Postagens mais visitadas

FILHAS DE FELIPE


HISTORIA
Atos 21:9 diz que Filipe tinha quatro filhas que profetizavam? "E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam" dedicavam-se à pregação do Evangelho.
Filipe foi um evangelista, foi um dos primeiros seguidores de Jesus e  um dos Setenta Discípulos (Lucas 10) .
DEUS QUER QUE TODOS PROFETIZEM.
Um estudo sistemático da bíblia deixa claro que o Senhor deseja que o Seu povo profetize. Cada pessoa pode profetizar, esse é o desejo de Deus. Vamos ver algumas passagens:
"Nos últimos dias diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão; os jovens terão visões, os velhos terão sonhos,"(atos 2:17) citação de Joel 2.28
"Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o de profetizar."(1 cor.14:1)
"Pois todos vocês podem profetizar, cada um por sua vez...."(1 cor.14:31)
PROFETIZAR NÃO SIGNIFICA SER PROFETA. PROFETIZAR É FALAR A PALAVRA DE DEUS.
SITUAÇÃO

Junto com Estêvão, era um dos sete “homens acreditados, cheios de espírito e de sabedoria”, escolhidos pelos apóstolos para a distribuição de alimentos entre as viúvas cristãs em Jerusalém (Atos 6.1-6). Com certeza suas filhas também abraçaram a fé e eram colaboradoras na obra junto com seu pai.
Que mulheres tiveram o dom de profecia na Bíblia?
a) Êxodo 15:20 - MIRIÃ.
b) Juízes 4:4 - DÉBORA.
c) Lucas 2:36 - ANA.
d) Atos 21:8, 9 - AS QUATRO FILHAS DE FILIPE.

No decorrer da história cristã outras mulheres também receberam o dom profético, como Hulda (2Rs22:14) e a esposa de Isaías, embora essa última não tenha seu nome revelado (Is 8:3).
O verbo “profetizar” significa “proclamar”, “ser porta-voz”, falar em nome de Deus. O papel das profetisas e dos profetas era diversificado: exortar, repreender, corrigir abusos, relembrar ensinamentos bíblicos, fazer justiça, predizer ou não o futuro, mas todos os profetas e profetisas verdadeiramente escolhidos por Deus desenvolveram profundo amor pelo Senhor e tinham vida piedosa.

ALEGRIA

Coloco como alegria dessas moças, de terem tido o privilégio de estarem ouvindo a Paulo, pois com certeza a comunhão e o serviço mutuo de Paulo com Felipe, fizeram eles terem horas de conversa e ensinamento cheios do Espírito Santo, essas moças com certeza também sentavam junto ao pai, e com certeza também eram cheias do Espírito.
Eu tiro como exemplo, os filhos de crentes que acompanham os pais, que estudam juntos a palavra de Deus, a atmosfera do ambiente e carregado da presença do Espírito e as crianças por serem sensíveis também recebem, quando elas crescem querem ser também pregadores, então, com elas não deve ter sido diferente. Elas viveram no auge da perseguição mas também no augi do Poder de Deus, sinais e maravilhas eram constantes  Oh Glória a Deus!!.
LIÇÃO
Nesse ponto da história ficamos sabendo que Filipe tinha uma família e que era pai de quatro filhas solteiras. O chamado de Filipe para passar do diaconato para o evangelismo o envolveu num grande número de viagens. Temos conhecimento da viagem de Jerusalém a Samaria, depois para Gaza e, após isso, para “todas as cidades” da faixa costeira de 80 km entre Azoto e Cesareia. Provavelmente tenha havido viagens que não foram registradas. Como todos os missionários pioneiros, ele deve ter sido submetido a perseguições, a inconveniências e aos “altos e baixos” que essa responsabilidade acarreta. Contudo, dirigia sua família de tal forma que suas filhas foram consideradas pelo Espírito Santo pessoas adequadas para receber o dom de profecia. Esse fato testifica da existência de bons pais e de verdadeira piedade nessa família cristã pioneira na obra missionária.

VAMOS ORAR

Pai em Nome de Jesus, que eu seja como as filhas de Felipe, apaixonada por Ti, que eu seja Tua boca na terra por criação e por remissão que onde eu for o Senhor possa me usar para falar o Evangelho revelado que eu seja também cheia da unção e do Poder para liberar Sua Palavra com autoridade e amor.  Senhor como sua Palavra diz “que a Terra está cheia da sua Glória”, quero me envolver nessa Glória. Amém!


2 comentários:

  1. Desculpe entrar no seu blog para discordar, mas sua afirmação está errada. Profetizar não é evangelizar! A pessoa pode profetizar enquanto evangeliza e evangelizar enquanto profetiza. Todos os seus versículos citados estão longe de uma exegese perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apareceu aí como anônimo. Sou Pastor Gideon, teólogo, Pastor Batista e escritor de um livro sobre o tema. Você me encontra no e-mail sgideon09@hotmail.com.

      Excluir