Postagens mais visitadas

VASOS NAS MÃOS DO OLEIRO

                                                                                                             Queridas irmãs, este estudo está longe de estar completo, como iremos ver mais a frente, existe vários tipos de barro, várias etapas pelo qual o vaso precisa passar, para tomar a forma exata do projeto de Deus para cada filho ou filha que Ele escolheu para atingir fins distintos para representar Seu Reino.

DEUS SÓ PODE MOLDAR O VASO EM MOVIMENTO
A nossa vida com Deus, pode ser comparada a um vaso de barro feito por um oleiro, sendo este oleiro exclusivamente o Senhor Jesus. É Ele quem nos molda a cada “quebradura” que sofremos.
Quebraduras que por sua vez, são ocasionadas, pelos nossos erros, falhas e pecados, temperamento não controlado Espírito Santo de Deus.
Nunca deixaremos de ter ou sofrer essas quebraduras, pois assim como os vasos de barros, somos frágeis e vulneráveis a quebrar, por isso sempre seremos e estaremos sendo moldados pelo nosso Único e exclusivo Oleiro: O Senhor Jesus “Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como vasos de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós” 2 Co 4:7 diz: 7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
Hoje em dia percebemos muitas pessoas que não querem ser vasos de barro: mas de porcelana, de ouro de prata etc.
Quando entregamos nossa vida a Jesus, Deus nos enche com o Espírito Santo, pois um dia nosso coração estava mole como o barro, e Deus pode moldar de acordo como Ele quis. O desafio é continuar com o coração mole, flexível para que Deus possa continuar nos moldando, nos tornando vasos maleáveis à ação Dele. Corações duros não podem ser moldados.
O vaso de barro simboliza fragilidade humana, é o poder de Deus, que qualquer momento pode quebra-lo e o refazer segundo a sua vontade.
Na olaria um dos segredos para se fazer o vaso de barro, é colocar o barro precisamente no centro da roda do oleiro e depois, conserva a roda girando enquanto com as mãos o oleiro da á forma desejada ao bolo de barro, se não por exatamente no centro o barro cai e não se ergue.


Segundo os geólogos existem 200 tipos de barro no planeta, mas apenas oito tipos servem para fazer um vaso. O oleiro conhece cada barro clinicamente. Na construção do vaso o primeiro processo é a escolha do barro, e essa escolha se da quando o barro está no estado bruto, no lugar chamado barreiro, é quando o barro se encontra nesse estado, somente o oleiro conhece qual barro é apropriado para o tipo de vaso para servir o seu propósito.
E Deus foi o primeiro oleiro da história da humanidade e o homem é o barro que Ele escolheu para ser o vaso para a Sua Glória.
O vaso tem que ser molhado constantemente no processo, isso significa que o Espírito Santo que representa a água tem que estar constantemente em nós.


As sete fases que o barro passa para se tornar um vaso:

1ª Fase: A extração do barro
Fala da escolha Divina, o homem é escolhido antes mesmo de ser um vaso.

2ª Fase: Peneirar o barro na peneira
É tirar do barro as pedras, as raízes de arvores podres, os galhos secos, a areia grossa e todo o lixo que não pertence ao barro.
Este processo fala do novo convertido quando sai do barreiro do mundo e inicia o discípulo. Mas, também fala de um tempo muito doloroso quando o Oleiro inicia o processo de limpeza das coisas do mundo na vida do crente.
As pedra do orgulho.
As raízes de amargura lá do mundo, a liberação do perdão
Os galhos secos das frustrações e decepções da vida.
O lixo que retrata o pecado na vida do homem.
Pactos feitos, vínculos passados.

3ª Fase: Será umedecido com água, pisado e amassado pelo oleiro

Depois de escolhido e peneirado, o barro passa por um período mais doloroso, aquilo que antes era visto como torrões seco e duro, agora será umedecido com água, depois pisado e ainda amassado pelo oleiro.
Esse processo fala do tempo em que o homem estava com o seu coração duro e ressecado pelo vento do clima árido do mundo, agora está sendo lavado e umedecido pela água da Palavra de Deus, mas em seguida ele recebe as primeiras provas, será amassado pelo oleiro, isso é necessário para dar sustentação e liga ao barro. Esse processo fala de fé do cristão e da perseverança em meio as provações.

4ª Fase: É em longo período de curtição.
O barro é submetido a um longo tempo sozinho coberto por uma lona preta, ou de baixo de uma cobertura, nesse tempo é extraído todo o oxigênio, ou bolha de ar para adquirir uma consistência maior para não trincar, mas o barro fica lá até que chegue no ponto de ser formado em um lindo vaso.
Esta etapa para quem uma chamada de Deus, é o tempo mais difícil do homem esperar, esta fase de barro coberto fala do período do anonimato, o barro sozinho é o tempo que o obreiro passa pela solidão, mas é exatamente nesse tempo que o oleiro Divino extrai da vida do homem todos os sonhos e desejos da antiga vida, para que possa respirar o oxigênio do céu, e será esvaziado das bolhas do orgulho que faz trincar a verdadeira essência da vida cristã, esse tempo de espera tem um prazo diferente para cada barro, depende do vaso que o oleiro quer fazer.

5ª Fase: O oleiro o coloca sobre as rodas
Depois de um longo período que o barro é preparado, o oleiro o coloca sobre as rodas, e em um curto espaço de tempo nas mãos do oleiro ele recebe a forma de um vaso, conforme a vontade do oleiro. Esta é a etapa do longo período de preparo do barro e do curto prazo para a formação do vaso, é mais demorado o preparo do que a formação, isso fala sobre o ministério do obreiro, Jesus foi um obreiro que viveu aproximadamente 33 anos, porém durante 30 anos Ele se preparou e durante 3 anos fez mais do que aqueles obreiros que se preparam por 3 anos e serviram por 33 anos, se estes obreiro fizessem o contrário, com certeza teriam um ministério parecido com o ministério do Senhor Jesus.
O segredo está na formação no tempo de preparo.


O barro é amolecido para receber a forma do vaso, isso fala do crente que está com o coração amolecido e de alma entregue para ser um vaso nas mãos do Senhor. Porém o vaso que caiu das mãos do oleiro, isso já se refere àquele servo que é como um vaso ainda não aprovado, a sua fragilidade lhe derrubou dentro da casa do oleiro. Mas assim como o oleiro, Deus sabe o tempo que foi gasto com aquele obreiro até ter ganho a forma de vaso, então ele prefere pegar o mesmo barro e refazer o vaso caído.
Mas existem líderes que sem saber como é o processo de formação de um vaso, querem devolver para o barreiro deste mundo aquele obreiro que para ele nada custou, estes são aqueles religiosos que nunca ganharam sequer uma alma para o senhor. Ás vezes fico a pensar que talvez essas pessoas precisam ainda ganhar as suas próprias almas, pior são como pedras e paus na vida daqueles vasos que se quebraram, em vez de serem os próprios vasos dentro da casa do
Senhor, justamente por isso ainda não podem ser um vaso para receber nem a agua que sacia, nem o óleo que cura e nem o perfume de Cristo.
6ª Fase: ele é colocado em uma espécie de cabide na sombra e no vento.

Depois que o vaso fica pronto ele é colocado em uma espécie de cabide na sombra e no vento até que ele se enxugue e fique resistente ao teste do forno de fogo ardente. Essa é a prova final.
Entendo que o cabide seja a graça de Deus na vida do obreiro, dá suporte e capacidade para ele suportar as provas de fogo que acontecem no curso da vida.
O período de descanso do vaso, se refere á proteção do Senhor, e o vento que sobra sobre o vaso para enxuga-lo e faze-lo mais resistente, não é outra coisa se  não a presença do Espírito Santo na vida do cristão, que quando recebe o batismo no Espírito Santo se reveste com poder para vencer as tentações do mundo e a sua velha natureza, e assim vencer a satanás, que com as suas manobras quer fazê-lo desistir.

7ª Fase: O vaso é colocado dentro do forno
 Esta é a fase mais difícil de suportar, com certeza nenhum vaso a suportaria sem ter passado por todas as outras fases, nessa fase o vaso é colocado dentro do forno, que é aquecido com uma temperatura acima dos limites comuns. E quanto mais o fogo aquece, mais o vaso fica bonito e forte, é nessa hora que ele é purificado de toda impureza interna não aparente, além disso ele é transformado para ser um vaso útil. Quem o fez entende de vasos e sabe quanto um vaso pode suportar o calor do forno sem trincar, os trincos da murmuração e da reclamação.
Quando o oleiro vê o vaso dentro do forno e percebe que além de não estar trincado a sua aparência mudou, ele apaga o fogo da prova e tira o vaso da fornalha de dor, depois disso coloca-o no seu devido lugar.
Mas mesmo assim depois de tudo isso ainda continua sendo um vaso de barro simples e frágil, igual a qualquer outro vaso.
Assim se nos esquecermos que somos de barro, podemos cair e sermos quebrados, e um vaso aos pedaços será apenas alguns cacos que não servem para serem usados na obra do Senhor.
Esta última etapa se refere também ás maiores provas de um obreiro, que como vaso aprovado, suportou as mais duras provas até ser purificado pelo fogo, para honrar e glorificar o Oleiro que é Deus que se alegra com a utilização do vaso.

Quando os seres humanos são comparados a vasos de barro, O Criador nos leva refletir a fragilidade ao qual estamos inseridos, não pelo simples fato de sermos provenientes do pó, como o profeta Isaias se expressou “ Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nos a obra das tuas mãos” Is.64:8, mas no que tange o propósito de Deus para o vaso de barro, que um dia voltará a ser pó, é preciso permitir que durante a nossa breve passagem aqui na terra, procuremos ser moldados por Ele que é o autor da vida, afim de que possamos ser preenchidos pelos frutos do Espírito Santo, e enquanto estivermos neste mundo, esvaziemos de nos mesmos, hábitos errados, auto defesa, etc. e deixemos ser preenchidos DIA A DIA pelo celestial. Desse modo todos os que vivem na presença de Deus podem dizer.
NEM TUDO É ESPIRITUAL POR ISSO QUE DÓI E MUITOS NÃO QUEREM SER QUEBRADOS, OS NOSSOS TEMPERAMENTOS, HÁBITOS, LIBERAÇÃO DE PERDÃO, AMAR AQUELES QUE TE FERIRÃO ETC.

         Veremos algumas coisas:
Antes quero ilustrar com uma estória infantil, uma vez assistindo um desenho o Espírito Santo ministrou em meu coração: o homem é como uma cebola tem camadas, o processo de limpeza é como uma cebola, temo camadas e é necessário retirar camada por camada para se chegar ao núcleo dela na essência dela, assim somos nós, essas camadas seriam as nossas proteções que vamos adquirindo com o passar dos anos, como se protegendo de nos ferir, mentir para não se expor, simular situações para ser aceito, aparentar o que não é, etc.
 O livro de Tim Lahaye. Temperamento controlado pelo Espirito Santo Foi então que Deus abriu meus olhos para o ministério do Espírito Santo na vida emotiva do crente. Comecei a desenvolver o conceito de que há uma força divina para cada fraqueza humana por meio da plenitude do Espírito.
Achei importante falar nesse assunto sobre algo natural como temperamentos, porque não podemos associar tudo ao espiritual nós somos, espírito, alma e corpo, por isso temos que separar para entender muitas coisas que o Oleiro quer fazer no vaso, e por não compreender queremos pular da roda de moldar.
No final desse estudo falo um pouco sobre temperamentos, adquiridos e herdados.

ESSE TESOURO EM VASOS DE BARRO
2 Co 4: 7- Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
O cristão é um “ Vaso de barro” que, as vezes, passa por tristezas, lágrimas, aflições, perplexidades, fraquezas e temores.
Mas o cristão não é um derrotado por causa do tesouro celestial que nele está. O cristianismo não é a eliminação da fraqueza, nem meramente a manifestação do poder divino através da fraqueza humana isso significa:
Que em toda aflição poderemos ser mais do que vencedores mediante o poder e o amor de Deus Rm 8:37
Que nossas fraquezas, aflições e sofrimentos, nos tornam totalmente receptivos à graça abundante de Cristo, e permitem que a sua vida manifesta em nossos corpos v 8-11
2 Co 4:8,9Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
Se experimentamos a presença de Cristo e o seu poder em nossa vida, absolutamente nenhuma aflição, perturbação, enfermidade ou tragédia provocará nossa derrota espiritual. Quando as circunstâncias exteriores se tornam insuportáveis e nossos recursos humanos se esgotam, os recursos Divinos nos são dados, para aumentar e desenvolver nossa fé, esperança e força. Deus não abandonará seus filhos fiéis, em nenhuma circunstâncias ( Rm 8:35-39 – Hb 13:5)
2 Co 4:10,11,12 Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;
E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal.
De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida.
Entregues a morte, para um cristão ministrar a vida de outra pessoa, ele deve compartilhar dos sofrimentos de Cristo e experimentar na sua própria vida a operação da morte. A abnegação, a aflição, a decepção e o sofrimento por amor a Cristo farão com que nossa vida ministre a graça ao próximo. Rm 8:36,37 – Fp 1:29 – 1 Pe 4:14
Jesus ensinou esse mesmo grande princípio do quebrantamento, em Jo 12:24,25

1 Co 4:1,2,3 Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.
Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.
Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo.
Genuíno – próprio, verdadeiro, natural, puro, sem mistura ou alteração – é o que havia dentro de Paulo e seus seguidores. Um conteúdo que vinha de Deus pelo legítimo Novo Nascimento e pela genuína conversão. O ESPÍRITO SANTO estava com eles e neles, confirmando a salvação só através de Cristo e não através do cumprimento de leis ou normas ditadas por homens pecadores.
Um conteúdo que rejeitava coisas falsificadas – alterar ou assemelhar com o fim de iludir ou de fraudar: falsificar um documento. Adulterar, arremedar, rasurar – O ESPÍRITO SANTO rejeitava qualquer coisa ou mensagem que não fosse a salvação pela graça de DEUS mediante a fé.
Um conteúdo de coisas espirituais transparentes- que, deixando-se atravessar pela luz, permite distinguir nitidamente os objetos através de sua espessura: o vidro é transparente. O Espírito Santo sondava o coração de Paulo e de seus companheiros e confirmava por meio de sinais e prodígios e conversões sua pregação, como que carimbando como autêntica sua mensagem.

