebê, crianças pequenas e idosos.
  Os verbos “abrir e estende”, sugere que sua generosidade alonga-se até onde seus meios lhe permitem.
   Você já parou para pensar que talvez a grande benção recebida no lar dessa mulher seja resultado de sua generosidade aos pobres e necessitados? Que talvez ela seja rica não por ser uma trabalhadora exemplar, uma administradora competente ou uma mulher de negócios muito esperta, mas sim porque Deus abençoa sua generosidade? É por meio do seu povo que Deus cuida dos pobres e necessitados, e Ele abençoa aqueles que cuidam dessas pessoas em obediência à sua Palavra!

  

 21-Não teme por seus familiares quando 
    chega a neve, pois todos eles  vestem 
  agasalhos.




 Cuide das roupas, quando se trata de cuidar das roupas da família, o item é mantê-las limpas. Escolha um dia para lavar roupas, mas a tarefa só estará completa depois de lavar, passar, dobrar, guardar, seu objetivo é prover roupas que estejam prontas para usar, e isso significa costurar as partes soltas e pregar botões que caíram. Cuide também para que roupas fiquem protegidas contra traças, bolor e poeira. É muito gostoso ver nossos querido bem limpos roupas bem passadas, bem arrumados por mais simples que seja.



   22-Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura.
  



  Que mulher não gosta de embelezar sua casa? É muito lindo quando vamos a casa de alguém e vemos o capricho da pessoa, não precisa ser artigos fino e caros, está no carinho que fez, faça um lar aconchegante não somente uma casa bonita.

     23-Seu marido é respeitado na porta 
        da cidade, onde toma assento entre 
         as autoridades da sua terra.


Na época as cidades eram cercadas por muros de proteção, a entrada e a saída eram feitas pelos portões, ali eram tratados questões políticas, proclamações oficiais e editos eram lidos. Assuntos sobre o bem estar do povo eram discutidos. Julgamentos eram administrados, questões legais eram decididas, e somente um homem  respeitado podiam fazer parte.
Esse era o lugar que o marido dessa mulher assentava. Evidentemente, ele dá uma contribuição notável a vida pública, reconhecido como líder, ele ocupa posição de influência na vida da comunidade.
·         Ele contribui para a comunidade; ela é sua auxiliadora.
·         Ele é respeitado, e todos o tem em alta estima, ela preserva e enobrece a honra dele por meio de sua conduta e exemplo.
·         Ele é considerado um cidadão sério e influente; ela o ajuda a manter essa credibilidade.
·         Ele é conselheiro, um homem de bom senso e discernimento, ela fala com sabedoria e carinho.
·         Ele é coroado com honra; ela é a sua coroa ( Pv 12:4)
Elogie seu marido
Incentive seu marido  
Cuide de seu casamento  
Apoie seus sonhos  
Entenda que seu comportamento reflete nele.
Alegre-se por igualar-se a ele em influência e contribuição, apesar de lutarem em arenas separadas.

Alegre-se quando seu marido for o centro das atenções, quando ele se sobressair, quando for reconhecido e honrado, você faz parte de tudo isso.

24-Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes.


Seus esforços saíram porta afora e ultrapassaram os limites de seu lar, e de sua comunidade. Ela criou uma indústria bem organizada, cuja mercadoria chegava aos mercados do mundo daquela época, seu trabalho manual, iniciado em casa para vestir com amor aqueles que lhe eram caros, transformou-se em um negócio lucrativo. O lindo trabalho de suas mãos era levado pelos navios mercantes e por caravanas de camelos até os confins da terra.

25-Reveste-se de força e dignidade sorri diante do futuro.


Leva adiante sua missão as atribuições que Deus lhe deu e demostra suas virtudes um dia por vez, todos os dias de sua vida. O olhar dela está sempre para a frente, nada tem a temer, vivendo no presente, ela conhece apenas o feliz desafio de obter a provisão de Deus e põe sua mente e corpo para trabalhar em mais um dia lindo e repleto de alegria, pois ela escolhe viver assim, e Deus diz “SIM FILHA: SÁBIA ESCOLHA”



26-Fala com sabedoria e ensina com amor.




