Postagens mais visitadas

LÍDIA- MULHER DE NEGÓCIOS


ÉPOCA

(Atos 16:11-15) “Nós embarcamos em Trôade e fomos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte chegamos ao porto de Neápolis. Dali fomos a Filipos, que é uma cidade do primeiro distrito da província da Macedônia e também colônia romana, onde ficamos vários dias. -No sábado saímos da cidade e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com as mulheres que haviam se reunido ali.
Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.
Tendo sido batizada, bem como os de sua casa, ela nos convidou, dizendo: "Se os senhores me consideram uma crente no Senhor, venham ficar em minha casa". E nos convenceu.
Lídia era uma vendedora do ramo de tecidos sua atividade era negociar produtos finos, para a alta sociedade.

Lídia era natural de Tiatira na Ásia Menor, mudou-se para Filipos, colônia romana– importante cidade da região.

A Púrpura era um corante de maior renome e um dos mais caros da antiguidade, extraído a partir de moluscos se extraía a secreção um líquido branco, onde se imergia o tecido e ao contato com o sol se tornava roxo (tons de vermelho a violeta) um tecido de luxo. Possuindo um alto valor monetário na sua época. Em Roma só o imperador usava esta cor, Lídia segundo o que se apresenta em Atos era uma mulher com uma boa situação financeira, era independente. 
Naquele sábado porem era só mais uma mulher a ouvir a palavra de Deus.

SITUAÇÃO

Ela foi a primeira mulher a aderir ao cristianismo na Europa.
Demonstra que é necessário ter coragem e determinação. Paulo e Silas foram acusados pelos comerciantes de perturbadores e isto era motivo para prejudicarem os cristãos. Lídia não teve medo de sofrer perseguições ou ser prejudicada financeiramente, pois também era comerciante, e nem tampouco teve receio por sua reputação. Assumiu seu compromisso de cristã e hospedou Paulo e Silas após a prisão.

Mulher Comprometida: v.15ª “Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa”. A disposição de Lídia em ser batizada imediatamente mostra seu nível de comprometimento com o que acredita. Envolveu toda sua família levando o evangelho até sua casa e o batismo para seus familiares. Assumiu publicamente sua fé.
"Servia a Deus ", antes mesmo do Evangelho chegar em sua  terra esta mulher já servia ao Senhor, do seu modo, de sua maneira e entendimento ela já se destacava desta forma...

"O senhor lhe abriu o coração", muitas pessoas ali ouviam, porém somente Lídia teve seu coração aberto ,isto porque ela era uma mulher sensível a palavra de Deus é como o sol  e o coração do homem como barro ou cêra ,ou endurece (no caso do barro) ou amolece (no caso da cêra),no caso desta mulher  seu coração foi "amolecido pelo poder da palavra e Deus lhe abriu o coração...


ALEGRIA

Quando o apóstolo Paulo foi para Filipos, onde Lídia vivia, o Evangelho foi pregado e Deus abriu o coração de Lídia para que ela recebesse o Evangelho (At 16:14). Depois de ser batizada. Quer alegria maior que esta.!!
A Europa precisava ser evangelizada e a semente do evangelho foi lançada naquelas terras pelo apóstolo Paulo através de uma mulher forte porém de coração meigo. Ela não era judia mas tinha o coração aberto para conhecer este Deus que tanto fizera e fazia pelo povo judeu. Ela sabia dos milagres e do perdão contínuo a este povo que Ele chamava de Seu povo. Ela foi tão impactada que toda sua família viu e também quiseram.
LIÇÃO

É justo que eu pense assim de todos vocês, porque vocês estão no meu coração”. De cristãos como Lidia, que acolhem o Evangelho com generosidade, envolvendo toda sua realidade pessoal, dons, meios e tempo para o Senhor, as Escrituras afirmam que foi “Deus quem realizou este bom trabalho e o completará”, continuando o até o fim. 
O que nos anima, nos desafia e nos consola ao mesmo tempo, pois pertencemos ao grupos daqueles que, mesmo não sendo membros do antigo povo da Aliança, fazemos parte daqueles com os quais Deus realiza um bom trabalho e não nos abandona no caminho. 
A Igreja tem muitas lídias, muitas mulheres que, no seu dia a dia, com seus recursos e necessidades, sustentam a Igreja, apoiam os lideres, fortalecem a comunidade, mesmo sem grandes reconhecimentos. Seus nomes estão escritos no céu e suas vidas se espelham naquela de Lidia, que seu nome na pena de Lucas, o narrador dos Atos dos Apóstolos, não porque ele estivesse presente quando os fatos aconteceram, mas porque a comunidade lembrou para sempre a contribuição importante dessa mulher.
Esta mulher, apesar de trabalhar muito e ser bem-sucedida no que fazia, não quis acreditar somente na força do seu potencial para ganhar dinheiro. Ela desejou ter fé no que Paulo pregava.
É este o pensamento que temos que ter: não somos nada sem Deus. É Ele que nos dá capacidade para ter e ser o que somos.
Uma mulher pouco conhecida, mas que nos deixa boas lições: o valor da devoção, o valor da hospitalidade e o valor da utilidade. Estas são marcas de um cristão.
Temer a Deus é sentir profundo respeito por Deus e por sua vontade.

ORAÇÃO

Pai em Nome de jesus, te peço que quando o Senhor realizar o desejo do meu coração que eu seja como Lídia, uma mulher de sucesso, mas humilde, quebrantada, ajudadora, e que nunca eu deixe de ajudar o meu próximo, que eu não venha dar ao dinheiro o primeiro lugar por mais importante que ele seja, mas que o Senhor sempre seja e esteja em primeiro lugar em minha vida, como minha família, amigos, e igreja. Porque sei que tudo vem de Ti, minha inteligência, os talentos que seja sempre para contribuir. Em Nome de Jesus Amém!!


Um comentário: