Postagens mais visitadas

ESPOSA DE JÓ- Difícil perder tudo sem conhecer verdadeiramente a Deus


HISTÓRIA

A Bíblia nos descreve Jó como sendo o homem mais rico do Oriente (Jó 1.3). Podemos imaginar a sua esposa sendo uma fina dama rodeada de conforto. Formavam uma família próspera e muito feliz. a tragédia veio bater à porta daquela família feliz. 
No mesmo dia, chegaram, seguidamente, as notícias para o casal: todo o gado tinha sido levado pelos ladrões (os sabeus) e os empregados de Jó estavam mortos (1.14-15). 
Enquanto esta notícia era dada, outro servo chegou dizendo que havia caído fogo do céu e queimado todas as suas ovelhas e os seus pastores, no campo (v.16). 
Outro servo falou que os camelos tinham sido levados pelos caldeus e os servos foram todos mortos ao fio da espada (v. 17). 
E, finalmente a notícia mais doída para o coração do casal: seus filhos estavam mortos sob os escombros da casa que desabara sobre eles, provocada por um vendaval do deserto (v. 18-19).
Lembre-se que foi Deus que chamou a atenção de Satanás, a respeito de Jó, Deus tinha tanta confiança em Jó e conhecia seu coração, que usou Jó para desafiar Satanás, tipo ainda tenho aquele que me ama, independente da situação, com dinheiro ou sem dinheiro, com saúde ou sem saúde, com bens ou sem bens.
Com toda a dor das perdas, Jó continuou confiando em Deus e adorando-o. Sua esposa assistia a tudo isto e sentia-se esmagada pela dor. o luxo da casa começou a perder o brilho. A falta da presença dos dez filhos trouxe à esposa de Jó uma sensação de vazio e de grande tristeza. 
Ela procurava manter a calma, mas seu coração amargurado estava cheio de revolta contra Deus. Como ela poderia aceitar tantas perdas? Como poderia se sentir a mesma sem os bens que sempre tivera? Como poderia viver num padrão de vida mais baixo, sob os olhares de compaixão das amigas e o olhar satisfeito dos invejosos?

A provação vem para todos e, parece que a esposa de Jó não estava preparada para o sofrimento.

ÉPOCA

Os homens eram reconhecidos e aceitos pelos seus bens, isso abria as portas para a sociedade, um homem falido se tornava sem honra, sua família era discriminada e ignorada. Naquele tempo a riqueza de um homem era medida pelo número de rebanhos e servos que este possuía e Jó tinha tantos servos que a Bíblia só menciona que eram “muitíssimos”, além de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas. Um patrimônio invejável para os padrões da época.

SITUAÇÃO

"Passado muito tempo disse-lhe sua mulher: 'até quando perseverarás dizendo, vede, espero ansiosamente ainda por um pouco de tempo, aguardando a esperança da minha salvação', mas eis que é apagada tua memória da terra, os filhos e filhas do meu ventre; dores de parto e aflição em vão esgotei-me pelo labor! tu mesmo em podridão de vermes permaneces, passas a noite ao ar livre; e eu, tenho andado errante e pedinte de um lugar a outro, e de casa em casa; tenho esperado o sol quando ele se porá, para que amenize os labores e aflições que agora me cercam? mas diga uma palavra ao Senhor, e morra!".
Essa mulher estava passando por um stress profundo, antes sua situação era de ajudar as pessoas, agora estava sendo ajudada por elas, uma situação de forjar o caráter na humildade, tem pessoas que são muito boas em ajudar mas tem uma dificuldade muito grande em ser ajudada, isso chama orgulho.

Deus também estava trabalhando no seu caráter. Deus sempre está nos moldando.

SOFRIMENTO

A historia dessa mulher, não foi fácil, pois seu marido tinha  temor de Deus ela com certeza não, então quando ela  perde os filhos a fortuna, e em um dia perder tudo, começa ver seu marido com chagas, não aguentou e pediu a morte do marido. 
Uma enfermidade repugnante tornava sua companhia indesejável. 
Jó ficou cheio de tumores malignos do alto da cabeça à planta dos pés, sua pele estava cheia de feridas e seu hálito era insuportável (19.17). 
Era uma situação terrível para sua esposa. Ela não podia mais contemplar o sofrimento do esposo. E a perda de um filho é difícil imagina de 10.

Jó repreendeu a esposa, pelo fato dela ter feito uma proposta derrotista e desanimadora a ele; é como se ela tivesse dito o seguinte a Jó: “ Desista, não há mais o que fazer; louve a Deus por tudo que já tivemos de bom no passado e aceite que estamos derrotados”. Jó, ao ouvir isso, repreendeu a mulher dele, porque ele sabia que o Redentor dele (Deus) era poderoso o suficiente para reverter toda aquela situação degradante.

Este foi o motivo pelo qual Jó disse a mulher dele, que ela falara como uma louca: devido a proposta desanimadora que ela havia feito a ele.

ESCLARECENDO

Eis o que diz o texto de forma literal:
ותאמר לו אשׁתו עדך מחזיק בתמתך ברך אלהים ומת.
(Vatomer lo ishto odcha machazik betumatecha barech Elohim vamut).

Transliteração.
"E disse a esposa dele a ele: [você] ainda se mantém firme em sua integridade? Abençoe a Deus e morra".

No original.
A mulher de Jó NÃO disse “Amaldiçoa a Deus e morre”, mas ela disse “Abençoa a Deus e morre”. No idioma original (no hebraico) a mulher de Jó disse “Barak Elohim”. Mas, o que significa “Barak Elohim”?

Barak significa “abençoar, bendizer, louvar”, segundo o Dicionário Hebraico – Português e Aramaico-Português, da Editora Sinodal, Co-Editora: Editora Vozes Ltda, 8ª edição, 1997, página 33. Bem, quando lemos o original, a palavra que aparece no verso 9 é o verbo hebraico barak, cujos significados básicos são: "ajoelhar, abençoar, louvar, saudar e amaldiçoar".

ALEGRIA

 Depois de tanto sofrimentos, finalmente Deus restituiu tudo em dobro, menos

 os filhos, pois os filhos não foram perdidos foram levados por Deus, os bens foram tirados por satanás.

Mas o sofrimento de Jó tinha produzido um fruto muito mais importante do que estas coisas temporais. A sua relação com Deus tornara-se mais profunda. "Eu te conhecia só de ouvir", disse Jó a Deus, "mas agora os meus olhos te vêem" (Jó 42:5).
Mas a esposa tinha tido essa experiência? A alegria de ter mais filhos e vê-los crescer, casar e ter filhos é muito lindo, mas a alegria mais importante é o conhecimento a intimidade com Deus o criador.

LIÇÃO

É certo que nas provações da vida, não podemos olhar para nós mesmos, mas precisamos olhar para Deus. 
Se cairmos nessa tentação de olhar para o nosso estado na provação, então o inimigo terá alcançado êxito e nos fará desistir de Deus, da fé e da vitória. 

A fé nos faz ver o invisível, crer no incrível e sonhar com o milagre impossível aos olhos materiais…quando ela lhe falou para desistir de lutar, de viver, de sonhar. Ele a chamou de “doida”. Realmente é loucura desistir de lutar, de viver, de sonhar… A chama que aquece o nosso coração é a fé. É a certeza das coisas que se esperam. É a prova das coisas que não se vêem. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Sem fé é impossível viver feliz e ter esperança… Na escuridão das provas é preciso olhar para Deus, para o alto, e confiar, e descansar, e esperar somente nele, pois dele vem a nossa salvação.

Quando não se tem nada a fazer, devemos ficar quietos e esperar no Senhor. Confiar totalmente em sua bondade e na misericórdia de seu coração paternal. Devemos guardar a “porta dos nossos lábios” para não falarmos tolices, das quais venhamos a nos envergonhar mais tarde. 
Ao contrário, devemos liberar palavras de fé, de esperança, de confiança e de descanso em Deus. Foi o que Jó fez,veja bem não devemos julgar, pois quando Deus desafiou a Satanás Ele falou de Jó não da esposa, ela passou pela prova da necessidade financeira, mas Jó foi a prova de fé,confiança em Deus.

A mulher de Jô não suportou a pressão. Ela se revoltou contra Deus. Ela desistiu de Deus. Ela se decepcionou com Deus e quis arrastar consigo o marido para as profundezas da incredulidade.

Mas no final ela viu quem realmente é Deus.Deus devolveu a Jó mais do que ele tinha, é assim com Deus nunca ficamos no prejuízo.
Ela teve tudo de volta,mas o mais importante ela não teve, conhecer de vê a Deus, ela teve a consequência do amos de Deus, mas não sentiu o amor do toque, como seu marido.

VAMOS ORAR
Pai em Nome de Jesus, venho te pedir perdão pela vezes em que me desesperei e perdi a fé em Ti, deixei que as pressões, perdas, decepções e frustrações, me afastaste de Ti, por isso me perdoe, limpe minha mente e meu coração de todas trevas que deixei apagar a luz da sua presença, da sua promessa e da tua Palavra, quero declarar que te amo e confio em Ti sei que essa situação passará e que sairei mais forte, te conhecer é o meu maior desejo. Em Nome de jesus, amém

2 comentários: