Postagens mais visitadas

TEMPERAMENTOS- vamos conhecer

 

Quero falar um pouco sobre temperamento, caráter e personalidade, muitas vezes não conseguimos mudar em algumas áreas de nossas vidas por não conhecermos esses fatores tão importantes que fazem parte do nosso viver, e em muitos momentos queremos que o Espírito Santo muda, transforma, sozinho sem a nossa parte.

Eu tive muita dificuldade nessa área,  eu fui  ensinada que quando aceitamos Jesus como Senhor e salvador da nossa vida, todos os nossos pecados são perdoados, nossa vida é transformadas como um passe de mágica, puro engano, só retardou  meu crescimento.

Quando comecei na caminhada cristã fui aprendendo  que pecado tem nome e que temos que confessar, se arrepender e entregar nas mãos de Jesus, só assim é perdoado e esquecido, o temperamento também, tenho que identifica-lo, querer mudar e entregar nas mãos do Espírito Santo controlar, assim os frutos do Espírito começa a crescer em nossa vida.

Veja bem, o Espírito Santo trabalha em conjunto conosco, Ele nos faz ver algumas situações, nos dá discernimentos de situações, mas quem tem que tomar a atitude de mudar ou não somos nós, Ele é cavalheiro ele espera ser chamado na situação.

Salvação veio através do sacrifício de Jesus, mas santificação é o nosso sacrifício.

O que torna o homem fascinante é o seu temperamento, pois o provê com qualidades marcantes qualquer outro semelhante, que o distinguem de qualquer outro semelhante.  Felizmente, Deus concedeu a todo que Nele crê o    Espírito Santo, para melhorar suas forças e vencer    suas fraquezas.                                        

Porque Compreender os Temperamentos?

O Ser humano depois da queda do homem tornou-se muito complexo. Ele tem dificuldade de entender o porquê reage às vezes de modo tão indesejado e também o porquê tem, em alguns casos, dificuldades de entender os outros. Compreendendo a si mesmo o homem poderá compreender melhor os outros. E isto facilitará mais o relacionamento.

E o meio de compreender a si próprio passa pelo conhecimento do temperamento que possui. Por isso é importante o crente conhecer o seu temperamento, e com o auxílio do Espírito Santo, descobrir as fraquezas e virtudes do temperamento que possui.

Cuidados Especiais Quando se Estuda os Temperamentos

Sempre que se estuda os temperamentos devemos ter alguns cuidados que nos ajudarão num entendimento claro e num julgamento correto do assunto.

São eles:

Não tentar discernir o temperamento dos outros∙

Não esconder no temperamento que possui, falhas que podem ser reparadas∙

Não considerar um temperamento mal e outro bom∙ Não entristecer-se com o temperamento que possui e desejar ter nascido com outro temperamento

O Que Devemos Saber Inicialmente Sobre Os Temperamentos?

Nenhum temperamento foi criado pelo diabo∙

Nenhum temperamento é mal ou bom em si mesmo∙

Todos os temperamentos foram criados por Deus∙

Todo temperamento possui fraquezas e possui virtudes∙

As fraquezas do temperamento podem ser vencidas pelo controle do Espírito Santo∙ As virtudes do temperamento podem ser lapidadas e melhoradas pelo controle do Espírito Santo∙

Em todas as pessoas há mais que um temperamento, e um que predomina sobre os outros∙ O inimigo pode influenciar e trabalhar por meio das fraquezas do temperamento do homem∙

O estudo dos temperamentos tem aspectos médicos∙ Podemos ser mais felizes quando compreendemos nosso temperamento e o entregamos ao controle do Espírito.

Ser cheio do Espírito não é a mesma coisa que senti-lo.

Podemos sentir o Espírito Santo. Especialmente quando Ele se move na igreja. Mas sentir o Espírito Santo e ser cheio Dele são fatos separados.

Sentir diz respeito à alegria de perceber, espiritualmente Sua presença e atuação.

Ser cheio diz respeito a ser um instrumento humano para demonstrar ao mundo como Jesus Cristo é.

Sentir é herança dos filhos. Ser cheio implica em uma atuação ao mundo e às pessoas.

Alguém deve ser considerado cheio do Espírito Santo não quando demonstra sentir a presença Dele, mas quando apresenta o fruto do Espírito em sua vida diária.

ENTÃO VAMOS NOS CONHECER UM POUCO

Temperamento - combinação de características congênitas herdadas de nossos pais e avós e coordenadas com base na nacionalidade, raça, sexo e outros fatores hereditários. características com as quais nascemos.

Quando falamos de temperamento estamos nos referindo à dimensão biológica e instintiva da personalidade, que se manifesta antes de outros fatores. Durante a vida de qualquer pessoa, as influências ambientais interagem com sua base temperamental, resultando em recursos que a caracterizam e a diferenciam das outras pessoas.

O temperamento é determinado pela herança genética, o que influencia de forma muito significativa o funcionamento dos sistemas nervoso e endócrino, ou seja, influencia relativamente distintos neurotransmissores e hormônios​. Outros aspectos inatos, como o nível de alerta cerebral, também são importantes para o desenvolvimento da personalidade.

Estas diferenças individuais geram variações em diferentes características e predisposições; por exemplo, a hiperatividade do sistema nervoso simpático favorece o aparecimento de sentimentos como a ansiedade, enquanto as pessoas introvertidas se caracterizam por níveis cronicamente baixos de ativação cortical, de acordo com o  modelo PEN descrito por Hans Eysenk.

Caráter - é o verdadeiro eu. A Bíblia o chama de "a essência secreta do coração". O fruto do temperamento burilado pela disciplina e educação recebidos na infância e pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações, alma é composta,  por cérebro, emoções e vontade. o temperamento "civilizado".

Definindo o caráter

O caráter é o componente aprendido da personalidade. São as consequências das experiências que vivemos e que influenciam na nossa maneira de ser, modulando as predisposições e tendências biológicas, ou seja, temperamentais.

Não existe um grau de acordo tão elevado sobre a definição de caráter como no caso do temperamento, a maioria das propostas destacam que seus efeitos derivam da interação social. Isto significa que depende do contexto em que o desenvolvemos e que, portanto, tem uma origem cultural.

No início do século XX, o estudo do caráter ou caracterologia, era uma tendência predominante que acabou sendo substituída pela Psicologia da Personalidade; na verdade, essas perspectivas não são muito diferentes dos modelos atuais. Entre os autores que trabalharam com o conceito de caráter, se destacam Ernst Kretschmer e William Stern.

Atualmente, em muitos casos, não se faz distinção entre o caráter e a personalidade. De forma estrita, o caráter é especificamente a parte da nossa natureza que é determinada pelo ambiente, mas a dificuldade de separá-la do temperamento faz com que as definições de caráter e personalidade se sobreponham.

Caráter faz referência às características morais de uma pessoa, sua forma de se comportar em relação à ética; sua índole.Homem de caráter é a expressão que se refere ao homem honrado, que tem firmeza em suas decisões; que pauta suas ações na ética e na moral.

Caráter na psicologia

Na psicologia, o caráter é a definição da personalidade de uma pessoa. É a forma predominante de agir de cada um; é individual, o resultado da junção de todos os seus traços comportamentais. O caráter também pode ser chamado de índole, temperamento ou natureza de uma pessoa.

As qualidades (boas ou más) de uma pessoa é que determinam seu caráter. A palavra caráter não designa apenas o bom caráter; ela faz referência ao somatório das virtudes e vícios de uma pessoa. Porém, é muito comum que se diga que alguém de má índole tem falta de caráter.

O caráter de uma pessoa pode ser definido com base na sua maneira de agir e de reagir às situações da vida.Uma pessoa de boa índole pauta suas atitudes segundo as normas da moral do local e época em que vive. Uma pessoa de caráter tem firmeza e coerência de atitudes, tem firmeza nas suas escolhas. O contrário é o indivíduo mau-caráter.

A formação do caráter

Desde os primeiros dias de vida, uma pessoa já demonstra sinais de seu caráter. Ele é inerente à pessoa, não moldado durante sua criação. O caráter é a base da personalidade de alguém. A partir destes princípios é que uma pessoa constrói seus certos e errados. Isso não quer dizer que uma pessoa que nasça com mau-caráter vá necessariamente desenvolver atitudes sempre contra a moral vigente; a educação que ela recebe influencia as suas escolhas.

