Postagens mais visitadas

SANSÃO Estudo Biblico

                          

SUA HISTORIA

A história de Sansão é contada no livro dos Juízes, a partir do capítulo 13 até o capítulo 16. Ele é famoso por causa da sua força, que perde quando o seu cabelo é cortado por Dalila. Mesmo privado de sua força, consegue vingar-se dos inimigos, destruindo-os, mas provocando também a própria morte.
A história de Sansão está intimamente ligada aos filisteus, um povo que morava na terra prometida já antes que Israel chegasse, com Josué. Serão grandes inimigos do povo de Deus no decorrer da história de Israel.
Os filisteus ameaçam os israelitas e Deus manda Sansão para libertar o seu povo.
A vida de Sansão é um verdadeiro dilema, entre seguir o caminho de Deus e estar ao lado do modo de ser dos filisteus.
Os juízes foram líderes tribais que governaram Israel no período que se seguiu à conquista da terra. Quando se estabeleceram na terra, os israelitas enfrentaram muitos inimigos vizinhos. Um deles vem da costa do Mar Mediterrâneo. Trata-se dos filisteus.
No livro de Juízes, Deus levantou homens comuns e os capacitou para liderar não governar, há uma diferença aqui, quando você lidera algo e quando você governa, em ( 1 Sm 8:6 a 8) Deus queria governar seu povo. Ex: há muitos departamentos dentro da igreja ou em uma indústria que tem seu líder ou encarregado mas quem governa geral é o pastor ou o patrão.
Deus levantava juízes para liderar mas quem dava a direção era Deus.
 Saul e Davi muito se empenharam para combatê-los. Mas antes dos reis, Deus levantou vários juízes para guerrear contra os filisteus,( jz 1:21 lista de juízes que lideraram) foram 12 antes de Sansão. Esse povo vivia em altos e baixos, ninguém consegue governar sem Deus. As Escrituras nos montra isso muito claro.
Então quando Sansão nasceu esse caos já existia.

SEU NASCIMENTO
Juízes 13.2-5: 2 Havia um homem de Zorá, da linhagem de Dã, chamado Manoá, cuja mulher era estéril e não tinha filhos. Apareceu o Anjo do Senhor a esta mulher e lhe disse: Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho.  Agora, pois, guarda-te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda; porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus.
E estudando o significado do nome Sansão, encontramos a beleza e o amor de Deus pelo garoto que haveria de nascer para liderar Israel: “luz do sol”, este é o significado de Sansão. Deus o havia gerado para brilhar entre seu povo. Mas apesar das promessas e consagração desde o ventre, a vida de Sansão, segue por caminhos escuros e a lâmpada de sua alma é envolvida em trevas, pelo distanciamento da vontade de Deus.

SUA JUVENTUDE
Não deve ter sido fácil sua infância, porque tudo o que é diferente acaba entrando no campo de zombaria, chacota, o que os outros jovens faziam Sansão não podia fazer, imagina Sansão sentado com os amigos e eles bebendo vinho ou comendo uvas ou doces feitos de uvas e ele não podendo comer ou beber, também deveria ser difícil conviver com crianças tendo medo da força dele, crescer sabendo que tinha um chamado especial, através de sua força, seu orgulho deveria ser grande, creio que houve muitos conflitos dentro dele, trazendo assim uma Crise de identidade ?
Por mais que seus pais o ensinassem a se comportar dentro dos princípios de Deus, por mais que eles o amassem, Sansão crescia vendo um povo fazer suas próprias leis, a alma predominava, e quando a alma manda o caos se instala, porque a alma só faz a vontade da carne.
 Este é um dilema comum na adolescência e juventude. Segundo James Dobson, existem três coisas que os adolescentes acham que precisam a fim de sentir-se em paz consigo mesmos: atração física, inteligência (no geral traduzida em termos de boa atuação escolar) e dinheiro.
É raro que todas elas estejam presentes, na vida de um adolescente, e surgem então sentimentos de auto-condenação, incompetência social, incapacidade acadêmica ou atlética, e fracasso espiritual, cujos sentimentos são enfatizados sempre que houverem críticas, rejeição social, ou incapacidade de ser bem sucedido em alguma tarefa importante.
Esta tão conhecida  “crise de identidade “ se apresenta quando o adolescente começa a se perguntar  “Qual é o meu lugar “?  “Qual é o meu valor como pessoa”? “Qual será o meu propósito na vida quando entrar na idade adulta “?
seu corpo e sua mente passam por muitas mudanças, físicas, emocionais, muitas vezes, ou na maioria delas, confusas e difíceis de serem compreendidas.
Para alguns dura mais tempo, para outros menos, mas todos passam por este período, que é natural, e que quando vividos á luz da palavra de Deus, pode ser a melhor fase de suas vidas para adquirir bons hábitos, ou mudar maus hábitos que os acompanharão pelo resto de suas vidas; ajudando  na formação de seu caráter, conduta, vitórias ou derrotas.
Maneiras para enfrentar esta crise:
 Aprendendo técnicas de comunicação, respeito mútuo, preocupação com outras pessoas, e uma atitude franca com relação aos problemas e sobre tudo, desenvolver uma intimidade com Deus através da leitura da Sua Palavra e da Oração. é só uma fase.
Poluição mental- (Fl.4.7,8; Tt.1.15) Tudo começa na mente; todos os homens que viveram uma vida de excelência, ganharam a batalha na mente e mantiveram cativos seus pensamentos corretos. Você é aquilo que pensa (Pv.23.7), “Pois como imaginou em sua alma, assim é”.
As ações que vão saindo de dentro de vocês, são exatamente os pensamentos que foram entrando.
Descontentamento- ( Fl. 4.11) A insatisfação crônica, é um dos sintomas que mostra o quanto uma pessoa está doente no seu interior. O descontentamento é a ausência de espírito de gratidão.
Quando não há lei, disciplinas, quando cada um faz o que quiser, tudo vira um caos.

Por isso que Deus nos deu as leis e mandamentos Ele sabia que o homem não sabe ser livre com consciência.

Explico: quando Deus deu os 10 mandamentos para Moisés, não era uma proibição era uma proteção. Veja satanás é legalista, tudo que você faz fora dos princípios de Deus ele pega e te prejudica, ele só quer causar confusão, caos e sofrimentos, aquele povo saindo do Egito estava sem identidade, muitos anos em cativeiro a pessoa se torna um robô faz as coisas automático.
Não tem mais opinião própria é dependente.
Então os mandamentos Êxodo 20: Deus estava alinhando o comportamento do povo.
Então Sansão não era diferente dos  jovens de hoje:linguagem dos jovens

Tudo eles sabem,: não gosta de ser corrigido,: não tem paciência de ouvir as historias de vida do mais velho,: quando os pais dizem, tomem cuidado com isso ou aquilo vocês dizem: já sei, tá bom, você já falou.
Sansão também fazia isso, se fosse o contrário com certeza ele não teria entrado em tanta confusão.

SUA REPUTAÇÃO
Quando as pessoas se referem a Sansão, nós frequentemente ouvimos Dalila mencionada na mesma respiração, muito parecido com Bate-Seba e Davi, mesmo sabendo que a vida de Davi não foi baseada somente com esse erro.
ele fez grande coisas, mas algumas coisas em nossa vida ficam marcadas tanto positiva como negativa, o mesmo acontece com Sansão, ele é sempre lembrado pela sua vida sexual, e seus fracassos morais e sua queda final, mas ele teve muitas qualidades.

Por isso a importância de sabermos onde vamos, com quem saímos, com quem temos amizades, pessoas de má fama, pode ser legal mas acaba prejudicando futuramente ou até no presente momento. 
Nos vimos na tv noticiários de mortes, acidentes, prisões, drogas ou prostituição de jovens inocentes que estavam em companhia de pessoas de má reputação e foram pegos por policiais ou bandidos.
Até provar que não estava fazendo aquilo, muito sofrimento e desgastes poderia ser evitado.
   
SEU CHAMADO SEU PROPÓSITO
Ser um escolhido e separado por Deus para trabalhar na Sua obra.o nome “Sansão” significa “como o sol”, que era um símbolo da força (Jz 5.31).
Sansão foi o último juiz de Israel. Julgou por 20 anos (Jz 15.20). 
Ele começou a libertar Israel do poder dos filisteus (13.5b).
Sansão era um instrumento do Espírito do Senhor: 13.25; 14.6. O Espírito lhe dava força. Capacitava-o para lutar.

Sansão teve um chamamento muito sublime, como Samuel, como João Batista, mas o final da sua vida foi tão diferente. Por que DEUS coloca a história de Sansão na Bíblia? Por que a história dele é contada com tantos detalhes tão elaborados? 
Quando olhamos o final do ministério de Sansão, não dá para negar que ficamos um pouco desapontados. Ele morre cego no meio dos seus inimigos. Sansão havia sido levantado para ser um juiz de DEUS, mas nós vamos ver que lá no final de sua vida, o povo de DEUS continuava tão cativo quanto no início de sua vida.
A história de Sansão nos mostra de forma sublime como DEUS levanta um homem comum, mas com um chamamento tão glorioso para sustentar seu testemunho entre Seu povo. 
Israel havia negligenciado sua vocação, e, portanto agora, DEUS vai usar este homem de forma surpreendente para lembrar Seu povo de que eles foram chamados segundo o propósito de DEUS.

Hoje Jesus te chama para continuar seu legado sua obra, mais do que nunca, Ele precisa de representantes Dele na terra que está em trevas, e vocês que são luz, por onde passarem farão a diferença.
Jesus precisa de, professores, médicos, bombeiros, engenheiros, mecânicos, eletricistas, para entrar nos lugares onde o pastor o pregador não pode entrar.

SUA FORÇA

Onde consiste nosso poder interior?Em nossa vida de consagração.

Na história da vida de Sansão existe um princípio espiritual.A importância da vida de consagração a DEUS como a fonte do poder espiritual em nosso conflito com o mundo, a carne e o diabo.

Sua força não estava no cabelo. Sua força estava no Senhor:
Sansão era muito poderoso quando estava sendo usado por Deus. Dentre suas proezas, Sansão matou um leão sem ter nada nas mãos, rasgou o leão de alto a baixo somente com suas mãos. Sansão feriu mil soldados filisteus usando apenas uma queixada de jumento. Uma queixada é o osso do queixo de um jumento que Sansão o encontrou por perto na hora da luta.
O SENHOR era com ele, esse era o segredo de Sansão. O Espírito do SENHOR era a fonte da força dele. Onde reside o poder espiritual daquele que é consagrado a DEUS, daquele que é separado para DEUS? A fonte do poder espiritual está neste fato:
a presença do SENHOR era com ele. Aquele que é consagrado para DEUS tem força, mas essa força reside no Espírito do SENHOR, veja essa força não é no físico, no intelecto, nas experiências de vida, no dinheiro, na fama, essa força vinha do Espírito Santo de Deus, a verdadeira força é no espírito não na alma.

SUA FRAQUEZA

Seus olhos, desejos, orgulho,Sansão quebrou seu voto com Deus.
Tocou no cadáver de um leão (14.9). 
Bebeu bebida forte (14.10: “banquete”, literalmente “uma festa de bebidas”).
Sansão era dirigido pela carne: 14.1; 16.1
Era dirigido pelo olhar. Em 14.1, ele diz aos pais: “Vi uma mulher”. Em 14.3b, pede: “Toma-a para mim, porque ela me agrada muito”, literalmente “ela é certa aos meus olhos”. Sansão era dirigido pelo senso da época dos juízes: “cada um fazia o que lhe parecia certo” (17.6).

Pior do que a fraqueza, é a ignorância da fraqueza.
Sansão tinha o poder do Espírito, mas não era dirigido pelo Espírito. Era dirigido por suas paixões: 14.4.
A palavra de Deus nos diz: que devemos fugir da aparência do mal, se você não foge você se envolve. Tem curiosidade que é laço, olha a curiosidade de Sansão quando voltou pelo mesmo caminho que tinha matado o leão, ele chegou perto e viu mel na costela do leão e pegou, foi uma brecha para o diabo enfraquece-lo;


O COMEÇO DA SUA QUEDA

Temos que admitir que Sansão tinha problemas com seu caráter, mas os problema que o colocaram diretamente em problemas não foram sexuais, mas espirituais e psicológicos.
Como um nazireu, embora ele deveria supostamente exibir um alto nível de devoção a Deus e seguir certas regras específicas, Sansão nunca viveu uma vida de consagração e santidade, a Escritura não relata um nenhum momento que ele se retirava para orar, buscar a face de Deus, por exemplo, além de se casar com uma incrédula, ele violou o voto de nazireu tocando uma carcaça de leão e comendo mel dela. A Escritura parece mostra-lo como alguém que tinha confiança no poder de Deus, mas que tinha muito pouco temor a Deus.
Nós devemos lembrar também que Sansão passou por uma experiência. Ele casou com mulher que ele amava, mas ela o traiu, mesmo antes da festa do casamento terminar. 
Quando sua ira baixou e ele foi procurar reconciliação, ele descobriu que ela tinha sido dada a outro homem. Então, após buscar vingança deles novamente, seus próprios compatriotas o entregaram aos filisteus.
Seus pais não o entenderam, sua esposa o traiu, seu próprio povo falharam com ele, e a nação inteira dos filisteus estava atrás dele.

Jovens de um caráter menor teriam se suicidado, entrado em drogas, virado alcólatra, abandonado estudo casa. 
Mas isso não justifica ele ter colocado fogo nas plantações, mas vemos aqui como ele era sanguíneo, mas você pode falar, mas Deus sabia de tudo isso porque não evitou,
1º Sansão não tinha uma vida de oração.
2º era orgulhoso não ouvia conselhos dos pais.
3º Deus usou o erro dele para destruir os filisteus, Deus não pode impedir de cometermos erros, mas pode reverter para o bem comum. Não precisava ser assim, pois chamado não acrescenta dores, responsabilidade sim, dores não.

Quando lemos a história da vida de Sansão, ficamos com a nítida impressão, de que Sansão é alguém tão forte, mas por outro lado, ele é tão fraco. 
Parece que nele havia uma fonte de força e, ao mesmo tempo, uma fonte de fraqueza. Qual dessas fontes Sansão iria seguir? 
Nós cristãos, também temos, por um lado, a fonte de força, o SENHOR é conosco. Por outro lado, também temos a fonte de fraqueza, nós temos uma carne. Nós sabemos que os seus inimigos tentaram de todas as maneiras roubar a força de Sansão, até que um dia Sansão perdeu seu nazireado. 
Todavia, a perda do nazireado de Sansão não foi uma coisa imediata, ela foi gradativa, pouco a pouco. Lendo a história de Sansão, percebemos que pouco a pouco ele vai sendo roubado daquele chamamento. No final, ele perde as marcas do nazireado sobre a sua cabeça. A contaminação do mundo – Gn 13.10-13
A Bíblia nos mostra que a contaminação do pecado e feroz, rude e repulsiva, enquanto a produzida pelo mundo é polida e refinada, frequentemente parecendo bela a vista humana. 
A concupiscência dos olhos. Aqui está a concupiscência dos olhos que domina seu coração. Aquilo que os olhos vêem o coração deseja. A verdadeira causa dos fracassos encontra-se oculta, longe da observação normal, nos lugares mais secretos e íntimos dos afetos e desejos do coração, onde o mundo, sempre é desejado. Não podemos permitir que nosso coração exerça em nós o poder da escolha.

Mas como o inimigo ataca?
Indiretamente através do mundo. Nós vemos que em nenhuma ocasião os filisteus confrontaram Sansão. O inimigo não vai nos atacar, ele vai usar o mundo. E a nossa bíblia nos diz, embora muitas vezes nós não compreendamos o que isso significa, a nossa Bíblia nos diz que o mundo jaz no maligno – 1 Jo 5.19.
1º. Nós vemos que a primeira vez que os filisteus queriam atacar Sansão eles usaram aquela mulher que seria sua esposa.
2º. Eles usaram até a tribo de Judá porque eles queriam pegar Sansão, então eles vão fazer guerra contra Judá. Por que eles não vão direto para a caverna onde Sansão está para atacá-lo?

O inimigo não nos ataca diretamente
Se os príncipes dos filisteus queriam saber qual o segredo da força de Sansão, por que eles não perguntaram diretamente para Sansão? Eles deveriam ter ido até Sansão e lhe perguntado: "Sansão, qual é o segredo da tua força?". Mas eles sabiam que essa estratégia não iria funcionar, eles sabiam que não iriam descobrir o segredo da força de Sansão se eles o atacassem diretamente. 
E é exatamente assim que o mundo faz conosco. O inimigo nunca nos ataca diretamente, ele sempre nos ataca de maneira traiçoeira e por intermédio de coisas que nos seduzem. O ponto fraco, e ele sabe onde você é fraco.
Temos que deixar DEUS escolher por nós. a decisão tem que ser espiritual.(claro que Deus nos deu a livre escolha, mas quando pedimos a Ele não tem erro e nem arrependimento.)
– Não podemos escolher pela aparência, e sim, devemos voltar nosso coração para o caráter intrínseco do nosso destino e ao futuro de todas as coisas.
SOMOS PROVADOS NAQUILO QUE É NATURAL

Se buscarmos entender o significado espiritual dessas mulheres que tentaram enfraquecer o chamamento de Sansão, descobriremos algo muito interessante. Veremos que Sansão foi provado naquilo que é natural, ele foi provado naquilo que é obra da carne, e foi também provado naquilo que é satânico.

O perigo do Mundo
1º. O mundo nos oferece coisas - É assim que o mundo faz conosco vai nos oferecendo coisas, vai nos oferecendo amizades, vai nos oferecendo oportunidades e nós vamos negligenciando a nossa consagração.

2º O mundo exige 100% - Nos é dito que a cada dia Dalila choramingava para Sansão com suas palavras. Sabe o que ela dizia para Sansão? "Sansão, tu não me amas". 
Quando começamos a crescer na vida de consagração para o SENHOR, quando começamos a crescer nessa vida de união com o SENHOR, vem alguns tipos de cobrança de queixas, mas se estamos constantemente falando como Senhor, automaticamente vão se excluindo as nossas ligações com o mundo.
Ele começou a esconder situações de seus pais, quando começamos esconder situações com certeza ela não é boa, pois o que é bom gostamos de compartilhar. O mel era gostoso, mas ele não contou que tinha tirado da carcaça do leão.
Me fala uma coisa, se ele não podia comer nada derivado da uva, por que ele passeava nos vinhedos? 
Se ele não podia chegar ou tocar num esqueleto, porque foi ver o leão que tinha matado? 
Ou a queixada do jumentos para lutar com os filisteus?
Quando ele deveria evitar o que não podia, ele conviveu com eles. a Palavra de Deus nos diz para: fugirmos da aparência do mal.

OS NAMOROS
Parece que Sansão foi uma pessoa apaixonada, mas ele não podia guardar seus sentimentos sob controle. Ele foi intensamente emocional com as pessoas e eventos em sua vida. Antes do que encorajar emoções fortes, a Bíblia ensina o auto- controle.
Eu sei que a vontade de namorar, nessa fase, é muito grande. De repente você nota que algo estranho está acontecendo. Sente que parte de seu coração não é mais seu, não é mesmo? Você começa a pensar demais em alguém e percebe que está sofrendo do mal — mal? — que a maior parte dos seres humanos sofre, a paixão!

