Postagens mais visitadas

MARIA- mãe de Jesus



HISTORIA
Ao apresentar-se a ela o anjo Gabriel a saudou dizendo: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! “. (Lucas 1:27,28)
“Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim” (Lc 1:30 -33)
Maria morava na cidade de Nazaré, um pequeno povoado com mais ou menos 90 casas, que se situava à cerca de 130 quilômetros a nordeste de Jerusalém. Nazaré era uma cidadezinha sem nenhuma importância, aliás, esquecida por todos, isso fica claro nas palavras de Natanael quando lhe disseram que o Messias vinha de Nazaré: “Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?” (João 1.46). Maria a mãe de Jesus se destacou celestialmente. Ela chamou a atenção de Deus com seu comportamento e com a sua fidelidade.
Quando foi dito: salve agraciada, significa que Maria achou graça, ou seja, foi beneficiada sem mérito algum, isto em vista do propósito de Deus. O fato de Maria ter sido escolhida não tem um fundo meritório, mas a graça de Deus em levar a efeito o seu propósito eterno.
Na ocasião da visita angelical, Maria era noiva de José. A notícia vinda do céu causaria uma mudança extraordinária nos planos do casal. “E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?” (Lc 1:34). A resposta do anjo calou as indagações de Maria:
Maria vivia uma vida pobre e simples, seus pais a prometeram em casamento e seu futuro noivo José, que levava uma vida simples, era carpinteiro.
 (Lc 1:35; Sl 139:13).
O anjo explicou que o Espírito Santo de Deus viria sobre ela, e o poder do Altíssimo haveria de abriga-la sob o seu mistério, de modo que o ente que haveria de nascer dela seria ‘Santo’, e chamado Filho de Deus.
SITUAÇÃO
Maria foi virgem até conceber Jesus, e após o nascimento de Jesus, ela passou a conviver maritalmente com José, com quem teve mais filhos, sendo assim Jesus teve mais irmãos, em Marcos 3:31 a 35 fala deles, (quando Jesus fala quem são eles,Jesus não desmereceu sua familia ele a usou para falar que Deus é em primeiro lugar em nossa vida.) Maria não permaneceu virgem, e não é justificável o título de Perpetua Virgem.
hoje em dia ainda é difícil uma mulher ser mãe solteira, imagine naquela época, poderia ser apedrejada,mas Maria suportou a humilhação, o desprezo dos familiares, a rejeição das amigas e conhecidos, ser apontada como pecadora.
mas quando Deus nos escolhe para um grande propósito, Ele nos sustenta para passarmos todas as situações difíceis, Ele falou com José, deu sonho a ele, fortaleceu a José para cuidar e suportar também toda a humilhação.
quando Deus escolheu Maria,Deus também olhou para José, Deus escolhe as pessoas certas, para o cumprimento de Sua vontade.
A Bíblia é clara: há só um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem, pois não há outro nome pelo qual os homens devam ser salvos (1Tm 2:5; Atos 4:12). 
Maria, mulher e mãe. Ela soube comportar-se como mãe apesar de jovem, cuidou do seu filho cumprindo com todas as responsabilidades de uma mãe Hebreia, levou a criança para ser circuncidada, fazendo-se cumprir a lei de Moisés, apresentou-o no templo, e até viajou de Nazaré a Belém para cumprir um decreto do rei César Augusto, que teriam que registrar os recém nascidos.
E na verdade nunca será redentora e nem mediadora, esta afirmação surgiu no concilio de Éfeso, quando chegaram a conclusão de que Maria era Mãe de Deus, pois Jesus era Deus, e essa afirmação fere a verdade da palavra de Deus, Maria foi a mãe de Jesus encarnado, ela afirmou ser serva de Deus quando disse: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela (Lc 1.38).
Deus é criador do universo e de tudo o que nele existe, jamais uma criatura (Maria) poderia ser mãe de (DEUS) criador. Maria não é mediadora. Não podemos negar os privilégios que ela teve em ser escolhida para gerar o salvador, mas isso não a torna mais importante do que tantos outros discípulos de Jesus, não devemos render culto ou adoração. ”Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás” (Mt 4:10) Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem,( 1Tm 2:5) esta passagem  deixa mais que claro que não há outro mediador entre Deus e os homens, só Jesus pode ser o mediador e interceder por nós, pois foi ele que morreu na cruz para nos salvar. Não podemos esquecer que Ele é o Verbo(Palavra) que se fez homem para resgate da humanidade. Por causa de Adão o pecado entrou no mundo, então todos que nascem é pecador por causa da semente, Jesus veio da semente do Trono de Deus pura e imaculada (Lc 1:35) “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus"

Jesus transforma água em vinho Jõao 2:3 que diz 

1No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava ali; 2Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento. 3Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". ela comunicou ele isso não é ser mediadora ( pedir para Maria para Jesus fazer) o catolicismo entende isso. 

4Respondeu Jesus: "Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou.

5Sua mãe disse aos serviçais: "Façam tudo o que ele mandar". ela sabia do que ele era capaz de fazer.

