Postagens mais visitadas

DONS MOTIVACIONAIS

                               

 DONS MOTIVACIONAIS

ATRAVÉS DE CADA PESSOA OPERANDO NO CHAMADO FORMA A ESTRUTURA PARA A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS.
Há semelhanças e diferenças entre dons espirituais e talentos.
Os dois são dádivas divinas
 os dois crescem em efetividade com uso.
 Os dois são para serem  usados a favor de outras pessoas, não para propósitos egoístas.
Existe diferença entre dons espirituais e talentos naturais.
Os DONS são manifestações sobrenaturais concedidas, pelo Espírito Santo com a finalidade de servir o próximo ( a Igreja)
O TALENTO natural é a capacidade que uma pessoa tem de executar algo de modo espontâneo. pode ser hereditário ou adquirido com estudo , prática, dedicação e persistência. Os talentos naturais podem se tornar um problema na vida da igreja, se forem usados sem cuidado e com intenções pessoais: por vaidade, desejo de reconhecimento ou para dirigir a vida dos outros.
Os dons espirituais não nos torna melhores do que ninguém  ( 1 Co 12:10,27) .
Os dons espirituais não são um atestado de boa conduta, nem transforma o caráter cristão.
Portadores do dons não são crente de 1º classe, nem devem vangloriar pelos dons, pois são concedidos para a edificação pessoal e da igreja ( 1º Co 14:4).
Hoje em dia por falta de conhecimento muitos cristãos estão pecando contra Deus e trazendo para si retaliação, muitos estão usando dons espirituais como se fossem mérito próprio e não do Espírito Santo.
Por isso nesse estudo que não é completo é apenas para despertar interesse em buscar mais, estudar mais, conhecer mais o chamado para o qual Deus te escolheu, para fazer uma grande obra em sua vida e através de sua vida. Por isso lembre-se! Dê toda honra toda glória Aquele que é digno de receber, Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Em( Êxodo 35:30 a 35 ) Não vamos desprezar os dons e talentos que Deus preparou e nos chamou. Não façamos como Isaú que se vendeu por pouco ( ficar em casa, descansar) ele vendeu porque não dava valor as coisas espirituais.
OS DONS ESPIRITUAIS DO ESPÍRITO SANTO
Os dons espirituais foram dados para o serviço, não satisfação pessoal, assim como o corpo humano o corpo de Cristo é um organismo completo por Deus. Cada membro do corpo é único.
Não existe nenhum outro “você” ou “eu” em certo sentido o seu dom e o meu são únicos. Deus nos dá dons semelhantes a pessoas diferentes, mas há algo de especial nisto que nos faz diferentes de qualquer pessoa.
SE QUALQUER UM DE NÓS ESTIVER FALTANDO, O CORPO ESTÁ INCOMPLETO
Podemos chamar também um dom de instrumento que deve ser usado, e não uma jóia ou objeto de decoração, ou uma caixa de bombons para nos alegrarmos. Podemos imaginar as diferentes ferramentas que um carpinteiro usa, ou os diferentes instrumentos que um médico cirurgião precisa.
Estas ferramentas as pessoas devem usar para o bom funcionamento do corpo de Cristo.
Em (Êxodo 31:3-5) mostra que muitas das capacidades são dadas por Deus.
Deus deu a cada um de nós um serviço e dons sobrenaturais para executa-lo se não executarmos nossa tarefa, seremos repreendidos diante do trono do julgamento.
Os dons e talentos do Espírito Santo nunca devem dividir o corpo de Cristo, devemos mantê-lo unido.
TODO SERVO TEM QUE CONHECER SEU CHAMADO
A palavra grega traduzida como dom espiritual em 1 Coríntios é charismata, que significa habilidades, ferramentas ou capacitações sobrenaturais, dadas pelo Espírito Santo, para a edificação da igreja. Da mesma forma que as armas são fornecidas a um soldado para a batalha, a igreja, como Corpo de Cristo, não pode combater o bom combate, ou atuar em regiões celestiais, sem operar com poder e revelação sobrenatural da parte de Deus. Só com estas poucas linhas já podemos perceber a importância destas ferramentas e que certamente existem estratégias do inimigo gerando confusão em nosso meio para que não as utilizemos corretamente.
Quando nos envolvemos na obra de Deus, logo percebemos se temos um chamado ministerial ou não. Em sua vida cristã você deve ter certeza como serva ou servo de Deus que algo vai se destacar em você.
PRESTE ATENÇÃO E OUÇA A VOZ DO SENHOR
Há 3 itens básicos que os servos que estão na obra do Senhor tem que conhecer.
1-   Conhecer o chamado
2-   Conhecer o ministério que o senhor está lhe dando
3-   Ter certeza que está na posição
Tendo convicção de tudo isso em sua vida, agora é preciso que você saiba e tenha total confiança da influência que exerce em tudo o que faz. Deus confirma os dons celestiais aos seus eleitos.
Deus está levantando uma geração de povo valente em sua presença. Ele, procura servos dispostos, para que possa capacita-los, Para resgatar vidas para o Reino Dele.
DONS VOCACIONAIS  
Os ministérios só funciona em conjunto ( 1º Co 3:9 a 11) antigamente os templos eram feitos com pedras, hoje somos nós que construímos o templo, pois somos pedras vivas.
PARA QUE SERVE OS DONS – presente de Deus, são equipamentos que nos são dados, para cumprir o nosso ministério, que é serviço.
DONS MOTIVACIONAIS a pessoa não nasce com o dom, mas quando se converte Deus dá essa habilidade.
DONS DO ESPÍRITO SANTO MANIFESTAÇÕES
Dom  da revelação
Dom da fé
Palavra de conhecimento
Operação de milagres
Palavra de sabedoria
Manifestações vocais
Discernimento de espíritos
Manifestações de profecia
Manifestações de poder
Variedades de línguas
Dons de cura
Interpretação de línguas
FRUTOS DO ESPÍRITO      
Amor – gozo – paz – longanimidade (paciência) – bondade – benignidade – fidelidade – mansidão
Domínio-próprio.
EXEMPLOS DE TRES TIPOS DE DONS
Dons motivacionais: a pessoa não nasce com ele mas quando se converte Deus dá essa habilidade.
Dons do espírito Santo: Ele me usa quando quer ( 1º o 12:8,10).
Dons ministeriais: as pessoas já nascem com esse dom, é uma chamada. Apóstolo, profeta, evangelista- pastor e mestre.
Os dons que Deus te deu é só para você, não adianta querer a do seu irmão, você tem que usar o que Deus te deu, porque as experiências  são suas (faça como Davi quando Saul queria emprestar a armadura dele para Davi combater o gigante, ele não usou e foi com o que ele tinha, a funda).
MINISTÉRIO- é uma prestação de serviço no corpo de Cristo, você não presta serviço para o pastor, mas sim para o corpo de Cristo.
Tudo o que fizer com esforço ou forçado, PARE,!!! Pois o servir a Deus é agradável e não acrescenta dores.
DONS DO MINISTÉRIO : Reconciliação, recebe de Deus o dom do amor, veja bem todos nós fomos chamados através do amor, e nosso papel é reconciliar o homem com Deus através de Jesus Cristo.
1-   Reconciliação significa: uma transformação completa, fazer voltar a antiga amizade. A amizade com Deus (Adão) nos reconciliamos através de Jesus Cristo.
Uma reconciliação é para que aquilo que estava contrário seja posto de acordo.
A Palavra de Deus nos diz que somos embaixadores em cadeias ( Ef.6:12) embaixador: representa um Reino, nós representamos o Reino de Deus na terra.
2-   O chamado para o ministério – Deus nos chamou (Efésios 1:16-18), para servir, por isso somos servos. Só ter dons e não se relacionar com Deus, Ele não vai reconhecer como filho, porque não teve comunhão, intimidade, isso é obra morta. E naquele dia Ele dirá “afasta-se de mim Eu não te conheço, você usou Meu Nome, Meu Poder, Meu azeite, Meu vinho, mas não ter conheço”.
3-   Entendendo os dons: os 5 ministérios estavam em jesus  e foram dadas as Igrejas para:
     a-   Aperfeiçoar os santos (nós) para a obra do ministério
     b-   Edificar o corpo de Cristo.
     c-   Chegar a unidade da fé e chegar a um varão perfeito
MINISTÉRIO DEFINIDO
1)   Mateus 23:11-12
a-   Todos que ministram coisas santas tem ministério
b-   É uma prestação de serviços
c-   Ministrar (Dic. Aurélio: dar, fornecer ou prestar, servir)atuar como ministério.
2)   Mateus 20:25-28 SERVO (em Grego doulos) Jesus foi o maior exemplo de servo.
     a-   Um escravo voluntário: faz esta decisão para o Senhor.
     b-   Preso ou ligado a alguém.
     c-   Êxodo 21:5-6 / João 13:5,6,7 (tem situações que passamos que só o senhor sabe o porque) Lucas 22:24 a 30 / Eclesiastes 9:10.
Ministério é serviço para o corpo de Cristo.
Gálatas 5:13 /1º Corintios 5:5 / 1º Pedro 4:10,11 (ministrar=servir) Tito 1:1
DONS (presente) DO MINISTÉRIO
1-   Todo crente tem um ministério
a)    Reconciliação 2ª Co 5:17-21
b)    Reconciliar = fazer voltar a antiga amizade.
c)    Somos embaixadores por Cristo Efésios 6:20
2-   O chamado para o ministério
a)     Todos nós temos uma vocação
         2ª Timótio 1:9 / Efésio 1:16-18 /  Romanos 11:29, aquilo que Deus te deu, ninguém tira de       você, mesmo vivendo no pecado por causa da misericórdia de Deus.
3-   Entendendo os dons ( 1ªCo 12:4-6)
     a)    1ª Co 12:4diversidade de dons –Espírito Santo (1 Co 12:7-10- manifestação do Espírito Santo.
     b)    1ª Co 12:5diversidade de ministérios- Senhor Jesus
               Ministério= ofício 1 Co 12:28ª / Ef.4:11
               Apostolo – profeta – evangelista – pastor – mestre
           c)    1 Co 12:6 diversidade de operações – Deus (Pai)
               Rm.12:4-8 operação, função= fazer um ato repentinamente ou habitualmente.
               Rm.12:6 dons diversos ( 1 Pe. 4:10)
OS DONS MOTIVACIONAIS DE ROMANOS 12
Despertar de Deus – ato de motivar – dar razão
Há uma grande diferença entre talento e dons:
a)    Mt 25:14-30 a parábola dos talentos
b)    Lc 19:11-27  - parábola das dez minas
c)    Jr 1:5dom
                Definição dos dons motivacionais
Quero começar contando uma história sobre a borboleta, um dia um jovem passando pelo jardim encontra um casulo de borboleta, ele parou para observar, e ficou penalizado pelo sofrimento da borboleta ela se debatia muito tentando se libertar do casulo, ele não aguentando tanto sofrimento resolve dar uma mãozinha e com um pedaço de galho quebra uma parte do casulo libertando assim a borboleta. Mas a alegria durou pouco, pois na vontade de ajudar ele acabou prejudicando a borboleta deixando á aleijada, pois o lado que ele ajudou a asa se soltar não tinha forças suficiente e nem cresceu igual a outra, deixando assim a pobre borboleta defeituosa não podendo voar livremente. Por isso não devemos entrar na frente de Deus, tudo tem um tempo, tem um preço a ser pago pelo crescimento, aprendizado, pode parecer para nós que é sofrimento, mas no fundo ele está desenvolvendo perseverança, força, fidelidade, fé etc. que ele precisa para o ministério pelo qual foi chamado.
Por isso quando isso acontecer, vamos apenas orar e deixar o Espírito Santo agir.
Hoje em dia vemos muitos exercendo no chamado fora de tempo, sem conhecimento teórico e prático, muitos não estão esperando o tempo se completar, da promessa até seu cumprimento, há um tempo e esse tempo é fundamental para ter um ministério forte e próspero, se até Jesus Cristo teve que esperar para começar seu ministério quem somos nós querendo passar na frente do oleiro .
PROFECIA ( PROFECIA NÃO É REVELAR O FUTURO) Amós 3:7
a)  Profeteia= falar coisas espirituais sob inspiração do Espírito Santo ocasionalmente predizer acontecimentos futuros.
b)    Função= exortar, edificar e confortar encorajar os cristãos através da unção do Espírito Santo.
É o falar sob a influência sobrenatural do Espírito Santo, declarando os pensamentos e propósito de Deus (significado da palavra grega "profeteia" usada em 1 Co 12:10, em relação ao presente, passado ou futuro. Profetizar é basicamente "ouvir" o que Deus está falando (através de uma revelação) e em seguida transmitir esta informação. Os objetivos da profecia (I Co 14:3) são:
Edificar (termo usado em arquitetura, que descreve uma construção, ereção, colocação de pedras em seu lugar apropriado). É fundamental que construamos a igreja com materiais de qualidade (dons e ministérios) e não com feno, madeira, palha (I Co 3:10-15).
Exortar (incitar, encorajar, aconselhar e prevenir veemente)
Consolar (falar íntimo, conforto, falar com alto grau de ternura)
A Bíblia não oferece apoio para profecias com outros objetivos além destes três citados. Não cabe ao profeta trazer repreensão, expor pecados, ungir ministérios, dizer com quem alguém vai se casar, ou quando terá filhos, nem exercer governo sobre a igreja. Existem na igreja outros ministérios, e cada um com sua função. Quem quer ser um bom profeta deve se limitar ao seu campo de autoridade - estar sensível à voz de Deus e trazer palavras que edifiquem, encorajam e consolam aos irmãos.
OBS: sempre julgar a profecia e não o profeta. O dom de profecia confirma o que já está na Bíblia, mostra a direção certa a seguir na Palavra de Deus.
MINISTÉRIO DIACONATO
a)    Diakonia= aquele que atende como um servo
b)    Diacono= ministro ou servo, aquele que presta ajuda e alivia a outros, satisfaz as necessidades práticas e básicas.
FUNÇÃO = servir em qualquer capacidade disponível, esse dom de ajuda/serviço é a habilidade para trabalhar alegremente ao lado de outro e ajudar aquela pessoa a completar a tarefa que Deus lhes deu.
Pessoas com este dom geralmente preferem trabalhar nos bastidores. Eles tendem a achar alegria ajudando a aliviar os fardos e responsabilidades de outros.
Este dom normalmente é acompanhado por uma atitude de humildade e sacrifício, bem como uma habilidade de perceber as necessidades de outros. ( não somente na Igreja, mas em todos os lugares).
HABILIDADE= mostrar um espírito desejoso de ir ao encontro de necessidade a qualquer hora, outra função e saldar calorosamente as pessoas, que chega a igreja ( 1º Cr.9:17 /  1º Cr 15:18-23 / Sl 84:10/ Atos 6:11- 6  não foi constituído diácono mas sim obreiros( o que exercem chamados na igreja)
Diácono = supre as necessidades para o bem funcionamento do templo.
CARACTERÍSTICAS= ele enxerga as necessidades das pessoas. Conhece as preferencias das pessoas. Supri as necessidades das pessoas e da igreja. Tem resistência física para ir até o fim. Participa com dinheiro, gosta de ajudar nos projetos da igreja. Tem grande de ajudar, e tem muitos projetos.
DOM DE ENSINAR
HABILIDADE= facilidade de explicar a verdade, fundar  pessoas na  Palavra.
 Função = preparar material para a edificação, e conforto dos outros, instruir outros em um papel de apoio ( quando trabalha com crianças, gosta de preparar toda a aula para ensinar e não somente brincar.)
CARACTERÍSTICAS= enfatiza cada palavra, gosta muito de ler e pesquisar, ele crê que esse dom é o mais importante, compara muito as revelações, tem alegria de ensinar, ele apresenta sempre na ordem.
DOM DE EXORTAR
Sinónimo de Exortar
Sinónimos: aconselhar, convencer, encorajar, estimular, incentivar e persuadir
Antónimo de Exortar
Antónimos: abater, desalentar, desanimar e desencorajar
O dom de encorajamento ( também chamado de dom de exortação) envolve motivar, encorajar e consolar outras pessoas de forma que elas amadureçam na sua caminhada com Jesus.
Muitos confundem esse dom como apontar defeitos e pecados, como descer o cajado arrasando a pessoa, Jesus sempre exortou corrigiu e não destruiu a pessoa. E muitos que dizem conhecer a Jesus não conhece pois se conhecesse saberia aconselhar e mostrar o caminho de volta e não tirando do caminho.
Cristão com esse dom têm uma sensibilidade incomum para com aqueles que estão desanimados ou em lutas e são atraídos para eles.
Fazendo assim que pessoas tendem a procura-los em busca de palavras restauradoras, conselhos compassivo. Estas pessoas também tendem a ter um alto grau de paciência e otimismo.
Jesus nos ensina nas escrituras ( lucas 6:27-35 / João 8:11 / Atos 4:36 / Atos 9:27).
CARACTERÍSTICAS= as pessoas te procuram para aconselhamento e encorajamento? Você é paciente com as pessoas?, não gosta de ver ninguém triste? Sempre tem uma palavra de consolo e ânimo?
DOM DE CONTRIBUIR
Muitos interpretam esse dom erradamente, o contribuir não é quando se faz campanhas, propósitos ou quando o pastor faz o apelo. Este dom vai além de querer fazer o bem e ajudar, ele vem de dentro, é espontâneo e não tem dia, lugar e nem hora específica. A pessoa já tem  o desejo de ajudar, nos momentos de oração , primeiro ele oferece a Deus a sua contribuição depois entrega para a outra pessoa, e não ao contrário. Não só o dinheiro, mas o tempo também.
Independentemente da quantia, pessoas com este dom genuinamente vêem seu tesouro, talentos e tempo como pertencentes a Deus e não a eles mesmos eles são frequentemente movidos a satisfazer as necessidades físicas de outros. Eles gostam de dar de si mesmos e do que têm. Mesmo quando eles não possuem os recursos para ajudar, eles oram fervorosamente para que essas necessidades sejam atendidas.
Aproximadamente 25% das palavras de Jesus nos Evangelhos estão relacionadas aos nossos recursos e a mordomia para com eles. João 15:13 / Marcos 12:42-43 / Atos 9:36 / Atos 4:34-37 / 2ª Co 8:1-2
HABILIDADE= dar finanças ou bens,  viúvas mantinham o ministério de Jesus, função= suprir as necessidades dos outros.
CARACTERÍSTICAS= desejo de contribuir em secreto, ele quer que todo mundo contribui, sensibilidade em saber quando a pessoa está precisando, ele se alegra quando a contribuição espontânea e não forçada.
PRESIDIR
Realizar, fazer, impor, organizar, fazer-se presente.
Ser o presidente, dirigir, chefiar, governar.
Ele foi convidado para presidir a fundação.
HABILIDADE= de liderar, administrar ou governar. FUNÇÃO = ser um ministério de apoio para os anciões da igreja local. 1ª Co 12:28 / Rm 12:8 / 1º Tm 5:12 organizar e levar atividades e programas da igreja ( sob a autorização do pastor).