Quem já ficou apaixonado sabe: o mundo muda, as percepções a respeito da pessoa amada são exageradas — sempre para o bem, é claro — e algumas alterações físicas são facilmente percebidas, tudo por conta da paixão.
É comum o apaixonado ficar instável, mal-humorado, ansioso, agressivo e sem apetite. Ele costuma esquecer-se de tudo e perder o sono.
Concentrar-se nas coisas que não têm relação com o ser amado é quase impossível.
A resposta para essas mudanças involuntárias está no funcionamento do próprio organismo. Sem que se tome consciência disso, quem está apaixonado libera neurotransmissores — a maior parte deles estimulantes — para o corpo todo. Essas substâncias causam aquelas sensações tão características, como batimentos cardíacos acelerados, mãos suadas, pernas bambas, além dos famosos apertos no peito e um certo nó na garganta.
Uma dessas substâncias, a dopamina, é liberada principalmente quando você se encontra com a pessoa amada. Daí aquela euforia, o sentimento de estar nas nuvens e a famosa ansiedade. Algumas pessoas mais sensíveis podem até ter febre, falta de apetite e insônia quando distante do ser querido.
Você deve estar se perguntando: "A paixão é uma doença?" Claro que não! Mas tenha cuidado. A pessoa apaixonada pode fazer coisas momentâneas, como prometer o que não cumprirá. É sempre bom esperar passar os primeiros meses, aqueles em que o "fogo da paixão" está bem alto, para ter uma definição melhor acerca da pessoa amada.
Quer saber de uma coisa? A paixão sempre acaba! Por isso, para construir um relacionamento sólido, é preciso amar de verdade (1 Co 13-4-6). Um namoro cujo elemento principal é a paixão dura pouco. "Amor e paixão não são a mesma coisa?" Não.

Embora a paixão quase sempre surja primeiro como uma necessidade da natureza humana, ela se dá por meio de algum tipo de vínculo afetivo: uma atração física ou visual, uma admiração, etc.
É nesse momento que muitos perde a virgindade, o amor é superior, pois valoriza o ser humano como pessoa.

Caso você esteja dominado por uma paixão a ponto de perder o sono, ore a Deus para que lhe dê a mesma tranquilidade do salmista Davi:
"Quando me deito, durmo em paz..." (Sl 4.8)
Tente ler esse vs.
"... DEXIMEOS TDOO EBAMAÇRO E O PCEDAO QUE TÀO DE
PETRO NOS RIOEDA E CROMRAOS, COM PCAICÊINA, A CEARIRRA QUE
NOS ETSÁ POTPROSA, OALNHDO PRAA JSEUS, ATUOR E CSONUOMADRDA FÉ..." HEBREUS 12.1.2

Amor ou paixão?
O amor representa um conjunto de sentimentos, ações e padrões de pensamentos. Até a paixão, alimentada exclusivamente pela atração, pode estar contida nele, pois ela nunca subsiste isolada.
Como vimos, quando alguém está apaixonado, experimenta mudanças orgânicas e de comportamento. 
A paixão altera o metabolismo e provoca reações diversas, boas e ruins. Trata-se de um sentimento passageiro que prioriza a impulsividade e o encantamento.
O apaixonado fica "embriagado" pelo objeto de sua paixão, e suas reações são a distração e a alta palpitação do coração em alguns momentos. Como alguém se apaixona? Para que a paixão aconteça basta um olhar, um sorriso, um elogio, um e-mail despretensioso...
Às vezes, ela é tão intensa que o seu portador acredita que jamais conseguirá abandoná-la. Quando não correspondida, torna-se perigosa, podendo gerar desespero. Por isso, o casamento não deve resultar de um namoro curto, baseado na paixão.

Só o amor pode unir as pessoas de verdade.
Com Sansão as paixões eram de arrebentar ele não media as consequências, e tinha fins trágicos.
16:16,17,18 com Dalila, Sansão selou seu destino permitindo que Dalila tirasse todos os sinais de seu compromisso de nazireu a Deus. Da mesma forma, o diabo está “ procurando a quem possa devorar” (1º Pedro 5:8) Ele usará manipulação, engano e todos os tipos de distrações na tentativa de fazer com que você quebre seu compromisso pactual para com Deus.
Alguém que não se rende a um tipo de pressão pode se render a outro tipo. Adão, que não foi enganado pelo diabo, pecou por causa de Eva.
E Sansão, que de modo algum tinha medo dos filisteus, caiu por causa da manipulação de uma mulher.
A paixão desenfreada, faz perder a visão espiritual, a pessoa só passa a enxergar as coisas naturais, não vê mais com os olhos da fé, torna-se uma pessoa totalmente carnal, buscando somente as coisas do mundo, e se esquece do Reino de Deus e Sua Justiça.

A Queda de um cristão tem três passos:

1º. O natural nos é falado através daquela primeira mulher com a qual Sansão queria casar-se – Jz 14.2. Sansão viu. Seus pais lhe disseram o seguinte – v.3: “porém...”. Eles estivessem lembrando Sansão que ele era separado para DEUS. Como então ele iria entrar em aliança de casamento com o próprio inimigo? 
Vemos, então, que desde o princípio essa mulher era um desejo natural de Sansão que não estava debaixo do controle do SENHOR. Sansão não levou aquilo que era do homem natural para cruz e então vemos que de alguma forma aquele chamamento de Sansão de ser separado para DEUS já estava sendo atacado.

2º. Aquilo que é da carne nos é falado através da mulher prostituta com quem Sansão coabitou – Jz 16.1. Isso vai nos falar de Sansão sendo tentado pelas coisas que são da carne. Qual é a consequência quando andamos segundo as inclinações da nossa carne.

3º. Finalmente, aquilo que é satânico nos é falado através de Dalila. Desde o princípio, Dalila tinha um só propósito: roubar a consagração de Sansão, destruir o poder do testemunho de Sansão e destruir o próprio Sansão. Ele havia andado nos caminhos do homem natural, praticado as obras da carne. Agora ele está se aproximando daquilo que é satânico. 
A Bíblia nos diz que Sansão se afeiçoou a Dalila e que desde o princípio Dalila tinha um único objetivo, que se resumia na pergunta: qual é o segredo da tua força? - Jz 16.6,15. Pv 5.3: “porque os lábios da mulher adúltera destilam favos de mel, e as suas palavras são mais suaves do que o azeite”.
 Sabemos que Dalila nos fala de algo que é satânico porque por trás dela tinha os filisteus, mas não só os filisteus, a Bíblia nos diz que os príncipes dos filisteus estavam por trás de Dalila.

Sansão se envolveu com a pessoa errada. A vida de Sansão nos ensina que existem amizades perigosas, com influências perigosas. Veja Sl 1.1.
Sansão cedeu às pressões: 16.16. Ele era continuamente importunado.

Sansão estava no lugar errado, com a pessoa errada. Mas tinha consciência quem era: “sou nazireu de Deus” (v.17). Sansão revelou “tudo o que tinha no coração” (v.18).  
Não acredito que Dalila seja o verdadeiro nome da mulher que traiu Sansão, pois a tradução de seu nome é : “senhora da noite, sedutora”. Assim teríamos: Sansão, luz do sol e Dalila, senhora da noite. Penso que o nome Dalila surge como uma denominação para a mulher que apagou a luz do sol. Ela foi o insistente laço de Satanás na vida do nazireu. Poderia ter qualquer nome, Dalila porém representa: oposição a Deus, trevas, calabouço, prisão. E digamos que de fato, se chamasse Dalila, a história ficaria ainda mais assustadora.

A forma como se dá o relacionamento entre Luz do sol e Senhora da Noite configura um romance regado a sexo e engano. Dalila é procurada por cinco príncipes, governantes das maiores cidades dos filisteus: Gaza, Asquelom, Asdode, Ecrom e Gate e corrompida a aceitar suborno para acabar com Sansão espiritualmente e moralmente. Depois de três tentativas frustradas, enfim Dalila consegue arrancar o segredo de Sansão. Ele estava tão apaixonado que não conseguia ver ou ouvir mais nada, além da voz de Dalila ao seu ouvido: “a alma de Sansão se angustiou até a morte” 16:16.

Sansão tem seu cabelo cortado pelos filisteus e o Espírito do Senhor deixa de habitar nele, “porquanto o nazireado do seu Deus está sobre a sua cabeça.” Não é que a força estivesse nos cabelos, mas ao permitir cortarem seus cabelos, o voto é interrompido, Deus é rejeitado e não encontra mais lugar no coração de Sansão absolutamente tomado pela luxuria e a concupiscência.

Temos inimigos ao nosso redor querendo a todo instante nos afastar da vontade de Deus e, mesmo assim, temos brincado com coisas que devemos levar muito a sério. Por mais sedutores e, aparentemente inofensivos, nossos relacionamentos fora dos princípios de Cristo devem ser evitados. É momento de nos perguntar se temos ido ao encontro de coisas, lugares e pessoas que deveríamos fugir.
Com qual “Dalila” temos nos relacionado? Qual paixão pelas coisas do mundo tem nos importunado diariamente, querendo nos fazer cair em pecado? Não podemos brincar com a tentação, menosprezá-la, por isso a melhor coisa a fazer é o que Paulo recomendou a Timóteo o que José fez, ou seja, fugir! 

Aprendamos com Sansão que todos nós, por melhores que possamos pensar ser, por mais fortes fisicamente que sejamos ou por mais autoconfiantes que pensamos ser, a verdade é que somos frágeis e impotentes diante da tentação sem a graça de Deus.
Que abandonemos todos os tipos de relacionamentos prejudiciais à nossa vida cristã urgentemente. Tudo o que estivermos plantando, isso colheremos.

Casamento mal estruturado

(Jz 14:1-3): ele não orou o suficiente para obedecer à Palavra e entender os seus propósitos de Deus para o casamento.
Deus precisa ser buscado em primeiríssimo lugar nesta área tão importante da vida.
 Depois de Deus, a família é a área mais importante.
Segundo, se entregou a uma mulher que estava longe de Deus; se agradou da filha dos filisteus; mulher idólatra e fora da bênção.
Terceiro, desonrou seus pais. Ele poderia escolher uma dentre várias mulheres no meio do povo de Deus, mas preferiu desobedecer seus pais. Deus usa os pais para nos livrar das ciladas do diabo.

 Falta de consagração.
Sansão se entregou ao pecado da prostituição. É um dos maiores pecados que tem levado as pessoas à derrota, a perder a unção, a paz, a alegria, a fé, a vida com Deus.
Não levar a sério as advertências de Deus.
"Então, ela (Dalila) lhe disse: Como dizes que me amas, se não está comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim e ainda não me declaraste em que consiste a tua grande força". (Jz 16:15). A Bíblia diz que Sansão não deu importância às advertências de Deus, através das coisas que Ele lhe permitiu que lhe acontecessem.

Olha só o que Deus fez com Sansão: ele foi traído uma vez pela esposa, quando ela relatou o significado do enigma para os 30 jovens; depois ele foi traído por Dalila três vezes e a Bíblia diz que Sansão não deu importância às advertências. Quantas pessoas hoje têm ouvido a Palavra de Deus, sendo advertidos pelas situações da vida e mesmo assim não têm dado o devido valor às advertências que o Senhor lhes tem colocado. O Senhor faz isso. Ele permite que você enxergue, para que você depois não diga que não sabia de nada.

A DESOBEDIÊNCIA
Ele desobedeceu seus pais. Sansão começou a andar pelas terras dos seus inimigos, os filisteus,
toda desobediência tem um preço muito alto e pode ser nossa própria vida. A Bíblia nos ensina a honrar nossos pais, Deus ama isto, e honrar significa obedecer, Deus ama a obediência. segundo o costume daquela época, cabia a eles aprovar e acertar o casamento. Diz o relato bíblico que eles inicialmente se recusaram a aprovar seu pedido e aproveitaram a oportunidade para fazer-lhe uma pergunta sarcástica:
“Não há mulheres entre as filhas dos teus irmãos e no seio de todo o teu povo, para que vás procurar mulher entre os incircuncisos filisteus?” Juízes 14:3.
Quando se aproximaram da cidade, Sansão confrontou-se com um leão novo jubado. Dotado de poder pelo espírito de Deus, desarmado e com a força das mãos despedaçou o animal como se fosse um cabrito. Ele resolveu manter este ato em segredo da mãe e do pai (Juízes 14:5 e 6).
inevitáveis são as escolhas de cada um. E o que de mais marcante fica nesse paralelo é a lição de que não existe privilégios quando o assunto é pecado: sacerdotes, profetas, leigos, todos estão sujeitos a sofrerem as consequências da desobediência.

Sansão tinha todos os atributos para ser um líder porta-voz de Deus, mas preferiu alimentar seu ego se envolvendo em relacionamentos amorosos pecaminosos.
Para chegar em Timna ele passava pelas as vinhas, ele já passeava no meio do proibido, imagina o cheiro das uvas, a visão dos cachos a beleza do lugar, e ele não passou só uma vez ele voltou pelo mesmo caminho.

"Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar." Isaías 48:17

SEUS ERROS
Escolheu andar sozinho.
Sansão escolheu andar sozinho e isso é um risco muito grande. Quando ele saiu a primeira vez com os pais, tomou outro caminho. Ele não compartilhava conflitos nem vitórias com ninguém.
Precisamos do próximo para compartilhar lutas e vitórias. Quando você escolhe andar sozinho, está colocando sua vida em risco! Existem pessoas que não fazem amigos.Eles não constroem relacionamentos,não
trocam idéias, não se relacionam! As amizades verdadeiras nos ajudam nos momentos difíceis. A força é dobrada!

 Perdeu a capacidade de ouvir!
Os erros que mais doem, são aqueles em que fomos mais alertados. Quando os pais dizem: “Filho, não casa com fulano de tal!” E a pessoa insiste em casar, jejua e ora,mas no fundo faz a própria vontade.
Depois colhe as consequências da desobediência. Foi o que Sansão fez, a Bíblia diz que Sansão chegou para o pai dele e disse que queria casar com uma Filistéia em Juízes 3:14 o vemos ele dizer: “Só esta me agrada!”.
Existem pessoas que o pastor, o pai, o amigo, já avisou e a pessoa continua dando as mesmas cabeçadas, porque não aprendeu a ouvir , Na multidão dos conselheiros a sabedoria!

Ouça a voz da experiência! Vantagem de quem aprende ouvir: cresce em prudência, tem tranquilidade e segurança – PV 18.13

Nascemos com um chamado especifico para sermos um instrumento nas mãos de Deus, santos num mundo pecaminoso (Ef. 1:4).
     
Sansão tornou-se chacota e diversão nas mãos dos filisteus.
Quando deixamos o nosso pecado nos dominar, nos tornamos diversão nas mãos de Satanás, acabamos nos tornando motivo de zombaria e diversão para o inimigo. Quando damos lugar para o mal entrar nas nossas vidas, acabamos como Sansão: quando tinha o Senhor por perto, era forte e poderoso, mas, quando Deus se afastou dele, se tornou escravo do pecado. 
A palavra de Deus nos diz em Jz 16. 25, que os filisteus mandaram trazer Sansão para que os divertissem.

A queda de Sansão não foi Dalila, foi por ele não levar a sério seu chamado, seus votos, quando desprezamos ou negligenciamos nossa vida cristã, nos afastamos de Deus e  nos aproximamos de satanás e ai vem as Dalilas da vida. Ele não temia o Senhor, e a falta de temos faz com que se cometa erros tolos, Sl 111:10.

Nos dias de hoje, muitos tem se tornado diversão nas mãos de Satanás. Temos que tomar cuidado, pois, quando o Espírito de Deus se afasta de nossas vidas, o pecado tem lugar para nos dominar, e dele nos tornamos escravos.
Se formos desobedientes ao Senhor quebrando as alianças e pactos estabelecidos através da sua Santa Palavra poderemos até  nos salvar como que pelo fogo, mas a exemplo de Sansão poderemos perder a oportunidade de gozar os benefícios desta vida; e mesmo que as adversidades sejam vencidas, contudo a nossa vida poderá ser ceifada precocemente

SEU SOFRIMENTO
Sansão tornou-se um animal de trabalho. Foi humilhado: v.23-27. O forte tornou-se fraco. Aquele que colocava medo em todos, agora é zombado. O homem que era mais forte do que um leão, torna-se mais fraco do que uma criança. Aqueles que fugiam de Sansão, agora riem dele. Sansão tornou-se troféu de conquista dos filisteus.

Você acha mesmo que vale à pena jogar fora a vida que Deus deu para você? Sansão é um sinal de que não vale à pena brincar com o pecado.

ARREPENDIMENTO
Sansão é capturado e desce até Gaza, para moer trigo no carcere. Gaza, onde começou sua queda e onde começaria sua redenção. Cego e moendo trigo na prisão, Luz do Sol se encontra na mais terrível escuridão. É quando tem um encontro real com Deus, se arrepende dos pecados e volta a ter uma vida de comunhão e oração. Sansão reconhece sua fragilidade e Deus o escuta.

“E Sansão orou ao Senhor: "Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim! Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças, mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos!" Juízes 16: 28.
Quando despertou para a essência de sua missão.
Deus é o Deus das muitas chances, mas é bom não abusar. Sansão perdeu tantas oportunidades e poderia ter feito bem mais por sua nação. Ainda houve tempo para arrepender-se, Deus não rejeita um coração sincero e contrito.
     
                                                                       










SEU FIM

Sansão, gradativamente, foi deixando de lado a sua dedicação a Deus e praticando as suas próprias vontades, distanciando-se de sua consagração a Deus.

Teve os olhos vazados- CEGUEIRA
Quando não cumprimos os propósitos de Deus, em nossa vida acabamos andando em círculos e as cegas.
Trabalhou como escravo num moinho de trigo – ANDOU EM CÍRCULOS.• Ele mergulhou tão fundo na confiança de que suas forças eram dele mesmo que se acostumou a andar pelos seus próprios caminhos seguindo somente os desejos de seu coração 
Virou motivo de piadas.- PERDEU A AUTORIDADE.
• A espiritualidade de Sansão estava muito afetada, e prova disso foi a sua falta de percepção em não saber que o Espírito de Deus estava gradativamente sendo tirado de sua vida e chegar ao extremo de estar completamente sem a presença de Deus em sua vida.

ELE NÃO PERCEBEU QUE O SENHOR O HAVIA DEIXADO Jz.16:18-21
Sansão simplesmente, naquela ocasião não percebeu que O Espírito de Deus não estava mais com ele e foi para a batalha como se nada de diferente estivesse acontecendo em sua vida. E por isso foi vencido e teve seus olhos furados.
• E o paralelo que eu gostaria de fazer é entre Sansão e nós hoje que estamos aqui. É trazer essa mensagem para nosso contexto e inquietar nossos corações e mentes para que possamos refletir se temos percebido de maneira clara a atuação do Espírito Santo em nossas vidas ou se como Sansão, temos estado desatentos a Sua presença em nós e não estamos percebendo que temos nos distanciado Dele.

Sansão foi levado ao templo do deus Dagom, que era um deus adorado pelos filisteus. Enquanto era zombado, ele pediu para um jovem conduzi-lo até as colunas que sustentavam o templo. Enquanto mais de três mil homens caçoavam dele, orou: “Ó Senhor Deus! Lembra-te de mim e dá-me forças só mais esta vez…” (v.28). O Senhor ouviu sua oração. As colunas foram empurradas, e o templo ruiu sobre todos. Sansão matou mais gente em sua morte do que em toda a sua vida (v.30b).

Nos últimos momentos de vida, Sansão clamou ao Senhor. Talvez seja por isso que seu nome foi inserido na “galeria da fé” (de Hebreus 11:32).

I – TRAIU A SUA VOCAÇÃO
Como já vimos Sansão foi consagrado por Deus para livrar o seu povo dos filisteus. Ele era chamado por Deus para uma missão. Mas ele traiu essa vocação quando ao invés de lutar contra os filisteus ele misturou-se com eles:
Deus tinha um alvo para a vida de Sansão, mas ele saiu do caminho a ele proposto por Deus e resolver seguir o seu próprio caminho e isso o deixou insensível a presença constante do Senhor.

Nós também somos vocacionados por Deus.
Ef. 1:3-8: Somos vocacionados por Deus através de Jesus Cristo para sermos seus filhos.
Participar com Ele de sua essência e santidade. E tudo isso para louvor de sua glória.
A nossa vocação e sermos filhos de Deus para louvor de sua glória.
Em Ef.4.1 Paulo diz: “ vivam de maneira digna da vocação que receberam”
Em 2Ts.1:11 Ele diz” Deus nos faça dignos da vocação para seguimos seus propósitos
E em 2Tm 1.8 e 9 “ temos uma santa vocação”

E se essa santa vocação é sermos Filhos de Deus, portanto parecidos com Ele para que Ele mesmo seja glorificado.
Se temos Deus como Pai, temos que viver dignamente fazendo justiça a esse titulo de filho de Deus. Ou como Sansão corremos o riso de trair essa soberana vocação.

Devemos lembrar que não era nos cabelos que estava concentrada a força de Sanção. Os cabelos eram apenas um símbolo do seu voto de consagração a Deus – apenas um sinal

Assim ter os cabelos cortados era ter o que de visível da parte da Deus que havia nele se perder. E nós também traímos a vocação a qual Deus nos outorgou quando deixamos de lutar contra os nossos inimigos e passamos a nos envolver com eles a ponto de deixar que eles tirem as marcas de Cristo em nós.

FALANDO SOBRE PAIXÃO
Paixão – pode ser por uma pessoa como foi o caso de Sansão. Quantas pessoas deixam de agir como filhos de Deus, deixam de glorificar a Deus deixam de ser parecidos com Deus por causa de outras pessoas. Muitos já saíram dos caminhos do Senhor por estarem apaixonados.

Paixão – pode ser pelo mundo. As coisas do mundo fascinam
Paixão – pode ser por si mesmo – narcisista. A pessoa quer sempre ser o centro das atenções,
Paixão - pelo poder. Quantos deixam sua vocação de Filhos de Deus por almejar poder. Por querer sempre mandar em alguém. Por querer ser sempre reconhecidos e aclamados.
Paixão – por bens e pelo dinheiro. Essa paixão apesar de parecer fácil de ser identificada na realidade não é. Nem sempre a paixão pelo dinheiro é caracterizada pela obtenção de muito dinheiro. Uma pessoa que abre mão de se colocar como Filho de Deus, relacionando-se com ele em oração, meditação da palavra, comunhão por causa da obstinação pelo trabalho para aquisição de bens tem essa paixão.
Paixão – pela carreira. Já conheci várias pessoas que se distanciaram de sua vocação para aplicar todo o seu tempo na sua carreira profissional
Se temos que viver de maneira diga da vocação o entusiasmo pelas coisas de Deus devem fazer parte de nossas vidas, pois são as coisas e a obra de nosso Pai. 
Viver de acordo com os propósitos de Deus não é somente ser bonzinho mais cumprir a missão que ele nos deu de ser a luz que ilumina as trevas, de ser o seu porta voz, de ser o trabalhador de sua ceara.

E tanto a paixão como a indiferença tiram de nós as marcas, o sinais de nossa consagração a Deus. E assim como Sansão perdemos as forças e quando nos damos conta já estamos nas mãos do inimigo. E o nosso inimigo não perde tempo, quando vê que estamos sem a presença de Deus em nós ele logo nos toma em suas mãos e trata de nos prender.
Jz. 16.21: Os filisteus furaram os olhos de Sansão – ele ficou cego

O nosso inimigo também quer tirar a nossa visão. Ele quer nos deixar cegos para as coisas espirituais. Quer fazer com que deixemos de enxergar esse caminho para o qual Deus nos guiou. Quer que estejamos perdidos, sem saber para onde ir.
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, e domínio próprio (Gl5.22)
- Se você tem percebido que essas características têm diminuído em sua vida
- Se você tem sido dominado por alguma paixão o esta distanciando da vocação de Deus em sua vida
- Se você tem estado indiferente a causa de Cristo na terra

CUIDADO! Você talvez esteja distando-se do Espírito Santo e não está se dando conta disso, mas o seu inimigo esta pronto para prender você e tirar sua visão.

SEU LEGADO

Nunca trair seu chamado, obedecer seus pais, ouvir conselhos, aprendemos que nunca é tarde para se arrepender. Sempre é tempo de voltar e recomeçar.
Mas você não precisa ser humilhado como Sansão para voltar-se para Deus. Você não precisa ter os ‘olhos furados’ para mudar a maneira de olhar a vida. Se os seus olhos fazem você pecar, siga a instrução de Jesus: arranque-os, ou seja, comporte-se como se eles não existissem. Acostumar-se com o pecado é perigoso, um abismo, chama outro, até que tudo se faz trevas. Por isso, a obediência deve estar presente nas pequenas coisas do dia a dia . Quem é fiel no pouco, é fiel no muito.
Sansão brincou com o pecado, por mais de uma vez , foi se aproximando do abismo de passo em passo,
A influência sedutora que o mundo exerce sobre os santos com a finalidade de lhes roubar a consagração.

RM 11:29
Sansão finalmente aprendeu a temer a Deus, como evidenciado em sua oração no vc 28.
No vs 15:18 nunca devemos confundir arrogância e irreverencia com fé.
Sansão aprende essa lição de uma forma dura. Ela lhe custou a vista, sua liberdade e então sua vida.
Esse é o preço e a tolice de “aprender fazendo”, ao invés de prestar atenção ao ensino da Escritura sem ter que experimentar as consequências do pecado.
( MEU PAI SEMPRE DIZIA QUE OS SÁBIOS APRENDE COM A EXPERIENCIA DO OUTRO.)

Todavia, no final de sua vida, Sansão tinha aprendido verdadeiramente essa lição e percebeu que todas as coisas boas procedem somente da misericórdia de Deus, e é nessa misericórdia que devemos confiar: “ Deus, tem misericórdia de mim, um pecador.”
E a Escritura diz no vs 30 que todos os príncipes e governantes estavam ali com a multidão.Sansão cumpriu seu chamada,DIFERENTE DO QUE DEUS TINHA PLANEJADO,MAS CUMPRIU.

Cada trança simboliza um tipo de fracasso, vejamos:

1° TRANÇA DE SANSÃO - FIDELIDADE
Se há uma palavra intimamente ligada a palavra fidelidade é a palavra temor, e nós estamos vivendo um tempo de grande falta de temor no meio do povo de Deus, veja o que diz: Pv 1:7
Quando nós perdemos o temor significa que perdemos também a fidelidade, fidelidade [e ser digno de confiança

2 TRANÇA DE SANSÃO - DOMÍNIO PRÓPRIO
A graça do domínio próprio FAZ dizer: "Não Ao diabo!" Lembre-se do que disse Tiago:"Resisti ao diabo e ele fugirá de vós..." Tg 4:7-8
sabe o que é domínio próprio? É você dominar a si mesmo; suas emoções, seus impulsos, suas ações, suas reações...
Quando alguém quiser brigar com você, não brigue! Lembre-se que quando um não quer dois não brigam.
Quando um não ouve a fofoca, outro não fala mal...
Quando uma pessoa não realiza estes 'domínios', é porque está vazia da unção.

3 TRANÇA DE SANSÃO - FALTA DE PAZ
Se você observar a historia de Sansão verá que ele nunca teve paz, estava sempre envolvido em algum problema ou conflito e observando bem a maioria deste conflitos de Sansão. 
O que eu quero dizer hoje é que paz não e ausência de conflitos ou de guerras
Você pode viver uma vida de batalhas e ainda assim estar em perfeita paz de Espírito
e você pode viver sem guerras e ainda assim não ter paz no seu coração, a verdadeira paz é só Jesus que pode nos dar Jo 14:27
Quando sentimos falta de paz em nossas vidas, e porque existe em nós um sentimento de: desconfiança, ira, conflito,
É quando nossa consciência não está tranquila, algo que incomoda, traz insegurança, o sono desaparece de noite e alegria some de dia. Jesus quer nós dar paz, paz com Deus! Paz com teu irmão! Paz consigo mesmo! Paz perfeita! Paz completa!
Só quem tem a verdadeira paz tem uma vida tranquila e abundante!

4°A TRANÇA DE SANSÃO - FALTA DE ALEGRIA
Quando a alegria nos falta, aí vem a tristeza, o choro, a angustia e a depressão
Agora precisamos entender que alegria e felicidade são dois sentimentos diferentes um do outro
A felicidade depende das circunstâncias ao nosso redor ex:
Estou feliz por que: passei no vestibular. porque comprei um carro, porque fui consagrado ao ministério... etc
Agora a alegria é um estado de espírito e não depende das circunstâncias
Você pode estar passando grandes aflições e ainda assim estar alegre, mesmo que isto não possa ser refletido no rosto
A alegria é a mais forte característica de que está em Cristo Jesus
Só tem a verdadeira alegria quem tem Jesus no seu coração SL 16:11, Ap 19:7
Quando não conseguimos nos alegrar no Espírito, no louvor. A oração fica vazia. A graça e a alegria se foram.
O texto não diz diretamente que Sansão perdeu a alegria, mas com toda certeza quando o Espírito de Deus saiu da sua vida foi-se também embora a alegria
Sansão com certeza não estava alegre rodeando moinhos na terra dos filisteus
se esta faltando alegria na sua vida é um sinal que esta faltando a presença de Deus diga nesta noite: "Senhor, devolva-me a alegria!"

5 A QUINTA TRANÇA DE SANSÃO -FALTA DE FÉ
Apesar da historia não dizer que faltou fé a Sansão, nos podemos dizer que pelas suas atitudes lhe faltou fé pra honrar o seu voto de nazireado
O que existe hoje em nosso meio é a Fé falsa, que do ponto de vista bíblico é a fé em coisas falsas
Nossa fé tem que ser viva e colocada em um Deus que é vivo, a biblia diz em Hb 11: 1 – que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
Faltava tanta fé em Sansão que ele nem sentiu seu cabelo sendo cortado, estava dormindo o sono da incredulidade
Quando não sentimos nada nem no louvor ou na pregação, é sinal que a fé está indo embora
Cuide da sua fé, peça á Deus para aumentar sua fé. Diga: "Senhor aumenta a minha fé em Ti, eu não quero jamais duvidar!"

6°A SEXTA TRANÇA DE SANSÃO - O ESPIRITO SANTO
O que mais uma pessoa pode perder? Já que perdeu a fidelidade, o domínio próprio, a paz, a alegria e a fé?
Que Sansão perdesse tudo, mas não o Espírito Santo. Quando o inimigo tirou a 7ª trança, o Espírito de Deus apartou-se de Sansão

Até a 6ª trança, o Espírito ainda estava com ele
Cuidado com desculpas como: "Não posso sair para visitar, hoje está frio, hoje está chovendo, já trabalhei muito esta semana, nem participar do culto eu vou!"
antes que a 7° trança seja tirada, desperta porque depois que esta foi tirada Sansão, ele se sentiu impossibilitado. Foi tirada a força dele, chegou até a pensar que Deus ainda estava com ele, mas já não estava mais, aí começou o fracasso. Ele tentava lutar como antes, mas não conseguiu.
Filho desperta antes que a última trança seja tirada, arrancada de ti. Desperte para fazer a vontade de Deus
O que fazia a diferença na vida de Sansão não era o cabelo crescido, era o Espírito Santo na sua vida!
Sem o Espírito Santo na nossa vida nós não somos nada! O que fazia a diferença na vida de Sansão não era o cabelo crescido, era o Espírito Santo na sua vida!
Quando Davi pecou e Natã veio repreendê-lo sobre o adultério com Bate-Seba
Davi caiu ao chão em prantos e disse que poderia perder tudo menos o Espírito Santo em sua vida Sl 51:10-12

7°A SÉTIMA TRANÇA DE SANSÃO - PERDEU A UNÇÃO: VISÃO E FORÇA
Quando foi cortada a sétima trança de Sansão ele perdeu a unção, teve seus olhos furados e foi escravizado
Quantos crentes dormiram no colo de Dalila perderam a visão e foram escravizados por pecados cometidos, consequência de erros
Agora estão cegos e escravizados pelo pecado girando moinhos como Sansão
Girar moinhos fala de andar em círculos, sem sair do lugar, o crente sem a unção de Deus é assim sua vida espiritual é sempre a mesma coisa
Ele não cresce, não avança, não vai p/ frente, que Deus possa te dar a oportunidade de ter a sua situação mudada
Deus não nos chamou para rodear moinhos, Deus te chamou para avançar de vitória em vitória
Que Deus nos abençoe e nos ajude a sermos vencedores em Cristo Jesus!


 Estudo das 7 tranças. Pastor Tales

Nenhum comentário:

Postar um comentário