Postagens mais visitadas

UNÇÃO E SEU PROPÓSITO


UNÇÃO PARA FAZER A DIFERENÇA

Unção é uma capacitação para fazer algo em que Deus mandou, uma intimidade com Ele.
Quando caímos na unção ou formos movido na unção, ela tem que mudar algo em nós, tem que haver transformação em alguma área de nossa vida, nós vemos que muitas pessoas caem na unção mas se levanta e continua a mesma coisa, a pessoa se emociona e não dão espaço para que a unção faça alguma coisa nela, a unção tem que ativar algo em nós e para melhor.
Porque a unção vem para transformar, capacitar, renovar, fortalecer nossa vida.
Ela vem com um objetivo, Deus nunca libera algo do Trono simplesmente para mostrar seu poder, mas vem com um propósito. Deus não faz nada sem um propósito.
A UNÇÃO não se trata de sentir emoções físicas, arrepios, calor no corpo ou mesmo falar em línguas.
Isaías 61:1-4 –
Missões específicas exigem unções específicas.
A unção de liderança permite que você ame.
A unção administrativa produz ordem.
A unção da cura libera o louvor
A unção da sabedoria ilumina
A unção profética revela a vontade de Deus.

O perigo da precipitação:
É revelar o que Deus não revelou.
Nunca sopre vida sobre algo que Deus esteja matando.
Nunca mate algo que Deus esteja ressuscitando.

A unção traz vida, alegria, muitas pessoas que recebem unção e sai triste, confusa, com dor de cabeça, logo não tem mais vontade de ir a igreja, de orar, de louvar e logo sai da igreja, muitas se afastam de Jesus.
Essa unção estava contaminada, se isso acontecer com você pede ao seu pastor que te unge e quebre toda a transferência maligna sobre sua vida, mas se foi o seu próprio pastor então você tem que apresentar ao Senhor seu pastor Supremo que derrame o Seu Sangue anulando toda a contaminação.
Obs: quando isso acontece com o nosso próprio pastor ou líder, com certeza naquele dia ele não estava alinhado no Trono, estava com problemas, com mágoa ou qualquer situação difícil, nunca julgue uma pessoa por apenas uma situação, eles também são vulneráveis tanto quanto nós. Aos ataques de satanás, brechas.

IMPOSIÇÃO DE MÃOS
Antes de entrar nesse assunto tão polêmico, gostaria de explicar antes de tudo, as energias cósmicas do universo criadas por Deus.
O meu objetivo é alertar os irmãos em Cristo do perigo em deixar que pessoas imponham as mãos sobre sua cabeça, não permita, pois os falsos profetas andam como filho da luz para enganar os fiéis.
Como estudei isso na Nova Era e no misticismo, eu também fiz uso dessa energia, vou contar uma experiência que tive antes de me converter.
Quando morei em Blumenau S.C em umas das minhas viagens voltando da minha cidade, sentou ao meu lado um senhor, com o lenço nos olhos, eu já tinha observado pois ele estava com um grupo de crentes, veja eu não tinha me convertido naquela época, ele se sentou na poltrona ao meu lado, e no caminho ele puxou conversa, ele me disse que via em mim uma luz muito forte, e se eu poderia ajuda-lo passando um pouco dessa energia para ele, pois ele estava voltando para a vó dele que era curandeira e feiticeira vudu, em um determinado lugar, como ele não queria ir para lá ele estava sofrendo de dores nos olhos, ele me mostrou, e realmente estava em carne viva, eu perguntei como eu podia ajuda-lo, ele disse: basta me deixar colocar minhas mãos em cima da sua, e assim eu fiz coloquei minha mão no encosto da poltrona e ele colocou a sua em cima da minha, isso durou de 5 a 10 minutos. E ficamos sem conversar até a próxima parada, descemos juntos para tomar um café, e para minha surpresa ele estava com os olhos normais um pouco vermelho mas curado. Quando voltamos para o ônibus ele começou a contar sua história. Ele me falou se um dia eu precisasse de ajuda era para eu procurar uma pedra preta e me sentar e invocar pela ajuda que ele viria me ajudar, claro que nunca fiz isso. Mas nunca mais esqueci.
    Na nova Era é o que mais aprendemos sobre transferência de energia.

Como instrumentos capazes de captar e transmitir energia positiva, as mãos são usadas para restabelecer o equilíbrio físico e emocional. Isso acontece durante aplicações de reiki, johrei, passes espíritas e cura prânica. Conheça a origem dessas práticas e os benefícios conseguidos com toques e troca energética.
Segundo a filosofia hindu, isso acontece devido à presença de pequenos centros energéticos localizados nas palmas. Essa força concentrada pode ser canalizada tanto para si mesmo como para outras pessoas

O escritor Estrich (2007), ao citar o pesquisador Franz Mesmer, revela que no final do século XVIII ele levantou a hipótese de que durante a imposição das mãos havia um intercâmbio de energia vital sutil de natureza magnética entre curador e paciente.

“os egípcios ... empregavam, no alívio dos sofrimentos, os passes e a imposição de mãos.
A troca de energia através das mãos.  Os princípios científicos que sustentam esta terapia baseiam-se na concepção de que o ser humano possui um campo de energia que pode estender-se além da pele, é abundante, e flui em determinados padrões que se pretendem equilibrados.

Satanás utiliza os mesmos recursos para dominar, entrar e enganar.

1Tm 5:22   A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.
Marcos 16.17,18 onde Jesus disse: "E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão ".

Qualquer crente cheio do Espírito Santo, quando coloca as mãos sobre alguém, o poder de Deus flui dele para a outra pessoa.
Peça a Deus em uma oração silenciosa e rápida de seu coração, como Neemias fez em 2:4, e rapidamente avalie o caráter da pessoa desejosa de lhe impor as mãos. Se você não estiver em paz, recuse a oferta polidamente.
Ministrar com brechas na vida pode ser um perigo, pois influências podem nos ser transmitidas na “contra-mão” do nosso toque.

Porque impor as mãos inclui também o reconhecimento da autoridade que a pessoa está recebendo. Consequentemente, a pessoa pode tornar-se co-participante dos pecados da outra pessoa.
     Mateus 22:29 diz “errais, não conhecendo as Escrituras nem o Poder de Deus.
Por isso quando você for orar por alguém não coloque sua mão no centro da cabeça e nem na   testa da pessoa apenas coloque as mãos nos ombros, é o suficiente para a oração ou libertação, se for passar óleo de unção passe mas não fique com as mãos.
Faça uma oração cancelando a transferência em Nome de Jesus. Mais ou menos assim:
Pai em Nome de Jesus peço que o Senhor dê ordem aos seus anjos para guerriarem em meu favor neste momento, quero cancelar, anular como também a retirada de toda contaminação da transferência de oração e unção em minha vida, todo tipo de energia contaminada, passe meu Jesus o Seu puro Sangue sobre mim, tirando qualquer mal estar, como, desanimo, tristeza, confusão, dor de cabeça (fale o que você está sentido) dor no corpo. Em Nome de jesus, retire tudo o que não veio de Ti, mas eu recebo tudo que veio da sua parte, quero perdoar e orar por essa pessoa que transferiu essa unção contaminada e peço para que ela(o) seja curado e que o Senhor venha ajuda-lo (a) Te dou Honra e Glória amém!
Jesus só fazia o bem, uma pessoa coma unção, faz o que é honesto, santo e certo, uma pessoa com a unção faz o que agrada a Deus.
Tudo o que vai fazer é para glorificar a Deus.
Uma pessoa com a unção não é egoísta, pensa no próximo.
     UMA NOIVA SANTA
      Efésios 5:25,27 Deus está enviando uma unção profética “ para apresentar um povo preparado para o Senhor” suas palavras vão purificar e lavar o povo de Deus, mudando-lhes totalmente a esperança ou desejo em relação a Ele.
A UNÇÃO ESTÁ NO PROPÓSITO, NA VISÃO, POSIÇÃO E CONSAGRAÇÃO
Não estamos aqui por acaso, querido irmão, você e eu nascemos de Deus e há um empolgante e desafiador propósito para vivermos. Somos cooperadores do Senhor e viveremos uma vida muito mais cheia de significado ao descobrirmos Seus desígnios para nossas vidas.

No processo do Senhor ao lidar conosco para estarmos aptos a cumprir Seu propósito, Ele nos levará a construirmos uma posição de autoridade.
A autoridade não se ganha orando e jejuando, ganha-se obedecendo e submetendo-se.
O poder procede da oração e jejum e move a terra, move o homem; autoridade move o céu, move a Deus a Deus??? Sim...  Ele se agrada de nos ver utilizando o que Ele nos deu. ( nós não nos agradamos quando damos um presente a alguém e ver  a pessoa usando? O mesmo acontece com o Pai) e essa alegria movemos as mãos Dele, isto é algo muito elevado e muito sensível. Podemos dizer que a unção está no propósito, está na visão e está, também na posição, na autoridade.
Se respondermos a Deus, a autoridade se amplia e a libertação aumenta, se não temos respondido, a unção ficará confinada e limitada. A vida e os caminhos de Deus devem ser descobertos e trilhados por nós se quisermos avançar.

CONHECENDO O PROPÓSITO DE DEUS PARA NÓS ( Jr 1:5)
“ melhor é o fim das coisas do que o princípio delas ( Ecl 7:8)
Uma das coisas maravilhosas em nossas vidas é descobrirmos que há um propósito para vivermos. Mais maravilhoso ainda é descobrir que Deus idealizou isso para a nossa existência.

Se formos definir propósito, diremos que é o objetivo, a função para a qual a sua vida foi concebida. O desígnio para o qual foi desenhado.
Um microfone, por exemplo, nasceu com tudo que precisa para captar sons e transmiti-los sob forma de impulsos elétricos para um amplificador. Ele tem dentro de si cada detalhe, cada componente eletrônico, tudo o que precisa para realizar a tarefa para a qual nasceu: captar sons e transmiti-los.

Você nasceu com todos os componentes, todos os traços, todas as inclinações para cumprir o propósito profético para o qual nasceu. Tudo que precisa já está dentro de você.
Deus primeiro concebe o Seu propósito, depois Ele gera.
Primeiro nasceu o propósito no coração de Deus, depois, para cumpri-lo, Ele chamou você a existência.
A unção do Espirito Santo é uma capacitação sobrenatural para realizar aquilo que, no natural, você não consegue.
A unção do Espírito o leva a transcender as suas limitações naturais.

A UNÇÃO PROVÊ TODAS AS COISAS.
O PROPÓSITO O LEVARÁ A AÇÃO
PROPÓSITO: LUGAR DE UNIDADE E HARMONIA

TODAS AS COISAS COOPERARÃO PARA O ÊXITO DO PROPOSITO  Rm 8:28
Não é incrível como o sentido do texto muda completamente? Se você quer bem estar, ande no propósito.
Deus alinhará cada circunstancia para que esta colabore para o seu progresso e amadurecimento espiritual. Cada circunstância da sua vida colaborará com o propósito, mesmo marca de dor e sofrimento.
As influências recebidas concorrerão para forjar o perfil exato daquele a quem Deus quer usar.
A UNÇÃO LIDARÁ COM AS SUAS DEBILIDADE
É impossível o propósito de Deus se cumprir na sua vida sem que antes a unção de Deus lide com seu caráter.
A unção para propósito, debaixo da qual você está, fará exatamente isto. Essa unção fará toda a diferença na história da sua vida e determinará como terminarão os seus dias. A unção tratará do seu caráter débil, da sua fraca personalidade e até de detalhes.

O PROPÓSITO COLOCARÁ ANJOS Á SUA DISPOSIÇÃO
Esses trabalhadores celestiais serão enviados e cooperarão para o propósito.
A UNÇÃO COMO PRESSÃO
Identifique unções provisórias e saiba o tempo de parar
Que haverá unções a fluir para um determinado projeto, concluindo o projeto, a unção terminará, como uma pessoa ministrando na unção terminando a unção se vai, a mesma coisa para orar, vem a unção para executar e depois ela vai, é muito importante você entender que não deve tentar estender para além do prazo dado por Deus as coisas que Ele confiou ás suas mãos.
Você já viu aquelas pessoas que começam a pular, girar, falar em línguas enquanto está na unção, e mesmo que a unção tenha terminado ela continua a pular, gritar, girar, mas você percebe que já é carne, emoção, fica feio né.

A PRIMEIRA CHAVE PARA IDENTIFICAR O PROPÓSITO UM SONHO
Propósito de Deus para sua vida será um sonho acalentado no mais profundo do seu ser, ainda que você possa descreve-lo com clareza. O sonho em questão aqui é mais do que aquela sucessão de imagens e histórias desconexas que, ás vezes, temos ao dormir.
É um chamado que Deus planta no mais íntimo do nosso espírito, este sonho, ao qual me refiro, é um desejo imenso de cumprir um desígnio eterno dado por Deus para a nossa existência. É uma questão de sentido da vida, de ter nascido para alguma coisa, com o objetivo de viver algo idealizado por Deus. Você já identificou isso para si mesmo? Um sonho que arde em seu coração.
Não olhe para as impossibilidades muito menos para as suas deficiências. A unção de Deus, que está no propósito, trabalhará em você e alinhará todas as condições para que você cumpra aquilo para o qual Deus o chamou.
A SEGUNDA CHAVE PAR IDENTIFICAR O PROPÓSITO UMA CONVICÇÃO
Um sonho fala de algo que Deus coloca lá no fundo do seu espírito, algo que você acalenta e cultiva durante anos. Nada pode mudar aquele sonho, nem mesmo o tempo.
Ele envolverá todo o seu coração e o atrairá, sempre, para cumprir aquele alvo. Não vem por influência, nem por herança mas é algo que nasceu de Deus para você. Você poderá dizer: “ não sei explicar, mas sinto que eu nasci para isto”. É uma convicção, aí está a diferença entre algo que procede da alma e algo que vem do espírito.
Tudo o que nasce da alma é transitório e não dura muito tempo. Uma empolgação, por exemplo, acaba algumas horas depois, ou dura no máximo, alguns dias. Você pode pensar “ ah... besteira minha, eu não sei onde estava com a cabeça ao pensar em fazer aquilo”. A empolgação desaparece, pois é algo superficial e frágil, a convicção nasce no espirito e, ao contrário da empolgação, ela tem a capacidade de impregnar todo o nosso ser. Vai tomando conta de toda a nossa vida de modo que começamos a pensar todo o tempo naquele propósito. Parece tornar-se tão importante como o ar que respiramos.
A TERCEIRA CHAVE PARA IDENTIFICAR O PROPÓSITO UM CHAMADO
Ainda que o tempo pareça longo, os detalhes virão a seu tempo numa palavra específica para a sua vida da parte do Senhor. Essa convicção poderá vir através de uma profecia, de um sonho ou visão sobrenatural. Poderá vir através de alguma mensagem procedente do púlpito, de um livro ou mesmo de uma circunstância vivida por você. Esse chamado pode acontecer de mil maneiras, até mesmo por meio de uma chamada direta do Senhor Jesus.
QUARTA CHAVE PARA IDENTIFICAR O PROPÓSITO ONDE VOCE FLUI COM MAIOR INTENSIDADE
Onde você tem maior influência e unção? Onde as coisas caminham melhor sem deixa-lo extenuado? Essa é a direção do propósito para você.
A unção então, vai se revelar naquele aspecto onde você flui melhor, desenvolve bem, naquela área onde você flui com maior empolgação. Será frequente as pessoas comentarem admiradas como aquilo foi bem feito e como foram edificadas. Isto é unção. Veja bem, habilidades naturais, talentos e qualificações profissionais não são resultados de uma unção.
Entretanto, a sua fluência nessas áreas são um bom indicativo de possíveis áreas de chamado e unção.
Há pessoas com excelente graça para administrarem, insistindo em se tornarem pastores. É a historia do abridor de lata querendo ser microfone.
O lugar da unção e do propósito estará naquele quadrante onde você flui com mais liberdade, onde os frutos vêm mais facilmente e onde você se sente mais realizado.

A QUINTA CHAVE PARA IDENTIFICAR O PROPÓSITO O QUE VOCE MAIS GOSTA DE FAZER
Outro aspecto importante do propósito é que ele será prazer e não fardo para sua vida. Deus não violentará seus gostos e preferencias. Ele vai agir em linha com aquilo que você gosta de fazer.
Se de fato o sonho veio de Deus será uma experiência maravilhosa, realizadora, satisfatória e cheia de empolgação. Ainda que haja sofrimentos, desafios e grandes trabalhos. Ainda que, ocasionalmente, haja danos e alguns fracassos, a convicção maior será a constante direção confirmadora do Espírito Santo que gerou aquele sonho e chamado. A vontade de Deus, Seu propósito será um prazer.

O PROPÓSITO SERÁ PROVADO E SOFRERÁ OPOSIÇÃO
Um sonho legítimo será provado por Deus a fim de ser aprovado e será alvo de forte oposição do inimigo de igual forma.
Não importa o que aconteça, se você permanecer caminhando, todas estas coisas só fortalecerão o seu avanço rumo ao cumprimento do propósito.
Não há outra maneira de Deus treinar você, amadurecer os seus sonhos, qualifica-lo e habilita-lo sem permitir embates, contradições, tribulações, fracassos e muitas traições.
Me perdoe se o desiludo mas é hora de acordar, eu tive que acordar para que hoje pudesse realizar o propósito pelo qual fui chamada, doeu muito, mas valeu a pena.
O chamado de Deus nunca é um filme romântico, apesar de nunca faltar empolgação.  quando falo empolgação é aquela alegria que você sente, quando alguém se rendeu aos pés de Jesus, aquela vida liberta, curada etc. você quer mais e mais isso para mim é empolgação) definição do dicionário= animação extrema, muito entusiasmo. ( não fogo de palha).
Como eu disse esse é caminho do treinamento.
A Bíblia afirma que Deus permitiu que viessem inimigos contra Israel para treinar Seu povo na arte da guerra ( Jz 3:2)
Deus precisa de você com a história de vida que você tem, com as experiências que tem e com as marcas e feridas que tem. Não se encha de lamúrias pelas marcas e pelo sofrimento do passado, Deus fará bom uso de cada uma das marcas para o cumprimento do Seu propósito.
A UNÇÃO ESTÁ NA VISÃO
“tudo quanto te vier á mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria ( Ecl 9:10)
Se a visão que você tem atinge apenas um palmo do seu nariz, Deus vai lhe dar unção para somente um palmo á frente do seu nariz. Visão e unção são diretamente proporcionais.
SENSIBILIDADE PARA RECONHECER A PRESENTE VISITAÇÃO

Lucas 19:41,44 quem ama o Senhor e anela por Sua Glória buscará a essência e não a forma. Se a forma não me agrada, não preciso segui-la. Mas não rejeitarei o mover do Espírito por causa de preconceitos tolos.
A Bíblia diz que o Senhor vai revelar seus caminhos para aqueles cujo coração é íntimo Dele.
Cultive um coração íntimo para com o Senhor, e Ele vai mostrar a você o tempo da visitação, dará a você a visão e, assim nada do que acontecer vai ser abrupto ou drástico. Quando as coisas acontecem na vida de homens espirituais, não são novidades para eles, porque Deus já as falou. A Bíblia diz que Deus não fará coisa alguma sem antes revelar aos seus servos, os profetas.
A unção de Deus está nos altos caminhos que Ele tem para cada situação.
A UNÇÃO ESTÁ NA POSIÇÃO

Já vimos que a unção está no propósito e na visão, mas há ainda um outro aspecto da unção do Espírito: a compreensão de que a unção do Espírito também está na posição.
Há muitos que tem uma pequena medida de unção, oram, insistem, jejuam, clamam, gritam e mesmo com todo esforço, quase nada acontece.
Nós construímos uma nova posição em Deus não pelo que fazemos, ou pelo tanto que corremos e trabalhamos e nem mesmo pelo tanto que jejuamos ou oramos. Construímos uma nova posição pelo tanto que respondemos a Deus.
Para respondermos adequadamente ao Senhor precisamos ter um coração para Ele.
Para fluir em Deus é preciso aprender a lidar com o coração, pois Ele é a única coisa que só tem chave do lado de dentro.
Somente você poderá abri-lo para Deus. A Bíblia diz que o Senhor mede, pesa, sonda e esquadrinha os nossos corações. Mas por que Deus está tão preocupado com nosso coração?
É porque ele é o centro de nossas vidas, nele elegemos prioridades e determinamos nosso futuro. A Bíblia ainda nos alerta para o fato de que onde está nosso tesouro, ali estará também o nosso coração. Um povo maduro, espiritual, que segue ao senhor e é sensível á voz do Espírito Santo, é um povo que aprendeu a importância do coração, guardando-a da contaminação e das coisas que sujam, o desviam e o esfriam
FLUINDO DA UNÇÃO DE PRÍNCIPE
Essa unção é capaz de derrubar, de edificar, de construir e romper cadeias e ainda alimentar uma geração inteira.
Deus quer nos levar do nível da unção de mordomo e servo para a unção de príncipe.
Sabemos, então, que a prisão era Deus tratando com José. Nada adiantaria se ele orasse, ou até jejuasse.
Nada iria tira-lo dali porque a prisão fazia parte aos altos propósitos de Deus para sua vida. A única alternativa era responder a Deus, dando a Ele as atitudes que Ele esperava. Essa é a única maneira de sair da prisão de Deus. As suas respostas ao Senhor vão determinar quanto tempo você ficará na cadeia até entrar em uma nova posição. Não resista, veja a mão Divina em tudo e se deixe ser ensinado por Ele. Praguejar, reclamar, procurar culpados, deprimir-se em auto- piedade só prorrogará o prazo.
Você quer fluir numa medida nova? Seja fiel a Deus dentro do tempo de crise, é no tempo da crise que é gerada uma nova unção. É nesse tempo que Deus libera mais autoridade sobre as nossas vidas.
Digo isso por experiência própria. Vale a pena pois quando isso começa a acontecer você esquece o tempo de prisão de dor e fica como quem sonha.
ÓLEO DE UNÇÃO E SEU SIGNIFICADO
ÓLEO DA UNÇÃO
A unção com óleo tipifica o derramar do Espírito Santo em nossas vidas e o agir de Deus a nosso favor, através da comunhão, da oração e da obediência.
A unção é uma capacitação que recebemos para exercer o chamado, ou para realizar com facilidade.
O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas ... Isaías 61.1
Unges a minha cabeça com óleo... Salmos 23.5.
Com o meu Santo óleo te ungi... Salmos 89.20.
Jamais falte o óleo sobre sua cabeça. Eclesiastes, 9.8.
Expeliam muitos demônios e curavam enfermos ungindo-os com óleo. Marcos 6.13.
Ungiu com óleo de alegria, porque amou a justiça e aborreceu a iniquidade. Hebreus 1.9.
Óleo de alegria ao invés de pranto, veste de louvor ao invés de espírito angustiado... Isaías 61.3
Quando jejuais, unge a cabeça e lava o rosto com alegria. Mateus 6.17.

