Postagens mais visitadas

AZENATE -esposa de José do Egito

                
HISTÓRIA

(Gênesis 41:45), mulher Asenet, filha de Putifar, sacerdote de On. Casou com José com quem teve dois filhos  Manassés e Efraim).
aprendeu com seu esposo José a cultivar a fé em Jeová , o que nos dá entender pelo fato de seus filhos terem sidos nomeados segundo as experiências dele com Deus. 
Azenate passou com José todo período em que ele foi governador do Egito. Foi uma mulher persistente e perseverante ajudando seu esposo José no cargo importante que ele havia assumido, por que essa conclusão? 
Em nenhum momento a Bíblia nos relata discordância entre eles, com certeza o amor dela por José prevaleceu a todos os conflitos pelo qual passaram.
E talvez tenha acalmado José contra a ira com seus irmãos. Pode-se dizer que Azenate foi uma mulher sábia que edificou sua casa, e não destruiu aquilo que é precioso.
Observamos que foi uma união de um hebreu com a filha de um sacerdote egípcio, José tomou para si uma esposa gentia.
Filha de um sacerdote da deusa Isis, a jovem era também sacerdotisa, pois naquela época os filhos seguiam o legado dos pais, contudo, com o tempo com a aproximação a José gerou uma fé no Deus a qual José adorava, a ponto de permitir que o marido coloca-se em seus filhos os nomes das experiências que passou pela vida.
O seu amor a José, a ensinou a ser persistente na fé, Mesmo diante das diferenças de culturas e religião, a jovem Azenate, nunca desistiu do seu marido, mesmo estado ele em escravidão ou em um cargo importante da mais alta corte.
Pode ser que no primeiro momento o casamento de José foi por questões políticas e culturais da época, para que José pudesse exercer seu novo cargo (Governador do Egito) e ter pleno êxito em suas incumbências.

ÉPOCA

Em que o rei mandava e ninguém ia contra, foi um momento de tormento do rei pelo sonho que havia tido, e aquele que desse a solução lhe seria dado honras.

SITUAÇÃO

Essa jovem deve ter entrado em conflitos pois tinha sido criada para ser uma sacerdotisa e iria se casar com um estrangeiro e ainda pior, servia outro Deus que não tinha nada a ver com o dela.

SOFRIMENTO

Deixar seu passado e ensinamento para trás e seguir agora seu marido e seu Deus, imagina o pai dessa moça como não devia atormentar sua vida, com certeza esse pai não aceitou esse casamento e faria de tudo para separa-los, imagina, para nós quando aceitamos Jesus no começo é muito difícil deixar velhos hábitos, pensamentos, imagina essa moça que servia no templo.

ALEGRIA

De ter sido liberta de cativeiros, liberta de enganos e estar servindo o Deus de seu marido, um Deus de amor, de paz de perdão, coisas que com certeza ela não conhecia.
A Bíblia nos diz de jugos desiguais mas nesse caso Deus deve ter colocado o amor nos corações deles, pois Deus amava a José. E no fundo não foi o faraó que escolheu uma mulher para José, mas Deus escolheu, Azenate deveria ter algo especial para Deus a escolher, você não acha?
Se Deus estava no controle da vida de José desde que ele nasceu, como não estaria nessa união? Deus nos ama é quer nos ver felizes é Ele quem prepara o nosso escolhido, quando deixamos e esperamos o tempo Dele, não tem embaraço, discórdia, brigas, rancores, não há separação. Deus nos da sabedoria para lidarmos com situações na vida a 2, pois a família está no coração do Pai desde a fundação do mundo.

VAMOS ORAR

Pai em Nome de Jesus, quero te pedir pelo meu casamento (ou para meu futuro casamento) dê-me amor suficiente para com minha família que eu os ame com seu amor, que a sabedoria esteja em minha vida para lidar com todas as situações difíceis que estarei enfrentando (ou estou enfrentando) como essa mulher Azenate superou todas as diferenças de cultura, de religião de hábitos diferentes, que o Espírito Santo esteja me orientando me instruindo me aconselhando como devo agir em cada situação. Quero ser uma mulher sábia e bela a seus olhos. Amém!