Deus deseja que suas instruções de sabedoria e bondade governem nossa boca e nosso coração. Suas palavras nunca eram ofensivas e nem destrutivas. Assim como encontrar uma fonte no deserto era o mesmo que encontrar vida, estar na presença de uma mulher que fala palavras de sabedoria e bondade é o mesmo que encontrar vida!

27-Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça.


O trabalho que Deus designou a ela é manter um olhar atento, saber tudo o que se passa debaixo de seu teto e cuidar das pessoas e da casa.
Quando há um problema ela comunica o fato ao marido, e juntos buscam solução.

28-Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo:


A mãe reparte seu amor diariamente com seus filhos e marido por meio do dom dos alimentos básicos – alimento, roupas, abrigo, atenção e descanso. O desfecho está sempre nas mãos de Deus, mas a direção diária do lar está em nossas mãos. Para que a presença de Deus seja óbvia em meu lar, em meus afazeres e em meu relacionamento com a família, Ele precisa estar presente em meu coração.
Um ambiente agradável no lar cria um lindo cenário para lembranças felizes. Devemos trabalhar sem esperar nenhuma recompensa, se não for assim criamos expectativas e nos magoamos se não formos retribuídas, essa mentalidade não pode fazer parte de nossa vida, porque essa é a missão que Deus nos deu! E é Ele dará. 


29-"Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera".


O Antigo Testamento hebraico proclama “Tu te elevas acima de todas” Essa afirmação em hebraico sugere que o marido elogia sinceramente a esposa por suas realizações, seu caráter, não por cortesia, por obrigação ou por educação.
A bela mulher de Deus merece esse elogio honesto, porque ela é verdadeiramente a melhor de todas, devemos aprender a receber elogios  sem questionar, simplesmente aceite.

30-A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.



Devemos nos cuidar, a estética é muito importante, mas não mais que estar com o Senhor. Descubra uma fórmula para manter o equilíbrio entre o tempo que você passa na presença de Deus buscando um coração que seja agradável a ele e as exigências da vida diária. Lembre-se sempre de que o tempo, a energia e a atenção que você dispensa a seu relacionamento com o Senhor é o responsável pela verdadeira beleza, a beleza interior de uma vida piedosa.

31-Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade.





Estas palavras formam em encadeamento interessante ao que foi dito antes. Você se lembra do marido e da importante posição que ele ocupava nos portões da cidade.
Agora vemos que sua esposa também ocupava um lugar de honra nos portões da cidade.
As pessoas falavam dela em público, ela era louvada por seus trabalhos, que, por si só, a exaltavam, acompanhada de seu caráter.
·         Ó que gloria! Que maravilha colheita de louvor!
·         Todas as vozes louvaram essa mulher bela aos olhos de Deus!
·         A voz de seus filhos entoou-lhe louvores
·         A voz de seu marido entoou-lhe louvores!
·         A voz de Deus entoou-lhe louvores!  ( modelo de mulher de Deus)
·         A voz de outras pessoas entoou-lhe louvores!
·         Até mesmo a voz de suas obras entoou-lhe louvores!
Ela foi descrita em Provérbios 31 para inspira-la, instrui-la e anima-la quando você tropeçar e cair, quando sua visão estiver turva ou quando sentir que suas prioridades estão mudando.
Uma nova visita a essa mulher bela aos olhos de Deus renovará sua visão, restaurará suas forças e reacenderá seu amor pelo Senhor e pelo compromisso de você assumir de seguir os planos que Ele tem para você.

Estudo tirado do livro Bela aos olhos de Deus de "Elizabeth George"


2 comentários:

  1. FANTÁSTICO!!! A EXPOSIÇÃO DESTE CAPÍTULO; ESTOU TRATANDO JUNTO COM MINHA ESPOSA, UNS CASAIS NA IGREJA, E ESSES COMENTÁRIOS ME DERAM UM NORTE: É A PSICOLOGIA NA PRÁTICA... DEUS ABENÇOE ABUNDANTEMENTE.

    ResponderExcluir