Postagens mais visitadas

ESPOSA DE ZEBEDEU

HISTORIA

(Marcos 1. 19-20) ele, passando um pouco adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco, consertando as redes, e logo os chamou; eles, deixando seu pai Zebedeu no barco com os empregados, o seguiram"

Zebedeu seria um judeu próspero que tinha barcos de pesca e empregados a seu dispor.
Quando Jesus chamou Tiago e João seus filhos para segui-lo, o local onde pescavam era no mar da Galiléia. Era um importante membro da sociedade judaica, tinha acesso privilegiado ao sumo sacerdote.
Todas as vezes que Tiago e João, são citados juntos nos evangelhos, vem esta menção: "os filhos de Zebedeu". Algumas vezes os nomes nem são citados, Tiago e João, mas apenas a expressão "os filhos de Zebedeu" é usada. 
Isso quer dizer que ele era muito importante. Ele era bastante conhecido. 
Ele era tão conhecido que mesmo sendo os filhos seguidores de Jesus, podia ser omitido os seus nomes e ser mencionado apenas "os filhos de Zebedeu".  Até a mulher tornou-se uma discípula de Jesus, mas o nome dela não foi citado, as ocasiões em que ela é mencionada se faz menção assim: "a mulher de Zebedeu".
Obs: você verá alguns autores criticando o pai desses jovens, mas eu vejo que pai valoroso, para que Jesus olhasse para eles e chamasse; é porque eles tinham algo de especial, e todo filho tem algo do pai e da mãe, Zebedeu permitiu a ida dos filhos, depois foi sua esposa, na minha opinião esse homem foi um dos mantenedores da obra de Jesus e de seus filhos, ele pode não ter ido, mas ficado trabalhando para garantir o sustento dos filhos.
É isso que acontece quando pessoas não podem ir a missões, eles ajudam financeiramente, e o galardão será o mesmo. Uma família unida, um apoia o outro.


ÉPOCA

Em que as mulheres eram submissas a seus maridos, Jesus estava iniciando sua jornada de 3 anos,
Na história da família de Zebedeu, sua mulher, Salomé, parece que estava sempre presente nos lugares por onde Jesus andava. "Salomé”. Essa era a mãe de Tiago e João, que faziam parte do círculo íntimo de discípulos de Jesus, e esposa de Zebedeu (Mt 27.56; Marcos 15.40; 16.1,2). Quando o Senhor subia para Jerusalém, aconteceu o inesperado e até jocoso pedido para que Tiago e João se colocassem à direita e à esquerda quando ele estivesse no seu Reino. O evangelista Mateus até registra que Salomé ajoelhou-se diante dele para corroborar o pedido dos filhos. Ela testemunhou, ao lado de outras mulheres, a crucificação. Ela também compartilhou na compra de aromas para ungi-lo.
 No Evangelho de Mateus, encontramos uma relação de três mulheres acompanhando a crucificação, sendo elas: Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu (Mt 27:56). Talvez ela fosse até mesmo a irmã de Maria, mãe de Jesus, mencionada por João no momento da crucificação, e, portanto, seus filhos seriam primos do Mestre (Jo 19.25 e Mt 27.56).

SOFRIMENTO

No início, quando seus filhos seguiram Jesus,  Jesus  estava no início da sua jornada, que realmente Salomé era irmã de Maria mãe de Jesus, ela conhecia Jesus desde pequeno, e de repente chama seus filhos para segui-los, qual a mãe que não ficaria preocupada? Seus amados filhos deixando seu lar seu emprego para seguir um homem ou seu (primo). 
Depois faz aquele pedido a Jesus pelo seus filhos, e a partir dali foi  julgada e tratada como egoísta, soberba, ambiciosa, por mais que ambicionou que seus filhos fossem como o Mestre, qual mãe não iria querer também seus filhos junto de Jesus. Mas depois de acompanhar mais de perto os ensinamentos de Jesus ela compreendeu que, que a jornada seria mais difícil do que imaginava.

ALEGRIA

Quando ela, foi liberada pelo seu marido para acompanhar seus filhos e ajudar no bem estar deles junto com Jesus, ela pôde compreender que o caminho era a cruz, humildade, sofrimento, ela pôde acompanhar Jesus até a cruz e ao túmulo.
Salomé era discípula do Senhor Jesus Cristo, estando entre as mulheres que o acompanhavam e lhe ministravam dos seus bens, conforme Mateus, Marcos e Lucas (8:3) dão a entender.
LIÇÃO

Quando a mulher é sábia o marido não se opõe em que ela saia, seu maior objetivo foi levar seus filhos até Cristo, e a influência dessa mãe dedicada a Deus ficou evidente na vida deles. Salomé ensina a importância de imitar a Cristo, que não veio para ser servido mas para servir.
Vejo aqui também que essa mulher forjou um caráter integro em seus filhos, uma mulher presente que foi espelho para seus filhos crescerem bons e corretos. Pois para serem escolhido por Jesus logo no início com certeza tinham qualidades.

VAMOS ORAR
Pai em Nome de Jesus, peço-te que mude dentro de mim tudo o que pode me afastar de Ti, de seguir os passos de seu filho Jesus, quero sempre poder servir mais do que ser servida, que eu possa ser exemplo nessa geração para levar muitos a Ti, que eu possa sempre ser útil para seu Reino aqui na terra. Dai -me sabedoria, sensibilidade, discernimento para fazer a coisa certa a escolha certa. Em Nome de Jesus amém!!

9 comentários:

  1. Texto muito bom, Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto!!!

    Deus continue abençoando!!!








    ResponderExcluir
  3. Uma curiosidade: no tempo de Jesus,qdo uma mulher ficava viuva e não tinha filhos homens ou somente filhas solteiras,elas ficavam sem herdar nada do falecido marido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por causa das filhas de Zelofeade, Deus mudou as leias,quando elas foram até Moíses,
      dando direito as mulheres a ficarem com a heranca dos pais, leia a historia das {filhas de Zelofeade} quadro ao lado.

      Excluir
    2. Elas herdavam sim . Porém se não tivesse nada era difícil trabalhar e se manter

      Excluir
  4. Ótima explicação me ajudou muito que Deus lhe esteja sempre

    ResponderExcluir
  5. Sem palavras para. Ao longo da minha vida cristã tenho visto tanto preconceito. E vejo em to bom homem, a coragem de tornar visível o que quase ninguém vê. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir