Postagens mais visitadas

LEVANTAR ALTAR A DEUS


                            
                                                                   LEVANTAR ALTAR
O primeiro altar nas Escrituras nos relata que o primeiro altar foi levantando por Abel, filho de Adão, que sendo justo diante de Deus sofreu a pena de ter agradado a Deus com sua oferta, como está escrito:
Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. (Hebreus 11:4)
A questão entre a oferta de Abel e de Caim não está no “quanto se ofertou”, mas “como ofertou”. Podemos entender que não é quantidade daquilo que damos que agrada a Deus, mas como ofertamos, ou seja, qual nossa “motivação” em dar ao Senhor. A oferta de Abel era justa, ou seja, vinha de uma motivação certa. A palavra de Deus diz que o Senhor “sonda nosso coração” e sabe o que acontece em nossa vida “desde o assentar até o levantar” (Salmos 139). Não adianta subir ao monte para adorar, se a adoração não vem de uma pessoa com as mãos limpas e corações puros (Sl 24:4).
Muitas pessoas entendem hoje , que adoração é algo relacionado a música ou a um estilo musical quando na verdade a adoração não é um estilo de música , mas de vida. Sendo assim, a adoração não pode ser feita de qualquer jeito ou forma,mas devemos entender que além de adorar é necessário que venhamos a construir um altar de adoração a Deus.


E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. (Gênesis 22:9)
Mas antes de levantar um altar de adoração foi preciso que Abraão fosse testado em muitas coisas na sua vida. Entre algumas coisas que Abraão foi testado podemos citar:

Sua Fé: O Senhor provou a fé de Abraão quando pediu que ele levantasse um altar. E assim como o fogo em alta temperatura queima o ouro para que seja purificado, da mesma forma, o Senhor nos prova pelo fogo das altas provações para que sejamos santificados e prontos para “oferecer” nossa vida como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12:2).
Provou sua obediência: “Porque obedecer é melhor que sacrificar …”(1 Sm 15:9) Quando o Senhor pede a Abraão que fosse ao monte Moriá oferecer o sacrifício, Ele disse claramente: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. (Gênesis 22:2). Muitas pessoas querem viver com Deus na desobediência. Esquecem que para viver uma vida de dependência integral a Deus é necessário passar pelo processo da obediência.
Prova sua dependência – Quando Deus pede a Abraão sair da terra dos seus pais e ir para uma terra que Ele mostraria, o Senhor estava provando a dependência de Abraão a Ele (Gn 12:1; At 7:3).
Diz a palavra de Deus que também Deus amou o mundo de tal maneira que “deu, ou seja, sacrificou Seu único filho para que todo que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3:16).

Deus também construiu o seu próprio altar quando no monte Calvário, levantou seu próprio filho para morrer em favor de muitos, sendo Jesus a propiciação da transgressão de todos os que pecaram (1 Jo 2:2).
Portanto, construir um altar de adoração é algo que envolve renúncia, abnegação e sacrifício. É algo que prova nossa vida, nossa fé, nossa obediência, dependência.
Mas acima de tudo algo que prova nosso “amor a Deus” e aquilo que “realmente está em nosso coração.

Como diz as Escrituras:
E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. (Deuteronômio 8:2 )
Existem muitas pessoas que querem andar com Deus, mas poucos são aqueles que desejam seguir a Deus segundo Sua Vontade. Muitos querem viver com Deus, mas esquecem que o caminho de Deus exige abnegação, ou seja, renúncia as suas vontades e dependência de Deus.
Hoje, muito se tem dito sobre adoração, sua definição, como podemos adorar e várias coisas a esse respeito, porém o que muitos pessoas não percebem é que não basta simplesmente adorar a Deus de qualquer forma ou jeito, mas levantar um altar de adoração a Deus com nossa vida.
levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar. Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo. O fogo sobre o altar se conservará aceso; não se apagará. O sacerdote acenderá lenha nele todos os dias pela manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e queimará a gordura das ofertas pacíficas” (Lv 6:10-12)
1-Edificar altar exige trabalho – levantar um altar exigirá trabalho, esforço, precisamos estar dispostos a pagar o preço para que um altar seja levantado. Deus nos libertou de altares enganosos, devemos valorizar e preparar altar diante de Deus com alegria e gratidão. “Deus conosco”, “Emanuel”, o Senhor presente em nós é digno de que o adoremos e levantemos a Ele altares em nossas casas e em nossos corações. Para edificar altar é preciso trabalhar arduamente “… o reino dos céus é tomado à força, e pela força se apoderam dele (Mateus 11.12)”. O reino de Deus é tomado por esforço. Muitos já leram sobre Deus, ou ouviram sobre Ele, mas isso não quer dizer que O conhecem. Mas os que estão edificando altares sabem o preço que se paga por isso, pelo desejo de conhecer a Deus. Preço de dedicação de tempo e de priorização.
2-Altar é para que se reconheça a grandeza de Deus em minha vida. –“reconhece-O Senhor em todos os seus caminhos. (Pv 3.6)”. Em tudo, na doença, saúde, bonança, adversidade, em tudo, pois independente da situação Deus não deixou de ser Deus. Mesmo que não aconteça como queremos precisamos adorar ao Senhor. As vezes o altar é só para reconhecer que Deus é Deus. É fácil reclamar, o difícil é levantar altares que reconheçam Deus como Deus. Precisamos levantar altares que reconheçam a Deidade e Divindade de Deus, e se não está havendo reconhecimento faltam altares em nossas vidas. Precisamos entender que se não fosse o Senhor não seríamos nada e não teríamos nada.
3- Erigir um altar às vezes é um ato solitário– existem momentos em que este altar será íntimo e individual. “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente” Mateus 6.6 Precisamos aprender a cultivar momentos a sós com Deus. O próprio Jesus no Getsemani teve um momento solitário com Deus, mesmo tendo convidado amigos para estarem com Ele. Às vezes a única coisa que podemos fazer é chorar diante de Deus no secreto, e saber que o Pai está ali conosco e certamente nos recompensará como garante sua Palavra.
4- Altar é lugar de sacrifício – vida cristã não pressupõe só “me dá”. A bíblia diz: Marcos 8:34-35 (NVI) Então ele chamou a multidão juntamente com os discípulos e disse: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho a salvará. Evangelho que não pressupõe sacrifício está incompleto. Não somos os únicos a passar por problemas,  cada um tem os seus desafios, então precisaremos construir altares para entregá-los diante de Deus. Abraão levou seu próprio filho para oferecê-lo diante do Senhor,  espontaneamente. Quando não nos dispomos a entregar dessa forma o Pai toma para si. O próprio Jesus teve que se entregar espontaneamente Na Cruz. Existem muitos Isaques  que precisamos entregar. Deus não quer tomar, Ele quer entrega, para Depois poder devolver. Nossa confiança precisa ser integral em Deus.
Conclusão: precisamos levantar altares para o Senhor, memoriais de sua bondade em nossas vidas e famílias. Memoriais do poder de Deus. Crendo sempre que Ele é Deus em qualquer circunstâncias e transmitir essa certeza  aos nossos filhos e famílias.

Vivemos um tempo secularizado em que os altares das igrejas se parecem mais com palcos de shows do que lugar de adoração. Devido a esta preocupação, precisamos entender qual é o propósito do altar que temos em nossos templos.
O primeiro altar foi erguido por Noé (Gênesis 8.20) em gratidão a Deus pela salvação de sua família. A bíblia diz que “e o altar será santíssimo; tudo o que o tocar será santo” (Êxodo 29.37). Também sabemos que o Altar é um lugar de sacrifício (Levítico 4.24) e de perdão (Levítico 4.35).
Havia no A.T. diversos tipos de altar:
-de terra (Êxodo 20.24) para um sacrifício momentâneo visto que eram nômades;
-de pedras (Êxodo 20.25) para consagrar um local para sempre ao Senhor;
-de madeira (Êxodo 27.1) para ser carregado por onde forem pelo deserto;
-de bronze banhado (Êxodo 38.1-2) para suportar o fogo e perdurar;
-de ouro (Êxodo 39.38) para ministrar as orações permanentemente diante do Senhor.
Houve um período na história do povo de Deus que os reis de Israel pecaram contra o Senhor e edificaram altares para si, mas estes não eram o verdadeiro Altar do Senhor e precisaram ser derrubados (II Reis 23.12) assim como todo altar que não fosse para o Senhor (Deuteronômio 7.15
Como posso restaurar o Altar da minha vida?
Comparando às doze pedras utilizadas por Elias, vamos refletir sobre doze características que precisamos para restaurar o altar da Igreja e o Altar de nossos corações:
1- ORAÇÃO: “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” Tiago 5.16
A ORAÇÃO é a primeira pedra que colocamos na restauração do Altar. O texto acima fala da oração que confessa os pecados, intercede uns pelos outros, ministra cura e que é eficaz em tudo.
Uma Igreja cujo altar é cheio de fogo do Espírito Santo, é uma Igreja que ora incessantemente. Um cristão que tem o altar do coração restaurado e aquecido pelo poder de Deus, vive uma vida de intimidade e oração todos os dias.
2- BÍBLIA: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” II Timóteo 3.16
A BÍBLIA é a segunda pedra par a restauração do Altar. Jesus mandou “examinar as escrituras” (João 5.39), precisamos ouvir a Palavra de Deus para ter fé (Romanos 10.17), somos libertos de todo mal pela verdade da Palavra de Deus (João 8.32) e devemos usar a Bíblia como uma Espada do Espírito (Efésios 6.17b).
O altar da Igreja é o lugar de pregação das Escrituras e uma igreja é fortalecida quando busca conhecimento da Palavra como alimento principal. O pastor deve defender a doutrina da Igreja fundamentado na Bíblia e combater heresias. Para restaurar o Altar da Igreja é preciso ter a pregação como prioridade.
Um crente que tem o altar de seu coração cheio de fogo, ama a Bíblia, e “nela medita de dia e de noite” (Salmos 1.2). Para restaurar o altar do coração a pessoa deve se empenhar pela leitura da Bíblia.
3- FÉ: “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” I João 5.4
A terceira pedra que firma este altar é a Fé. Com a leitura da Bíblia e oração, a fé é fortalecida. Jesus é o “Autor e consumador da fé” (Hebreus 12.2), que nos serve como escudo (Efésios 6.16).
A Igreja precisa ser fervorosa, cheia de fé. As palavras, pregação e orações ministradas no altar, bem como tudo o mais, deve ser feito pela fé. Também na vida do crente, tudo deve ser motivado pela fé. Quando a Igreja vive pela fé, o fogo do Espírito Santo é derramado poderosamente.
4- ESPERANÇA: “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo” Romanos 15.13
A quarta pedra do altar é a ESPERANÇA. O que é Esperança? É esperar com fé. A continuação da fé. Quem crê e persevera tem esperança em Deus. A Esperança é a fé que persevera.
O pessimismo destrói os sonhos. Quando a pessoa é pessimista não consegue olhar para o futuro e ser feliz. Por isso quando encontramos a verdade em Jesus Cristo, somos cheios de esperança e capazes de viver melhor.
Uma Igreja verdadeira precisa ser esperançosa. Olhar para as vidas com esperança de ver uma mudança em seu viver. O ambiente do culto deve inspirar as pessoas a ter esperança de que tudo vai melhorar. O crente tem que ter esperança de que tudo pode melhorar com ajuda de Deus.
5- AMOR: “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” I Pedro 4.8
A quinta pedra que firma o altar é o Amor. Ele fica quase no meio das outras pedras como um “que é o vínculo da perfeição” (Colossenses 3.14). O amor nos ajuda a perdoar as pessoas esquecendo o que fizeram contra nós, por isso o amor cobre multidão de pecados. O amor do mundo é passageiro e decepcionante, mas o Amor Ágape de Deus é gratuito e sacrificial.
A Igreja precisa amar porque “se não tiver amor, nada disso me aproveitará” (I Coríntios 13.3). Muitas vezes é preciso mexer nas estruturas eclesiásticas para que não haja conflitos na Igreja. Um verdadeiro crente é “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5.9). A pedra do amor deve ser restaurada em nosso altar. Precisamos lutar para continuar amando a cada dia mais. Tudo na Igreja e na vida do cristão deve ser voltado para manifestar o amor de Deus.
6- ALEGRIA: “Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria” Salmos 100.1,2
A sexta pedra que firma este altar é a Alegria. Sem alegria tudo se torna difícil, mas quando estamos alegres nem vemos as horas passarem. Para servir a Deus é preciso alegria, por que viver para Deus é algo muito bom e Ele realiza maravilhas para nós. Quando estamos tristes não temos forças para fazer nada, “portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força” (Neemias 8.10c).
O clima da Igreja deve ser alegre e cheio de júbilo para que todos que entrarem tristes saiam confortados pelo Espírito Santo e fortalecidos pela alegria do Senhor. Não basta apenas dizer que o crente tem que ser alegre, mas a alegria do cristão deve ser nas coisas de Deus. Sendo assim, estará sempre contente. Não adianta ficar com muito moralismo e exigências. Isso faz com que as pessoas sejam sisudas e o ambiente esteja pesado.
7- PAZ: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” Filipenses 4.7
A sétima pedra que firma este altar é a PAZ. Quando saudamos os irmãos dizemos ‘a paz do Senhor’ para declarar que estamos em paz uns com os outros e começar nossos diálogos de maneira pacífica. Esta paz que temos não é a paz do mundo que é passageira e sim a paz doada por Jesus que é eterna (João 16.33).
A Igreja deve ser promotora da paz e do bem estar para seus membros e toda a comunidade ao redor prestando serviços missionários que apontem para o Reino de Deus. Do mesmo modo todo crente deve “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12.18).
8- PACIÊNCIA: “Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor” Tiago 5.10
A oitava pedra que firma este altar é a Paciência. Precisamos ter paciência para enfrentar as provações (Romanos 12.12) e para suportar os irmãos com amor (Colossenses 3.13). Deus é paciente para conosco e assim devemos ser também para com o nosso próximo. A longanimidade, ou ânimo longo, sinônimo de paciência é um fruto do Espírito Santo na vida do cristão (Gálatas 5.22).
O Altar da Igreja precisa da pedra da paciência porque nem tudo acontece na hora que queremos, mas no tempo de Deus. Então a obra acontece de acordo com a vontade do Senhor e não podemos forçar as coisas exigindo que se realize do nosso jeito.
9- BONDADE: “nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade” 
A nona pedra do Altar restaurado é a Bondade. Tudo na Igreja e na vida de um cristão deve ter esta virtude “porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade” (Salmos 100.5).
Deus é bom para conosco não por merecermos, pois não somos merecedores, mas por misericórdia. Do mesmo modo devemos ser bons para as pessoas sem julgar se merecem ou não, agindo sempre com amor Ágape que não busca seus interesses.
10- FIDELIDADE: “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito” Lucas 16.10
A Fidelidade é a décima pedra deste Altar. Deus é sempre fiel, “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (II Timóteo 2.13). A fidelidade deve ser irrestrita e incondicional como um exercício da Fé.
Quando a igreja é fiel ao Senhor, Deus opera grandiosamente no meio do seu povo. Se o cristão é fiel a Deus em tudo, sua vida é mais que abundante de vitórias. Isso também se aplica aos Dízimos e Ofertas. O Senhor multiplica infinitamente para aqueles que creem e praticam a fidelidade.
Ser fiel também é ser obediente, ser submisso, manter seus compromissos pessoais, com a Igreja e seus votos ao Senhor.
11- MANSIDÃO: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” Mateus 5.5
A décima primeira pedra para restauração do Altar é a Mansidão. Precisamos aprender com Jesus que é “manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mateus 11.29). Jesus prometeu que os mansos têm uma herança na terra, ou seja, vão conseguir tudo o que querem nesta terra com mansidão. Realmente com braveza e pressa ninguém consegue nada, mas com calma e mansidão se vai ao longe.
Na Igreja é preciso mansidão para tratar aos irmãos. Isso não é fácil, mas é indispensável para um bom relacionamento na comunidade.
12- DOMÍNIO PRÓPRIO: “Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio” Provérbios 25.28
A última pedra deste Altar restaurado é o Domínio Próprio. O texto acima compara a pessoa sem domínio próprio com uma cidade destruída e sem proteção onde todo tipo de coisas ruins podem acontecer.
Esta pedra nos mostra uma característica que precisamos para manter todas as outras, pois não posso orar, ler a Bíblia, amar, ter fé, esperança e as outras virtudes apenas quando tenho vontade. È preciso determinação. Sendo assim você consegue perseverar nos outros aspectos.
Domínio Próprio também tem a ver com o controle das emoções que às vezes estão efervescendo e precisam ser contidas. A língua é outro lado que precisamos dominar muito em nossas vidas para não pecar contra Deus e contra os irmãos. As vontades da carne precisam ser negadas até o ponto de crucificar o velho homem “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (II Coríntios 10.5).