Mas Deus levanta a questão. No verso 6 Deus fala: “Não podei eu fazer de vós como fez este oleiro?” Deus se coloca no lugar do oleiro e nos coloca em um lugar do vaso.
Somos, então vasos nas mãos do oleiro. Estamos nas mãos de Deus, é bom estar nas mãos de Deus, estar nas mãos do oleiro implica mudança e transformação.
Por que Deus nos chama de vaso? Porque ele tem um propósito de nos usar, vaso para serem usados por Deus tem que ter forma definida, Rm 9:23 Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou”. As riquezas da Gloria de Deus são conhecidas através de nós.
Deus quer que você  espalhe o conhecimento do Senhor,, onde você estiver, seja um vaso cheio das riquezas da Glória do senhor. E quando você perceber que seu vaso está quebrado ou danificado, desça a casa do oleiro. Ele sabe como consertar.

Vinte designações dos vasos.
1-    Vaso santo
 1 Sm 21:5 E respondeu Davi ao sacerdote, e lhe disse: As mulheres, na verdade, se nos vedaram desde ontem e anteontem; quando eu saí, os vasos dos moços eram santos; e de algum modo é pão comum, sendo que hoje santifica-se outro no vaso.
2-    Vaso ungido
Êxodo 40:9,10 Então tomarás o azeite da unção, e ungirás o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo. Ungirás também o altar do holocausto, e todos os seus utensílios; e santificarás o altar; e o altar será santíssimo.
3-    Vaso sagrado
1 Cr 22:19 Disponde, pois, agora o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao Senhor vosso Deus; e levantai-vos, e edificai o santuário do Senhor Deus, para que a arca da aliança do Senhor, e os vasos sagrados de Deus se tragam a esta casa, que se há de edificar ao nome do Senhor.
4-    Vaso para ministrar
 2 Cr 24:14 E, depois de acabarem, trouxeram ao rei e a Joiada o resto do dinheiro e dele fizeram utensílios para a casa do Senhor, objetos para ministrar e oferecer, colheres, vasos de ouro e de prata. E continuamente sacrificaram holocaustos na casa do Senhor, todos os dias de Joiada.
5-    Vaso escolhido
Atos 9:15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.

6-    Vaso de misericórdia
Rm 9:23 Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou.
7-    Vaso de ira
Rm 9:22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
8-    Vaso para honra
Romanos 9:21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
9-    Vaso para desonra
2 Timóteo 2:20 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
10- Vaso desejável
Oséias 13:15 Ainda que ele dê fruto entre os irmãos, virá o vento leste, vento do Senhor, subindo do deserto, e secar-se-á a sua nascente, e secar-se-á a sua fonte; ele saqueará o tesouro de todos os vasos desejáveis.
11- Vaso do oleio
Salmos 2:9 Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
12- Vaso fraco
1 Pedro 3:7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
13- Vaso quebrado
Levítico 6:28 E o vaso de barro em que for cozida será quebrado; porém, se for cozida num vaso de cobre, esfregar-se-á e lavar-se-á na água.
14- Vaso emprestado
2 Reis 4:4 Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
15- Vaso vazio
2 Reis 4:3 Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
16- Vaso cheio
2 Reis 4:6 E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
17- Vaso com azeite
Mateus 25:4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
18- Vaso sem azeite
Mateus 25:3 As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
19- Vaso menor
Isaías 22:24 E nele pendurarão toda a honra da casa de seu pai, a prole e os descendentes, como também todos os vasos menores, desde as taças até os frascos.
20- Vaso precioso
2 Crônicas 36:10 E no decurso de um ano enviou o rei Nabucodonosor, e mandou trazê-lo a babilônia, com os mais preciosos vasos da casa do SENHOR; e pôs a Zedequias, seu irmão, rei sobre Judá e Jerusalém.

ANÁLISE DAS LEIS ESPIRITUAIS QUE NOS PERMITEM SER USADOS POR DEUS
 A LEI DO VASO QUEBRADO (quebrantamento espiritual)

 A - Porque deve o cristão ser quebrantado?
1-    Por causa da sua natureza
2-    Todos pecaram – Rm 3:23
3-    Todos são culpados Gl 3:22
4-    A cabeça está enferma Is 1:5
5-    Os olhos estão cheios de adultério 2 Pe 2:14
6-    A boca está imunda Rm 3:14
7-    As mãos estão sujas de sangue Is 1:5
8-    Os pés correm para o mal Pv 1:16
9-    A língua é mentirosa Rm 3:13 / Tg 3:6
10- Todo o corpo é abominável  Is 1:6
11- Até os pensamentos são ímpios Gn 6:5 / Rm 1:28
    12-Por causa do seu orgulho Pv 18:16
B- Porque assim aprende realmente a confiar em Deus
    Salmos 31:12-14
Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado.
Pois ouvi a murmuração de muitos, temor havia ao redor; enquanto juntamente consultavam contra mim, intentaram tirar-me a vida.
Mas eu confiei em ti, Senhor; e disse: Tu és o meu Deus.
Salmos 38:15
Porque em ti, Senhor, espero; tu, Senhor meu Deus, me ouvirás.
Salmos 121:2
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
O que acontece aos quebrantados
São sarados
Sl 147:3O Senhor sara os quebrantados de coração
Sl 41:4     Sara a minha alma  
Is. 53:5    Pelas sua pisaduras somos sarados
Os 6:1      Ele ... nos sarará
Ez 34:16   a quebrada ligarei
Sl 57:17   o Senhor nunca os despreza
SL 34:18  o senhor está perto
Exemplos de homens quebrantados
Jó quebrantado através do sofrimento
Moisés, quebrantado através da solidão
Jacó quebrantado através da luta
Paulo quebrantado através da perseguição e sofrimento
VASO QUEBRANTADO ESTÁ PRONTO PARA SER USADO
A lei do vaso quebrantado ( dedicação espiritual)
2 Timóteo 2:15
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Romanos 12:1
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 Timóteo 4:5
Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
Vasos consagrados para o serviço de Deus
Levítico 8:12
Depois derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o, para santificá-lo.
1 Samuel 16:13
Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.
Como devemos nos dedicar ao Senhor
Alegremente     -  Sl 64:10
Voluntariamente   Sl 110:3
Constantemente   Lv 6:13
A lei do vaso limpo   ( santificação pessoal)
1-    A palavra santificado aparece mais de 100 vezes no A.T. e mais de 30 vezes no N.T. seu significado é tornar separadora para fazer a vontade de Deus, Jo 17:18,19
2-    A palavra santo ocorre mais de 100 vezes no A.T e 162 no N.T. significando ser separado daquilo que não é puro Hb 7:26, separado para Deus.

Como podemos ser santificados
Pela palavra de Deus 
João 17:17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
Pelo Sangue de Jesus
Hebreus 13:12 E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.
Hebreus 10:10 Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.
Pela pessoa de Cristo
1 Coríntios 1:2 À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
Pelo Espírito Santo
Romanos 15:16 Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.
Pela fé
Atos 28:16 E, logo que chegamos a Roma, o centurião entregou os presos ao capitào da guarda; mas a Paulo se lhe permitiu morar por sua conta à parte, com o soldado que o guardava.
A lei do vaso frágil (submissão total)
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. 2 Coríntios 4:7

1-    O barro é chamado de caco
Isaías 45:9 Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?

2-    Deus é chamado de oleiro
Isaías 64:8 Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos.
3-    Deus nos quer em sua mão
Jeremias 18:6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
4-    Não esqueçamos: somos quebráveis
Apocalipse 2:27 E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
5-    A submissão nos conduz a plena utilização
     Deus  nos escolheu para usar-nos
João 15:16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
6-    Deus nos chamou para usar-nos
1 Pedro 2:9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
7-    Deus tem trabalho para nós
Mateus 21:28 Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.
8-    Nosso trabalho não será vão no Senhor
1 Coríntios 15:58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
9-    Ao final do nosso trabalho, o Senhor nos galardoará
Apocalipse 22:12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

DEUS NOS AJUDE A VIVER DE TAL MANEIRA QUE CADA UM DE NÓS VENHA A SER:
                    O VASO QUE DEUS USA


Porque o vaso quebra
Jeremias 18:4 Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
1-    A má qualidade do barro:
 a qualidade final do vaso depende da qualidade do barro que se usa na fabricação, ele representa as nossas atitudes e procedimentos, é aquilo que oferecemos para Deus a fim de que Ele transforme o vaso, a qualidade do vaso vai depender do tipo de barro que somos.
2-    Atitudes que caracterizam o barro ruim:
Dureza de coração, incredulidade, insensibilidade, soberba, impurezas, desobediência, indisposição, pessimismo, covardia etc.
Que tipo de vaso o oleiro pode fazer com isso? Por maior que seja a capacidade do oleiro, não se dá para fazer vaso bom com esse tipo de barro!
3-    Atitudes que caracterizam o barro bom:
Coração quebrantado, fé, sensibilidade, humildade, pureza, obediência, coragem, disposição, otimismo etc. coloque tudo isso nas mãos do oleiro e veja o tipo de vaso ele fará de você.
4-    Tornou a fazer dele outro vaso:
O projeto original teve que ser alterado, as nossas atitudes e comportamentos podem alterar o projeto de Deus na nossa vida.

MATERIAIS
O material utilizado na formação de um vaso é de suma importância , pois demostra sua resistência e aptidão para suportar a tarefa que lhe foi designada; abaixo descrevemos alguns desses materiais e sua relação com muitos dos que estão no seio da Igreja:
CRISTAL
Apesar da beleza, é muito sensível e necessita de cuidados especiais, pois se quebrar não há conserto. Assim é aquele que se considera vaso, no entanto caso alguém o fira ele se desfaz em muitos pedaços; a sua alma fica ferida a tal ponto que não consegue sequer ouvir falar do Evangelho.
MADEIRA
Não suporta fogo, se usar água por muito tempo ele incha e se rachar torna-se inútil,  nos últimos dias encontramos grande quantidade desses vasos dentro das Igrejas, são pessoas que não suportam ouvir pregação, pois, acham que a Palavra está lhes machucando, quando o espírito Santo começa a operar os mesmos retiram-se do Templo com a afirmativa de que não precisa de tanto barulho na Igreja.
METAL
Chama a atenção pelo seu brilho próprio, aparenta ser resistente, mas não suporta pancada nem tão pouco temperaturas elevadas. São todos aqueles que possuem ou tentam ter brilho próprio nunca permitindo que o brilho de Cristo apareça em sua vida, pessoas que demostram resistir ás lutas e adversidades porém, se alguém o magoar, passam anos após anos e ele estará mostrando a todos o lugar do machucado; são estes também que no operar do Espírito Santo no meio da congregação tentam mostrar certa mudança em suas características, no entanto isso só ocorre naquele instante.
BARRO
Não possui muita beleza, no entanto conserva a temperatura do seu conteúdo, se
Rachar pode ser restaurado pelo oleiro e além disso suporta fogo. Com certeza este foi o material escolhido por Deus, mas não é isso que nos torna especiais e sim o fato de que Deus soprou dentro de um vaso vazio e lhe deu alma vivente, encontramos tal afirmativa em Gênesis 2:7
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”
Também nos concedeu capacidade de suportar o calor de sua Presença, como a condição de sermos restaurados por Seu Filho.
Barro foi o material escolhido por Deus:
Isaías 64:8 Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos.
2 Coríntios 4:7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
2 Timóteo 2:20 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.

Amadas, essa é a realidade que vivemos hoje, são pessoas completamente sem compromisso com o Reino de Deus que andam com espíritos embriagados em emulação ( sentimento que nos incita a igualar ou superar outrem, competição, rivalidade, concorrência ) , e se declaram vaso de Deus, no entanto estão simplesmente em busca de glória pessoal, imitando pregadores de renome, aproveitando a carona na palavra que Deus concedeu a outro vaso.
Para cada vaso o Senhor dispensou algo especial, ele é a fonte de onde provem Sabedoria, força e poder; Ele reservou para cada um uma missão especifica, porem muitos esqueceram isso e no lugar de encherem seus vasos na fonte preferem tomar um pouco de azeite dos vasos que se encontram cheios. E pior é que muitas vezes ocorre com a aprovação e conivência dos pastores.
Temos que lembrar sempre que o ato de escolher é direito de Deus, pois foi Ele que nos formou e como nosso proprietário possui a prerrogativa de escolher a qualquer um para o trabalho que lhe convier. É com razão que Paulo na sua primeira epistola aos 1 Coríntios 1:26-31 Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.
Por isso temos que ser um vaso limpo no uso do Senhor.
Isaías 66:20
E trarão a todos os vossos irmãos, dentre todas as nações, por oferta ao Senhor, sobre cavalos, e em carros, e em liteiras, e sobre mulas, e sobre dromedários, trarão ao meu santo monte, a Jerusalém, diz o Senhor; como quando os filhos de Israel trazem as suas ofertas em vasos limpos à casa do Senhor.
Levítico 11:33,34
E todo o vaso de barro, em que cair alguma coisa deles, tudo o que houver nele será imundo, e o vaso quebrareis.
Todo o alimento que se come, sobre o qual cair água de tais vasos, será imundo; e toda a bebida que se bebe, depositada nesses vasos, será imunda.
SANTIFICAÇÃO É UMA EXIGÊNCIA DE DEUS

=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x

TEMPERAMENTOS
Quero falar um pouco sobre temperamento, caráter e personalidade, muitas vezes não conseguimos mudar em algumas áreas de nossas vidas por não conhecermos esses fatores tão importantes que fazem parte do nosso viver, e em muitos momentos queremos que o Espírito Santo muda, transforma, sozinho sem a nossa parte.
Eu tive muita dificuldade nessa área, pois foi me ensinado que quando aceitamos Jesus como Senhor e salvador da nossa vida, todos os nossos pecados são perdoados, nossa vida é transformadas como um passe de mágica, puro engano, só retardou meu crescimento.