Cada um com seu sangue
Feto tem circulação independente
Dentro do útero, o sangue do feto não se mistura com o da mãe. Como os pulmões e o sistema digestório só funcionarão plenamente a partir do nascimento... é na placenta que o sangue é oxigenado. O processo ocorre totalmente separado do sistema circulatório materno. É por isso que o tipo sanguíneo do bebê não é necessariamente igual ao da mãe. Durante a gestação, a mãe zela pelo seu filho fornecendo-lhe proteínas, glicose e micronutrientes como o ferro e o zinco. Além disso, ela reforça sua proteção com uma bateria de anticorpos que irão defendê-lo contra infecções. E abastece-o de oxigênio, essencial à vida. O feto recebe essas substâncias por meio do sangue que corre no cordão umbilical. Em troca, ele devolve à placenta seus resíduos – gás carbônico e uréia, produtos de um metabolismo que se acelera com o crescimento.
Leia mais em: https://super.abril.com.br/comportamento/utero-doce-utero/

SOFRIMENTO
Maria está ajoelhada, sentindo uma profunda aflição. O último clamor de seu filho após horas de sofrimento ainda ecoa em seus ouvidos. Ainda é dia, mas o céu está escuro. A terra começa a tremer violentamente. (Mateus 27:45, 51) Para Maria, é como se Deus estivesse mostrando ao mundo que sua tristeza pela morte de Jesus Cristo é maior do que a tristeza de qualquer outra pessoa. Dizem que a dor de perder um filho é a pior que existe. A morte é um inimigo terrível e causa muita dor a todos nós, de um jeito ou de outro. (Romanos 5:12; 1 Coríntios 15:26) 
É possível suportar essa dor? À medida que considerarmos a vida de Maria, desde o início do ministério de Jesus até um pouco depois de sua morte, entenderemos mais sobre a fé que a ajudou a suportar uma grande dor. Ainda assim, Maria continuou humilde. Jesus nunca deu a entender que sua mãe deveria receber louvor, muito menos adoração.
E quando alguns numa multidão disseram a Jesus que sua mãe e seus irmãos estavam nas proximidades, ele disse que seus verdadeiros irmãos e mãe eram aqueles que acreditavam nele. Em vez de ficar ressentida, Maria entendeu o que Jesus quis dizer, laços espirituais são muito mais importante e eterno que laços familiares.  Marcos 3:32-35.

ALEGRIA
Quando Jesus morreu, Maria sentiu como se uma longa espada a traspassasse, conforme havia sido predito. Mas três dias depois, sua dor se transformou numa alegria inimaginável. Maria soube que havia acontecido o maior de todos os milagres Jesus tinha ressuscitado! E sua alegria aumentou ainda mais quando Jesus fez uma visita especial a seu meio-irmão Tiago. (1 Coríntios 15:7) 
Aquele encontro teve um bom efeito sobre Tiago e os outros meios-irmãos de Jesus. Depois disso, eles passaram a acreditar que Jesus era o Cristo. Em pouco tempo, estavam indo às reuniões cristãs com sua mãe e “persistiam em oração”.
Tinha a presença do Senhor. Ao ser visitada pelo anjo, vindo da parte de Deus, o anjo lhe falou: “O Senhor é contigo” esta declaração foi clara, ter a presença de Deus é a coisa mais sublime na vida de qualquer pessoa.
Cada filho é escolhido por Deus para um propósito exclusivo na terra é muito maravilhoso, cada filho é um presente de Deus, Ele confia a nós o cuidado de educar, amar, suprir as necessidades, ensinar a Bíblia. Prepara-los para enfrentarem esse mundo em trevas e perigos.
Maria viu muitos milagres, sinais e maravilha que Jesus operava, ela viu o Poder de Deus manifesto, oh Glória a Deus!!
LIÇÃO
Maria não teve medo de se entregar inteiramente a Deus. “... Que aconteça comigo conforme a tua palavra...” V.38.
“Ela entregou seu corpo virgem, sua integridade de mulher, sua reputação na comunidade, seu futuro com José”. 
Simplesmente abriu mão da própria vida em benefício da humanidade. Maria não permitiu que o grande chamado para ser mãe do Salvador do mundo afetasse sua humildade. “Pois atentou para a humildade da sua serva” V. 47-48.
Apesar de Maria ter sido escolhida como a mãe do filho de Deus, ela continuou a mesma; isso não alterou seus valores, não lhe subiu à cabeça. Maria nos ensina que sua posição como mãe de Jesus, não a fez imaginar que ela não precisasse batalhar em oração (Atos 1.12-14) que teria que ser servida, paparicada, como muitos que tem por aí. Ela foi humilde e serva do começo ao fim.
ORAÇÃO
Pai em Nome de Jesus, que eu possa ser contada como fiel, que tudo o que eu venha fazer seja para te glorificar e exaltar, que quando o Senhor tiver que contar comigo para uma tarefa tão difícil eu possa agir como Maria, eis me aqui, me fortaleça com seus braços poderosos para que eu não desvie dos caminhos traçados por Ti. Amém!



2 comentários: