Postagens mais visitadas

JOQUEBEDE - mãe de Moíses


HISTORIA
Antes de conhecermos a história de Joquebede, a mãe que confiou no Senhor, vamos ver os personagens que fizeram parte dela:
Joquebede era da Tribo de Levi e foi uma das israelitas que nasceram no Egito durante o período em que o povo de Israel esteve vivendo ali (Nm 26:59).
Joquebede - escrava hebréia no Egito, esposa de Anrão, mãe de Moisés, Miriã e Arão.
Moisés - filho legítimo de Joquebede, filho adotivo da filha de Faraó, irmão de Miriã e Arão.
Filha de Faraó - moça de coração compassivo, meigo e nobre, usada por Deus para salvar Moisés.
E CREU JOQUEBEDE NO SENHOR...
Já se havia passado trezentos anos da morte de José, filho de Jacó e Raquel, quando nasceu Moisés, aquele que estava nos planos de Deus para salvar o povo judeu da escravidão.
Joquebede, sua mãe, o amava muito e não queria que os soldados de Faraó o descobrissem e o matassem jogando-o no rio Nilo.
Com a mão protetora do Senhor, Joquebede conseguiu esconder seu filho por três meses.
Moisés era um bebê bonito e amado por seus pais mas estava prestes a ser  morto.

ÉPOCA

Faraó com medo que os judeus se tornassem muito fortes e se unissem a outro povo contra o seu reino, mandou matar todas as criancinha do sexo masculino. E por ter passado muitos anos, o povo se perdeu, deixaram de seguir o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, por esse motivo Deus permitiu que Faraó os oprimissem.
Mas Joquebede não esqueceu o Deus de seus pais, e se manteve fiel a Ele, por essa razão Deus a escolheu para gerar o libertador de seu povo.

SITUAÇÃO

 Deus estava vendo o sofrimento de Joquebede e decidiu ampará-la e, certamente, colocou em seu coração a certeza de dias melhores para seu filho. E a paz de Deus surgiu em seu coração dando-lhe tranquilidade   e confiança. Que Pai maravilhoso nós temos!
Enquanto o Senhor trabalhava no coração dela, Ele também conduziu a filha de Faraó até a margem do rio. 
Foi Deus quem a fez ver o cesto onde se encontrava o pequenino Moisés e foi também Ele que colocou compaixão no coração desta jovem egípcia que teve amor pela criancinha logo que a viu.

SOFRIMENTO

Exôdo 1:22 nos mostra o porquê do desespero de Joquebede:
"Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida."
A Bíblia mostra que Deus honrou Joquebede e o seu marido. A fé dos dois deu-lhes coragem para menosprezarem a ordem do rei (Heb. 11:23). Obedeceram a uma liderança mais alta, a Deus. Contra a ordem expressa de Faraó, esconderam o filho, dia após dia. A sua motivação era a obediência a Deus bem como o amor pelo menino.

ALEGRIA

Deus continuou agindo na vida da filha de Faraó e na vida de Joquebede. Vejam o que este Deus amoroso ainda fez: O pequenino Moisés precisava ser amamentado, então a filha de Faraó, que já havia decidido adotá-lo, autorizou Joquebede a levá-lo todos os dias para a sua casa para alimentá-lo com seu leite. Que provisão maravilhosa para esta mãe que repousou sua ansiedade nos pés do Senhor!
Joquebede amamentou seu filho Moisés por aproximadamente dois anos e meio.
E mais ainda, pela educação que criou seus filhos, criando-os nos caminhos do Senhor, ela preparou seus filhos para a grande tarefa que o Senhor tinha para cada um, como ela sabia? Através da Promessa, criar os filhos para enfrentarem esse mundo, tem (pais que dizem vou criar meu filho para o mundo,) NÃO!!!!você tem que criar seu filho para Jesus é Ele que vai andar com seus filhos nesse mundo. SEU FILHO ESTÁ NO MUNDO, MAS NÃO É DESSE MUNDO.
Arão foi Sumo Sacerdote, Miriã tornou-se líder das mulheres hebréias, e toda a família da tribo de Joquebede foi escolhida por Deus para liderar os rituais do culto.

LIÇÃO

Quantas mães têm coragem de fazer coisas nunca pensadas antes. Uma mãe consegue forças para fazer o máximo por um filho sendo capaz de se doar totalmente.
Com certeza essa coragem vem de Deus. Joquebede devia orar por seu filho e dedicar sua vida para que Deus cumprisse nele o Seu propósito.
As mães são criativas no sustento de sua família criando formas de manter seus filhos com o que tem. Sempre as mães dão um jeito de resolver os problemas dos filhos.
O Espírito Santo de Deus dá capacidade às mães para criar soluções para a família. Joquebede era uma mulher de oração, por isso era inspirada por Deus.
Toda mãe tem essa determinação capaz de vencer tudo para abençoar seus filhos. Essa garra faz parte do instinto materno de toda mulher. 
Quando uma mãe quer abençoar seu filho ela vai até o fim.
Joquebede foi uma mulher determinada. Isso fez uma grande diferença na vida de Moisés que aprendeu a perseverar no deserto.
todas as mães deixam sua marca em seus filhos formando seu caráter, personalidade, temperamento e espiritualidade.
Você faz o seu possível, depois disso lança seu filho nas mãos de Deus, confia que Ele cuidará, fé e coragem.
Se você não soltar seu filho nas mãos de Deus o inimigo o pega.
Quando você confia no Senhor Ele tem a liberdade de fazer de seu filho:

Samuel, Moisés, seus filhos pertencem a Deus, Ele colocou você para cuidar, ensinar, amar e proteger.

VAMOS ORAR
Pai em Nome de Jesus, quero ser desprendida como Joquebede, ela confiou em Ti, entregou seu filho aos seus cuidados, que eu possa andar nesse nível de fé, tomar atitudes baseadas em sua palavra, sobre suas promessas, ter uma visão de águia,  em Nome de Jesus amém!

3 comentários:

  1. Como essa mensagem é maravilhosa! Quando Deus promete Ele cuida. Muito bonita, tão bem escrita a vida de Moisés criança, sua mãe, e a filha do Faraó.

    ResponderExcluir
  2. Aprendemos que aqueles três meses, significam o tempo que podemos controlar a vida de nossos filhos. Pois eles crescem e fogem ao nosso controle. Aí, chegou a hora de colocá-los no cestinho e entregá-los nas mãos de Deus. Pois Ele, sabe cuidar muito bem.Que Deus abençoe pelo comentário.

    ResponderExcluir