Postagens mais visitadas

ESPOSA DE PILATOS

ÉPOCA
(Mateus 27:19) Não te envolvas no caso desse justo, porque muito sofri, hoje, em sonhos, por causa dele.
Antes de falarmos dessa mulher, vamos falar sobre o marido dela Pilatos.
Enquanto desempenhou seu cargo, Pilatos comportou-se extremadamente mau. Tinha sido injusto e inescrupuloso governante dos judeus. Tanto os galileus, como os samaritanos tinha sentido o terror de suas armas, pois não duvidou em massacrá-los diante do mais leve sinal de subversão, e entre os próprios judeus, havia enviado homens com punhais em meio as multidões nas grandes reuniões, para eliminar os que lhe eram odiosos. 
A ganância era seu objetivo, e a altivez governava seu espírito. No tempo em que Jesus de Nazaré foi levado diante dele, encaminhava-se uma queixa feita contra ele ao imperador Tibério, e temia ser chamado a prestar contas por suas opressões, extorsões e assassinatos. Seus pecados naquele momento estavam começando a castigá-lo:
Ele sabia que Jesus era inteiramente sem mancha. No entanto, posto que os Judeus clamavam pedindo Sua morte, sentiu que deveria ceder a suas demandas, pois, do contrário levariam outra acusação contra ele, isso é, que não era leal a soberania de Cesar, tendo permitido que escapasse um que havia se declarado rei. 
Se ele tivesse se comportado com justiça, não teria temido os principais sacerdotes e escribas. A inocência é valente, mas a culpa é covarde. Os velhos pecados de Pilatos o encontraram e o debilitaram diante da presença da infame turba, que de outra forma teria sido deixada fora do pretório.
Sobre essa mulher não temos muitos detalhes a respeito de sua vida, mas podemos observar, por suas atitudes, que ela possuía o temor do Senhor.     
Em certo livro apócrifo, escrito por alguém chamado Nicodemos, encontra-se a descrição da esposa de Pilatos, governador Romano na Judéia, por ocasião da crucificação de Jesus Cristo; sendo neta do imperador Augusto. Este livro afirma que ela era prosélita do Judaísmo, ou convertida ao Judaísmo, pertencendo à classe alta de mulheres da época.       
Ela teve um papel importantíssimo nos últimos dias de Jesus Cristo, mas ficou quase que completamente de fora dos evangelhos. Apenas o evangelho de Mateus fala sobre ela. Em Mateus 27:19, lemos: E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.
SITUAÇÃO
Sabemos que Deus manifestou seus planos a homens no passado, trazendo revelações importantíssimas a reis e profetas. Assim foi com José do Egito, com Nabucodonosor, com José, marido de Maria. Entretanto a única mulher que teve um sonho especial relatado pela Bíblia foi a esposa de Pilatos.

O sonho de Cláudia é mais uma prova de que ela sabia da conversa entre Pilatos e o sumo-sacerdote, caso contrário o tal sonho não teria feito o menor sentido para ela.
Quem sabe se ela teria mostrado ao seu marido que Jesus estava sendo entregue pelos principais dos judeus por motivo de inveja? Quem sabe se ela teria conversado com o seu marido sobre a esperança dos judeus a respeito do seu "Messias", que seria Rei de Israel, rei dos Judeus, e que aquele seria o tempo referido pelas Escrituras para a Sua vinda entre o seu povo? Quem sabe ela não temia pela própria vida de seu marido, por condenar um justo chamado "O Cristo"?  Se há de morrer, que seja por outra mão, e não pela sua! 
 
Ela já presenciara tremendas maldades do governo de Roma em tantas condenações injustas e cruéis. A esposa de Pilatos sabia que era necessário ao seu marido o uso de bom senso e um coração sensível, apesar da dureza inquestionável no cumprimento da lei romana pelo exército sob seu comando. Em uma época politicamente efervescente, onde o pensamento masculino ditava as regras, essa mulher surge para fazer a diferença e posteriormente ser citada, ainda que sua palavra não tenha sido levada em conta a quem foi destinada.
Isso tudo deixa claro que, na manhã de sexta- feira, ao acordar, percebeu que Pilatos já saíra para tratar do caso de Jesus. 
Avisada em sonho, ela percebeu que estava diante de um momento que pode mudar toda a história de uma vida.
Ela então decidiu mandar avisar o marido para não seguir em frente com o combinado pois isso traria maldição para sua vida. Pilatos recebeu a mensagem e realmente mudou de comportamento, o relato bíblico conta que ele tentou por várias vezes inocentar Jesus, chegando a oferecer trocá-lo por outro prisioneiro, Barrabás (Mateus capítulo 27, versículos 15 a 18).
SUA ALEGRIA
Não consigo ver alegria na vida dessa mulher, se casou com um homem sem princípios, inescrupuloso que só pensava em seu próprio interesse, ela também por outro lado conhecia um pouco sobre Deus, mas mesmo assim,
Ela teve papel importantíssimo nos últimos dias de Jesus Cristo, mas ficou quase que completamente de fora dos evangelhos. Apenas o evangelho de Mateus fala sobre ela. Em Mateus 27:19, 
Sabemos que há casamentos cujos laços conjugais são tão frágeis que a esposa nada sabe a respeito do trabalho do marido. 
Ela não se importa com isso. Não há diálogos sobre o dia-a-dia de cada um. São dois desconhecidos que convivem e têm intimidade física, porém suas almas estão distantes. Não são amigos de fato. com o ditado não leve o trabalho para casa, no meu ver,é errado ,pois como casal é importante que um saiba o que o outro está enfrentando fora de casa, para que juntos possam se aconselhar, desabafar, se não for assim, com quem então devemos desabafar,? claro que tem o momento para falarem, de preferencia quando estiverem sozinhos e poderem conversar sem interrupção. Eu creio que o fardo seria mais leve.
Para que Pilatos ouvisse sua esposa, com certeza ele a colocava a par dos assuntos, era uma intriga religiosa, os Fariseus querendo matar Jesus.