Quando comecei na caminhada cristã a aprender que pecado tem nome e que temos que confessar, se arrepender e entregar nas mãos de Jesus, é que ele é perdoado e esquecido, o temperamento também, tenho que identifica-lo, querer mudar e entregar nas mãos do Espírito Santo controlar, assim os frutos do Espírito começa a crescer em nossa vida.

Veja bem, o Espírito Santo trabalha em conjunto conosco, Ele nos faz ver algumas situações, nos dá discernimentos de situações, mas quem tem que tomar a atitude de mudar ou não somos nós, Ele é cavalheiro ele espera ser chamado na situação.
Salvação veio através do sacrifício de Jesus, mas santificação é o nosso sacrifício.
O que torna o homem fascinante é o seu temperamento, pois o provê com qualidades marcantes qualquer outro semelhante, que o distinguem de qualquer outro semelhante.
Felizmente, Deus concedeu a todo que Nele crê o Espírito Santo, para melhorar suas forças e vencer suas fraquezas.
Porque Compreender os Temperamentos?
O Ser humano depois da queda do homem tornou-se muito complexo. Ele tem dificuldade de entender o porquê reage às vezes de modo tão indesejado e também o porquê tem, em alguns casos, dificuldades de entender os outros. Compreendendo a si mesmo o homem poderá compreender melhor os outros. E isto facilitará mais o relacionamento. E o meio de compreender a si próprio passa pelo conhecimento do temperamento que possui. Por isso é importante o crente conhecer o seu temperamento, e com o auxílio do Espírito Santo, descobrir as fraquezas e virtudes do temperamento que possui.
Cuidados Especiais Quando se Estuda os Temperamentos
Sempre que se estuda os temperamentos devemos ter alguns cuidados que nos ajudarão num entendimento claro e num julgamento correto do assunto.
São eles:
Não tentar discernir o temperamento dos outros∙
Não esconder no temperamento que possui, falhas que podem ser reparadas∙
Não considerar um temperamento mal e outro bom∙ Não entristecer-se com o temperamento que possui e desejar ter nascido com outro temperamento
O Que Devemos Saber Inicialmente Sobre Os Temperamentos?
Nenhum temperamento foi criado pelo diabo∙
Nenhum temperamento é mal ou bom em si mesmo∙
Todos os temperamentos foram criados por Deus∙
Todo temperamento possui fraquezas e possui virtudes∙
As fraquezas do temperamento podem ser vencidas pelo controle do Espírito Santo∙ As virtudes do temperamento podem ser lapidadas e melhoradas pelo controle do Espírito Santo∙
Em todas as pessoas há mais que um temperamento, e um que predomina sobre os outros∙ O inimigo pode influenciar e trabalhar por meio das fraquezas do temperamento do homem∙ O estudo dos temperamentos tem aspectos médicos∙ Podemos ser mais felizes quando compreendemos nosso temperamento e o entregamos ao controle do Espírito.
Ser cheio do Espírito não é a mesma coisa que senti-lo.
Podemos sentir o Espírito Santo. Especialmente quando Ele se move na igreja. Mas sentir o Espírito Santo e ser cheio Dele são fatos separados.
Sentir diz respeito à alegria de perceber, espiritualmente Sua presença e atuação. Ser cheio diz respeito a ser um instrumento humano para demonstrar ao mundo como Jesus Cristo é.
Sentir é herança dos filhos. Ser cheio implica em uma atuação ao mundo e às pessoas.
Alguém deve ser considerado cheio do Espírito Santo não quando demonstra sentir a presença Dele, mas quando apresenta o fruto do Espírito em sua vida diária.

ENTÃO VAMOS NOS CONHECER UM POUCO
Temperamento - combinação de características congênitas herdadas de nossos pais e avós e coordenadas com base na nacionalidade, raça, sexo e outros fatores hereditários. características com as quais nascemos.

Caráter - é o verdadeiro eu. A Bíblia o chama de "a essência secreta do coração". O fruto do temperamento burilado pela disciplina e educação recebidos na infância e pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações, denominado, ás vezes, alma é composta, esta por cérebro, emoções e vontade. o temperamento "civilizado".

Personalidade –semblante externo de nós mesmos, frequentemente uma fachada agradável para um caráter, o rosto que mostramos ao próximo.
A hereditariedade do temperamento pode levar à enganosa conclusão de que ele não pode ser mudado. Contudo, isso é possível.
Tem um ditado no mundo que diz: pau que nasce torto se endireitar quebra, mas esquecem de dizer que Jesus é o nosso carpinteiro que não há nada que Ele não possa transformar.
O apostolo Paulo disse:
Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Romanos 7:24
Há pessoas autocontrolados, mas que não curaram boa parte de suas fraquezas, por não estarem em Cristo Jesus, pois Satanás conhece nossas fraquezas de temperamentos e se aproveita delas para nos derrotar.
Hipócrates, médico e filosofo Grego, 400 anos A.C., expôs essa teoria dos quatro temperamentos básicos, originados de quatro fluidos orgânicos:
• Sangue - temperamento sanguíneo;
• Bílis colérica - temperamento colérico;
• Bílis melancólica - temperamento melancólico;
• Fleuma - temperamento fleumático.

1º Tipo: O sanguíneo exuberante
O indivíduo com o temperamento sanguíneo é afetuoso, alegre e animado. É naturalmente acolhedor, e as impressões externas o afetam com facilidade. Toma a maior parte de suas decisões baseado mais nas emoções do que no raciocínio.
Ele gosta de gente, não aprecia a solidão, e se sente no auge quando está rodeado de amigos, onde é a "vida da festa". Tem um repertório sem fim de histórias interessantes, as quais conta de maneira dramática, e tanto as crianças quanto os adultos gostam dele, sendo sempre bem-vindo às festas e reuniões sociais.
O Sr. Sanguíneo nunca se embaraça com as palavras; quase sempre fala antes de pensar, mas sua sinceridade aberta tem o efeito de desarmar muitos dos seus ouvintes, fazendo-os reagir ao seu bom humor. Sua forma de vida exuberante, aparentemente excitada e extrovertida, transforma-o em objeto de inveja dos tipos mais tímidos de temperamento.
Suas maneiras ruidosas, tempestuosas e amistosas fazem-no parecer mais confiante em si mesmo do que realmente é, mas sua energia e adorável disposição ajudam-no a atravessar as asperezas da vida. Os outros tendem por desculpar as suas fraquezas, dizendo: "Ele é assim mesmo"
O mundo é enriquecido por esses sanguíneos joviais e simpáticos. Eles se tornam bons vendedores, funcionários de hospitais, professores, conversadores, atores, oradores e líderes.
O Sr. Sanguíneo geralmente é eleito como "O Homem Indicado para Vencer"; mas suas fraquezas chega muitas vezes destruidoras.
Sua vontade fraca pode torná-lo deficiente e inconstante.
Ele tende a ser emocionalmente inquieto; indisciplinado, egoísta e explosivo.