CARACTERÍSTICAS= habilidade de perceber o projeto todo e traçar metas para o objetivo. Motivada para organizar. É prática. espera  a autoridade liberar (não é entrona). Tem uma prontidão de rebater os negativos. Desejos de novos desafios.
DOM DE MISERICÓRDIA ( ato de amor)
O dom de misericórdia é a capacidade de sentir e expressar compaixão e solidariedade incomum para com aqueles em situações difíceis ou de crise e lhes proporcionam a ajuda e apoio necessários para atravessar tempos difíceis.
Eles tem a capacidade de “se colocar na situação do outro” e de sentir a dor e o fardo que eles carregam. Eles desejam fazer uma diferença na vida das pessoas que sofrem sem serem críticos. Jesus ensinou sobre misericórdia Mt 5:7 / Mt 9:13 / Mt 23:23 / Lc 7:13 / Jo 11:35 / Atos 9:36.
HABILIDADE= pessoa cheia de perdão, compaixão, piedade e bondade para os outros.
FUNÇÃO=ministrar aos enfermos, idosos, presos, confinados e necessitados, mostrar amabilidade aos feridos.
CARACTERÍSTICAS= sensibilidade em perceber a tristeza na pessoa, aliviar o sofrimento e trazer cura interior a pessoa. Ele tem a sensibilidade de falar a palavra certa para a pessoa. Habilidade de discernir daquilo que é verdadeiro e falso. Ele fecha o coração quando vê que é mentira.
MINISTÉRIO DE SUSTENTAÇÃO – DOM DO SOCORRO
Significado da palavra sustentação
 1. Ação ou resultado de sustentar ou sustentar-se;
2. Designação de proteção ou segurança;
3. Alicerce ou base;
4. Manutenção ou preservação;
5. Denominação de alegação ou fundamentação;
6. Alimentação ou alimento - sustento.
Sinónimos: alimentação, alimento, conservação, estrutura, manutenção, preservação, sustentáculo e sustento.
Antónimo de Sustentação
Antónimos: alteração, apodrecimento, deterioração, detrimento, estrago, prejuízo e ruína.
Ministério dado por Deus, Efésio 4:11,12 –Jesus deu Apóstolo, profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres. para sustentação da Igreja 1ª Co 12:28 / Rm 16:1,2.
Veja comigo o antónimos que dizer o contrário, quando não se usa a ferramenta correta, hoje em dia vemos os dons sendo invertido, pois ao invés de estruturarem a igreja de Cristo estão destruindo, usando o chamado não para servir mas para ser servido. Cobram o que de graça receberam, dividem ao invés de multiplicar. ( não estou dizendo que receber oferta, cobrar apostilas ou mesmo uma taxa para algum estudo seja errado, mas há muita exploração).
Falo isso não por ouvir falar, mas de ver, em minhas jornadas missionárias, tenho presenciado coisas que se eu não tivesse firme em Jesus firmada na rocha, e a convicção do meu chamado, não sei se continuaria, essas pessoas envergonham os representantes fieis de Cristo na terra. Para não dizer o Reino de Deus.
SOCORRER= significado
Trazer auxílio ou socorro a: socorrer um agonizante.
Defender, proteger, auxiliar, ajudar: os reforços vieram socorrer a vanguarda.
V.pr. Procurar auxílio, valer-se de; pedir socorro a: socorrer-se junto à religião nos momentos difíceis.
Sinônimo de socorrer: acolitar, acudir, ajudar, auxiliar, coadjuvar e salvar
Exemplos do Velho Testamento;
Moisés, Arão e Ur – Êxodo 17:8-13 /  Êxodo 18:13-27 , Moisés e os setenta anciões.
Elias e Eliseu 1ª  Reis 19:19-20 / ª Reis 2:1-15 Elias levado para o céu.
HABILIDADES=Os discípulos atuavam como ministros de ajuda:
Mateus 10:1,5-8 / Felipenses 2:19-23
Mt. 14:16,21 Jesus alimentou as multidões, mas o ministério de ajuda foi quem distribuiu a comida. Mateus 21:1-7 os grandes apóstolos não começaram como apóstolos, mas como ministros de ajuda para Jesus.
CARACTERÍSTICAS =
Alivia outros cristãos ou lideres de suas tarefas, apoia seu líder de tal forma que ele não se preocupa, não tem hora de socorrer, não mede esforços para ajudar.
DOM DA INTERCESSÃO = SABE O QUE E QUANDO ORAR
A palavra interceder significa “ colocar-se entre”, o seja, o intercessor é aquele que se coloca entre aquele que pode dar e aquele que deseja receber. No caso do ministério de intercessão, o intercessor é aquele que se encontra entre Deus Pai e a sua criação. Ele é como um advogado no Reino de Deus, um advogado de defesa, que defende a causa do Reino.
O intercessor não é aquele que somente faz a Deus uma oração de pedidos. Não. Ele conhece o coração de Deus. E porque o ama e sabe que é amado por Ele, ele atinge o coração de Deus, através da intercessão que se torna um humilde diálogo de amor. O intercessor apropria-se das Palavras da Escritura que trazem as promessas de salvação e restauração.
Ele conhece o Senhor através da oração e da Escritura e é ai que está o segredo dessa intimidade entre Deus e o intercessor.
O intercessor tem a capacidade de receber um pedido de oração imediato da parte de Deus, e orar a respeito com uma revelação divinamente ungida.
HABILIDADE=
Habilidade de orar por tempos indeterminados, passa horas e horas, de forma disciplinada e obter respostas específicas de suas orações, num grau muito maior do que se é esperado, em um crente sem esse dom.
Lc 2:36-38 / Tg 5:14 a 16 / Tm 2:1-2 / Cl 1:9-12
CARACTERÍSTICAS=
Ele recebe resposta as orações rapidamente e transmite a nós, nunca desanima de orar, nunca se esquece de orar, só pensa em reuniões para orar, suas palavras sempre se refere a oração, as horas que essa pessoa passa na presença de Deus, sente o peso do espiritual demoníaco.
DOM DO CELIBATO= Deus  dá capacidade, os que são dotados.
O celibato é concedido pelo Espírito Santo a algumas pessoas, não é para quem quer, mas para aqueles que foi dado o dom.
O celibato é ofertar ao Senhor a sua própria vida. As vezes as pessoas entendem de forma errado o celibato, o celibatário não é uma pessoa que não tinha opção, mas é uma oblação, pois é a uma experiência tão profunda com o amor de Deus que é impelido a ser só de Deus. quando se abraça o celibato por vontade de Deus, você se rejubila no seu interior.
Desse dom ( Jesus, Paulo, Jeremias) Jr. 16:1-4 / Mt 19:1 / 1º Co 7:7-9 / 1ª CO 7:25-32 / 1ª Tm 4:3
HABILIDADE=
 De permanecer solteiros, e ter alegria em não se casar, não sofre de tentações sexuais.
CARACTERÍSTICAS=
Não tem impulsos sexuais, não pensa em se casar.
MARTIR= mártires é o que morre pelo Evangelho
CARACTERÍSTICAS
Atitude do coração está preparado para a morte, ele não murmura quando sofre, está sempre alegre não importa o que está passando.
1ª Co 13:3 / Atos 7:54-60 / Atos 12:1-5 / Atos  1:14 / 2ª Co 11:23-30
HOSPEDAGEM
Habilidade especial de oferecer casa aberta com calorosa recepção para aqueles com necessidades de alimentação e abrigo.
CARACTERÍSTICAS=
Gosta de receber grupos, tem facilidade de liderar retiros e organizar.
Rm 12:9-13 / Hb 13:1-2 / Atos 16:15 / Rm 16:23
MISSIONÁRIO
 Habilidade de administrar as coisas espirituais que possuem numa segunda cultura.
CARACTERÍSTICAS=
Gosta de trabalhar os marginalizados, índios , pobres, ajudam países mais necessitados, tem facilidade de se adaptar com clima, comida, estalagem. Não chega mudando tudo, mas observa e vai entrando com estratégia do Espírito Santo.
1 Co 9:19-23 / Atos 22:21 / Atos 13:1-3 / Atos 8:4 / Rm 10:15
LÍDER DE LOUVOR
Aquele que instrui e lidera os outros no uso de seus ministérios de cantar ao Senhor, aquele que apoia função sacerdotal através da música, edifica a Igreja com o louvor, gosta de fazer evangelismo através do louvor.
1º Cr 15:16-17 / 1ª Cr 16:42 / 1ª Cr 25:6 / Cl3:16 / Hb 2:12 / 1ª Co 14:26
TRABALHAR COM CRIANÇAS
Gosta de ensinar crianças, tem paciência, sempre busca trazer aulas dinâmicas, criativa, alegre, tem o entendimento que criança é um mini adulto que também tem que crescer em Cristo.

COMO CONHECER A VONTADE DE DEUS
COMO CONHECER A VONTADE DE DEUS
Precisamos conhecer a vontade de Deus Ef. 5:17
Deus quer nos revelar sua vontade a cada um de nós Ef. 5:14 / Amós 3:7
Sua vontade consiste de duas coisas básicas:
1-   A Sua presença
2-  O Seu senhorio = senhorio integral, você é servo trabalhando com irmãos.
Sua vontade é Sua Palavra e seu andar, a Palavra de Deus é nosso guia pessoal; conhecer a Deus e caminhar pessoalmente com Ele.
O andar no chamado, buscar o chamado que Deus irá nos responder e mostrar, vamos achar nosso lugar pelo pedir, buscar e bater. Lc 11:9-10
SETE ORIENTAÇÕES PARA ACHARMOS A VONTADE DE DEUS
-  CONVICÇÃO INTERIOR– começa no nosso espírito Atos 16:6-12,primeiro Deus fala com você depois Ele confirma através de outra pessoa.
 Atos 16:6,7 – não ir   / Atos 16:10 o Senhor o chama  / Atos 16:12 para Filipos (Macedonia)
-   ESCRITURAS
João 16:13 ( ver se bate com as Escrituras)
Vos guiará em toda verdade ( Palavra) Is.8:20 / Sl 119:105,130
-  CONFIRMAÇÃO PROFÉTICA
At.13:1,2 / At 21:13 / At 20:23 / 1 Tm 4:14
-  CONSELHO PIEDOSO
Pv.11:14 procure sempre pessoas experientes de vida, maturidade espiritual, temente a Deus.
-  EVIDENCIAS DA CIRCUNSTÂNCIAS= certeza das evidências
-  PAZ DE DEUS
Se o Espírito Santo vê que você está fazendo algo que está te incomodando não é de Deus,
Paz de Deus – Rm 5:1 / Ef 2:15 / Fp 4:6,7. Jesus é a nossa paz.
PROVISÃO DE DEUS
Depender de Deus e não do homem, se não tiver a convicção de Deus não faça. Fl 4:19
ATUANDO NO CHAMADO
Em âmbito pessoal, para ter relacionamento sadio é preciso uma boa comunicação, e para isso temos que definir os papéis e a cobrança tem que ser no mesmo nível.
SE FORTE E CORAJOSO – MARCHE      PV 23:7
Este pequeno estudo foi apenas para que você amplie sua visão de Reino e de chamado, é nosso dever estudar a fundo cada dom recebido pelo Espírito Santo, pois Ele quer trabalhar conosco nessa terra, se você se identificou com algum deles estude busque e opere no dom com sabedoria e poder.

Deus te abençoe e te capacite, seja luz e sal dessa terra.








                                 




                              
                        





Nenhum comentário:

Postar um comentário