31 comentários:

  1. Muito lindo esse texto.
    Glória a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Como o Senhor é soberano fiel em tudo que faz. Te agradeço pai amado por está agindo no sobrenatural na minha vida e do meu noivo, futuro dignissimo esposo maravilho que o Senhor separou para mim. Meu presente de Deus. E sentimos a presença do Senhor tremendamente em nossa união em cada detalhes. Que nosso casamento seja deixo das mãos do Senhor que toda honra e toda Glória seja para ti pai amado. Em nome de Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir
  3. Nossa Jesus que amor tão grande Es Tu, que Deus é Esse, que foge a todo o entendimento, por mais que tentamos, nunca poderemos entender o Teu Amor, Te amo Aba Pai. Amém

    ResponderExcluir
  4. Acordei hj vivendo um conflito muito grande em meu casamento ...não sei como descobre essa msg sou leiga com internet e achei essa história na hora de uma grande necessidade minha muito lindo e muito me edificou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te abençoe ti De graça para vencer todos os obstáculos em nome de Jesus

      Excluir
    2. Deus te abençoe e ti dê força para vencer os obstáculos.

      Excluir
  5. Bom dia o texto é lindo realmente Deus é bom o tempo td,só n entendo porque essas imagens de pessoas de pele tão clara q era Egito e no Egito como.parte do continente africano eram tds negros ja q sua fundado pela Etiópia.insfelismente o racismo é estrutural,nivelado e cruel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz de Cristo, sim a pele era bem escura,e muito linda, como eu gosto de ilustrar as mensagens não achei outra foto melhor.

      Excluir
  6. Interessante qnd Deus fala de beleza porque sempre a mídia os escritores europeus mostra mulheres brancas,louras se Deus diz e em sua palavra q somos tds feitura de suas mãos e td origem da vida começou na África mais um motivo para desmascarar a ideologia racista inventada pelos europeu.ja q a bíblia é um livro afro asiático.e a Europa nem existia.(gn.10.6)fala dos descendentes de Noé cuxe,put,mizraim,e Canaã .
    Manassés e Efraim tornaram lideres das tribos judaicas filhos de José assim tire suas conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo mas a Bíblia é do médio oriente . Certamente não eram brancas mas elas tomavam banho em leite de burra para ficarem com a pele mais clara.

      Excluir
  7. Muito linda essa passagem de José bom estudo amei

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Azenati.escolhido por minha mãe quando leu na bíblia a história de José. Gosto do meu nome.

    ResponderExcluir
  9. Lindo texto. Me emocionei com a oração!!!! NMTCK

    ResponderExcluir
  10. Linda história. Inspiradora e orientadora. Passarei adiante o que aprendi

    ResponderExcluir
  11. É muito lindo esta frase gostei tanto e amei muito que Deus o todo poderoso me guie e me consola amen.

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Asenate talvez o forte significado do nome me fez passar por duras provas

    ResponderExcluir
  13. Lindíssima está história de José, sou apaixonada pelos heroes bíblicos os Patriarcas e profetas então sem comentários.

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Zenaide, gostei muito dessa história

    ResponderExcluir
  15. Interessante história . Deus sempre faz as coisas perfeitas mesmo que a gente não entenda o porque. Mas a gente entende que Deus é perfeito e sempre faz o melhor pra seu povo

    ResponderExcluir
  16. Amei essa história,fiquei deslumbrada com o amor de azenate por José,foi uma peça fundamental na vida dele,com certeza escolhida por Jeová!
    Amém q assimseja sempre!

    ResponderExcluir
  17. Muito lindo o texto,assim como tudo que Deus faz.
    A beleza espiritual sempre vai nós mostrar que toda a forma de 👀 o lado belo das coisas vai depender de como está a nossa alma. Todos os comentários me edificaram muito. Gratidão!

    ResponderExcluir
  18. Louvado seja DEUS por tudo. A glória a honra o louvor sempre do SENHOR.
    Amém

    ResponderExcluir
  19. Quando DEUS une um casal nada é suficiente para separa-los, tudo converge a fovor dessa união. DEUS seja eternamente louvado.

    ResponderExcluir
  20. Azenate filha de Potífera segundo alguns teólogos era irmão de Faraó ou seja Azenate e seu pai eram da realeza. Isso faz de Azenate uma princesa e seu pai Potífera um príncipe. Eles eram negros moravam no Egito cuidado com as produções anti-biblicas da rede Record TV, principal objetivo deles é ganhar audiência e dinheiro dos comerciais de comida, refrigerante e a famosa 🍺 Itaipava. Eles até pedem para assistirem outras programações da Record incluindo as outras novelas mundanas, programas de fofoca e a prostituição da Fazenda que hipocrisia Edir Macedo. Só não pede para ler a Bíblia 🤓🧐🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz, infelizmente as novelas da Bilbia que passam na tv , na verdade não é história da Biblia e sim baseado na Biblia, temos que tomar muito cuidado com as heresias que passam, aqueles que não conhecem a Biblia acredita que é verdade.

      Excluir