Postagens mais visitadas

ESPOSA DE PASTOR


Mulher que se casa com um pastor, fica ligada a uma exigência dupla. Para desenvolver uma fé completa no sustento diário dado por Deus.
É necessário passar provações frequentes.
O estilo de vida das Igrejas modernas ainda pede um alto nível de compromisso da mulher que serve como esposa de pastor. casamento, casa e família com devoção exemplar e dedicação ao ministério requer um espirito altruísta e de zelosa compaixão pela causa de Cristo. Por esse motivo Deus nos deu o exemplo da mulher de Provérbios 31.
ÉPOCA

Os princípios para edificar uma família são muito semelhantes aos princípios para a edificação da igreja. O próprio Deus compara a Igreja com um casamento onde a igreja é a noiva e Jesus o noivo.
O Pastor em primeiro lugar, precisa edificar a sua casa e a esposa precisa entender o chamado do marido.
Quando Deus chama o pastor para trabalhar na obra, Deus não chama apenas o pastor, Ele chama toda a família. 
Então a esposa tem o mesmo chamado do marido, o mesmo coração, mas tem funções diferentes.
A esposa é a ajudadora do marido, no ministério ela é a intercessora, aquela que cobre o marido de oração.
nem sempre está envolvida na Igreja, mas está sempre junto com o marido.

Nem toda esposa de pastor é pastora, embora muitas vezes o marido e a igreja cobrem que ela desempenhe esse papel. Ela deve operar nos dons dados pelo Espírito Santo, completando o chamado do marido.
SITUAÇÃO

A influência saudável da esposa do pastor:
A esposa do pastor pode verdadeiramente fazer ou desfazer o trabalho do esposo. Ela esta tão próxima dele, que tem condições de influencia-lo de modo mais decisivo. Pode ajudá-lo em seus pontos fracos ou prejudicá-lo justamente nestes pontos, dependendo dela, apenas. 
Ela está a seu lado nos desalentos e aflições; e fica ao lado do esposo quando ele enfrenta as mais agudas tentações. Ela conhece a luta que se desenvolve no espírito e no coração do seu esposo pastor. 
Nas mãos dela repousa o poder da força e ajuda, de um lado; ou então fazer pender a balança para o lado natural e carnal, levando-o a ceder a tensão e a tomar uma decisão contraria à vontade do Senhor.
Quão grande é o pecado e o fracasso da esposa de um pastor que o influencia na direção carnal. Ela deve compreender que o fracasso dele é também o seu, assim como o sucesso espiritual do esposo é o dela. 
Ela esta unida a ele para melhor ou para pior, e levanta-se ou cai juntos, cabe a ela, portanto, ser uma esposa sábia e de ser uma influência sadia para o seu esposo pastor.

SUA ALEGRIA

Ser esposa de pastor, sempre foi um grande desafio, em especial pelas expectativas geradas pela igreja, mas, ao mesmo tempo, é uma honra caminhar, chorar, sorrir, dormir e acordar ao lado de alguém que foi separado por Deus para ser Seu ministro aqui na terra. Alguém que um dia achou uma mulher que o escolheu e ele a escolheu para estarem juntos, até que a morte os separe. A casa e os bens vêm como herança dos pais, mas do SENHOR, a esposa prudente. (Pv 18.22).
SUA TRISTEZA

Tem sido um peso quase insuportável, chegando algumas a adoecerem, sofrendo de males como depressão, gastrite e câncer. O motivo dessas enfermidades, com frequência, é que as mulheres nem sempre se preparam para casar, muito menos para se casarem com pastores. 
Estão despreparadas para enfrentar a dinâmica eclesiástica com suas cobranças sem muitos esclarecimentos. 
Neste caso ela fica em oração pelo marido pela igreja. Isso trará crescimento pessoal e o Espírito Santo vai conduzindo.

Jim Rohn diz: Ninguém planeja fracassar. As pessoas fracassam por não planejar. Mas, como tirar as expectativas dos outros sobre você?

Não deixa pessoas criarem, essa expectativa, não queira resolver tudo sozinha, não seja a mulher maravilha resolvendo tudo, sempre seja dependente de Jesus e mostre a outros que tudo vem Dele, a força, a Palavra, o conhecimento nada vem de você mesmo se não vier do alto o seu socorro, você não pode nada.
quando ensinamos as pessoas a buscarem em Deus, colocar as expectativas em Deus, elas se voltam para você, esperando de você, aí vem o sobrecarregar. 

Ser companheira, também é ser boa companhia. Ser agradável, ser alguém que não fica cobrando do marido o tempo todo.
Ser boa companheira também fala de questões íntimas, de prazer sexual. A questão íntima é uma área que precisa ter cuidado. 
Algumas mulheres acham que por seus maridos serem crentes, jamais irão traí-las e negligenciam a questão sexual e levam uma vida conjugal ruim, insatisfatória. Nao se arruma, não namora mais, o marido.
Satanás quer derrubar aqueles que levam a bandeira de Cristo, a esposa estando ao lado dele, para apoia-lo. 
As investidas são diversas, mas se ela ficar atenta não dando brecha o diabo não consegue derruba-lo. 
A esposa precisa saber onde o seu marido está, há que horas ele vai chegar em casa e porque ainda não chegou. Não estou dizendo que você deve vigiar o seu marido, mas que deve participar da vida dele para que você evite que ele caia no pecado. E ele também tem esse dever de comunicar seu paradeiro, também prestar contas.

PERDA DO NOME: A esposa do pastor precisa ter firmeza de quem ela realmente é, pois seu nome de nascimento é substituído pela nova função que recebeu: esposa de pastor. 
O que ela não deve perder é a sua identidade de mulher. Muitas vezes é apresentada sem ter seu nome próprio citado, mas como esposa do pastor fulano de tal.
Nestas ocasiões, é importante que seu cônjuge, sem agressão, faça uma nova apresentação citando o nome próprio dela. Afinal, antes desta função, ela já era uma pessoa criada à imagem e semelhança de Deus, e amada por Ele: à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gn 1.27). O pastor também perde seu nome de registro, porém, é trocado por um título bem espiritual: pastor 
Enquanto a esposa tem seu nome trocado por uma função.
Temos observado muitos pastores caindo em pecado em um curto espaço de tempo e quando vou conversar com suas esposas, vejo que há esposas negligentes e que pecam no cuidado com o marido. 
Muitas não tem hora de acordar, é negligente com a casa, com os filhos, mal faz uma comida decente, por mais funções que se tenha na Igreja, não deve deixar o lar de qualquer jeito.
Há uma ordem de Deus que temos que seguir, 1º Deus - 2º família - 3º Igreja
Claro que também vejo muita negligência de muitos pastores também, as ovelhas é importante sim, tem que se desdobrar entre casa, igreja e pessoal sim, mas JAMAIS DEUS VAI DAR A CARGA ALÉM QUE SE PODE CARREGAR

LIÇÃO

Algo que não deve faltar na vida de uma esposa de pastor é uma agenda bem dividida para os seus compromissos pessoais (hora devocional, arrumar cabelos, fazer unhas, caminhar), familiares (tempo com o esposo para orar, namorar, conversar, sair com os filhos, ensinar tarefas) e eclesiásticos (preparar palestras, reuniões, ensaios, visitações). Cada uma deve fazer sua agenda conforme as necessidades assumidas livre e espontaneamente, para que assim não se sinta esgotada física e emocionalmente. O verdadeiro líder é aquele que sabe delegar funções. Por ex: coloque uma líder em cada departamento da igreja, e faça visita de vez em quando para ver como está. Faça reunião com suas líderes para orarem juntas, tomar um café juntas. E expor situações. Não queira abraçar tudo, porque o seu abraçar tudo é em casa. Que dependem de você, na Igreja o Espírito Santo dá dons para as funções exercidas.

Nada mais valioso para um pastor e sua comunidade do que ver sua família servindo ao Senhor, isso não tem preço, requer tempo e disponibilidade do casal a quem Deus tem confiado isso. 
Em 1 Timóteo 5.8, Paulo ensina que se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente. 
a esposa de pastor deve ter sabedoria para identificar o que vem de Deus e o que vem de caprichos humanos, para não se deixar levar de um lado para outro e esquecer que ela também tem expectativas reais em relação a si mesma e aos que com ela convivem diariamente.

Depois de casada, sua prioridade é o seu marido. Tem muitas pastoras que gostam de trabalhar e cuidar das coisas da igreja, mas não cuidam da sua casa.
 A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua. Provérbios 14:1

Casas e riquezas herdam-se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor. Provérbios 19:14

Melhor é viver no deserto do que com uma mulher briguenta e amargurada. Provérbios 21:19

LEMBRE-SE MULHER - você antes de ser pastora, você é esposa, se cuide e cuide
 
bem dele também, faça o que gostaria de receber, o diálogo é importantíssimo

 entre vocês.

se voce é mãe cuide de seus filhos, eles são herança do Senhor, não negligencia

 eles por nada. se eles receberem amor, carinho e dialogo eles irão te

 acompanhar, e não se resentirão se tiverem que ficar com os avós ou tios, de vez

 em quando.

hoje vemos no meio evangelico, muitos casamentos desfeitos, por falta de

 atenção de ambos os lados. 


VAMOS ORAR

Senhor meu Deus em Nome de Jesus venho a Ti, para lhe pedir a sua ajuda, para ser uma boa esposa, mãe e ser companheira valorosa ao lado do meu esposo, o Senhor nos chamou para o seu Reino aqui na terra, temos muitas atividades, responsabilidades pessoas que precisam de ajuda, conselho, libertação e o Senhor os colocou em nossas mãos, eu peço que o nosso casamento seja blindado pelo seu amor e cuidado, minha casa esteja no esconderijo do altíssimo, nossos filhos heranças do Senhor, caminhando ao nosso lado, com amor pelos irmãos  respeito por nós e temor do Senhor. Em Nome de Jesus amém!


10 comentários:

  1. Amei cada palavra desse texto que me inspirou a ser uma verdadeira esposa de pastor,
    a todos o meu muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Estou maravilhada com esse ensinamento... muito importante para mim.

    ResponderExcluir
  3. Amei, que belo ensino.Me ajudou bastante.
    Deus abençoe 🙌

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por tudo ensinamento ótimo.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns esposas de pastores não podia escolher texto melhor para este dia.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a todas as esposas de pastores. Deus abençoe a todas!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom,que venhamos olha-las como mulheres comuns que precisam de respeito e compreensão assim como qualquer outra mulher

    ResponderExcluir
  8. Que Deus continue nos ajudando a cumprir o chamado

    ResponderExcluir