Postagens mais visitadas

MICAL- esposa de Davi

 

1 Samuel 17:25-27

E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.

Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra dizendo: Assim farão ao homem que o ferir.


ÉPOCA

Antes do povo pedir um rei para Israel, Deus falava por intermédio dos seus profetas, mas eles queriam um Rei que pudesse ver e falar pessoalmente, Israel estava em guerra com os Filisteus, e estavam sendo ameaçados e zombados pelo gigante Golias, e como Davi falou: Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? E a história de Mical começa.

 

SITUAÇÃO

Quero começar a história de Mical por essa passagem, quando o Rei Saul viu que ninguém queria lutar contra o gigante, ele para incentivar os homens ofereceu recompensa e sua própria filha.

Agora; vamos pensar juntas, como você se sentiria sendo um objeto de prêmio em uma competição, um negócio, uma aliança entre países. Sem conhecer a pessoa.

Era para ser a irmã mais velha Merabe, mas foi dada em casamento a Adriel o meolatita, a Bíblia não fala mais nada a esse respeito, só é mencionado essa frase, então foi dada a Mical.

Era normal naquela época fazer esse tipo de aliança, e até hoje vemos muitos casos assim.


SOFRIMENTO

Mical, já era apaixonada por Davi, ela aceitou o casamento sonhando em ser feliz, mas ela não fazia idéia como seria sua vida. com certeza ela o via no palácio, tocando para o pai, ou conversando com seu irmão Jonathas. 

Eu vejo como sofrimento, porque Davi se casou com ela por interesse próprio, primeiro que seria genro do Rei, depois a sua família seria beneficiada com a isenção de impostos e ele estaria sendo honrado no meu da família, que até então era desprezado.

Entrar em um casamento que o amor é somente por uma das partes, já é começar errado, e tiveram muito pouco tempo juntos, logo o pai começa a ameaçar o marido e ele foge, e por ela ter ajudado o marido o pai a dá em casamento ( 1 Sm 19:12 a 17)

Durante anos de separação, não há registro algum da preocupação de Davi com Mical nem qualquer tentativa de sua parte de entrar em contato com ela.

Quatorze anos mais tarde, sete anos depois que Saul seu pai tinha morrido, Davi ainda não era rei de Israel, quando Davi foi para ser rei de Israel ele exigiu Mical de volta.

Mais uma vez ele só pensou nele, já que ela estava casada, deixasse Mical seguir a vida dela, mas não, por ela ser filha do antigo rei politicamente ela era vantagem.

E ela foi tirada de seu atual marido Paltiel que em prantos a entregou, eu vejo aqui um amor real desse homem e me pergunto: será, que Mical que era amada também queria voltar para Davi?

Depois de 14 anos separados, ela deve ter superado esse amor, porque na passagem onde da janela ela vê com desprezo Davi vindo pulando e dançando com pouca roupa se igualando a multidão.uma mulher que ama seu marido, mesmo que não serve o mesmo Deus não desprezaria por vê-lo feliz.

2 Samuel 6:20-23

 E, voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, a filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre qualquer dos vadios. (Veja como ele fala com ela)

Disse, porém, Davi a Mical: Perante o Senhor, que me escolheu preferindo-me a teu pai, e a toda a sua casa, mandando-me que fosse soberano sobre o povo do Senhor, sobre Israel, perante o Senhor tenho me alegrado.

E ainda mais desprezível me farei, e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado. ( como ela recebeu essa palavra estando amargurada, indignada,? como uma ofensa)

E Mical, a filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte.


ALEGRIA

Alegria, quando o pai concedeu o casamento com Davi, mesmo sendo pouco tempo juntos.

ela pôde ama-lo.

Veja bem não estou criticando Davi, nós temos várias áreas da nossa vida, pessoal, espiritual, profissional, emocional.

Davi como marido ele falhou com Mical, como pai  falhou com sua filha Tamar que foi estuprada pelo próprio irmão, e ele como pai deveria ter tomado uma atitude, como ele não fez nada seu outro filho Absalão fez acabou matando o meio irmão e odiou seu pai a ponto de tirar o trono dele, como homem ele tomou Bate-Seba uma mulher casada para ter um caso que acabou engravidando e mandou matar o marido, mas espiritualmente ele era segundo o coração de Deus, era arrependido, quebrantado, adorador, obediente e guerreiro. Mas nós temos que ter equilíbrio em todas as áreas de nossa vida.


LIÇÃO

Ela estava preocupada com a dignidade real, ela viu um comportamento impróprio do marido diante a multidão e por ser um rei. Obviamente ela não compartilhava do entusiasmo de Davi pela chegada da arca em Jerusalém. Por esse comportamento ela fica estéril e não houve descendência, a pior de todas as maldições para uma mulher hebreia.

Muitas pessoas a chama de esposa desdenhosa, eu a chamo de esposa desprezada, veja não é porque pecamos uma vez, que devemos carregar um título pejorativo, as pessoas são rápidas para julgar.

Como trabalho com aconselhamento e cura da alma, eu vejo Mical uma pessoa ferida pela circunstância, casar por amor, e não ser correspondida, o marido perseguido pelo pai, jurado de morte, imagina o desespero dessa mulher quando o pai saia a caça do marido e não era para prender era para matar, depois o pai a dá para outro homem, depois de 14 anos é tirada do marido e entregue para o primeiro marido, um homem que vem mais velho, com outras mulheres, e com filhos. Ela deve ter sido tratada como jogo político e não como esposa amada e desejada.

Então antes de julgarmos, devemos orar e pedir a Deus que nos ajude a ver a raiz da situação, para não pecarmos, porque a mesma medida que julgamos, seremos julgados.


ORAÇÃO

Pai em Nome de Jesus, oro por minhas irmãs que de alguma forma foram obrigadas a se casarem contra sua vontade, cura a magoa, amargura, raiva, frustações, somente o Senhor conhece o interior delas, seus sonhos, projetos e desejos. Que este casamento seja tocado por Ti trazendo amor, amizade e companheirismo, por eles serem um só corpo uma só carne que aja concordância, respeito e alegria, que elas construam um lar, feliz e unido e acima de tudo que permita que seu Filho Jesus entre e permaneça nesse lar, nesse relacionamento, para que possam serem salvos, sonharem juntos, criarem seus filhos nos teus princípios e com seus valores. Oro e agradeço em Nome de Jesus Cristo seu filho amado. Amém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário