Postagens mais visitadas

AGAR e sua historia

                                                                
     Gênesis 16:3 Quando isso aconteceu, já fazia dez anos que Abrão, seu marido, vivia em Canaã. Foi nessa ocasião que Sarai, sua mulher, lhe entregou sua serva egípcia Hagar.

 Agar rejeitada mas não abandonada
Foi através desta convivência que Agar, a escrava egípcia de Sara obteve algum conhecimento de Deus; afinal, por muitas vezes ela havia presenciado o poder de Deus na vida de seus senhores. Esse conhecimento foi fundamental para que, através da experiência que essa mãe teve sozinha no deserto, desse ouvidos à voz de Deus e confiasse nele.

E como toda serva; Agar estava pronta a servir a sua senhora.
A Bíblia nos fala de um período em que Abraão e sua esposa tiveram que ir para o Egito, por causa da fome que assolava Canaã. Chegando lá e com medo de morrer porque ele sabia que faraó iria se encantar com a beleza de Sara, decidiu, juntamente com ela, dizer que eles eram irmãos. Faraó, na verdade, se encantou com Sara e creu nesta mentira armada pelos dois. Agora, ela fazia parte do harém de faraó e este, por sua vez, deu a Abraão presentes. Certamente, Agar, a escrava egípcia, foi um destes presentes que ele recebeu.
Receber uma escrava de presente é algo muito bom. Ele jamais poderia imaginar que ela iria se transformar em um dos maiores problemas que ele e sua esposa iriam enfrentar.

Hoje em dia, muitas de nós nos sentimos assim ... sozinhas, desamparadas, sem direito a nada ... mas se somos filhas de Deus (João 1:12), Ele, com certeza, está cuidando de nós como filhas amadas e vendo, lá na frente, a realização do que Ele tem preparado para nós.
 Só temos que estar atentas, em sintonia completa com o Senhor, que nos manda sair da prostração em que nos encontramos e levantar a cabeça, prosseguindo sempre para a frente.
Quando Deus nos diz: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça" (Isaías 41:10), sentimos, então, uma grande segurança e nos fortalecemos, pois é em Seus braços que repousamos.
Agar e seu filho Ismael sentiram-se assim ... desprezados, desamparados, fracassados, com a fé abalada. Provavelmente, sentiram que o fim havia chegado. 
Mas o mesmo Deus que mandou Abraão dizer a Agar para ela sair de sua casa com seu filho Ismael, socorreu-a dando-lhe a tranquilidade necessária. O nosso Deus, o Jeová-Jire que provê também todas as nossas necessidades, ajudou Agar e seu filho Ismael nestes momentos de desespero.
Sim, o Senhor a orientou. Ele lhe disse quais passos ela deveria dar para não morrer, nem morrer seu filho Ismael. Ele disse: "Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão..." (Gênesis 21:1 a 21)  


Assim como Ele fez com Agar, o Senhor nos orienta através da Sua Palavra, mostrando-nos que passos devemos dar para sairmos de situações que, muitas vezes, a nosso olhos, são impossíveis de serem resolvidas.
Agar foge rumo ao deserto. No deserto Agar encontra uma fonte de água, e o Anjo do Senhor aparece a fim de acudi-la na sua aflição. Permitindo que ela saciasse não só sua sede física, más que experimentasse também da sua Graça e da sua misericórdia.
 Vs 9 O Anjo do Senhor escuta suas queixas, porém manda que ela volte e humilhe-se perante sua senhora, pois ela havia sido chamada como serva, e sendo serva seu dever era o de servir.
Não é fácil voltar e se humilhar, reconhecer que errou, e aceitar as consequências de uma atitude impulsiva de fugir. Pior ainda é muitas vezes se humilhar e pedir perdão quando sabemos que estamos certo, mas se não fizermos assim Deus não poderá nos abençoar.
 Vs 10,11,12 o Anjo do Senhor, faz-lhe promessas, garantindo continuidade a sua descendência e a de seu filho Ismael e dele sairia uma grande nação. Mostrando assim a Agar, ainda que Deus havia escolhido a Sara para ser a mãe de muitas nações, todavia jamais desprezaria a ela e a seu filho.

Quando Agar é mandada embora por Abraão, foi que na verdade ela teve remorso da primeira vez que voltou, porque um arrependimento de verdade é mudança de atitude. Quando Isaque nasceu Ismael zombava dele, quando Isaque nasceu Ismael já estava com 14 anos não era uma criança para se defender, já era responsável pelos seus atos, e quando eles foram embora Ismael já estava com 19 anos, não era nenhuma criança já era um rapaz. 

ÉPOCA
 Em que seres humanos era dado como presentes, Agar foi dada de presente para Abrão.

SITUAÇÃO
 Em uma sociedade patriarcal, Agar era tido como propriedade e escrava de Sara e Abraão. Ela estava no mais baixo degrau da escala social da sua época. Era alguém desprezível e sem vida própria, jamais poderia sonhar com a sua liberdade. A sua vida começa mudar quando Sara a obriga deitar-se com Abraão para dar-lhes um filho.

SOFRIMENTO
O sofrimento de Agar começou não quando ela foi obrigada a deitar com Abrão, mas sim quando ela foi dada ou vendida como escrava, mulher egípcia, levada a uma terra estranha, longe de sua parentela, de seus amigos, de suas crenças, e quem sabe de seu amor, para servir a Sara; mulher de Abraão.
Deixando para trás seu dialeto, seu país: o Egito; onde havia fartura de alimentos, para passar a uma terra árida: o deserto; com pessoas de costumes e tradições diferentes, falando um outro idioma, no qual teria que aprender para sua sobrevivência. 
Tudo isso com certeza trouxe sofrimento, mas quando ela quis se vingar de tudo isso desafiando sua patroa Sara, aí ela teve um outro sofrimento, no acampamento onde Sara era esposa e ela serva. Quando queremos nos vingar de uma situação vem um sofrimento onde Deus não pode interferir. Ela estava sozinha, só quando ela se arrependeu e pediu a Deus socorro é que Ele pode ajudar. 

SUA ALEGRIA
Mesmo sozinha com seu filho Agar teve sua liberdade, teria novamente vida própria, no cap.21:20,21 diz que “Deus estava com o rapaz, que cresceu, habitou no deserto e se tornou flecheiro, ora Deus estava com ele, significa de estava cuidando deles em todos os momentos, e Agar viu a grande nação que seu filho teve. No final todo o sofrimento passou, trouxe crescimento e Agar conheceu a Deus.

LIÇÃO
 Quando procuramos mudar o rumo dos acontecimentos com as nossas próprias forças e não com a de Deus, problemas surgem, dores de cabeça aparecem e ficamos perdidos e fora da perfeita vontade do Senhor. 

Por isso querida irmã, não fuja da situação volta e espera Deus tirar você para que Ele possa te abençoar.

Agar creu nas promessas que o Anjo lhe falara, e voltou para junto de sua senhora e humilhou-se perante ela. Não fuja dos problemas, encare e junto com Jesus resolva.

VAMOS ORAR
Pai em Nome de Jesus, quero te agradecer por não desistir de mim, quero te agradecer por cuidar de mim e das pessoas ao meu redor, e peço dai-me forças para perdoar meus perseguidores e forças para me humilhar diante de situações que tomei sem sua orientação e que causaram danos ao meu próximo, que sua justiça seja feita não a minha, que a Tua vontade se cumpra em mim, eis me aqui estou voltando, para eu recomeçar do ponto onde eu deixei que meu orgulho e a soberba tomasse o Teu lugar. Confio e espero o tempo em que sua promessa se cumprirá em minha vida, Amém.



16 comentários:

  1. Hagar não foi mandado embora por Moisés .mas sim por Abraão

    ResponderExcluir
  2. Agar passa sufoco por duas vezes, mas parece que estão misturadas na explanação.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor, amada. Sou homem e sei que esse foi um estudo voltado para as mulheres mas ainda assim Deus falou comigo através de suas palavras (afinal a palavra de Deus se renova todos os dias) e me senti motivado, a bíblia nos dá exemplo de grandes mulheres como a mulher do fluxo de sangue e a própria Ágar. Parabéns pelo texto, Deus abençoe seu ministério.

    ResponderExcluir
  4. Que edificante esse estudo, eu simplesmente amei ....que Deus abençoe sua vida 🙌🏻

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz, náo estou aqui para desmotivar ninguém, é muitos menos corrigir, mas temos que tomar muito cuidado pois observei que o irmão disse lá em cima que Abrão havia mentido ao mencionar que sarai era sua irmã, Abrão não mentiu pois sarai era realmente irmã de Abrão por parte de pai. Gn 20:12. Ele omitiu toda informação que ao meu ver é segundo a bíblia não é pecado.

    ResponderExcluir
  6. Um ótimo estudo que Deus abençoe seu ministério pois me ajudou muito estou me sentindo como ágar. E Abraão pecou ao dizer que Sara era sua irmã sendo esposa pois todo homem pecar ninguém é perfeito só Deus

    ResponderExcluir
  7. Amém, fico feliz em saber que te edificou,Deus te abençoe

    ResponderExcluir