Postagens mais visitadas

MULHER QUE MATOU ABIMELEQUE


 

Juízes 9:50-57

Então Abimeleque foi a Tebes e a sitiou, e a tomou.Havia, porém, no meio da cidade uma torre forte; e todos os homens e mulheres, e todos os cidadãos da cidade se refugiaram nela, e fecharam após si as portas, e subiram ao eirado da torre.E Abimeleque veio até à torre, e a combateu; e chegou-se até à porta da torre, para a incendiar.Porém uma mulher lançou um pedaço de uma pedra de moinho sobre a cabeça de Abimeleque; e quebrou-lhe o crânio.Então chamou logo ao moço, que levava as suas armas, e disse-lhe: Desembainha a tua espada, e mata-me; para que não se diga de mim: Uma mulher o matou. E o moço o atravessou e ele morreu.Vendo, pois, os homens de Israel que Abimeleque já era morto, foram-se cada um para o seu lugar.Assim Deus fez tornar sobre Abimeleque o mal que tinha feito a seu pai, matando a seus setenta irmãos.Como também todo o mal dos homens de Siquém fez tornar sobre a cabeça deles; e a maldição de Jotão, filho de Jerubaal, veio sobre eles.

ÉPOCA

De muita tristeza, muito medo Abimeleque era um homem violento, maligno, ele destruía todos que atrapalhavam seu objetivo de conquistar as nações. Abimeleque também foi o nome de um dos filhos de Gideão, juiz de Israel, com uma mulher de Siquém (Juízes 8:30-9:54). Ele tramou a morte de seus setenta irmãos, e para isso contou com a ajuda do povo siquemita. Ele recebeu recursos do tesouro de Baal-Berite, o deus cultuado em Siquém, e conseguiu reunir homens perversos que lhe ajudaram a executar seus irmãos.

SITUAÇÃO

A mulher, cujo nome não é mencionado, encontrava-se numa situação desesperadora, Abimeleque um rei usurpador, já havia queimado mil homens e mulheres de seu povo, na torre de Siquém e tinha a intenção de fazer o mesmo com essa mulher e todos que estavam na torre de Tebes.Enquanto os homens defendiam a torre com suas armas( flechas e espadas) as mulheres ajudavam jogando pedras, normalmente doméstico.

Vejo aqui como Davi, com uma pedra derrubou o gigante e cortou sua cabeça, envergonhando todo o exército Filisteu aqui Abimeleque pediu para seu escudeiro que o matasse com a espada para não falarem que morreu pelas mãos de uma mulher.

SOFRIMENTO

Eu imagino como estava as emoções dessas pessoas, se o inimigo conseguisse entrar na torre mataria seus entes queridos, aqueles homens eram muito mais numerosos e cruéis.A Palavra de Deus diz: que a batalha é do Senhor, então quando confiamos nEle a vitória é certa. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Salmos 46:1-3

ALEGRIA

Temos muitas heroínas anônimas na Bíblia, porque para Deus o importante é ser lembrada pelos seus feitos de coragem e ousadia do que entrar para a fama.Mas aquela cidade com certeza não iria esquecer que uma mulher acertou o homem que estava determinado a matar todos. Muitos se esquecem de que Deus usa o fraco, o pobre, o humilde para fazer e mudar a história.

LIÇÃO

A justiça de Deus é perfeita, da mesma forma que ele matou seus irmãos, ele também morreu, e acima de tudo com desonra pois foi morto por uma mulher, que naquela época era vergonhoso, também aconteceu em Jz 4:17) Jael matou o comandante do exército inimigo Sisera.Ela usou o que tinha em mãos, instrumento de trabalho, devemos fazer o mesmo com o inimigo (satanás e seus demônios) que vem contra nós e nossa família, usar as armas que Jesus nós deu, O Nome Dele, o Sangue Dele a oração a autoridade que Jesus nos deixou.Se for um inimigo (pessoa) que vem contra nós, a arma é sabedoria e inteligência e domínio próprio misturado com  oração.Não vos enganeis, de Deus não se zomba; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7

Quando confiamos no Deus do impossível temos segurança e domínio próprio sobre nossas emoções, e conseguimos agir com clareza na mais difícil situação.

ORAÇÃO

Pai quero te agradecer por o Senhor estar sempre no controle da nossa história, por mais que passemos por situações difíceis e desesperadoras muitas vezes, o Senhor sempre tem a última Palavra, Glórias te dou, Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória. 1 Crônicas 29:11-13,18.- Amém.



 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário