Postagens mais visitadas

FILHA DE JAIRO

HISTORIA

Marcos 5:35 a 43 
Jairo era um homem respeitado e considerado na sua comunidade. Era um chefe na sinagoga local. Cidade de Cafarnaum
Seus deveres no oficio religioso eram a presidência da assembleia, supervisão dos cultos, leitura da lei, da Escritura, decidir sobre questões legais, administrar a justiça, além de cuidar das questões financeiras e necessidades materiais da Sinagoga. Um homem culto com grande influência na sociedade, um homem que conhecia muito bem a Lei Mosaica.
Um homem respeitado entre a população. Agora o mais importante, um homem com atitude, sim, atitude de buscar a solução do seu problema expondo-o para o Mestre, Jesus o Filho do Deus vivo. 
Jairo, um líder Comunitário tão influente, percebe que sua religiosidade tradicional e severa não pode ajuda-lo, sai ao encontro da Esperança, sai ao encontro de Jesus, o socorro bem presente.
 
ÉPOCA

Em que jesus andava com seus discípulos, curando, instruindo operando milagres e maravilhas, seu poder sobre a natureza e sobre os demônios. Quando Jesus afirmou ser o Messias, as esperanças do povo judeu cresceram, mas as perseguições também, a Bíblia nos registra que pessoas influentes tiveram que escolher entre suas posições e Jesus. Hoje acontece a mesma coisa, pessoas colocando Jesus em primeiro lugar. Mas algumas colocando suas posições em primeiro lugar.

SITUAÇÃO

Ao encontrar Jesus, ele se ajoelhou e o adorou. Enquanto suplicava pela vida de sua filha, os principais da sinagoga trazem uma notícia ainda pior: 

"Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?" Marcos 5:35
Os Judeus tinham costume, quando a família podia pagar, de contratar músicos e mulheres para chorar o funeral do morto. Eram as choradeiras ou carpideiras de Jeremias 9:17-18"E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas, e o povo em alvoroço," Mateus 9:23
Ou seja, a filha de Jairo nem tinha ainda morrido, mas alguém da família já tinha contratado o funeral. E os homens que deram a notícia da morte da filha de Jairo, já desconsideravam qualquer possibilidade de restauração: Não adiantava fazer mais nada.
O ser-humano necessita de ter amigos. Somos seres sociais e temos a necessidade de andar com gente que nos empurre para cima, pra frente, que nos esforce a caminhar mais uma légua ou duas. fujamos de pessoas pesimistas, reclamonas, críticas.

SOFRIMENTO
Sua filha única de doze anos, estava gravemente enferma. Jairo era muito conhecido. Certamente teve os melhores médicos a sua disposição. Porém, o tempo foi passando, muitas tentativas feitas sem sucesso. A filha de Jairo cada vez mais piorava seu estado de saúde. Cada vez mais grave sua situação se tornava.
Mas Jairo, em seu muito amor de pai, não se conforma em ver sua filha naquele estado. E ele sendo chefe da sinagoga judaica, assume o risco de ser expulso daquela comunidade, e procura por Jesus.
"E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente." Marcos 5:36
Se Jairo desse crédito às palavras de sua família e amigos, não alcançaria a cura de sua filha.
Mesmo em meio a uma multidão, sendo chefe, não teve vergonha de se prostrar e confessar sua necessidade ao Deus do impossível, ao único Senhor. 
Todos olhando a atitude de Jairo perante Jesus, a sinceridade de um pai em busca pela salvação (vida) da filha. 
"E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, e rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava..." Marcos 5 22-24
Muitas vezes Deus nos permite passar por situações difíceis para nos forçar a tomar atitudes. Sair do comodismo. E poder nos mostrar que, dinheiro,fama, poder, tem limites sim, a coisas que somente Ele pode fazer, afinal Ele criou o homem, o impossível é domínio somente dele.

ALEGRIA

A Glória de Deus estava prestes a tomar conta de todo aquele lugar! Aleluia!
Ao ver o alvoroço, Jesus ordena para que todos saiam (estavam ali os curiosos e duvidosos). Ele (Jesus) diz: parem de chorar!  A menina não morreu! Zombam, e com risos não acreditam nas palavras de Jesus. Jairo porém, estava seguro pois tinha a Palavra em seu coração "Não temas, crê somente, e será salva." Diante desta narrativa bíblica, podemos aprender como alguns procedem diante de causas impossíveis "Uns confiam em carros outros em cavalos mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus" Salmo 20.7. Podemos notar que o Senhor nos concede a solução com muita paz, com voz doce e suave. A Fé e Confiança de Jairo estão seguras em Jesus. A boca de Deus lhe havia pronunciado a Vitória, agora era acreditar!
“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” Mateus 4.4
Mas ele recebeu a boa instrução de Jesus. Crê somente. Ele acreditou no mestre e não se decepcionou, para Deus, a morte é como um sono.

"E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te." Marcos 5:41
A menina reviveu e andava entre eles. Todos ficaram assombrados. Certamente os músicos e as choradeiras tiveram outra função naquele dia. Ajudaram no culto de alegria por aquele milagre tremendo que Jesus realizou!

LIÇÃO

Marcos ao relatar o acontecimento não em grego mas no idioma judaico pois, Jesus falava para uma menina judia, com pais judeus e conhecedores da cultura judaica. 
A importância da intimidade com Deus, com o grande Eu Sou. Vemos que Jesus pronuncia as palavras em aramaico, uma "intimidade pessoal" mostrando que Ele é conhecedor de tudo, Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente! Ele é o Senhor que te criou, o Criador do universo! que dá a vida e vida em abundância!

Entendo que, como um pai fala aquilo que só ele e sua família sabem, assim

 agiu o nosso Senhor, falando intimamente. Tocando em sua criação, sendo o

 Todo-Poderoso. Novamente concedendo-lhe o suspiro de vida. 

As pessoas sabiam que a menina realmente morreu, mas Jesus menosprezou a morte, mostrando que Ele é o Senhor da vida.

Que nossa posição social não esteja acima da nossa fé e do nosso compromisso com Cristo.
Deus é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, (Efésios 3.20)
Quando você estiver passando por uma situação difícil a primeira coisa a fazer é se afastar de pessoas pessimistas, descrentes, desanimadas, isso somente te prejudica te enfraquece.
Jesus mandou ficar no local só quem tinha fé, ou quem eram os responsáveis. Esse fato deve ser uma diretriz para nós, pois quem não tem fé pode contagiar e fazer até quem tem duvidar.

Não importa o tamanho do milagre que você esteja precisando, Deus é maior que qualquer desafio e poderá (e pode) realiza-lo.

VAMOS ORAR

Pai como está escrito em Hb.4:16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Venho a ti em Nome de Jesus seu filho amado e meu Senhor e Salvador, pedir que me fortaleça me conforte, que minha fé em Ti seja renovada, como Jairo que tudo se despojou e se lançou pedindo ajuda e foi ouvido e teve resposta, peço que nunca deixa o orgulho me afastar de Ti, que pessoas negativas e descrentes me tirem do seu caminho, pois sei que somente em Ti tenho solução, tenho refrigério e conforto.  A Ti Jesus a Honra, a Glória, o Poder e a Majestade!

4 comentários:

  1. Amor suas mensagens que Deus sempre ilumine vcs para essas divulgação seja sempre e esse alimento maravilhoso

    ResponderExcluir
  2. Deus é àquele que não faz acepção,de pessoas mostrou seu amor,foi ate a casa de jario esse homem tão importante ao olhos humanos,seu título não valeu de nada ,teve que se redimir diante daquele que é o autor da vida,Jesus

    ResponderExcluir
  3. Ótima mensagem, muito bom mesmo.
    Difícil falar sobre a mulher de Jairo, parabéns

    ResponderExcluir