SUA TRISTEZA

A mulher de Pilatos pode ter contemplado em seu sonho o terrível espetáculo da coroa de espinhos e dos açoites, ou inclusive a crucificação e a agonia da morte e, em verdade, não conheço nada que consiga fazer sofrer ao coração, muitas das coisas concernente ao Senhor Jesus, do que um olhar à sua morte. 

Em volta da cruz reuni-se suficiente dor para provocar várias noites de insônia, se a alma resta uma ponta de ternura.
Em saber que mesmo depois de uma revelação sobre Jesus não foi capaz de livra-lo da morte e uma morte cruel, imagino também que se não fosse pela crueldade do governo de seu marido, ela podia quem sabe lutar pela liberdade de Jesus, seu marido vendo a inocência de Jesus, teria libertado. ( apesar de tudo já estar nos planos de Deus, e Jesus sabia de tudo também.)
É muito triste quando uma esposa vê o mau comportamento de seu marido e não poder fazer nada a não ser falar e orar.
Uma pessoa comum como ela foi colocada numa situação desafiadora: sabia que seu marido ia cometer um ato muito grave e tentou evitar isso. Mas não teve sucesso. Muitas vezes por medo de ser repreendido, perder o que conquistou, o prestigio, mais ainda a pressão dos religiosos, tudo isso com certeza pesou muito na decisão de Pilatos. 

LIÇÃO

A Bíblia nos mostra personagens anônimos, como a esposa de Pilatos, que agiram corretamente na família e não se omitiram de suas responsabilidades. Apesar de não sabermos muito sobre ela, percebemos que era uma mulher presente na vida do marido, e ousava ajudá-lo com conselhos. Pelo menos ela tinha acesso a ele em suas decisões.           
Pilatos era duro e inflexível, mas aparentemente permitia que sua esposa expusesse suas opiniões. O fato é que ela não conseguiu evitar a má ação do marido e acabou pagando um alto preço, pois as consequências ruins que vieram sobre Pilatos certamente também afetaram sua vida. Fica aí um importante ensinamento: há momentos na vida onde a pessoa não pode deixar de fazer a coisa certa, pois as consequências de um erro naquela situação podem ser desastrosas.  
A mulher de Pilatos no anonimato do seu lar se tornou uma poderosa testemunha de Cristo, sendo a única voz a Seu favor no momento em que Ele não tinha quem falasse por Ele.
            Você pode até passar despercebido e anônimo aos olhos do mundo, mas aos olhos de Deus você pode ser uma peça importante na realização do Seu plano e na manifestação da Sua glória.  

Se o mundo esquecer seu nome, não se preocupe, Deus se lembra de você e a recompensa você receberá das Suas mãos.

VAMOS ORAR
Pai em Nome de Jesus, te peço sabedoria para que eu venha sempre dar conselhos de acordo com Sua Palavra, Seus princípios e mandamentos, muitas vezes preciso orientar meu marido meus filhos, ou alguém que necessite, e só poderei fazer se o Senhor me orientar, que eu não seja injusta com as pessoas. Antes que eu faça alguma injustiça te peço que me de sonho como foi dado a essa mulher, assim não cometerei erro, em Nome de Jesus Amém!

14 comentários:

  1. Amei essa lição que maravilhosa Jesus Cristo continue abençoando VC e sua família amém

    ResponderExcluir
  2. amei a explanação sobre essa mulher ousada que temeu a Deus.

    ResponderExcluir
  3. Bacana este estudo Deus abençoe a ti e família

    ResponderExcluir
  4. Amém! É dessa maneira impedir a injustiça em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  5. Amei o conteúdo!! Deus abençoe vc e nos encha de sabedoria vinda Dele!

    ResponderExcluir
  6. Amei a lição, obrigada meu Deus por Senhor usa pessoas para mostra O seu amor...

    ResponderExcluir
  7. Amei gistaria de saber mais coisas ...

    ResponderExcluir
  8. Aprendi que através dos sonhos podemos mudar histórias.Deus abençoe vc e suas famílias sempre em nome do senhor Jesus 🌹🌺🌸🌼🌷

    ResponderExcluir