Postagens mais visitadas

ESTER - rainha


       ÉPOCA
O rei persa Assuero governou durante 20 anos 127 províncias desde a Índia até a Etiópia, foi sucessor de Dario I em 485 a.C.
A única coisa louvável em Assuero, nesta história é a Verdade de que Deus, usará quem Ele quiser, para sua Vontade ser realizada. 

Um Amalequita na corte de Assuaero.
No decurso da narrativa o autor relembra que continuava o conflito entre judeus e amalequitas, já que Hamã era descendente de Agague, rei dos amalequitas (1Sm 15.32-33), isso também é confirmado por Flávio Josefo, historiador judeu do I século a.D., no livro "HISTÓRIA DOS HEBREUS". O conflito entre israelitas e amalequitas começou durante o êxodo (Ex 17.8-16; Dt 25.17-19) e continuou por toda a história de Israel (1Sm 15; 1Cr 4.43). Os Amalequitas, sendo os primeiros que atacaram Israel depois de este ser liberto do Egito, eram considerados a união de todas as potências mundanas organizadas contra o povo de Deus (Nm 24.20). Agora com Israel liberto do cativeiro babilônico, o decreto de Hamã é o último esforço de amaleque para destruir os israelitas.
Após o conflito com os amalequitas há o descanso prometido ao povo de Deus (Dt 25.19). Depois de derrotado Hamã, os judeus desfrutam de descanso dos seus inimigos (9.16-22).
SITUAÇÃO

O livro de Ester relata a história de uma moça judia que saiu da condição de exilada e desconhecida para a posição de rainha e mulher mais influente do reino da Pérsia. É a história da libertação dos judeus pela rainha Ester, do complô de Hamã. 
Hamã se torna o homem mais importante depois do rei, e deseja a aniquilação dos judeus. Ele manipula o rei para que execute os judeus. Ester é introduzida em cena e Deus faz uso dela para salvar seu povo. Hamã é enforcado; e Mardoqueu, líder dos judeus no Império Persa, se torna primeiro ministro. A festa do Purim é instituída para marcar a libertação dos judeus. Um aspecto peculiar no livro de Ester é que o nome de Deus (YHWH) não é mencionado. No entanto vestígios da ação de Deus e seus caminhos transparecem em todo o livro, especialmente na vida de Ester e Mardoqueu. 
Da perspectiva humana, Ester e Mardoqueu foram duas pessoas do povo menos indicadas para desempenhar funções importantes na nação. 

Ele era judeu da tribo de Benjamim, exilado na Babilônia; ela era órfã e prima de Mardoqueu, adotada por este (2.7). A maturidade espiritual de Ester se percebe na virtude dela saber esperar a ocasião correta para denunciar a trama de Hamã e pedir a salvação de seu povo (5.6-8; 7.3-6). Mardoqueu também revela maturidade para aguardar que Deus lhe indicasse a ocasião correta e lhe orientasse. 
Em consequência ele soube o tempo certo de Ester revelar ao rei sua identidade judaica (2.10). Tudo isso comprova a base espiritual do livro.Mordecai e Ester eram exilados judeus na capital persa, onde provavelmente eram desprezados por causa da religião e da lei que tentavam seguir. Mas Ester com certeza ficou bem achegada a seu primo à medida que ele lhe ensinava sobre Jeová, o Deus misericordioso que muitas vezes no passado havia resgatado Seu povo de dificuldades. Deve ter sido uma despedida muito difícil, pois Mordecai e Ester eram como pai e filha. Ele não queria que sua filha adotiva se casasse com um descrente, nem mesmo com um rei. Mas não havia nada que ele pudesse fazer. * Ester acatou os conselhos de Mordecai antes de partir. 
A meiga e cativante Ester destaca-se como escolhida de Deus. “...Chegou ao reino justamente para uma ocasião com essa" (4.14). Ela mostra coragem ao dizer: “...se perecer, pereci” (4.16), assumindo que irá arriscar a vida para defender seu povo. 
Ester, como José do Egito, tinha sido reservada por Deus para seu propósito.
SOFRIMENTO
ESTER tentou ficar calma ao se aproximar do pátio do palácio de Susã. Isso não era fácil. Tudo naquele castelo havia sido projetado para impressionar, suas coloridas esculturas em relevo de tijolos esmaltados, representando touros alados, arqueiros e leões; suas colunas caneladas de pedra; suas imponentes estátuas e até mesmo sua localização no topo de enormes plataformas perto dos montes Zagros. 
A insegurança do que poderia acontecer, desamparada e sozinha,a coragem não é a ausência do medo,mas sim  enfrentar mesmo com medo enfrenta.
Enquanto era levada para o castelo de Susã, Ester se viu num mundo totalmente novo e estranho para ela. Estava entre as “muitas moças” que haviam sido trazidas de diferentes lugares do Império Persa. Seus costumes, idioma e atitudes provavelmente variavam muito. As moças foram colocadas sob a supervisão de um encarregado chamado Hegai e passariam por um extenso tratamento de beleza, um programa de um ano que incluía massagens com óleos perfumados. aprenderem a etiqueta do palácio, toda a formalidade para se dirigir as pessoas do palácio  (Ester 2:8, 12) 
Um ambiente e um modo de vida assim poderia facilmente ter feito com que aquelas moças ficassem obcecadas pela aparência, além de gerar vaidade e competição.
SUA ALEGRIA

Deus recompensa a obediência
Ester impressionou tanto Hegai que ele a tratou com muita bondade, dando-lhe sete servas e o melhor lugar na casa das mulheres. O relato diz até que “Ester ganhara continuamente favor aos olhos de todos os que a viam”. (Ester 2:9, 15) Será que foi a beleza por si só que teve esse efeito?

Não.!! No caso de Ester foi muito mais do que isso. uma mulher com o brilho de Jesus, faz toda a diferença. Deve ter sido difícil para aquela humilde jovem judia adaptar-se a essa mudança em sua vida — ela era a nova rainha, esposa do monarca mais poderoso da Terra naquela época!

Como Ester mostrou fé e coragem?
quando Mordecai revele tudo para Ester o que estava acontecendo, e diz (Vs 4:14 b) e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada rainha. ( em outras palavras, voce foi levada para o palácio para agir segundo o planos de Deus, Antes de acontecer o problema Deus sempre tem a resposta e as pessoas preparadas e colocadas no lugar certo para a hora certa. Oh Glória!!
Havia chegado a hora de Ester tomar uma decisão. Ela disse a Mordecai para pedir que seus compatriotas se juntassem a ela um jejum de três dias. Sua mensagem termina com uma declaração de fé e coragem que ficou registrada até hoje: “Se eu tiver de perecer, terei de perecer.” (Ester 4:15-17) Naqueles três dias, ela deve ter orado mais fervorosamente do que nunca. Finalmente, chegou o momento. Ela colocou sua melhor vestimenta real, e então saiu ao seu encontro. De encontro ao seu Destino.
Se o Rei não baixasse o cetro aceitando a sua presença, ela seria como Vasti a rainha anterior, seria deportada e destituida de ser rainha.

LIÇÃO

Ester, apesar de estar longe dele, ainda mostrava o mesmo espírito sábio e obediente! hoje em dia, os jovens também podem alegrar o coração de seus pais ou de outros responsáveis por eles. 

Quando não estão à vista dos pais mesmo rodeados de pessoas superficiais, imorais ou ruins , eles podem resistir a más influências e se apegar ao que sabem ser certo. Quando fazem isso, alegram o coração de seu Pai celestial, assim como Ester. — Leia Provérbios 27:11.

É provável que ela tenha percebido que o coração do rei não seria conquistado só pela beleza. Um espírito humilde e modesto seria algo bem mais raro naquela corte.
A insônia de um rei (6.1-2) pode resultar no mesmo livramento causado pela divisão do mar Vermelho.
A mensagem do livro é clara: os métodos divinos podem variar, mas não seus propósitos. 
Suas atividades podem estar obscurecidas para os céticos pelo disfarce da coincidência, mas o povo de Deus reconhece sua mão soberana nos ciclos da história. Seu nome não é mencionado; sua influência, contudo, é indiscutível.

1 - SABEDORIA, Cap. 5. Vv. 3-4
Então o rei lhe disse: O que é rainha Ester? Qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará. Ester respondeu: se parecer bem ao rei, venha hoje com Hamã ao banquete que tenho preparado para o rei. Ester preparou uma estratégia para o escape de seu povo. Pv 24. 3.
2 – DEDICAÇÃO Cap. 2. Vv. 5-18
Ester disputou e venceu o concurso de misses mais disputado que já se ouviu falar. Ninguém pode vencer a serva de Deus dedicada e fiel. 
Seja uma mulher dedica ao senhor fazendo o máximo que você puder para engrandecer o senhor e a sua família e seus amigos. O senhor diz em sua palavra tudo que vier em suas mãos faça sem ira e nem contenda, procure se apresentar como alguém que não tem do que se envergonhar mais como serva de Deus aprovada para um grande trabalho e sabendo que a vossa recompensa vem do grande e soberano Deus
3 – FIRMEZA Cap. 4. v 16 (Estabilidade)
“Vai e junta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.`` Nem a possibilidade da morte detém o crente firme. I Co15.58 Sedes firmes e constantes.
4 – OBEDIÊNCIA Cap. 2. V.10 (submissão)
“ Ester, porém, não tinha declarado o seu povo nem a sua parentela, pois Mardoqueu lhe tinha ordenado que não o declarasse.” Não somente nessa ocasião, mas Ester nunca se prevaleceu da condição de rainha para sair do posto de submissão e obediência em relação a Mardoqueu. I Sm 15.22 obedecer é melhor que sacrificar, Apostolo Paulo no livro de Tito cap. 2. V. 9 diz que devemos obedientes em tudo ao Senhor.
5 – FIDELIDADE Cap. 8.v.6 (Honestidade, sinceridade)
“Pois como poderei ver a calamidade que sobrevirá ao meu povo? Ou como poderei ver a destruição da minha parentela?” Ester poderia, depois de se tornar rainha, negar sua raça e deixar que o povo perecesse. Sua fidelidade evitou que ela própria viesse perecer. A palavra de Deus em Sl 101. V 6 diz os meus olhos procurarão os fieis da terra e Ap 2.10 se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida eterna.
6 – HUMILDADE Cap 7. V. 2
No segundo dia disse o rei a Ester durante o banquete do vinho: qual é a tua petição, rainha Ester? E ser-te-á concedida; qual é o rogo? Até metade do reino se te dará.” cap. 8. v. 11 nestas cartas o rei concedia aos Judeus que havia em cada cidade que se reunissem e se dispusessem para defenderem as suas vidas, para destruírem, matarem e exterminarem todas as forças do povo e da província que quisessem assaltar, juntamente com os seus pequeninos e as suas mulheres, e que saqueassem os seus bens. Mas Ester sabia pedir apenas o necessário e com isso evitava receber negação. Sabemos que Ester não aproveitou-se da situação, pediu o que realmente precisava. Jesus disse aprendei de mim que sou manso e humilde, Pv 29,23 o humilde de espírito obterá honra e Pv 22.4 o galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra e vida.
7 – SANTIDADE Cap. 4, v. 16 (separado do mau e do imperfeito)
“Vai e junta todos os que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. com esse pedido, ela colocou todo purificação, quebrando assim todas as forças demoníacas, Deus pedia para o povo jejuar e se purificar antes das batalhas, Jesus disse que somente com jejum e oração quebraria as forças das castas demonícas.(Mt 17:21)  Entregar seus problemas a Deus é a melhor das habilidades. Sl 96.9 adorai ao senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terra, Hb. 12.14 segui a paz e a santificação, sem a qual ninguém vera o senhor.
 8 – FÉ      -  Hb 11. 01
Ao entrar na presença do rei Ester usou a fé e tudo deu certo.
a Palavra de Deus é verdadeira, uma Palavra que não pode ser quebrada apesar das forças contrárias exercidas pelo poder humano e maligno. De fato, aqueles que, como Mardoqueu, confiam Nele, “não serão confundidos” (Isaías, 49:23) mas eles serão como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto" (Jeremias 17:8). 
Salmo 37:3-7, 9, 11
"Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no SENHOR, e espera nele….mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra…..os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz"

VAMOS ORAR

"Oh Senhor! Que a minha fé me faça repousar em Teus braços.
Que a cada dia, eu possa me colocar no Teu altar para que me conduzas ao longo do caminho, andando bem próxima a Ti.
Não sei o que o futuro me reserva mas sei que tens o melhor plano para a minha vida. Sei que tudo coopera para o bem daqueles que amam a ti, e que tudo está no seu controle, por mais difícil que seja a situação o Senhor nunca nos abandona. que através das situações eu possa crescer e amadurecer como pessoa e como filha.
Obrigada por eu poder Te chamar de Pai! Amém!"


PS: neste mesmo blogg na pagína UNÇÃO E SEU PROPÓSITO eu falo um pouco sobre os óleos e as especiarias que Ester usou. O processo da extrasão do óleo era o que estava acontecendo com ela, as especiarias o doloroso precesso da transformação

2 comentários:

  1. Ja pesquisei em varias publicações, algo que vi num devocional, falando que Mardoqueo era tio de Ester e que eles eram de familia nobre. No Devocional afirmava que Josefu era quem dizia esse relato.

    ResponderExcluir