Postagens mais visitadas

RAINHAS VASTI E ESTER DIFERENÇA



Assuero foi um rei persa, durante 20 anos governou 127 províncias desde a Índia até a Etiópia, sucedendo Dario I em 485 a.C. Seu nome verdadeiro era Xerxes ou Artaxexes, “Assuero” era um título que significava “Rei venerável”. Logo no primeiro capítulo de Ester, Assuero é citado em uma grande festa de cento e oitenta dias  ofertada aos governadores das províncias. Após esses dias, viriam mais sete dias de festa com a participação popular dos moradores de Susã. Um acontecimento importante e de grande repercussão. Porém, a rainha Vasti, constrange o rei e dá um remate trágico ao evento, quando se recusa a atender o chamado para fazer corte aos convidados.
Assim, temos no livro de Ester um paradoxo: O desprezo e punição dados a uma rainha (Vasti) que recusa se apresentar perante o rei e a exaltação de uma jovem órfã (Ester) que devota sua vida a presença do rei. 
Quando somos referenciais para uma família, trabalho, escola ou igreja, toda a nossa atitude reflete tanto para o bem como para o mal, e no caso de Vasti a atitude dela iria interferir nos lares desses reinos, muitos casamentos estariam ameaçados.
Os casamentos daquela época eram difíceis, as mulheres nunca tiveram voz ativa, raríssimas exceções.

VASTI seu sofrimento-Não tendo Deus
 Todo homem tem sua esposa como troféu, gosta de apresentá-la para os outros. Se o marido tem vergonha de apresentar a sua esposa há algo errado com ela. Vasti não respeitou a autoridade do rei, envergonhou seu esposo, o rei Assuero estava dando esta festa, por motivos políticos para mostrar o quanto ele era poderoso e rico, abriu seus tesouros comida e bebida das melhores, e no final ser humilhado pela rainha, ela não foi sabia.
No fim de uma dessas festas que durou uma semana, quando o rei e seus convidados nobres e plebeus estavam alegres por causa da bebida, Assuero decidiu mostrar a beleza da rainha aos convidados,  por considerá-la o ponto máximo de ostentação do reino.
Vasti também dava uma festa às esposas destes convidados no palácio real, e se recusou a atender ao pedido do rei Ex. A mulher que faz tudo do jeito dela, acaba fazendo errado, é tola, na minha opinião o pedido do marido não foi ofensivo, ela entraria no salão de festa, seria apresentada e honrada como esposa e se retiraria, voltando para sua própria festa, se o rei quisesse retê-la mais no meio daqueles homens ela teria o argumento que não podia ignorar as esposas deles, com certeza o rei a dispensaria. 
A Bíblia não registra o motivo, o que leva alguns historiadores a pensarem que a rainha o fez por respeito a própria dignidade não se deixar ser vista como um objeto real. O que não deixa dúvidas é que se o rei não estivesse alegre de vinho não teria feito tal pedido. 
uma mulher muito segura de seu domínio sobre seu marido, traz tragédia. não tem que haver domínio e sim respeito.

Agora pensa comigo:  A esposa que não cuida do marido, que não vigia, que não olha as suas coisas, que só lhe faz mal, essa dá lugar para a estrangeira (Prov. 31:25).

ESTER sua alegria – Deus no controle
a sabedoria está no Senhor, como Salomão, que pediu a Deus  a plena sabedoria para conduzir o povo. É necessário ouvir ao Rei Jesus, Ele tem todas as respostas, o Seu Espírito nos guia em todas as coisas. Escolhida entre mais de 400 candidatas ao reino, Ester havia ganho a confiança e o carinho dos serviçais do palácio. 
Ela ouvia atentamente os conselheiros a fim de aprender e crescer como ajudadora do rei. As virtudes de Ester iam além da beleza física, ela era sábia e humilde. Alguém que adentra em um ambiente de extrema competição e luxo, mas não se ensoberbece, mantém a consciência de serva de Deus.:” Ester causava boa impressão a todos os que a viam.” Ester 2:15.

LIÇÃO DEIXADA PARA NÓS
É notório que a recompensa de cada uma destas mulheres citadas acima, a 1ª Vasti, firmou sua casa na areia, no seu próprio eu, sua própria vontade, não é nela que devemos nos espelhar, já a 2ª Ester, firmou a sua casa na rocha, servindo ao Senhor, deixando o Senhor guiar seus passos, A mulher sábia envolve a sua família, o seu esposo, e se este não for segundo o que você sonha, não se preocupe, deixa com Deus, e enquanto isso vá gerando no mundo espiritual em oração, jejum e atitudes.

DE ACORDO COM OS HISTORIADORES, as rainhas não dançavam e nem se apresentavam nuas diante de convidados, elas sentavam em seus tronos e nas mesas para as refeições, elas não participavam das reuniões masculinas e nem davam opiniões, tanto que para entrar na presença do rei era só se ele a chamasse pelo nome, no caso de Ester ela jejuou e orou por 3 dias para entrar na presença do rei sem ser chamada por ele. O julgamento contra Vasti não foi exagero,foi um aviso para todas as mulheres, que desrespeitasse seu marido, quem dirá o rei.

4 comentários:

  1. Infelizmente descirdi com este estudo.

    ResponderExcluir
  2. Em bíblia alguma eu achei escrito que os homens estavam completamente bêbados
    e sim que estavam alegres do vinho o que pra mim é completamente diferente.
    No demais concordo em tudo e parabenizo
    O autor!

    ResponderExcluir
  3. Vasti estava certa, ela não era um objeto , muito menos um troféu....

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz, que Deus abençoe ricamente vossos estudos tem cindo benção em minha vida de um modo geral, muito obrigado!

    ResponderExcluir