Caráter no estudo da genética

O caráter é cada uma das características que um indivíduo adquire através dos genes. Há caracteres definidos unicamente pelos genes; há caracteres definidos também pelos genes, mas que podem ser modificados sob a ação de fatores do ambiente. Há também os chamados caracteres adquiridos, que se desenvolvem apenas a partir da interação do indivíduo com o ambiente e que não são hereditários.

Personalidade –semblante externo de nós mesmos, frequentemente uma fachada agradável para um caráter, o rosto que mostramos ao próximo.

A hereditariedade do temperamento pode levar à enganosa conclusão de que ele não pode ser mudado. Contudo, isso é possível.

O que é Personalidade:

Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoa baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir.Personalidade é um termo abstrato utilizado para descrever e dar uma explicação teórica do conjunto de peculiaridades de um indivíduo que o caracterizam e diferenciam dos outros.

A personalidade tem várias facetas que são considerados como parte integrante dela, e que influenciam as atitudes de cada pessoa. A forma física pode influenciar na auto estima, de maneira positiva ou negativamente alterando o comportamento e a percepção que a pessoa tem de si. O temperamento é responsável pelo comportamento afetivo, à excitação e atenção.Personalidade: a soma da biologia e do ambiente qualidade ou condição de ser uma pessoa.conjunto de qualidades que define a individualidade de uma pessoa moral.

Na psicologia, o termo “personalidade” é definido como uma organização de emoções, cognições e condutas que determinam os padrões de comportamento de uma pessoa. Na formação da personalidade intervém tanto a base biológica (temperamento), como as influências ambientais (caráter). Portanto, o aspecto mais notável da personalidade, em comparação com os conceitos de temperamento e caráter, é que ambos são incluídos. Visto que é difícil definir qual parte do modo de ser pertence à hereditariedade e qual parte provém do ambiente,

Tem um ditado no mundo que diz: pau que nasce torto se endireitar quebra, mas esquecem de dizer que Jesus é o nosso carpinteiro que não há nada que Ele não possa transformar.

O apostolo Paulo disse:

Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Romanos 7:24

Há pessoas autocontrolados, mas que não curaram boa parte de suas fraquezas, por não estarem em Cristo Jesus, pois Satanás conhece nossas fraquezas de temperamentos e se aproveita delas para nos derrotar.

Hipócrates, médico e filosofo Grego, 400 anos A.C., expôs essa teoria dos quatro temperamentos básicos, originados de quatro fluidos orgânicos:

 

• Sangue - temperamento sanguíneo;

• Bílis colérica - temperamento colérico;

• Bílis melancólica - temperamento melancólico;

• Fleuma - temperamento fleumático.

 

1º Tipo: O sanguíneo exuberante

O Sr. Sanguíneo geralmente é eleito como "O Homem Indicado para Vencer"; mas suas fraquezas chega muitas vezes destruidoras.

Sua vontade fraca pode torná-lo deficiente e inconstante.

Ele tende a ser emocionalmente inquieto; indisciplinado, egoísta e explosivo.

O apóstolo Pedro era sanguíneo. O sanguíneo tem o “sangue quente”. “As falhas de Pedro estavam justamente no calor do seu coração”. Ele exibia calor, intensivamente em suas emoções e ação dinâmica. Ninguém foi tão falante, tão vibrante e tão decisivo como Pedro. Amava ao Senhor intensamente e era o seu companheiro de todas a horas, Mt.17:1, Jo.21:17. Demonstrava publicamente as suas emoções para com o Senhor, Lc.5:1-11; Jo.6:69

O sanguíneo é afetuoso, alegre e animado. É naturalmente acolhedor, e as impressões externas o afetam com facilidade. Toma a maior parte de suas decisões baseado mais nas emoções do que no raciocínio.

Ele gosta de gente, não aprecia a solidão, e se sente no auge quando está rodeado de amigos, onde é a "vida da festa". Tem um repertório sem fim de histórias interessantes, as quais conta de maneira dramática, e tanto as crianças quanto os adultos gostam dele, sendo sempre bem-vindo às festas e reuniões sociais.

O Sr. sanguíneo nunca se embaraça com as palavras; quase sempre fala antes de pensar, mas sua sinceridade aberta tem o efeito de desarmar muitos dos seus ouvintes, fazendo-os reagir ao seu bom humor. Sua forma de vida exuberante, aparentemente excitada e extrovertida, transforma-o em objeto de inveja dos tipos mais tímidos de temperamento.

Suas maneiras ruidosas, tempestuosas e amistosas fazem-no parecer mais confiante em si mesmo do que realmente é, mas sua energia e adorável disposição ajudam-no a atravessar as asperezas da vida. Os outros tendem por desculpar as suas fraquezas, dizendo: "Ele é assim mesmo"

O mundo é enriquecido por esses sanguíneos joviais e simpáticos. Eles se tornam bons vendedores, funcionários de hospitais, professores, conversadores, atores, oradores e líderes.Era desinibido e sincero, Lc.5:8.

 Comunicativo, sempre respondia com entusiasmo às emoções do seu coração, Mt.14:28-29; Jo.18:10; Submetendo suas fraquezas ao Senhor e cheio do Espírito Santo, Deus o fortaleceu, 1Pe.5:10. Através do livro de Atos podemos ver que seus defeitos foram sobrepujados pelas qualidades, que se realçam em poder nas palavras, 1Pe.2:14-40; constância, 1Pe.3:1; coragem, 1Pe.4:13; sabedoria, 1Pe.4:19-20; alegria, 1Pe.5:41; humildade, 1Pe.10:25-26; amor, 1Pe.10:21-28, amabilidade, 1Pe.11:4; fé, 1Pe.12:6; paciência. 1Pe.12:16 e liderança 1Pe.15:7.Ele só desenvolveu essas qualidades através do Espírito Santo, Pedro se tornou exemplo.

2º Tipo o Colérico intransigente

O temperamento colérico é encontrado no indivíduo explosivo, vivo, ativo, prático e decidido, que tende a ser auto-suficiente, independente, decisivo e de opinião forte, achando fácil fazer decisões por si mesmo, bem como por outros.

O Sr. Colérico gosta de atividade. De fato, para ele vida é atividade. Não precisa ser estimulado, mas, ao contrário, estimula seu ambiente com as suas ideias, planos e ambições inesgotáveis.

A sua contínua atividade não é sem objetivo, visto que tem a mente aguçada e prática, capaz de tomar decisões rápidas e de planejar a longo alcance projetos importantes. Ele não vacila sob a pressão do que os outros pensam. Toma uma posição definida sobre os assuntos e, com frequência, pode ser encontrado lutando por alguma grande causa social.

O colérico raramente se deixa amedrontar por adversidades; na verdade, tendem por encorajá-lo. Possui uma determinação obstinada e frequentemente acontece ser bem sucedido onde outros falham, não porque os seus planos sejam melhores, mas porque se mantém impulsionado para a frente, ainda depois de outros terem desanimado e abandonado a luta. Se há alguma verdade no ditado que "líderes nascem e não são feitos", então ele nasceu líder.

A natureza emocional do Sr. Colérico é a parte menos desenvolvida do seu temperamento. Ele não simpatiza facilmente com os outros, e nem mostra ou exprime compaixão natural. Na realidade, sempre se embaraça ou se desgosta com as lágrimas de alguém. Aprecia pouco as belas-artes, pois que o seu primeiro interesse está nos valores utilitários da vida.

Reconhece com facilidade as oportunidades, reagindo da mesma forma ao diagnosticar qual o melhor meio de fazer uso delas. Ainda que tenha a mente bem organizada, os detalhes comumente o aborrecem. Não é dado à análise; ao contrário disso, tende a uma avaliação quase que intuitiva. Por conseguinte, se inclina por olhar fixamente para o objetivo para o qual está ele trabalhando, sem enxergar as possíveis armadilhas e obstáculos no caminho.

Uma vez que tenha tomado a direção do seu objetivo, tratará sem consideração a quem postar-se no seu caminho.

Tende a ser dominador, e é constantemente considerado um oportunista.Muitos dos grandes generais e líderes do mundo têm sido coléricos.

São bons administradores, homens dotados de ideias, produtores, ditadores ou criminosos, dependendo do seu modelo de moral.

Tal como o Sr. Sanguíneo, o indivíduo colérico é extrovertido, posto que um tanto menos intensamente.

Suas fraquezas usualmente fazem dele uma pessoa difícil de se conviver com ela, pois pode ser de temperamento impulsivo, cruel, impetuoso e auto-suficiente. A pessoa com esse temperamento com frequência é melhor apreciada por amigos e companheiros do que pelos membros de sua própria família. tem dificuldade em depender de Deus.

             Paulo era colérico.  A principal qualidade do colérico é a força de vontade, que faz dele uma pessoal enérgica, eficiente, resoluta, e um líder cheio de audácia e otimismo. Paulo foi um portador desse temperamento notável, o livro de Atos e suas cartas no-lo revelam. Exemplos: Gl.1:10; Fp.3:10-14; Gl.1:15-18; At.14:19-24. Apesar deste caráter ativo, prático, dinâmico e corajoso, Paulo antes de conhecer a Jesus e receber o Espírito Santo, demonstrou-se um homem cruel, zangado, hostil e amargurado, At.91:; insensível, At.7:58-59; astucioso e prepotente, At.9:2. Ele testificou de si mesmo, o que vemos em 1Tm.1:12-16. Porem, o enchimento diário do Espírito Santo, a entrega de suas falhas a Deus, 2Co.12:7-10, fizeram dele um líder apto a escrever Gl.5:16-22. Olhando para suas fraquezas, ele afirmou” Posso todas as coisas naquele que me fortalece”, Fp.4:13

3º Tipo o melancólico

 

O "temperamento negro ou sombrio" geralmente caracteriza o indivíduo melancólico. O melancólico é analítico, abnegado e um perfeccionista dotado de natureza emocional extremamente sensível. Ninguém aprecia melhor as belas-artes do que o melancólico.

Por natureza, é propenso a ser introvertido, mas, por se deixar dominar pelas emoções, possui humor variável.

Em algumas ocasiões, esse humor o elevará a um estado de êxtase, que o fará agir da maneira mais extrovertida. Contudo, em outros momentos, tornar-se-á tristonho e deprimido, e, durante esses períodos, se retrai, podendo ser até mesmo hostil.

O Sr. Melancólico é amigo de confiança, mas, ao contrário do Sr. Sanguíneo, não faz amizades facilmente. Não se esforçará para travar relações com as pessoas; antes, esperará que estas venham a ele. Talvez seja o mais fiel dos temperamentos, pois suas tendências perfeccionistas não lhe permitem ser um relapso ou abandonar as pessoas que dele dependem.

A sua natural relutância em se pôr em evidência não indica que não goste das pessoas, pois, como todos nós, não somente gosta delas como tem forte desejo de ser amado por elas. As decepções tornam-no relu­tante em aceitar as pessoas como elas parecem ser, e, por isso, desconfia quando o procuram ou lhe dão muita atenção.

Sua excepcional capacidade de análise faz com que possua um diagnóstico profundo dos obstáculos e peri­gos de qualquer projeto que ajude a planejar. Essa previsão contrasta de modo acentuado com o tempe­ramento colérico, que raramente prevê os problemas ou dificuldades, mas antes, julga-se capaz de arrostar qualquer situação que surja. Essa característica faz com que o melancólico hesite a iniciar algum projeto novo ou entre em conflito com aqueles que desejam iniciá-lo. Ocasionalmente, quando está em um de seus estados emocionais de êxtase ou inspiração, pode produzir grande obra de arte. Essas realizações, via de regra, são acompanhadas de períodos de grande depressão.

O Sr. Melancólico geralmente encontra seu maior significado na vida através do sacrifício pessoal. Parece ter vontade de sofrer, e buscará uma vocação difícil, que envolva grande sacrifício pessoal. Uma vez que a sua decisão tenha sido tomada, tende a ser muito meticuloso e persistente em alcançar seu objetivo, e provavelmente realizará um grande bem. 

O melancólico é dono de grande potencial natural, quando impulsionado pelo Espírito Santo. Muitos dos maiores artistas, músicos, inventores, filósofos, educa­dores e teóricos são de temperamento melancólico.

As fraquezas do indivíduo melancólico são nume­rosas: ele tende a ser egocêntrico, sensível, pessimista, crítico, mal humorado e vingativo. Esse temperamento tem produzido a maior parte dos gênios do mundo e grande parte dos homens imprestáveis, dependendo de a pessoa ter dado ênfase aos seus pontos fortes, ou ter sido vencida por suas fraquezas.

Os melancólicos, geralmente, têm mais problema em fazer um ajustamento emocional com a vida do que outros e, quando esmagados por suas fraquezas, são consumidos por complexos de perseguição, excessivos complexos de culpa, depressão, hipocondria, medos infundados e hostilidade.

              Moisés era melancólico. Muitos personagens da Bíblia demonstraram possuí-lo, mas o mais destacado foi Moisés. Moisés era talentoso At.7:22; abnegado, Hb.11:23-27; perfeccionista (Deus usou essa qualidade para lhe dar os detalhes da Lei, da justiça divina e do Tabernáculo); leal (os livros da Lei, revelam isso) e extremamente dedicado, Ex.32:31-32. Mas sofria de um complexo de inferioridade que trazia à tona todas as fraquezas do melancólico, Ex. 3:11-13; Ex. 4:1,3,10,13. Muitas vezes se deixava dominar pela ira, Nm.20:9-12 e pela depressão, Nm.11:11-15.  O seu encontro com o Senhor no Monte Horebe e a freqüente busca da sua face, contudo, fizeram dele um homem cheio do Espírito Santo, um líder destemido, e tornou-se “o homem mais manso da Terra”, Nm.12:3. Suas qualidades se destacaram e foi o grande legislador de Israel.

4º O Temperamento Fleumático

O temperamento fleumático é calmo, frio, vagaroso, fácil de tratar e bem equilibrado. Para o fleumático, a vida é uma experiência feliz, tranquila e agradável, na qual ele evita, o mais que puder, o envolvimento com os outros.

O Sr. Fleumático raras vezes se deixa perturbar, e raras vezes dá expressão á irritação ou ao riso. É o tipo de temperamento equilibradamente coerente. Sob uma personalidade fria, reticente, quase tímida, o Sr. Fleumático tem uma boa combinação de capacidades. Sente muito mais emoção do que aparenta e tem uma grande capacidade de apreciar as belas artes e as melhores coisas da vida.

Por gostar das pessoas, não faltam amigos a ele. Tem um senso de humor seco, capaz de levar a multidão às gargalhadas, enquanto que ele não esboça um sorriso. Tem a capacidade singular de ver coisas engraçadas nos outros e nas coisas que fazem. Sua capacidade mental de reter as coisas faz dele um bom imitador — e ele se diverte ao provocar ou fazer troça dos outros tipos de temperamento. Aborrecido pelo entusiasmo sem objetivo e inquieto do sanguíneo, muitas vezes expõe a futilidade de sua atitude. Irritado pelos estados de depressão do melancólico, tende a ridicularizá-lo. Gosta de atirar água fria nos explosivos planos e ambições do colérico.

Tende a ser na vida um espectador e procura não se envolver demasiado com as atividades dos outros. Na verdade, normalmente, é com grande relutância que se sente motivado a qualquer forma de atividade além de sua rotina diária. Isto não significa, porém, que não possa avaliar a necessidade de ação ou as dificuldades dos outros. Ele e o Sr. Colérico podem ver as mesmas injustiças sociais, mas a reação deles é inteiramente diferente. 0 espírito de luta do colérico o levará a dizer: "Vamos organizar uma comissão e fazer uma campanha para dar solução ao problema". Já o Sr. Fleumático provavelmente reagirá por dizer o seguinte: "Essas condições são terríveis! Por que alguém não faz alga a respeito? "

O Sr. Fleumático é constantemente bondoso e com­preensivo, mas raras vezes demonstra seus verdadeiros sentimentos. Não procurará ser líder, mas, quando for colocado em tal papel, provará ser capaz, porque tem um efeito conciliador nos outros e é um pacifista natural.

O mundo tem sido muito beneficiado pela natureza benévola do eficiente fleumático. Ele fica bem como diplomata, contador, professor, líder, cientista, ou outro tipo meticuloso de profissional.

A principal fraqueza do fleumático, e a que o impede de desenvolver seu potencial, é a falta de motivação, ou preguiça. Satisfeito em apenas olhar os outros parti­ciparem do jogo da vida, faz caçoada deles como uma maneira de proteger-se ou de conservar suas energias. Além do mais, é teimoso, indeciso e medroso.

Geralmente, é fácil de se conviver com ele, mas sua forma descuidada e vagarosa de viver pode ser uma fonte de irritação para um parceiro agressivo. Fleumáticos quase sempre são boa companhia para seus filhos; é mais fácil para eles parar o que estão fazendo e brincar com as crianças do que para os temperamentos ativistas. Muito marido de disposição enérgico dirá de sua esposa fleumática: "Ela é uma esplêndida mulher e mãe, mas não é boa dona de casa". Inversamente, a ótima dona de casa pode ser mãe ineficiente. Ela gostaria de parar e brincar com os filhos, mas o chão precisa ser limpo, as roupas precisam ser lavadas, e. Essas reações subconscientes a situações da vida, fazem parte de nossos temperamentos.

O temperamento é uma questão de importância neste estudo sobre "a felicidade conjugal, porque ajuda a esclarecer por qual motivo as pessoas são tão dife­rentes! E também oferece uma chave para o porquê da atração entre os opostos.

Deus nos usa como somos. Por exemplo:

           Abraão era  fleumático. Todas as qualidades do fleumático estavam presentes na vida do fiel Abraão. Ele era pacífico, prático e bem humorado, Gn.13:8-9; leal, calmo e eficiente, Gn.14:14-16; cumpridor de seus deveres, Gn.14:20; conservador em seus princípios, Gn.14:22-24. Deus o provou em todas as suas promessas, mas ele permaneceu firme na fé. Dele disse Deus: “Eu o tenho conhecido”, Gn.18:19. Todavia, ele apresentava também os defeitos desse tipo de temperamento. Com o crescimento da sua vida espiritual e submissão a Deus, assumiu suas posições e foi liberto da incredulidade, Hb.11:8-9; do medo, Hb.11:17 e fortalecido na fé, Gn.22:8. Apesar de seu temperamento, o seu direcionamento à Deus, o fez um dos maiores homens que já viveu.


MARQUE FALSO OU VERDADEIRO NO FINAL SOMA

 Teste seu temperamento Sanguíneo


1. Gosta de conversar?                                               _____    _____

2. Gosta de atividade, ação?                                      _____    ____

3. Emociona-se com facilidade?                                 _____    _____

4. “Explode”  facilmente?                                           _____    _____

5. Tem inclinação para conhecer muitos assuntos    _____    _____

de vez, para cultura geral?                                         _____    _____

6. Sua imaginação é viva?                                          _____    _____

7. Tem inclinação para a crítica e para ironia?          _____    _____

8. Tem tendência a mudar facilmente de opinião de

    argumentos razoáveis?                                          _____    _____

9. Quando lhe pedem desculpas de uma ofensa,

    reconcilia-se com facilidade?                                 _____    _____

10. Nunca guarda rancor                                            _____    _____

11. Gosta de fazer o bem sempre que pode?             _____    _____

12. Aflige-se facilmente com os males do próximo? _____    _____

13. É inclinado mais ao otimismo do que ao     Pessimismo ?                                                      

_____     _____

14. Ri com facilidade quando há motivo?                _____     _____

15. É muito inconstante, não perseverante?           _____      _____

16. Prefere encontrar os problemas de ordem

      intelectual já resolvidos?                                    _____     _____

17. Aceita facilmente as notícias que lhe são?         _____     _____

18. Gosta de novidades?                                            _____     _____

19. Gosta de andar elegante, bem(a) trajado?         _____     _____

20. Gosta de ser admirado(a) pelos outro

Totais?                                                                         _____     _____                                                                                                         

 Teste seu Temperamento Colérico                                                                                     

1. Irrita-se com facilidade?                                        _____     _____

2. Quando se irrita, NÃO dissimula a irritação?        _____     _____

3. Guarda rancor?                                                       ____     _____

4. Perdoa com facilidade ?                                         _____    _____

5. Diante de uma oposição à sua opinião, tem

    tendência natural a ser intolerante?                     _____      _____

6. É obstinado? (teimoso, inflexível)                         _____      _____

7. Tem bastante dificuldade em pedir desculpas?    _____      _____

8. Quando quer conseguir algo, tem tendência a se

    servir de meios que não sejam legítimos?            _____       ____

9. Gosta de ficar ruminando idéias?                          _____        _____

10. Ama os outros com facilidade?                            _____        _____

11. ama mas não se apaixona facilmente                 _____        _____

12não demostra exteriormente quando ama    alguém?                                                                 

_____         _____

13. Gosta de estudar as matérias teóricas?              _____        _____

14. Raciocina com firmeza?                                       _____        _____

15. Gosta de ser pontual?                                          _____        _____

16. Gosta de saber os motivos de um dever, de uma

      obrigação?                                                             _____        _____

17. não age por razões afetivas, sentimentais          _____        _____

18. Gosta de admirar a si mesmo?                             _____        _____

19. não aseia por ser reconhecida                           _____        _____

20. Não Aceita com facilidade as notícias que lhe dão,

      afirmações que lhe fazem?                                  _____         _____

Totais                                                                          _____         _____

Teste seu Temperamento Melancólico

                                                                                     V           F

1. Anda devagar?                                                    _____          _____

2. É observador?                                                     _____          _____

3. NÃO Reage prontamente?                                  _____          _____

4. Gosta de apreciar as belezas da Natureza?       _____          _____

5. Prefere a solidão ao bulício da vida social?       _____          _____

6. NÃO Gosta de contar novidades?                       _____          _____

7. NÃO Gosta de esporte?                                      _____           _____

8. Gosta de música?                                               _____           _____

9. Guarda segredo?                                                _____           _____

10. NÃO Costuma realizar seus próprios propósitos?_____     _____

11. É teimoso com certos pontos de vista?                _____     _____

12. Apaixona-se facilmente por aquilo que ama?      _____     _____

13. É GENTIL, AFÁVEL com os outros?                       ___         _____

14. Gosta de ler?                                                         _____     _____

15. Costuma ser indeciso?                                          _____     _____

16. NÃO Tem tendência para olhar os acontecimentos

pelo lado ruim?                                                            _____     _____

17. Costuma pensar; meditar?                                    _____     _____

18. NÃO Costuma soltar gargalhadas?                       _____     _____

19. Às vezes se sente alheio ao ambiente onde vive?_____    _____

20. NÃO esquece as ofensas que lhe fazem?              _____    _____

Totais                                                                            _____    ____

Teste seu Temperamento Fleumático

                                                                                                      V            F

1. NÃO Costuma apreciar as belezas da Natureza?        _____      _____

2. NÃO se Zanga com facilidade?                                    _____      _____

3. NÃO Costuma empolgar-se com as coisas para as quais

outros usam adjetivos: “formidável”; espetacular”?     _____       _____

4. NÃO É esmerado no trajar?                                         _____       _____

5. NÃO Gosta de maliciar os outros?                               _____       _____

6. Costuma ser paciente se tem de recomeçar o que

não deu certo?                                                                  _____        _____

7. NÃO SE Afoba nas horas de pronto-socorro?              ____              _____

8. NÃO É obcecado pela atividade, pela ação?                _____        _____

9. Gosta de “sombra e água-fresca”. Isto é, de fugir

 das responsabilidades?                                                   _____        _____

10. NÃO Traz os seus aposentos bem arrumados?         ____          _____

12. NÃO Tem especial interesse em cultivar amizades? _____       _____

13. NÃO Reage violentamente às agressões?                 _____       _____

14. NÃO Gosta de inovações?                                          _____       _____

15. NÃO Abate-se com os insucessos?                            _____       _____

16. NÃO SE Fere facilmente com as ofensas e ironias?  _____       _____

17. NÃO É vingativo?                                                        _____       _____

18. Acha sua vontade fraca na prática?                          _____       _____

19. NÃO SE Preocupa em ajudar os outros?                   _____       _____

20. Conforma-se à rotina da vida?                                  _____       _____

Totais                                                                                _____       ____

1º Lugar:________________________________________________________

2º Lugar:________________________________________________________

3º lugar:________________________________________________________

4º Lugar:________________________________________________________


Recomendo o livro  " O IMPOSTOR QUE VIVE EM MIM" por Brennan Manning

dá para ler pelo site Semeadores da Palavra www.semeadores.net

este livro também é muito bom, me basiei nele e em vários livros de psiquiatras e psicologias

Nenhum comentário:

Postar um comentário