Postagens mais visitadas

MÃE de Sansão

       

HISTÓRIA

"E havia um homem ... cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos" (Juízes 13:2-3-5) nos mostram de que maneira ela foi abençoada ...
"E o anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus."
O povo de Deus havia feito o que o que era mal, e Deus havia permitido que o Seu povo caísse nas mãos dos filisteus, O contexto social em que viviam era de opressão do inimigo, o vizinho povo filisteu. Estes mantinham Israel sob ameaças, pagando-lhes altos tributos, e lhes tolhia a liberdade completamente. Vigiavam seus passos. Matavam sem piedade. Tinham a tecnologia do ferro e não permitiam que os hebreus tivessem armas, armaduras ou espadas. 
Os ferreiros filisteus eram os que fabricavam e amolavam os machados, relhas e enxadas dos hebreus. Israel estava “nas mãos dos filisteus”, literalmente, e isto já durava quarenta longos anos. Deus, então, decide levantar um homem que iria colaborar pra que o povo fosse liberto das mãos dos filisteus. Como eles não podiam ter armas para enfrentar os filisteus, Deus levantou um homem como uma força sobrenatural e ele sozinho valia por um exército dos inimigo. 
Sempre que o povo de Deus clama a Ele, Deus responde com alguém como no caso de Sansão. Como Deus usou também, Davi, Elias, Daniel, Jeremias, João Batista, e outros.

Esse homem ainda seria gerado. Então Deus escolhe esta mulher que mesmo sendo estéril foi fiel, mesmo vivendo num tempo onde seu povo estava corrompido, mesmo seu povo tendo feito o que era mal diante de Deus, ela se manteve fiel a Deus, ainda que não vendo possibilidades de ter filhos e por isso ser tão mal vista pela sociedade.
Ela foi fiel por decisão. Independente da sua situação. Ela escolheu viver de maneira reta mesmo que as coisas não lhe parecessem favoráveis. Deus selecionou um casal fiel da tribo de Dã, Manoá e sua esposa, para serem aqueles que dariam à luz um filho, que seria chamado de Sansão, para que se iniciasse esta grande obra.
SITUAÇÃO

Assim como Sara, Rebeca, Ana e Isabel, elas também eram estéril, mas confiavam no Deus que ouve e responde orações.
A sua vida não foi fácil, pois, em Israel, uma mulher não ter filhos significava que estava em pecado e, por isso, Deus a estava castigando. Muitos a olhavam com um ar de censura e isto deixava a sua alma angustiada. Por causa de tamanho sofrimento que ia além de suas forças, ela se achegou mais ao Senhor. 
Ela, mais do que nunca, estava precisando da Sua ajuda. Depois da fidelidade dela e a obediência por seguir direitinho as instruções do Senhor, após dar a luz Sansão, Deus abriu sua madre e ela gerou outros filhos, no lugar da vergonha recebeu dupla honra.
SOFRIMENTO
A decepção da esterilidade transformou-se na alegria de ser mãe. Apesar de grata por ter um filho de força tão incomum, essa mãe humilde deve ter se entristecido com o egoísmo e a desobediência de Sansão a Deus. 
Por certo, as orações e o cuidado de sua mãe desempenharam importante papel na contribuição de Sansão como libertador de seu povo. 
Em Juízes 16:31, esta mulher teve mais filhos.

Os irmãos de Sansão e toda a família do pai de Sansão foram buscar o seu corpo. Eles o levaram e o sepultaram nas terras que ficam entre Zorá e Estaol, no túmulo de Manoá, seu pai. Sansão foi juiz e chefe de Israel durante vinte anos.
Imagina a tristeza dessa mãe sabendo que seu filho um escolhido de Deus, ao invés de seguir nos caminhos traçados por Deus, escolheu seus próprios caminhos, levando assim uma vida cheia de pecados e sem temor de Deus. 
Qualquer mãe que tenha ensinado o filho desde ventre a aprender as Escrituras, e quando cresce esquece tudo o que foi ensinado e escolhe andar juntamente com os pecadores.

ALEGRIA
Deus a conhecia intimamente e a escolheu pra dar à luz um menino que teria um papel importante na libertação do povo de Deus das mãos dos filisteus… Ela era uma mulher que valorizava o marido. Ela percebia a importância de dar ao esposo o lugar de “cabeça da família”. E como isto é importante para a educação dos filhos! Como é necessário que os filhos entendam que o pai é o líder e é respeitado! 

Há mulheres que têm, em primeira mão, uma revelação de Deus e passam a desprezar os maridos, achando que elas são mais importantes que eles... Como isto está errado! A esposa deverá compartilhar suas experiências espirituais e então ambos deverão orar pela confirmação de Deus.
LIÇÃO
Ela foi obediente, com as recomendações do Anjo do Senhor, o que havia no coração de Deus foi transferido a ela, e do coração dela foi transferido ao filho, do coração do filho foi transferido ao povo de Deus. 
Ela não desistiu de Sansão seu filho, mesmo quando ele os envergonhava diante do seu povo, mesmo quando pessoas apontavam para Sansão julgando suas atitudes. 
Muitas vezes as mães se perguntam onde erraram na educação do filho, mas uma coisa tem que ter em mente, os filhos tem livre arbítrio ou seja livre escolha que Deus deu, enquanto eles são pequenos é ensinado o certo e o errado, o que pode e o que não pode, no caso de cristã é ensinado a Palavra de Deus, o que é pecado o que desagrada a Deus etc.

Mas quando eles crescem e saem da barra da mãe, eles começam a ter experiências próprias e dessa forma as escolhas. Que nem sempre é o que foi ensinado, e o que se pode fazer uma mãe? É orar, orar e confiar que Deus agirá com mãos fortes, levando-o para o caminho que eles devem andar. No caso de Sansão ele caiu em si quando os olhos foram furados, e se tornou escravo do inimigo, e mesmo no final ele, Levantou a voz clamando ao Deus criador e foi atendido, Glória a Deus.

Por isso mãe descanse seu coração e confie, mesmo vendo o

 filho sofrer, foi a forma que ele escolheu para crescer.

o que devemos fazer é nunca abandona-los, pois o Pai jamais

 vai abandonar.
ORAÇÃO
Pai em Nome de Jesus, quero primeiramente te pedir perdão pelo meu filho (a) pelo caminho que ele está andando, me perdoa por ter errado em alguma fase do crescimento dele, por isso te peço me ajude a concertar, orar e compreender, me ensine a orar segundo o teu querer, pois não gerei um filho para o mundo, gerei para teu Reino, não sei qual foi o motivo desse comportamento, mas resgata, guarda e proteja ele(a) confio em Ti, antes dele ser meu ele é Teu. Te agradeço em Nome de Jesus. Amém!

No mesmo blogg tem oração pelos filhos.

2 comentários:

  1. Estes dias me fiz essas perguntas vendo meu filho fazer o que não agrada ao Senhor. Foi bom ler estas palavras. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor Jesus, os filhos quando chegam a certa idade eles querem tomar suas próprias decisões, e é claro que vão errar muitas vezes, mesmo sabendo o que é certo e errado, mas temos que fazer como nosso Pai Celestial, ensinar mostrar o caminho e deixar livre para tomar as decisões,mas está sempre com os bracos abertos para nos consolar e ajudar nas consequencias,isto é amar sem acusar ou condenar mas abracar e dizer: estou aqui meu filho

    ResponderExcluir