Segundo Benny Hinn, a unção é a presença do Espírito Santo.
não se compra não se vende, unção é preparo é pratica, se constrói, se mistura com algumas coisas da vida.

MIRRA
Representa mansidão: é uma arvore espinhosa, que produz a goma e através de golpes solta a resina, a vida nos dá golpes, mas lembre-se os nossos adversários estão nos ajudando a extrair o melhor de nós 2 Tm 2:24 E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; símbolo da morte e do renascimento. , como a mansidão pois ela é uma completa separação de nós e dos nossos sentimentos, significa a mortificação da carne.
Modo aplicado:
Na unção e consagração dos lares, onde a palavra MIRRA em Hebraico significa fluir, quanto estivermos ungindo nossos lares, devemos pedir ao Senhor em nome de Jesus que flua a paz, a prosperidade, o amor, o entendimento (Conforme a sua necessidade), devemos pedir que flua a presença do Espírito Santo nos mostrando se há legalidade em nosso lar para que ele seja completamente purificado e consagrado ao Senhor. Na libertação da escravidão do pecado e para diminuir a dor e o sofrimento (RM 6:6)

NARDO






Significa nardo: a presença de Deus conosco todos os dias, adoração ao Senhor, fortalecimento. Assim, a Igreja tem Cristo como cabeça trazendo-lhe o fortalecimento. Foi com nardo que Maria, irmã de Lázaro, ungiu Jesus em Betânia (Jo 12: 1-8). Jesus deseja estar conosco todos os dias, para que outros possam também conhecê-lO.
O nardo, uma planta perene da família da valeriana, mas dotada de raízes ainda mais perfumadas. Nos tempos bíblicos, o nardo era caríssimo e importado em receptáculos selados de alabastro que só eram abertos em ocasiões especiais; talvez por isso a indignação dos discípulos de Jesus pelo seu uso aparentemente indevido (Jo 12: 1-8, Mt 26: 6-12 e Mc 14: 6-8)
Modo aplicado:
Usado para ungir pessoas que necessitam de um renovo espiritual, na prática da oração, trás convicção da presença interior do Espírito. O NARDO, nas escrituras uma aceitação e participação da morte e ressurreição de Cristo
Amor de Cristo. Na unção para consagração de obreiros, de novos discípulos, diáconos, presbíteros, pastores, solicitando reforço espiritual, revestimento de poder e armadura de Deus para que sejam frutífero na casa do Senhor. Na comunhão e unidade do Corpo de Cristo-Igreja (amor ao próximo). (das palavras gregas que significam sementes escondidas)

A L O É S:

Tipifica Santificação; o aloés das Escrituras não tem relação com a florida planta dos jardins modernos de cuja as folhas se extrai uma resina amarga e purgativa. Refere-se a uma madeira preciosa e odorífera da árvore: da qual se extrai uma resina usada para perfumar roupa e camas. (Salmos 45:8; Provérbios 7:17 – Ungir a cama c/ Mirra, Aloés e Cinamomo ). Eclesiastes 9:08 – Vestes de Louvores (brancas, alvas, de festas)

Modo aplicado:
Usada junto com o Bálsamo na unção de enfermos. Jesus é o médico dos médicos e ungimos o enfermo dando ordem que a enfermidade saia em nome de Jesus, pois reconhecemos e acreditamos que Ele levou sobre si nossas enfermidades. A L O É S
O uso mais memorável desta especiaria foi no sepultamento de Jesus, em que tomaram parte José de Arimatéia e Nicodemos. (João 19:39),
Existem mais de 250 espécies diferentes de aloés no mundo, e desenvolve-se em climas tropicais temperados, não conseguindo sobreviver a temperaturas negativas.

C I N A M O M O: ou CANELA

Temor de Deus, resgate, restauração das coisas pessoais, não voltar a cometer os mesmos erros do passado. O cinamomo é a casca de um tronco que se restaura a cada estação. É a mesma família do louro, da cássia e da canela. A canela é semelhante a um arbusto, oriunda do extremo Oriente. Como ela é macerada (a casca e a sementes) até se tornar pó, Significa: uma figura profética da aceitação de Jesus Cristo em Sua morte e cruz.
Representa nossa aproximação de Jesus em humildade, despindo-nos da nossa carne, tornando-nos mais como Ele é, assim como também pode significar paz e amor no lar Significa: ferir-se, assim como alegria e posição de glória. Portanto, para conquistar a unção de alegria é preciso, primeiro, nos despir do “eu” e “ser ferido” pelas mãos do Senhor para remover de nós o que não serve, extraindo, então, Seu óleo precioso do nosso interior, ou seja, o que temos de melhor.

L Í R I O  D O  V A L E

Uma flor que vicejava nos largos vales da palestina. Cantares 2:1. Crescia entre os espinhos Cantares 2:2 e nos pastos. Cantares 2:16 Ct 4:5 e Ct 6:3.
Foi cultivada nos jardins. Cantares 6:2
Tem perfume semelhante a Mirra. Cantares 5:13
A sua formosura é indicada quando o Senhor promete a Israel penitente que florescerá como o LIRÍO. Oséias 14:5

Modo aplicado: Usado junto com a cássia na unção das crianças, uma vez que desejamos a proteção do Senhor para nossos filhos. O mundo atual, está cheio de espinhos, Televisão, entretenimentos, vício, más companhias ...), que as vezes tornam nossos filhos rebeldes, sufocando a educação do lar e da igreja. Somente o poder de Deus através da unção da fé poderá guardar a mente de nossos filhos e torna-los no futuro homens e mulheres de Deus. É muito bom ungir a criança durante o sono, orando e profetizando exatamente como queremos que ele seja. Ame, oriente, não imponha sua vontade de maneira agressiva, ore e viva como verdadeiro discípulo de Jesus. Suas ações falam mais que palavras.
Mateus 6:28 ( assim como Deus cuida dos Lírios que crescem com formosura, Ele cuida de nossos filhos). I Reis 7:19,22,26. (os Lírios foram usados para enfeitar o templo do Deus Altíssimo, assim como as crianças enfeitam a igreja e nosso lar)

ACÁCIA OU CÁSSIA

Um dos ingredientes do óleo sagrado para unção. Êxodo 30.24
Casca aromática semelhante a canela.
Representa o poder da ressurreição.
No Salmos 45, descreve profeticamente a união de Cristo com sua igreja, nos versículos 7 e 8 a palavra diz: Tu amas a justiça e aborrece a impiedade: por isso Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros. Todas as suas vestes cheiram a Mirra, Aloés e a CÁSSIA, desde os palácios de marfim de onde te alegram".
Acácia e o Cinamomo pertencem a mesma família, o Cinamomo provém do interior de uma casca e a Cássia da parte exterior. Tais plantas frequentemente vivem em lugares onde outras plantas não conseguem crescer.
Nos tempos antigos, a Acácia era usada como repelente contra insetos.
A Acácia portanto, representa o poder, a eficácia da ressurreição de Cristo. A ressurreição de Cristo pode opor-se a qualquer tipo de ambiente, e sua ressurreição é certamente um repelente, Ela afasta todos os insetos malignos e, especialmente a antiga serpente o diabo. Veja Êxodo 30.24 - Salmos 45.8 Na ressurreição de sonhos mortos e falta de esperança, tipifica o Poder da ressurreição, Um dos ingredientes do óleo sagrado para unção.

ROSA DE SAROM
Cantares 2:1 - Eu sou a Rosa de Sarom (Terreno plano, planície entre as montanhas de Efraim e o mar mediterrâneo, e entre o Carmelo ao norte e Jope ao sul. Foi este o Sarom que se tornou célebre pela sua beleza e fertilidade. E ainda conserva estas suas qualidades, encontrando-se na primavera adornada de lindas rosas brancas e vermelhas, também de narcisos, cravos e lírios brancos e cor de laranja.
Isaías 35:1 - O deserto e os lugares frescos se alegrarão disto, e o ermo exultará e florescerá como a ROSA.
A mais popular, apreciada e cultivada das flores, por sua beleza e fragrância.
Do gênero Rosa, com centenas de espécies, pertencente a família das Rosáceas e se apresentam sob numerosas variedades, com grande distribuição geográfica.
Hoje largamente cultivada pelo valor ornamental das flores, usada para demonstrar amor, geralmente nos dias dos namorados e nos dias das mães. Esposos costumam presentear no aniversário de casamento. Muito apreciada pelas mulheres.

B Á L S A MO
Resina aromática que resuma de certos vegetais.
Mencionada como propriedade curativa conforme Jeremias 46:11.
...Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta com bálsamo (ungüento) ungiu meus pés ... Lucas 7:46
...Aproximou-se Dele uma mulher trazendo um vaso de alabastro cheio de precioso bálsamo... Mateus 26:7
Jeremias 8:22, o profeta lamentava pela perda do seu povo: Acaso não há bálsamo em Gileade? Ou não há médicos?
Para nossos dias: Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e faça oração sobre eles, ungindo-os em nome do Senhor. Tiago 5:14. (Ungir a cabeça p/curas)
Veja também: Gênesis 43:11 - Cantares 5:13 / 6:2 - Jeremias 46:11 / 5:1-8 - Mateus 26:7

Modo aplicado: Usada junto com o Aloés na unção de enfermos usado como cosmético, Em sentido geral, o bálsamo é símbolo de cura da alma, de fortalecimento, frescor, alívio, calma, paz e equilíbrio.
C Á L A M O:
A raiz hebraica da palavra Cálamo significa levantar-se.
Mencionada em Êxodo 30:23, é uma cana, especiaria usada na composição do óleo sagrado para unção.
Se desenvolve em pântanos e lugares úmidos, na Arábia ou na Índia. Agua símbolo do Espírito Santo, amável
O cálamo (gr. Kalamos) significa: cana, caniço, junco. É uma raiz conhecida como Cana Doce. Só exala perfume quando a raiz é quebrada. Era de cálamo (junco) a cesta de Moisés, quando foi colocado, ainda bebê, no rio Nilo. Representa o preço que Jesus pagou pela nossa redenção, reverência ao Senhor, voltar às raízes, renovação de alianças, humildade. Significa que devemos ser dependentes do Senhor como crianças que necessitam crescer e ser ensinadas; que, de tempos em tempos, precisamos renovar nossa aliança de fidelidade e compromisso com Ele.
A unção do cálamo também significa que precisamos ser “partidos” por Deus, trabalhados por Ele no nosso interior para que Sua essência possa ser exalada através de nós. Faz parte do óleo da santa unção dos sacerdotes.
que deriva do grego coreon, que significa “pupila”. Na antiguidade essa planta era utilizada na medicina herbária para tratar inflamações dos olhos.
Tipifica o Levantar-se de Deus a ressurreição do Senhor Jesus Cristo, pois foi posto num pântano, numa situação de morte, mas pelo Espírito na ressurreição ficou e está em pé (Romanos 8:9-11).

Modo aplicado: Na unção dos lares problemáticos em ruínas, e de pessoas que precisam ressurgir em suas vidas financeiras, que se encontram num pântano de dívidas, desempregadas, que precisam de proteção divina em seus negócios, para repreender olho grande e todo o impedimento de progredir financeiramente, contra espíritos de rebeldia e desobediência e para ungir pessoas prostradas com a auto-estima baixa.


                                         AZEITE

A oliveira é uma das árvores mais importantes citadas nas Escrituras por sua conexão direta com o povo de Israel e também pela riqueza de figuras por ela representada. Seu uso era muito variado no Oriente Médio, pois ela era famosa por seu fruto, seu óleo e sua madeira. Era reputada como símbolo de beleza, força, da bênção divina e da prosperidade.

Características da Oliveira:
Cresce em qualquer lugar e em qualquer clima e sob quaisquer condições: Nas montanhas, nos vales nas pedras e na terra fértil.
Atinge até 7 metros de altura e torna-se uma árvore frondosa.
Até as árvores doentes lanças novos ramos. Troncos velhos tem folhas verdes. Mesmo se for queimada, saem ramos de suas raízes. Alguns brotam e crescem num sistema de raízes de até 2000 anos de idade. É quase indestrutível. Foi a única árvore que resistiu ao Dilúvio.
Cada árvore produz até 80lt. de azeite por ano.
Somos Comparados à Oliveira
Fomos chamados a dar frutos a qualquer tempo e no lugar onde estivermos plantados.
Mesmo vencido ou derrubado, o cristão se levanta e volta a produzir.
Processo lendo de amadurecimento mas pode tornar-se grande e produtivo.
Nossos frutos devem alimentar os que estão ao nosso redor.
Produz:
- Alimento, Luz, Higiene e Cura.
- O Azeite Fluindo Para Abastecer Lâmpada
- A Bíblia diz que quando todas as vasilhas da viúva estavam cheias, o azeite parou. Não que acabou, mas parou.
- O Espírito Santo nos abastece de azeite para nos manter acesos, para brilhar.
- O óleo fluindo simboliza a nossa comunhão com Deus.
- A Luz do Mundo
  - Nenhuma lâmpada pode permanecer acesa sem azeite. Se faltar o azeite, a lâmpada         vai apagando e não brilha mais. Perde a utilidade. Afinal para que serve uma luz apagada !?
Nos tempos de Davi existia um local conhecido MOENDA, local onde as azeitonas eram levadas para extração do azeite, e este local continha quatro grandes pedras que giravam esmagando as azeitonas, da seguinte forma:

1ª PEDRA – 1º AZEITE
    Quando as azeitonas passavam pela primeira pedra e eram esmagadas, se extraia o primeiro azeite. Azeite este que era usado no templo de Deus, como AZEITE DA UNÇÃO E DA ADORAÇÃO.
Em Lv – 08:12, vemos Moisés ungir Arão.
    Davi desejou ser um verdadeiro adorador de Deus, mesmo sabendo que para isto muitas vezes teria que passar por pedras, (ler Jo – 04:23) são estes procurados por Deus.
2ª PEDRA – 2º AZEITE
    Quando as azeitonas, depois de passadas pela primeira pedra, chegavam na segunda pedra, eram novamente esmagadas e delas eram extraídas o segundo azeite, que era usado na alimentação dos judeus. O AZEITE DA ALIMENTAÇÃO
Davi, também desejou que sua vida fosse para alimento de muitas pessoas, pois hoje vemos pessoas que mais parecem uma doença dentro das igrejas, mas Davi quis ser um alimento. Está na hora de analisarmos nossas vidas. Sua vida é um alimento para os outros?
3ª PEDRA – 3º AZEITE

Agora as azeitonas depois de passarem pela segunda pedra, eram esmagadas pela terceira pedra, sendo delas extraído o terceiro azeite que era usado nas lâmpadas. O AZEITE DA LUZ.
Em Mt – 24:02, Jesus nos conta a parábola das dez virgens, sendo cinco loucas e cinco prudentes, onde as loucas ficaram no escuro por não terem o azeite da luz.
Davi em sua intimidade com Deus e ao observar a extração do azeite da luz entendeu que não poderia servir ao Senhor e estar em trevas, luz é o que precisamos ser (Mt 05:14).
4ª PEDRA – 4º AZEITE




Bem chegamos na última pedra. Talvez você a essa altura já consegui refletir sobre a sua vida espiritual, mas ainda lhe falta passar por uma última pedra, um último esmagamento, assim como as azeitonas que Davi estava a observar.
Então vejamos, após três pedras, três vezes esmagadas, agora o chegaria a quarta pedra era quase nada, mas ainda assim elas, as anteriormente azeitonas, passariam pela quarta pedra onde o que iria sair era uma borra, que os serviçais da moenda usariam para fazer sabão.
Em Sl – 24:03, a bíblia diz: “Quem subirá no monte do Senhor; quem subirá no teu santo lugar, os de mãos limpas”.
Em Mt – 05:08, está escrito: Bem aventurado os limpos de coração, porque ele verão a Deus.
Por isso eu admiro Davi, homem segundo o coração de Deus. Ele quis estar se purificando e servindo de purificação para outros. Não tenha medos das pedras, pois o produto final é o que importa para Deus.
“SEJA VOCÊ UMA AZEITONA NAS MÃOS DE JEOVÁ”
É assim que somos misturados com as essências para sermos úteis na terra, a unção tem preço, por isso não desperdiça mas use com abundância quanto mais você tem mais você derramada, mais você Honra a Deus.

DEUS SEMPRE TERÁ UMA NOVA UNÇÃO AOS SEUS FILHOS (JO 4:14 - 7:37-39 - JL 2:28,29)

O SENHOR QUER DERRAMAR DA SUA UNÇÃO EM SUA VIDA ESPIRITUAL (FERVOR, FOGO) (MT 3:11 - MC 16:17, 18), NA SUA VIDA  (1 CO 12:28 - RM 12:6-8).

 “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Samaria e Judéia e até os confins da Terra”. Atos 1.8.

A UNÇÃO SE MANIFESTA SENDO POUCA OU MUITO, DEPENDENDO DA BUSCA, DESEJO E CONSAGRAÇÃO NOSSA  (LC 11:9-13), E TAMBÉM DA VONTADE SOBERANA DE DEUS (AT 9:15, 16 - FL 2:13).

UMA VIDA UNGIDA! - Uma vida ungida é o fundamento tanto para a preparação da mensagem como para sua proclamação. A preparação da mensagem é fundamental, mas se não tivermos, em primeiro lugar, uma vida ungida e dedicada a estudar e buscar o Senhor, toda a nossa proclamação será vazia. Não terá unção do Espírito Santo.

Lemos como Esdras preparou seu coração, determinando que estudaria a lei de Deus e ensinaria seus estatutos e ordenanças em Israel. Primeiro se dispôs a aprender – a praticar e ter uma mensagem de vida – para só então proclamá-la.

O Salmo 39:9 diz: “Meu coração queimava dentro de mim, ao meditar nisto o fogo se inflamava, e deixei minha língua falar”. Quantas vezes usamos nossas línguas para falar, seja a uma pessoa só, seja a um grupo, sem que antes esse fogo tenha ardido no coração! Se quisermos uma vida ungida, precisamos deixar Deus falar conosco antes de comunicar Sua Palavra a outrem.
Lemos sobre Moisés, que comparecida ao lugar determinado (à tenda ou ao monte) e falava com o Senhor, para só depois sair e transmitir aos filhos de Israel tudo aquilo que Deus lhe havia falado.

No final de 1 Samuel 3 e início do capítulo 4, há uma progressão que é preciosa e poderosa. O texto diz ali que o Senhor se revelou a Samuel pela Sua Palavra. O Senhor falava a Samuel e, depois, a palavra de Samuel saía para todo Israel. Lemos ali também que o Senhor não permitia que nenhuma de Suas Palavras caísse por terra.

A Palavra de Deus na boca de um servo ungido é poderosa, e esta se torna a Palavra de Deus. Não adianta só usar a Bíblia e querer que está se cumpra na vida dos que a escutam, isto só será profético se haver unção.
Quantas religiões usam a Bíblia e nem por isso a palavra dita se torna Rhema, ou seja viva na pessoa que ouviu. Infelizmente muitos pregam, mas nada acontece por que não tem unção na pregação e na vida do pregador.
Seja sincero na fé, veja se lhe falta unção, procure aprender, procure receber unção de quem tem, e principalmente busque o Espírito Santo.
Clame a Deus: “Oh, Senhor, dá-me do teu óleo novo!”.

O Espírito é como o vento, que sopra onde quer e não pode ser encerrado em uma caixa. Temos de clamar a Deus por esse óleo novo do Espírito Santo, porque o poder não está nas palavras que proferimos; não está em nossa eloquência ou em nossos métodos fantásticos ou ultramodernos. Não é pela força, mas pelo Espírito Santo de Deus, diz o Senhor dos exércitos! (Zacarias 4.6).

Paulo disse: “Minha palavra e minha pregação nada tinham de persuasiva linguagem de sabedoria humana, mas eram uma demonstração de Espírito e do poder de Deus” (1 Coríntios 2.4-5).
É assim que se produz um ministério ungido sob o poder e a sombra do Todo-Poderoso. Somos fracos, inadequados, extremamente pobres, na melhor das hipóteses. Mas possuímos essa fonte ilimitada de graça, que é o Espírito de Deus, disponível para cobrir nossas insuficiências e que jamais se esgota.

Podemos voltar e continuar voltando e clamando: “Mais, mais! Óleo novo, óleo novo! Dá-me, ó Deus, óleo novo!”.
Elaborado por Missª Wilda 2018

Ps: visite também a pagina de IMPOSIÇÃO DE MÃOS

Estudo tirado desses homens e diversos  livros
Pr. Alexandre Augusto
  Rev. Robério Lopes 
  Pr. Marcelo Oliveira de Almeida

Um comentário:

  1. Nossa que narrativa parabéns linda mensagem eu estive tirando algumas palavras desta mensagem pra elabora a minha mensagem pra pregar e levar o evangelho

    ResponderExcluir