Postagens mais visitadas

JEOSEBA- salvou seu sobrinho da morte



HISTORIA

2ª Reis 11:2"Mas Jeoseba... tomou a Joás... furtando-o dentre os filhos do rei..." Jeoseba - Filha de Jorão ou Jeorão, irmã ou meia-irmã de Acazias. Salvou a vida de Joás (2Re 11:2) quando Atalia procurou eliminar toda a descendência real. 
Seu casamento com Joiada (2Re 22:11) é o único exemplo registrado de uma união entre uma princesa da casa real com um sumo-sacerdote.
Salvou a vida de Joás que foi ascendente de Jesus. A Bíblia nos diz que ela percebendo que todos os filhos do seu irmão Acazias estavam sendo mortos por Atalia, mulher má e egoísta, decidiu esconder no templo, o filho mais novo dele.
Mulher de coração sensível ao Senhor. Deus a usou porque a conhecia e sabia que ela era bastante corajosa para tomar esta atitude, quando se conhece a Deus temos confiança em agir, o modo como Deus queria que ela agisse... escondendo Joás por seis anos, antes que Atalia o assassinasse como fez com os outros netos.

ÉPOCA

Atalia era filha de Acabe com Jezabel que se dedicou a promover o culto a Baal em Judá  8:18; 11:18 Atalia, após a morte do seu marido, planejou assassinar cada príncipe da família real para poder ficar com o trono. , irmã de Acazias, o recém falecido rei, único sobrevivente quando seus irmãos foram assassinados anos antes. 
Quando Atália, estava matando seus netos para poder governar, o seu objetivo, era ser rainha de Judá, matando os verdadeiros herdeiros do trono. Ela conseguiu reinar por 6 anos dividindo o povo e fazendo com eles abandonasse o Deus de seus pais.

SITUAÇÃO

No sétimo ano, o seu marido, o sumo-sacerdote reuniu todos os levitas e os chefes das famílias israelitas e disse: “Reinará o filho do rei conforme o Senhor prometeu acerca dos descendentes de Davi” (2Cr 23:3b). Trouxeram o filho do rei para fora, colocaram a coroa, entregaram-lhe o Livro da Lei e o ungiram rei. E todo o povo gritou: Viva o rei.
Quando Atalia ouviu, correu para o Templo, vendo o rei, rasgou as suas vestes e gritou: Traição. Tiraram a rainha para fora do templo e a mataram. O rei de direito subiu ao trono, então fizeram aliança com Deus (2Cr 23:16); derrubaram os altares de Baal (23:17); restabeleceram o culto ao Senhor (23:18) e restauraram o Templo (24:4).
Graças à coragem de Jeoseba, Joás tornou-se rei de Judá e reinou por quarenta anos. Ele foi um rei bom que andou nos caminhos do Senhor.

SOFRIMENTO

vendo Atália educando seu meio irmão igual a ela,  A Bíblia relata que, além de mãe, Atalia era conselheira de Acazias: “... Ele também andou nos caminhos da casa de Acabe; porque sua mãe era quem o aconselhava a proceder iniquamente” (2Cr 22.3). e depois vendo  a morte de seus amados sobrinhos ,não  pode mais suportar tanta tristeza, ela tomou uma atitude.

ALEGRIA

Alegria, por ter conseguido salvar o filho mais novo do seu irmão, escondendo-o até que ele pudesse assumir o reinado por direito. Ela pensou na criança e no interesse da nação. Correu risco de vida ao defender a promessa de Deus. De ter se casado com um sumo-sacerdote, O que a princesa fez por Joás era reflexo de um ambiente familiar sadio. Não podemos mudar o mundo, mas se tirarmos uma pessoa da destruição, do vício das trevas, falarmos de Jesus, já valeu a pena.

LIÇÃO

Ninguém consegue vencer Deus. Ninguém pode mudar os planos de Deus. Mesmo nós, Seus filhos, jamais poderemos mudar os intentos do Senhor. Podemos orar e pedir a Ele e, Ele como é um Deus onisciente nos dará o melhor. Jeoseba sendo corajosa, enfrentando mesmo a morte, a fim de que possa estar no centro do perfeito plano de Deus.
mesmo quando o mal prevalece, ainda somos chamados para fazer o bem onde for possível. não vamos  mudar todas as coisas, mas se pudermos apenas tomar uma ação positiva, devemos fazê-lo. 
Não sabemos quão grande efeito um único ato terá.
Que Deus nos ajude a fazer escolhas certas com as oportunidades que estão diante de nós.
igual ao de Jeoseba, você está protegendo alguém com suas orações e suplicas diante do Senhor, e através de você Deus tem guardado esta pessoa, este lar, este casamento, ou o que seja. 
Continue firme sem desanimar. Não importa quanto tempo leve para Deus ministrar a libertação e conceder a vitória, leve a Ele esta pessoa em tua oração, não desista. Deus vai guardar, vai livrar, vai por um basta e você vai ver essa pessoa vencer e tomar posse de suas bênçãos por direito.

VAMOS ORAR

Pai em Nome de Jesus, me usa com ousadia, determinação, coragem, para que eu possa fazer a coisa certa na hora certa, usa minha vida para que eu possa ajudar pessoas a alcançar seu chamado nesta terra, não me deixa passar essa geração sem fazer a diferença na vida de uma pessoa. Amém!!


3 comentários:

  1. Amém Deus presisa de mulheres como Jeoseba

    ResponderExcluir
  2. A m erro Jeoseba não era cunhada de Atalia. Jeoseba era filha de Jeorão com otra esposa e meia irmã de Acazias. Acazias era filho de Jeorão com Atalia. por portanto elas nao podem ser cunhadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela correção,digitei errado - 2 Reis 11:2 " Mas Joeseba, filha do Rei Jorão e irmã de Acazias.

      Excluir