As pedras para restaurar o Altar foram compradas com virtudes indispensáveis. Falamos sobre a restauração do Altar através da Oração e da Palavra de Deus como bases iniciais para estruturar a vida espiritual de uma Igreja ou de qualquer cristão. Depois passamos para as três coisas mais importantes que são a fé, a esperança e o amor (I Coríntios 13.13). Então passamos para os frutos do Espírito, tendo já falado do primeiro que é o amor, partindo para alegria, paz, longanimidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.22,23).
O Altar da Igreja precisa ser santo e restaurado para que o fogo do Espírito Santo se manifeste sobre o povo de Deus. Mas o altar também é a vida de cada crente. Não fique olhando para os outros na Igreja. Por isso oramos de olhos fechados, para olhar somente Jesus. Examine-se e deixe o Senhor restaurar o Altar de sua vida. Deste modo o fogo do Espírito Santo virá sobre você.
por Pr. Welfany Nolasco

Prosperidade Afetiva
Abraão, após levantar um altar ao Senhor, teve o seu casamento restaurado. Removeu Agar de sua vida e tantas outras situações nas quais os seus olhos estavam presos, por causa da Mesopotâmia e dos cultos a deuses pagãos. Deus devolveu a Abraão uma família saudável. Ele prosperou na afetividade. O amor dele para Sara, e de Sara para ele foi ajustado literalmente, e a vida daquela família foi transformada.
Todos que constroem altar para o Senhor e memorial para Deus prosperam na família e no amor. No capítulo 13 de Gênesis, Abraão é recuperado na afetividade e, no 20, já é um eterno apaixonado por Sara, ou seja, prosperou seu coração porque levantou um memorial ao Senhor.


TRÊS ALTARES QUE PRECISAMOS EDIFICAR
(1 Reis 18:30)
Altar é lugar de encontro. Era no altar que o homem se encontrava com Jeová.
Altar é lugar de entrega total. Lembra-se de Abraão e Isaque? Gên. 22:1-13.
Altar é lugar de concerto. O altar que Jacó levantou. Gên. 35: 1-7.
Altar é lugar de sacrifício. O altar do holocausto. Êx. 38:1-7.
Altar fala de fogo. “O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará”. Lev. 6:13.

1. Antes de mais nada deve-se conhecer o terreno
2. Depois com o projeto nas mãos, deve-se fazer os alicerces
3. Agora sim, vamos ao material: concreto e argamassa
Nossa espiritualidade, como seres humanos, sempre estará prostrada num altar: ou de Deus ou dos demônios. Como alguém que diz ser do Senhor Jesus, pode levantar este altar? Uma das respostas seria desconhecer o próprio Deus que serve, na sua essência. E é aqui que Deus nos chama a atenção: que tipo de espiritualidade eu tenho cultivado? O único altar que deveria ter na vida de um crente é a cruz de Cristo. Proclamamos que o amamos, mas nem ao menos ele está em nossa mente, em nossa memória, para isso, tente lembrar quantos versículos, quantos textos bíblicos podemos recordar a respeito de Jesus, de suas falas, de suas histórias. Paremos um pouco e meditemos. Se não conseguimos recordar muitos, se ele é assim, quase um estranho, então o que conhecemos de Jesus?

Altares de todos os tipos e tamanhos precisam ser derrubados. Altar da falsa espiritualidade, da espiritualidade como meio de se alcançar um fim, altar da obrigação religiosa, da falta de sinceridade, da hipocrisia, da falta de reconhecimento do próprio erro, da infidelidade, da falta de misericórdia, da falta de perdão, e muitos outros precisam ser destruídos. As pessoas querem Deus, porém não querem ir à Casa do Senhor. A falta de amor e de misericórdia é muito grande nesses últimos dias.

Tudo isso deve ser quebrado das nossas vidas, pois esses altares e muitos outros são o que nos impede de crescer e de prosseguir para o alvo que é Jesus. Por isso, amados, oremos perguntando a Deus: Qual é o altar na minha vida que precisa ser quebrado?

APLICAÇÃO NA VIDA
1. Deus sonda e conhece o seu coração. Este é o terreno para a construção
"E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus." Romanos 8:27
2. Deus realiza a boa obra em nossas vidas, através de Jesus. Este é o alicerce que precisamos para nos fortalecer.
"Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus." Filipenses 1:6
3. A criação do homem foi finalizada com o sopro divino, ou Espirito Santo de Deus. Este é o concreto e argamassa para moldar e firmar os que andam na Palavra.
"Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente." Gênesis 2:7

LEVANTANDO UM ALTAR PARA RESTAURAR UMA NAÇÃO  Esdras 3:2
Deus lhe chamou como uma geração corajosa para arrancar aqueles que estão nas trevas, trazendo-os para a Sua maravilhosa luz.
Temos falado muito em conquista de territórios, e muitos talvez não tenham conseguido isso porque não entenderam a importância dos atos proféticos. Quando se tem algo a tomar posse, faz-se um ato profético, um sinal no reino físico de que estamos conquistando algo no plano espiritual. Se quisermos ganhar a nação para Jesus, devemos estar cientes desses atos. Um deles, imprescindível, é levantar um altar ao Senhor. Você entende o que é isso?
O altar em Israel era um referencial de que ali as pessoas tinham uma base de que podiam chamar à existência em intimidade, em profundidade, a presença do Todo-Poderoso, do Glorioso, do Excelso, dAquele que não muda jamais, cuja base do Seu altar é justiça e verdade. Deus colocou o Seu altar dentro de nós. Somos a geração que tem a base do altar: a justiça e a verdade.
Quem pode levantar um altar?
Na Bíblia, um altar só poderia ser levantado por um sacerdote que fosse reconhecido pela sociedade onde vivia. Esse altar tinha uma legalidade, um respaldo, pois é a referência da santificação e do compromisso.
No livro de Esdras lemos que para reconstruir o altar em Jerusalém, depois do cativeiro, levantaram-se Jesuá e Zorobabel:
"Então se levantou Jesuá, filho de Jozadaque, com seus irmãos, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos; e edificaram o altar do Deus de Israel, para oferecerem sobre ele holocaustos, como está escrito na lei de Moisés, homem de Deus" (Esdras 3:2).

Eles estavam fazendo uma aliança de que assim como aquele altar estava sendo levantado, Deus iria construir o templo. Não se tem o templo enquanto não se levanta o altar. Por isso, Deus resolveu o problema construindo um altar dentro de nós. Quando Ele olha do seu alto e sublime trono para a Terra e vê a igreja se movendo, Deus pode dizer: "Ali estão os meus templos, os meus altares que eu levantei na Terra, e por onde passarem, a terra será restaurada". Você é o templo do Espírito Santo.

O altar é estabelecido para direito de posse de um território ou de algo que temos por conquistar. Somos uma geração de sacerdotes e vamos andar por esta terra crédulos de que o Senhor nos respaldou e nos entregará esta terra por herança. Você é sacerdote de uma geração e templo do Espírito Santo.

Os inimigos do altar
Josuá e Zorobabel colocaram o altar sobre a sua base em meio a opressão inimiga (Esdras 3:3). Quando um altar é levantado tem que se levantar os espias de fronteira para que a terra a qual tomamos posse não possa ser invadida. De que maneira a terra é invadida? Com confissões contrárias, indiferença, com a falta da verdade e da justiça. Você pode não estar tendo sucesso em várias áreas da sua vida porque lá dentro, na base onde você deveria tomar posse, tem um inimigo plantado para fazer confissões contrárias, para fazer resistência, para que o altar não seja estabelecido.

Os guardiões têm que estar de plantão. Você é um espia da terra, foi chamado para defender e construir. Você é um altar vivo, móvel na terra e por onde passar, a redenção de Deus alcançará multidões e restaurará a nação, a começar pela sua casa e indo até os confins da Terra. Deus resolveu investir nos altares dele, em suas casas vivas (II Samuel 7).

Você é resultado do trabalho das mãos de Deus, que investiu pesado em você. Deus lhe chamou como uma geração corajosa para arrancar aqueles que estão nas trevas, trazendo-os para a Sua maravilhosa luz. Deus lhe selou e levantou dentro de você o Seu próprio altar.

O altar do Senhor é composto de simplicidade e alimentado de santidade. São os dois elementos que sustentam o altar do Senhor: simplicidade e santidade.

Quando o povo chegava diante do altar, via um altar simples, mas lá diziam: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos, toda a Terra está cheia da Sua glória. A geração Esdras tem um altar simples e, pela santidade, é uma geração restauradora. O restaurador não tem pavor do adversário porque fará a obra de seu Pai. Você é chamado para restaurar porque é restaurado, dentro de você tem a base da justiça, da verdade, da simplicidade e da santidade.





4 comentários:

  1. Glória a Deus 🙇🏽‍♂️🙌🏼
    Obrigado pelo ensino 🙇🏽‍♂️🙌🏼

    ResponderExcluir
  2. Fiquei maravilhada com esse estudo muito espiritual. Deus abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
  3. Muito forte 😢😢😢

    ResponderExcluir