Postagens mais visitadas

JEZABEL - 2 - esposa de Acabe


              
  “tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi,
 e serviu a Baal, e o adorou” (1 Reis 16:30-310)
              
ÉPOCA

Jezabel foi esposa de Acabe, que reinou sobre as dez tribos do norte de Israel de 874 a 853 a.C. Acabe destacou-se pelo sucesso militar e político, mas era “fraco em questões religiosas”, pois: “fez Acabe, filho de Onri, o que era mau perante o Senhor, mais do que todos os que foram antes dele” (1 Reis 6:30). Ele escolheu casar-se com Jezabel, filha de Etbaal, um sumo sacerdote e rei pagão.
Jezabel era  da cidade Fenícia de Tiro, Jezabel adorava ao deus Baal”
Esse casamento ocorreu como um tipo de compensação pela hostilidade de Damasco contra Israel, num acordo promovido por Onri, pai de Acabe, para reafirmar uma aliança entre Tiro e Israel (cerca de 880 a.C.).
Jezabel foi uma devota de Baal-Melcarte, o deus cultuado na Fenícia. Quando casou-se com Acabe, foi feito um tratado para que ela pudesse continuar adorando o seu deus nativo também em Samaria, seu novo lar (1 Reis 16:31-33).
A rainha Jezabel tinha personalidade forte e dominante. Além de seu fanatismo religioso, ela era impulsiva e violenta. Sua principal exigência era que seu deus tivesse os mesmos direitos do Deus de Israel perante o povo. Jezabel então começou a perseguir os profetas do Senhor. Assim, ela mandou matar todo aquele que se pusesse contra suas práticas idólatras (1 Reis 18:4).
A narrativa bíblica claramente nos mostra que ela exercia forte influência sobre Acabe, pois o rei permitia que Jezabel agisse conforme desejasse. Ela teve três filhos com o rei de Israel: Acazias, Jorão e Atalia. Ela também instruiu seus filhos de acordo com suas práticas. Atalia, por exemplo, levou seus costumes reprováveis para Judá quando se casou com o Jeorão, filho de Josafá (2 Reis 8:18).

SITUAÇÃO

O principal desafeto de Jezabel foi o profeta Elias, que reprovava seus costumes. Num dos episódios mais conhecidos da Bíblia, o profeta Elias realizou uma disputa no Monte Carmelo, a fim de provar quem era o verdadeiro Deus. Então caiu fogo do Senhor, e os profetas de Baal acabaram massacrados (1 Reis 18:17-40).
Mesmo com a prova real do poder de Deus, e com o massacre de seus profetas, Jezabel não diminuiu sua idolatria. Muito pelo contrário! Seu ódio perseguidor se intensificou. Ela ameaçou o profeta Elias, que precisou fugir para o Monte Horebe.
Depois que Acabe faleceu, Jezabel ainda continuou tendo grande poder e influência em Israel durante os reinados de seus filhos Acazias e Jorão. Mas, Jeú, um oficial do exército, assassinou Jorão, limpou a casa de Acabe do reino e ascendeu ao trono. Jeú erradicou o culto a Baal em Israel.
Após ter matado Jorão, Jeú se dirigiu ao palácio em Jezreel. No palácio, Jezabel estava vestida esplendorosamente esperando por Jeú com a intenção de afrontá-lo (2 Reis 9:30). 
Então Jeú deu ordens para que os eunucos de Jezabel a lançassem pela janela da torre do palácio. Depois Jeú ainda atropelou o corpo de Jezabel (2 Reis 9:33).
Mas quando foram sepultar a esposa de Acabe, os homens de Jeú encontraram apenas seu crânio, seus pés e suas mãos. Sua carne havia sido devorada por cães (2 Reis 9:36). como o profeta havia dito.
Vale lembrar que os cães também figuraram na morte de Acabe. Eles lamberem o sangue do rei que ficou no carro em que ele estava quando foi mortalmente ferido (1 Reis 22:38). também como o profeta havia dito.

A morte de Jezabel havia sido profetizava pelo profeta Elias, e se cumpriu exatamente conforme a profecia: “E também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jizreel” (1 Reis 21:23). “Então voltaram e contaram isso a Jeú, que disse: Cumpriu-se a palavra do Senhor, anunciada por meio do seu servo Elias, o tesbita: Num terreno em Jezreel cães devorarão a carne de Jezabel” (2 Reis 9:36).
LIÇÃO

Infelizmente, em nossos dias, Jezabel só é mencionada quando querem falar sobre roupas, acessórios e maquiagens... vaidades! 
Esquecem que o grande erro de Jezabel foi adorar a Baal, perseguir e matar os profetas de Deus.

Os exageros também não nos fazem bem, portanto, devemos evitá-los. 

Tudo nessa vida tem limites! 

Até a simplicidade pra ser simples tem que ter limites; se não, torna-se bizarra, digna de zombarias.

Ela nos ensina a vigiar nossas atitudes, orar para que o Espírito Santo de Deus nos mostre sempre que agirmos em uma destas características. Colocar nossos temperamentos nas mãos do Espírito Santo para que aja equilíbrio.
Características de Jezabel
 Abuso de Poder: Jezabel era uma rainha, ou seja, ela tinha muito poder em seu país. Ao invés dela ajudar seu marido e o povo, ela manipulou todos, trouxe a idolatria e matou muitas pessoas.

 Egoísmo: Jezabel pensava apenas em si mesma, se alguém não concordasse ou não desse o que ela queria, ela mandava matar. Para ela, as vontades e interesses de outras pessoas não importava.

Perseguição: Jezabel não tolerava os oponentes, mandou matar quase todos profetas de Deus. Ela não aceitou em momento algum que poderia estar errada. 

Manipulação: Ela era muito manipuladora, conseguia o que queria através de seu poder. Chegou até matar para conseguir atender seus desejos. Como toda boa manipuladora, Jezabel não aceita correção (I Reis 21:11).

Idolatria: Jezabel adorava Baal e Aserá. Ela tentou várias vezes acabar com a adoração ao nosso Deus verdadeiro, e fazia muitas coisas que deixava Ele muito irado. O culto a esses deuses que ela adorava era conhecido por ser repugnante, faziam sacrifício de crianças e imoralidade sexual.

Rebelde. Não aceita ‘não’ como resposta. Frauda situações para conseguir seus objetivos (I Reis 21:25). É rebelde ao extremo, ainda que não pareça e que não se dê conta.

Rixosa. Criadora de contendas, de disputas constantes em consequência de ódio (I Reis 19:2).

Vaidosa. Não tem equilíbrio; seu desejo de chamar a atenção é incontido.

Soberba. É arrogante, orgulhosa, altiva, desprovida de humildade.

Impulsiva. Não tem domínio próprio nas emoções. Pode ter um ímpeto anormal e irracional que leva à prática de atos criminosos.

Sedutora. Envolve as pessoas através da sensualidade (Apocalipse 16:1-6).

Desobediente. Toma decisões sem o consentimento do marido. Não ouve conselhos, não se submete a líder algum.

Vingativa. Planeja o mal do inimigo; arma ciladas.

Tola. Destrói sua casa e a liderança do marido.

Iracunda= significado= (possessa, furiosa, raivosa, afobada, agastada, agitada, apavorada, colérica, desassossegada.) Cheia de raiva e ódio; destruidora dos princípios de Deus.

Mentirosa. Fez com que os filhos de Belial testemunhassem contra Nabote.

Falsa. Falsificou a assinatura do rei.

Acusadora. Acusou Nabote de ter pecado contra Deus e contra o rei.
SEU FIM
I RS.21-23 - Deus mandou Elias profetizar: os cães comerão a Jezabel ao antemuro de Jizreel!

O CÉREBRO – Jezabel usava sua inteligência para fazer o mal!  Todos os teus planos eram sempre planos eram sempre para prejudicar a vida das pessoas.
OS PÉS – Os pés de Jezabel só conhecia os caminho da maldade,. Não adianta ter pés se eles não anunciam as boas novas. Jezabel andou por caminhos que não tinham mais volta.
AS MÃOS – Mãos falam obras, as mãos de Jezabel eram usadas para fazer o mal. Mãos falam também de curas, mas Jezabel somente feria, matava. Nunca foram usadas para abençoarem

VAMOS ORAR

Pai em Nome de Jesus, tem misericórdia de mim, livra-me do mal desse espírito maligno, tenho o Senhor como Pai e não satanás, se eu pratiquei uma destas caraterísticas enquanto estava perdida nas trevas, me perdoe me limpa e me purifica, que seja quebrado em Nome de Jesus toda influencia toda cadeia toda algema, porque hoje fui resgatada pelo Sangue de Jesus sou nova criatura sou filha sou noiva. Que o Espírito Santo me mostre sempre que qualquer sintoma desse espírito maligno queira interferir na minha caminhada contigo. Que meu temperamento, vontades, sonhos sejam temperados por Ti. Em Nome de Jesus amém.


3 comentários:

  1. Amém! Texto inspirador, que Deus abençoe vc(s) que escrevem esse texto! Tem me feito muito bem lê-los, que possamos aprender com as lições deixadas por Jezabel, que não andemos em seus caminhos, e se um dia amdarmos, que nos arrependa-mos a tempo, e nos voltemos para Deus, para o Espírito Santo, que nos purifica e esquadrinha 🙏❤

    ResponderExcluir