O apóstolo Pedro era sanguíneo. O sanguíneo tem o “sangue quente”. “As falhas de Pedro estavam justamente no calor do seu coração”. Ele exibia calor, intensivamente em suas emoções e ação dinâmica. Ninguém foi tão falante, tão vibrante e tão decisivo como Pedro. Amava ao Senhor intensamente e era o seu companheiro de todas a horas, Mt.17:1, Jo.21:17. Demonstrava publicamente as suas emoções para com o Senhor, Lc.5:1-11; Jo.6:69.
Era desinibido e sincero, Lc.5:8.
Comunicativo, sempre respondia com entusiasmo às emoções do seu coração, Mt.14:28-29; Jo.18:10; Submetendo suas fraquezas ao Senhor e cheio do Espírito Santo, Deus o fortaleceu, 1Pe.5:10. Através do livro de Atos podemos ver que seus defeitos foram sobrepujados pelas qualidades, que se realçam em poder nas palavras, 1Pe.2:14-40; constância, 1Pe.3:1; coragem, 1Pe.4:13; sabedoria, 1Pe.4:19-20; alegria, 1Pe.5:41; humildade, 1Pe.10:25-26; amor, 1Pe.10:21-28, amabilidade, 1Pe.11:4; fé, 1Pe.12:6; paciência. 1Pe.12:16 e liderança 1Pe.15:7.
Ele só desenvolveu essas qualidades através do Espírito Santo, Pedro se tornou exemplo.
2º Tipo o Colérico intransigente
O temperamento colérico é encontrado no indivíduo explosivo, vivo, ativo, prático e decidido, que tende a ser auto-suficiente, independente, decisivo e de opinião forte, achando fácil fazer decisões por si mesmo, bem como por outros.
O Sr. Colérico gosta de atividade. De fato, para ele vida é atividade. Não precisa ser estimulado, mas, ao contrário, estimula seu ambiente com as suas ideias, planos e ambições inesgotáveis.
A sua contínua atividade não é sem objetivo, visto que tem a mente aguçada e prática, capaz de tomar decisões rápidas e de planejar a longo alcance projetos importantes. Ele não vacila sob a pressão do que os outros pensam. Toma uma posição definida sobre os assuntos e, com frequência, pode ser encontrado lutando por alguma grande causa social.
O colérico raramente se deixa amedrontar por adversidades; na verdade, tendem por encorajá-lo. Possui uma determinação obstinada e frequentemente acontece ser bem sucedido onde outros falham, não porque os seus planos sejam melhores, mas porque se mantém impulsionado para a frente, ainda depois de outros terem desanimado e abandonado a luta. Se há alguma verdade no ditado que "líderes nascem e não são feitos", então ele nasceu líder.
A natureza emocional do Sr. Colérico é a parte menos desenvolvida do seu temperamento. Ele não simpatiza facilmente com os outros, e nem mostra ou exprime compaixão natural. Na realidade, sempre se embaraça ou se desgosta com as lágrimas de alguém. Aprecia pouco as belas-artes, pois que o seu primeiro interesse está nos valores utilitários da vida.
Reconhece com facilidade as oportunidades, reagindo da mesma forma ao diagnosticar qual o melhor meio de fazer uso delas. Ainda que tenha a mente bem organizada, os detalhes comumente o aborrecem. Não é dado à análise; ao contrário disso, tende a uma avaliação quase que intuitiva. Por conseguinte, se inclina por olhar fixamente para o objetivo para o qual está ele trabalhando, sem enxergar as possíveis armadilhas e obstáculos no caminho.
Uma vez que tenha tomado a direção do seu objetivo, tratará sem consideração a quem postar-se no seu caminho.
Tende a ser dominador, e é constantemente considerado um oportunista.
Muitos dos grandes generais e líderes do mundo têm sido coléricos.
São bons administradores, homens dotados de ideias, produtores, ditadores ou criminosos, dependendo do seu modelo de moral.
Tal como o Sr. Sanguíneo, o indivíduo colérico é extrovertido, posto que um tanto menos intensamente.
Suas fraquezas usualmente fazem dele uma pessoa difícil de se conviver com ela, pois pode ser de temperamento impulsivo, cruel, impetuoso e auto-suficiente. A pessoa com esse temperamento com frequência é melhor apreciada por amigos e companheiros do que pelos membros de sua própria família. tem dificuldade em depender de Deus.
             Paulo era colérico.  A principal qualidade do colérico é a força de vontade, que faz dele uma pessoal enérgica, eficiente, resoluta, e um líder cheio de audácia e otimismo. Paulo foi um portador desse temperamento notável, o livro de Atos e suas cartas no-lo revelam. Exemplos: Gl.1:10; Fp.3:10-14; Gl.1:15-18; At.14:19-24. Apesar deste caráter ativo, prático, dinâmico e corajoso, Paulo antes de conhecer a Jesus e receber o Espírito Santo, demonstrou-se um homem cruel, zangado, hostil e amargurado, At.9:1; insensível, At.7:58-59; astucioso e prepotente, At.9:2. Ele testificou de si mesmo, o que vemos em 1Tm.1:12-16. Porem, o enchimento diário do Espírito Santo, a entrega de suas falhas a Deus, 2Co.12:7-10, fizeram dele um líder apto a escrever Gl.5:16-22. Olhando para suas fraquezas, ele afirmou” Posso todas as coisas naquele que me fortalece”, Fp.4:13

3º Tipo o melancólico
O "temperamento negro ou sombrio" geralmente caracteriza o indivíduo melancólico. O melancólico é analítico, abnegado e um perfeccionista dotado de natureza emocional extremamente sensível. Ninguém aprecia melhor as belas-artes do que o melancólico.
Por natureza, é propenso a ser introvertido, mas, por se deixar dominar pelas emoções, possui humor variável.
Em algumas ocasiões, esse humor o elevará a um estado de êxtase, que o fará agir da maneira mais extrovertida. Contudo, em outros momentos, tornar-se-á tristonho e deprimido, e, durante esses períodos, se retrai, podendo ser até mesmo hostil.
O Sr. Melancólico é amigo de confiança, mas, ao contrário do Sr. Sanguíneo, não faz amizades facilmente. Não se esforçará para travar relações com as pessoas; antes, esperará que estas venham a ele. Talvez seja o mais fiel dos temperamentos, pois suas tendências perfeccionistas não lhe permitem ser um relapso ou abandonar as pessoas que dele dependem.
A sua natural relutância em se pôr em evidência não indica que não goste das pessoas, pois, como todos nós, não somente gosta delas como tem forte desejo de ser amado por elas. As decepções tornam-no relu­tante em aceitar as pessoas como elas parecem ser, e, por isso, desconfia quando o procuram ou lhe dão muita atenção.
Sua excepcional capacidade de análise faz com que possua um diagnóstico profundo dos obstáculos e peri­gos de qualquer projeto que ajude a planejar. Essa previsão contrasta de modo acentuado com o tempe­ramento colérico, que raramente prevê os problemas ou dificuldades, mas antes, julga-se capaz de arrostar qualquer situação que surja. Essa característica faz com que o melancólico hesite a iniciar algum projeto novo ou entre em conflito com aqueles que desejam iniciá-lo. Ocasionalmente, quando está em um de seus estados emocionais de êxtase ou inspiração, pode produzir grande obra de arte. Essas realizações, via de regra, são acompanhadas de períodos de grande depressão.
O Sr. Melancólico geralmente encontra seu maior significado na vida através do sacrifício pessoal. Parece ter vontade de sofrer, e buscará uma vocação difícil, que envolva grande sacrifício pessoal. Uma vez que a sua decisão tenha sido tomada, tende a ser muito meticuloso e persistente em alcançar seu objetivo, e provavelmente realizará um grande bem.
O melancólico é dono de grande potencial natural, quando impulsionado pelo Espírito Santo. Muitos dos maiores artistas, músicos, inventores, filósofos, educa­dores e teóricos são de temperamento melancólico.
As fraquezas do indivíduo melancólico são nume­rosas: ele tende a ser egocêntrico, sensível, pessimista, crítico, mal humorado e vingativo. Esse temperamento tem produzido a maior parte dos gênios do mundo e grande parte dos homens imprestáveis, dependendo de a pessoa ter dado ênfase aos seus pontos fortes, ou ter sido vencida por suas fraquezas.
Os melancólicos, geralmente, têm mais problema em fazer um ajustamento emocional com a vida do que outros e, quando esmagados por suas fraquezas, são consumidos por complexos de perseguição, excessivos complexos de culpa, depressão, hipocondria, medos infundados e hostilidade.
              Moisés era melancólico. Muitos personagens da Bíblia demonstraram possuí-lo, mas o mais destacado foi Moisés. Moisés era talentoso At.7:22; abnegado, Hb.11:23-27; perfeccionista (Deus usou essa qualidade para lhe dar os detalhes da Lei, da justiça divina e do Tabernáculo); leal (os livros da Lei, revelam isso) e extremamente dedicado, Ex.32:31-32.        Mas sofria de um complexo de inferioridade que trazia à tona todas as fraquezas do melancólico, Ex. 3:11-13; Ex. 4:1,3,10,13. Muitas vezes se deixava dominar pela ira, Nm.20:9-12 e pela depressão, Nm.11:11-15.  O seu encontro com o Senhor no Monte Horebe e a freqüente busca da sua face, contudo, fizeram dele um homem cheio do Espírito Santo, um líder destemido, e tornou-se “o homem mais manso da Terra”, Nm.12:3. Suas qualidades se destacaram e foi o grande legislador de Israel.
4º O Temperamento Fleumático
O temperamento fleumático é calmo, frio, vagaroso, fácil de tratar e bem equilibrado. Para o fleumático, a vida é uma experiência feliz, tranquila e agradável, na qual ele evita, o mais que puder, o envolvimento com os outros.
O Sr. Fleumático raras vezes se deixa perturbar, e raras vezes dá expressão á irritação ou ao riso. É o tipo de temperamento equilibradamente coerente. Sob uma personalidade fria, reticente, quase tímida, o Sr. Fleumático tem uma boa combinação de capacidades. Sente muito mais emoção do que aparenta e tem uma grande capacidade de apreciar as belas artes e as melhores coisas da vida.
Por gostar das pessoas, não faltam amigos a ele. Tem um senso de humor seco, capaz de levar a multidão às gargalhadas, enquanto que ele não esboça um sorriso. Tem a capacidade singular de ver coisas engraçadas nos outros e nas coisas que fazem. Sua capacidade mental de reter as coisas faz dele um bom imitador — e ele se diverte ao provocar ou fazer troça dos outros tipos de temperamento. Aborrecido pelo entusiasmo sem objetivo e inquieto do sanguíneo, muitas vezes expõe a futilidade de sua atitude. Irritado pelos estados de depressão do melancólico, tende a ridicularizá-lo. Gosta de atirar água fria nos explosivos planos e ambições do colérico.
Tende a ser na vida um espectador e procura não se envolver demasiado com as atividades dos outros. Na verdade, normalmente, é com grande relutância que se sente motivado a qualquer forma de atividade além de sua rotina diária. Isto não significa, porém, que não possa avaliar a necessidade de ação ou as dificuldades dos outros. Ele e o Sr. Colérico podem ver as mesmas injustiças sociais, mas a reação deles é inteiramente diferente. 0 espírito de luta do colérico o levará a dizer: "Vamos organizar uma comissão e fazer uma campanha para dar solução ao problema". Já o Sr. Fleumático provavelmente reagirá por dizer o seguinte: "Essas condições são terríveis! Por que alguém não faz alga a respeito? "
O Sr. Fleumático é constantemente bondoso e com­preensivo, mas raras vezes demonstra seus verdadeiros sentimentos. Não procurará ser líder, mas, quando for colocado em tal papel, provará ser capaz, porque tem um efeito conciliador nos outros e é um pacifista natural.
O mundo tem sido muito beneficiado pela natureza benévola do eficiente fleumático. Ele fica bem como diplomata, contador, professor, líder, cientista, ou outro tipo meticuloso de profissional.
A principal fraqueza do fleumático, e a que o impede de desenvolver seu potencial, é a falta de motivação, ou preguiça. Satisfeito em apenas olhar os outros parti­ciparem do jogo da vida, faz caçoada deles como uma maneira de proteger-se ou de conservar suas energias. Além do mais, é teimoso, indeciso e medroso.
Geralmente, é fácil de se conviver com ele, mas sua forma descuidada e vagarosa de viver pode ser uma fonte de irritação para um parceiro agressivo. Fleumáticos quase sempre são boa companhia para seus filhos; é mais fácil para eles parar o que estão fazendo e brincar com as crianças do que para os temperamentos ativistas. Muito marido de disposição enérgico dirá de sua esposa fleumática: "Ela é uma esplêndida mulher e mãe, mas não é boa dona de casa". Inversamente, a ótima dona de casa pode ser mãe ineficiente. Ela gostaria de parar e brincar com os filhos, mas o chão precisa ser limpo, as roupas precisam ser lavadas, e. Essas reações subconscientes a situações da vida, fazem parte de nossos temperamentos.
O temperamento é uma questão de importância neste estudo sobre "a felicidade conjugal, porque ajuda a esclarecer por qual motivo as pessoas são tão dife­rentes! E também oferece uma chave para o porquê da atração entre os opostos.
Deus nos usa como somos. Por exemplo:
           Abraão era  fleumático. Todas as qualidades do fleumático estavam presentes na vida do fiel Abraão. Ele era pacífico, prático e bem humorado, Gn.13:8-9; leal, calmo e eficiente, Gn.14:14-16; cumpridor de seus deveres, Gn.14:20; conservador em seus princípios, Gn.14:22-24. Deus o provou em todas as suas promessas, mas ele permaneceu firme na fé. Dele disse Deus: “Eu o tenho conhecido”, Gn.18:19. Todavia, ele apresentava também os defeitos desse tipo de temperamento. Com o crescimento da sua vida espiritual e submissão a Deus, assumiu suas posições e foi liberto da incredulidade, Hb.11:8-9; do medo, Hb.11:17 e fortalecido na fé, Gn.22:8. Apesar de seu temperamento, o seu direcionamento à Deus, o fez um dos maiores homens que já viveu.
MARQUE FALSO OU VERDADEIRO NO FINAL SOMA
 Teste seu temperamento Sanguíneo
1. Gosta de conversar?                                               _____    _____
2. Gosta de atividade, ação?                                      _____    _____
3. Emociona-se com facilidade?                                 _____    _____
4. “Explode”  facilmente?                                           _____    _____
5. Tem inclinação para conhecer muitos assuntos    _____    _____
de vez, para cultura geral?                                         _____    _____
6. Sua imaginação é viva?                                          _____    _____
7. Tem inclinação para a crítica e para ironia?          _____    _____
8. Tem tendência a mudar facilmente de opinião de
    argumentos razoáveis?                                          _____    _____
9. Quando lhe pedem desculpas de uma ofensa,
    reconcilia-se com facilidade?                                 _____    _____
10. Nunca guarda rancor                                            _____    _____
11. Gosta de fazer o bem sempre que pode?             _____    _____
12. Aflige-se facilmente com os males do próximo? _____    _____
13. É inclinado mais ao otimismo do que ao  
     Pessimismo ?                                                       _____     _____
14. Ri com facilidade quando há motivo?                _____     _____
15. É muito inconstante, não perseverante?           _____      _____ 
16. Prefere encontrar os problemas de ordem
      intelectual já resolvidos?                                    _____     _____
17. Aceita facilmente as notícias que lhe são?         _____     _____
18. Gosta de novidades?                                            _____     _____
19. Gosta de andar elegante, bem(a) trajado?         _____     _____
20. Gosta de ser admirado(a) pelos outros
Totais?                                                                         _____     _____
                                                                                                            
 Teste seu Temperamento Colérico                                                                                     
1. Irrita-se com facilidade?                                        _____     _____
2. Quando se irrita, NÃO dissimula a irritação?        _____     _____
3. Guarda rancor?                                                       ____     _____
4. Perdoa com facilidade ?                                         _____    _____
5. Diante de uma oposição à sua opinião, tem
    tendência natural a ser intolerante?                     _____      _____
6. É obstinado? (teimoso, inflexível)                         _____      _____
7. Tem bastante dificuldade em pedir desculpas?    _____      _____
8. Quando quer conseguir algo, tem tendência a se
    servir de meios que não sejam legítimos?            _____       _____
9. Gosta de ficar ruminando idéias?                          _____        _____
10. Ama os outros com facilidade?                            _____        _____
11. ama mas não se apaixona facilmente                 _____        _____
12não demostra exteriormente quando ama
    alguém?                                                                  _____         _____
13. Gosta de estudar as matérias teóricas?              _____        _____
14. Raciocina com firmeza?                                       _____        _____
15. Gosta de ser pontual?                                          _____        _____
16. Gosta de saber os motivos de um dever, de uma
      obrigação?                                                             _____        _____
17. não age por razões afetivas, sentimentais          _____        _____
18. Gosta de admirar a si mesmo?                             _____        _____
19. não anseia por ser reconhecida                           _____        _____
20. Não Aceita com facilidade as notícias que lhe dão,
      afirmações que lhe fazem?                                  _____         _____
Totais                                                                          _____         _____  
Teste seu Temperamento Melancólico
                                                                            V           F
1. Anda devagar?                                                    _____          _____
2. É observador?                                                     _____          _____
3. NÃO Reage prontamente?                                  _____          _____
4. Gosta de apreciar as belezas da Natureza?       _____          _____
5. Prefere a solidão ao bulício da vida social?       _____          _____
6. NÃO Gosta de contar novidades?                       _____          _____
7. NÃO Gosta de esporte?                                      _____           _____
8. Gosta de música?                                               _____           _____
9. Guarda segredo?                                                _____           _____
10. NÃO Costuma realizar seus próprios propósitos?_____     _____
11. É teimoso com certos pontos de vista?                _____     _____
12. Apaixona-se facilmente por aquilo que ama?      _____     _____
13. É GENTIL, AFÁVEL com os outros?                       ___         _____
14. Gosta de ler?                                                         _____     _____
15. Costuma ser indeciso?                                          _____     _____
16. NÃO Tem tendência para olhar os acontecimentos
pelo lado ruim?                                                            _____     _____
17. Costuma pensar; meditar?                                    _____     _____
18. NÃO Costuma soltar gargalhadas?                       _____     _____
19. Às vezes se sente alheio ao ambiente onde vive?_____    _____
20. NÃO esquece as ofensas que lhe fazem?              _____    _____
Totais                                                                            _____    ____ 
Teste seu Temperamento Fleumático
                                                                                 V            F
1. NÃO Costuma apreciar as belezas da Natureza?        _____      _____
2. NÃO SE Zanga com facilidade?                                    _____      _____
3. NÃO Costuma empolgar-se com as coisas para as quais
outros usam adjetivos: “formidável”; espetacular”?     _____       _____
4. NÃO É esmerado no trajar?                                         _____       _____
5. NÃO Gosta de maliciar os outros?                               _____       _____
6. Costuma ser paciente se tem de recomeçar o que
não deu certo?                                                                  _____        _____
7. NÃO SE Afoba nas horas de pronto-socorro?              ____              _____
8. NÃO É obcecado pela atividade, pela ação?                _____        _____
9. Gosta de “sombra e água-fresca”. Isto é, de fugir
 das responsabilidades?                                                   _____        _____
10. NÃO Traz os seus aposentos bem arrumados?         ____          _____
12. NÃO Tem especial interesse em cultivar amizades? _____       _____
13. NÃO Reage violentamente às agressões?                 _____       _____
14. NÃO Gosta de inovações?                                          _____       _____
15. NÃO Abate-se com os insucessos?                            _____       _____
16. NÃO SE Fere facilmente com as ofensas e ironias?  _____       _____
17. NÃO É vingativo?                                                        _____       _____
18. Acha sua vontade fraca na prática?                          _____       _____
19. NÃO SE Preocupa em ajudar os outros?                   _____       _____
20. Conforma-se à rotina da vida?                                  _____       _____
Totais                                                                                _____       ____

1º Lugar:________________________________________________________
2º Lugar:________________________________________________________
3º Lugar:________________________________________________________
4º Lugar:________________________________________________________
    
Faça 2 vezes ao ano e você verá mudanças.
Temos que colocar toda a nossa vida nas mãos do espírito Santo de Deus.

2 comentários: