Postagens mais visitadas

ESPOSA DE LÓ

HISTORIA
Após se separar de Abraão, Ló partiu em direção a Sodoma. Já estando em Sodoma, Ló constatou que o povo de Sodoma era extremamente iníquo (Gn 13:5-13). Ló ficava profundamente afligido todos os dias por conta da maldade explicita presente naquela cidade (2Pe 2:8).

Ainda enquanto estava em Sodoma, houve uma batalha em que um grupo de reis da Mesopotâmia derrotou os reis de Sodoma e Gomorra. Na ocasião, todos os bens de Sodoma e de Gomorra foram tomados, inclusive os de Ló, que também foi levado preso por aqueles reis.
Quando Abraão foi avisado do que havia ocorrido, preparou uma tropa de homens que, em uma batalha noturna, conseguiu derrotar o exército inimigo. Desta forma, Ló, sua casa e seus bens foram recuperados Gn 14:15,16).

O modo com que os homens de Sodoma receberam os anjos do Senhor mostra a depravação que trouxe o juízo divino sobre aquela cidade. Também vale ressaltar a tentativa de Ló de pacificar a situação, oferecendo suas próprias filhas aqueles homens. Tal atitude demonstrou a fraqueza de Ló, e os efeitos nocivos daquela cidade sobre ele (Gn 19:4-9). Uma atitude que trouxe uma consequência terrível de incesto.

ÉPOCA

Ló foi viver com sua esposa e suas filhas numa cidade grande, bonita, atrativa porém cheia de homens maus e pecadores.

Há quem diga que quando se começa a trabalhar em um curtume.
Logo de início, a pessoa se sente mal, vomita várias vezes e, tem vontade de desistir do emprego. Porém; o estranho que depois de algum tempo, a pessoa já está tão acostumada com o mau cheiro que nem mais percebe. 
O organismo se acostumou e o mau cheiro parece que nem mais existe.
O mesmo deve ter acontecido com Ló, com sua esposa e com toda a sua família. Talvez tenham percebido que apesar de Sodoma ser uma bela cidade, os seus habitantes viviam, diariamente, pecando e em completo desacordo com os mandamentos do Senhor. Mas... com o passar do tempo, provavelmente, eles nem mais percebiam o quanto o pecado assolava aquela cidade.

SITUAÇÃO
A esposa de Ló era uma mulher rica e, certamente, se acostumou a viver nesta cidade cheia de pecados, luxúria e carnalidade.
Pelo desfecho desta história, podemos imaginar que a mulher de Ló não se empenhou nas coisas espirituais, ensinando suas filhas a não andarem de acordo com o mundo, não se maravilharem com aquilo que desagradaria ao Senhor.
Tudo indica que ela gostava de viver em Sodoma. Talvez ela vivesse dizendo a seu marido... "Eu não acho nada demais!"
Apesar da acomodação de Ló e de toda a sua família, Deus teve misericórdia dele e de todos os seus. Deus quis salvá-los da grande tribulação, apesar de não estarem pensando em se separar deste ambiente de luxúria. 
A esposa de Ló nem pensava que uma grande mudança estava para acontecer. Deus deu a ela uma oportunidade sem igual. Deus teve compaixão dela e de toda a sua família.
LIÇÃO

Lembrai-vos da Mulher de Ló – Lucas 17:32
Mesmo fazendo a escolha errada, a desobediência a indiferença, Deus a usa como um lembrete para nos alertar através da morte dela. 
Jesus está nos lembrando que aqueles que olham para trás ficam petrificados, paralisados, impossibilitados de avançar. Eles se tornam estátua, foi um exemplo a não seguir.
Existem muitos cristãos hoje que sofrem de paralisia. Crentes que estão no mesmo lugar de onde começaram. Não avançaram, não progrediram, não cresceram, não prosperaram.
O texto original diz que a mulher de Ló, "estando atrás dele, olhou para trás e se tornou uma estátua de sal" (v. 26). O fato de andar atrás do marido mostra que estava até menos disposta do que ele a deixar Sodoma e que não ficou contente por segui-lo para fora da cidade. 
Creio que, se ela estivesse feliz por fugir de Sodoma, teria andado ao lado do marido. Mesmo antes de olhar para trás e tornar-se uma estátua de sal, ela já estava atrás de seu marido.
Mesmo que o costume da época era a mulher estar um passo atrás do marido, mas em uma ora de perigo a última coisa em que se pensa é se está certo ou errado.
Todos os seus bens foram deixados lá em Sodoma. Seus interesses, seu coração, seu desejo e sua alma ainda estavam lá, embora seu corpo tivesse sido tirado daquela cidade.
A segunda lição está na desobediência. É preciso estar atenta à voz de Deus. A mulher de Ló foi transformada em uma estátua de sal, um monumento à desobediência. Ela não levou a sério a ordem de Deus. Muitas mulheres têm trilhado o mesmo caminho: o da desobediência. A Palavra de Deus diz que “toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos” (Pv. 14.1)
"Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma;
E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.
E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal" (Gênesis 19:24-26). Eu enxergo na mulher de Ló, aquelas pessoas que já aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador (já estão fora da cidade), mas no decorrer da vida cristã

 se desviam (olham para trás).
olhar para trás” é o perigo do retrocesso na vida espiritual. Quantas mulheres, à semelhança da esposa de Ló, foram transformadas, não em estátuas de sal, mas em pessoas frias, de coração de pedra, sem mobilidade espiritual, voltadas apenas para o passado.
Decisões precipitadas e desobediência podem impedir os sonhos do coração de Deus para você.

A mulher de Ló achou que essa ordem não devia ter vindo de Deus e na incerteza decidiu olhar para trás. Ela pagou pra ver. O ser humano tem uma dificuldade de levar Deus a sério, não entendem que Deus não “brinca” de ser Deus e o Diabo não “brinca” de ser Diabo, as vezes nós estamos brincando mas eles não. 
Não levam Deus à sério porque não creêm na possibilidade de uma vida melhor.
É o medo do desconhecido, temos que crer no Deus do impossível. Em (Mt 6:21)Jesus a usou como exemplo para a pessoa que começa no caminho certo, mas olha para trás, porque não está disposta a desistir de seus velhos caminhos para seguir a Deus em obediência. 
A mulher de Ló não acreditava que poderia ter algo melhor para ela nas montanhas ao lado do marido, por isso ficou presa no passado. "Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo", escreve o autor de Hebreus. "... Porque o nosso Deus é um fogo consumidor." (Heb. 10:31; 12:29).
SOFRIMENTO

Com os primeiros raios da manhã, os dois visitantes acordaram-na com gritos de urgência. "Depressa, depressa, deixa a cidade enquanto podes. De outro modo serás destruído com ela", disseram eles ao marido (Gên. 19:15). Ela olhava com hesitação à sua volta – fixava o marido, as filhas, a casa. Por que é que eu hei de deixar a minha casa? – perguntava ela a si mesma. Viver nesta cidade, nesta casa... é bom, não é? Estou familiarizada com tudo isto. O meu marido tem uma posição respeitável no conselho da cidade e as minhas filhas estão noivas e vão se casar. A vida corre normalmente.
Na realidade, nada mudou. Por que é que o juízo de Deus havia de vir repentinamente sobre nós?
"Não olhes para trás de ti" - dentre todas as palavras que os anjos disseram, estas foram as mais importantes porém não valorizadas pela esposa de Ló.

Enquanto Ló e suas duas filhas olhavam para frente em direção às promessas que Deus lhes fizera, a sua esposa, talvez saudosa do que estava abandonando, "olhou para trás, Mas o juízo foi ainda pior do que Ló ou suas filhas compreenderam a princípio. Salvos, finalmente, devem ter olhado uns para os outros, aliviados por estarem todos bem. De repente, voltaram-se, espantados, percebendo que faltava um deles. Devem ter procurado, esperado com todas a forças, até que finalmente viram a silhueta branca de uma coluna de sal contra o céu, um monumento solitário na forma de uma mulher olhando para Sodoma.
Os olhos do seu entendimento nunca foram abertos; sua consciência nunca foi realmente despertada ou estimulada; sua vontade nunca foi verdadeiramente trazida a um estado de obediência a Deus; suas afeições nunca foram fixadas nas coisas lá do alto.
A forma de religião que ela teve foi mantida por conveniência e não por um verdadeiro sentir; era uma capa usada para agradar a seu marido, e não por qualquer senso de seu valor. Ela fez como outros ao redor dela na casa de Ló: ela se conformou aos costumes do seu marido; ela não fez nenhuma oposição à religião dele; ela se permitiu ser conduzida passivamente por ele; mas em todo tempo o seu coração estava em pecado diante de Deus. 
O mundo estava no seu coração, e o seu coração estava no mundo. Neste estado ela viveu, e neste estado ela morreu.

ALEGRIA
Ela teve um homem religioso como marido; ela teve Abraão, o pai da fé, como tio através do matrimônio. A fé, o conhecimento e as orações destes dois homens íntegros não poderiam ter sido desconhecidos dela. É impossível que ela pudesse ter morado em tendas com eles durante tanto tempo, sem saber de Quem eles eram e a Quem eles serviam. Religião para eles não era nenhum negócio formal; era o princípio governante das suas vidas e a razão de suas ações.
A única coisa que vejo de alegria na vida dessa mulher, é que quando ela esteve com Abrão e Sara, eles moravam em tendas, e acredito que não era fácil, quando ela foi para a cidade, foi morar em uma casa, com ruas de pedras com mais festas para quem gosta, dá para se arrumar melhor tem mais novidades mais facilidades, fora isso é só perdição quando convivemos com o pecado ele passa a ser natural.

VAMOS ORAR
 Pai em Nome de Jesus Cristo, preciso que  fortaleça meu espírito, para que minha alma e minhas vontades não venham prevalecer em minha vida. Para que eu não fique presa as coisas perecíveis neste mundo que jaz no maligno, não quero desperdiçar minha vida, sem sonhos, sem objetivos, sem desejo de avançar, paralisada, endurecida, petrificada, a ponto de virar uma estátua.
Chega de olhar para trás, para aquilo que poderia ter sido e não foi, não posso fazer nada para mudar meu passado, a não ser perdoar e entregar em suas mãos, e hoje mesmo começar a escrever o meu futuro. Meu futuro é maior que meu passado, pois foi o Senhor que a escreveu, não quero ser como essa mulher, que não olhou para Ti, não deixou que a salvasse não aceitou a Sua mão salvadora que havia estendido na sua direção. Morreu por não querer obedecer e agir pela fé, Em Nome de Jesus. Amém!!

8 comentários:

  1. Precisamos sempre olhar para frente, mesmo que tenhamos medo do desconhecido,se estivermos ligados,firmes em Deus ,Deus nos levará ao melhor, por que Deus sabe o que é melhor para a nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. Amém eu creio em nome de Jesus que Deus tem o melhor pra mim.

    ResponderExcluir
  3. Estudo profundo, Deus falou muito ao meu coração

    ResponderExcluir
  4. TEMOS DOIS PÉS, CERTO? QUANDO DECIDIMOS ANDAR PARA FRENTE SIGNIFICA DIZER QUE TODO O NOSSO CORPO TAMBÉM DEVE SEGUIR EM FRENTESEM TITUBEAR, SEM OLHAR COM A CABEÇA PARA TRÁS, POIS COMO PODEREMOS ANDAR PARA FRENTE COM A CABEÇA VOLTADA PARA TRÁS! ESTGA É A VERDADEIRA CONFIANÇA EM DEUS CONFIAR EM SUA PALAVRA COM TODA A FORÇA DOMEU SER. QUEM DESEJA SEGUIR A VOZ DEDEUS NA SUA VIDA NÃO PODE FRAQUEJAR, PORQUE SE FRAQUEJAR , OU MELHOR OLHAR PARA TRÁS , CERTAMENTE FINDARÁ COMO A ESPOSA DE LÓ COMOUMA ESTÁTUA DE SAL. NÃO É NADA FÁCIL É BEM CERTO ISSO FAZER UMA MUDANÇA DE VIDA, MAS AO DECIDIRMOS NA CONFIANÇA EM DEUS DEVEMOS SEGUIR UM DESTINO QUE BRILHA COMO UM SOL, UM FUTURO QUE ESTAR POR VIR COM MUITO MAIS OPORTUNIDADES E SABEDORIA. ENTÃO AS MULHERES SÁBIAS SÃO PROVIDENTES TOMAM O MELHOR CAMINHO E SEGURAM NA MÃO DE TODA A SUA FAMÍLIA INCLUSIVE NA MÃO DE SEU MARIDO PARA LEVA-LOS A UM LUGAR DE PROSPERIDADE E TRABALHO E MUITA LOGANIMIDADE.
    .PAZ E BEM A TODOS!

    ResponderExcluir