Postagens mais visitadas

MARTA - irmã de Maria

 

Lucas 10:40,41,42

Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária.

E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.


ÉPOCA

“cidade de Betânia”, a verdade é que esse lugar nos tempos bíblicos era apenas uma vila modesta que ficava nas proximidades do Monte das Oliveiras. A aldeia de Betânia ficava a cerca de três quilômetros da cidade de Jerusalém, do outro lado do Monte das Oliveiras (João 11:18). A pequena vila estava na estrada para Jericó, perto de Betfagé.

 

Betânia é citada pela primeira vez na Bíblia somente no Novo Testamento. A aldeia aparece especialmente como o lugar onde viviam Marta, Maria e Lázaro, os amigos pessoais do Senhor Jesus. Portanto, um dos mais emblemáticos milagres de Jesus ocorreu em Betânia: a ressurreição de Lázaro (João 11:17ss.). Além da casa dos amigos de Jesus, na vila de Betânia também ficava a casa de Simão, o leproso – que provavelmente foi curado por Jesus. Foi na casa de Simão em Betânia que ocorreu o jantar em que o Senhor Jesus foi ungido com o nardo puro que Maria lhe trouxe num vaso de alabastro (Marcos 14:3-9; João 12:1-8). Esse evento foi muito significativo, pois foi uma preparação antecipada do corpo de Jesus para o seu sepultamento que se aproximava.


SITUAÇÃO

Jesus visitava, com frequência a casa de Marta, aparentemente, ela era solteira, a bíblia não cita, Jesus gostava muito destes 3 irmãos, Marta era a mais velha, e gostava muito de servir, podemos dizer que tinha o dons de hospitalidade, pessoa que gosta de hospedar.

Três cenas revelam o temperamento decidido de Marta, que o Senhor enfrentou com carinhosa firmeza, conforme (Lucas 10:41-42. A irritação de Marta com sua irmã levou-a a um confronto com Jesus, pois, na verdade ela o responsabilizava pelo fato de Maria não ajudar nas tarefas da casa.

A resposta amorosa que ele lhe deu não foi crítica à preocupação de Marta com o serviço, nem uma rejeição a sua hospitalidade zelosa e generosa.

Ele pediu simplesmente para que ela reavaliasse suas prioridades, colocando em primeiro lugar os valores eternos e não as necessidades mais imediatas.

SOFRIMENTO

Quando ela pede para avisar Jesus e ele não veio, e Lázaro morre, e quando também a prisão e a  morte de Jesus, muitas vezes sofremos por não sermos valorizadas pelo nosso serviço, parece que todos estão desfrutando a vida e ela só trabalhando, mas tudo é valorizado por Deus quando fazemos com amor e dedicação.



ALEGRIA

Quando seu irmão amado ressuscita, quando ela viu que parecida tudo perdido e Jesus chega e resolve tudo, no fundo Marta esperava um milagre, ela poderia não ser uma adoradora, mas tinha mais fé que a Maria. E foi recompensada que alegria. Ela não considerava suas responsabilidades domésticas como trabalho penoso e sem valor, e é óbvio que amava seu lar, e ficava feliz em dedicar suas energias ao eficiente governo de sua casa.

 

LIÇÃO

Muitas vezes nós culpamos a Deus por deixar certas situações acontecer e cobramos solução imediatas, tipo como ela mandou chamar a Jesus porque Lazaro estava doente, e ele não veio, e ele morre, é como fazemos oramos e pedimos, mas no momento nada acontece, e a situação se agrava, mas quando Jesus chega com a solução, não damos atenção e nos lamentamos e chagamos a dizer que não somos importantes ou amadas.

Como Maria passou acima do costume e se ajoelhou aos pés de Jesus, Marta também saiu correndo para encontrar Jesus que estava chegando a cidade, e as mulheres tinham que estar dentro de casa de luto.

João registrou um terceiro episódio que trata do caráter de Marta (12:2) o simples fato de Marta assumir os deveres da hospitalidade confirma mais uma vez, que seus talentos incomuns estavam sendo usados.

Sem dúvida, ela havia se tornado uma discípula de quem o poder de Deus se manifestava pela prática do serviço. Jesus e muitas outras pessoas necessitavam do alívio e do descanso físico que a calorosa hospitalidade de Marta podia suprir.

O exemplo de Marta deve estar sempre na nossa mente para nos lembrar que toda mulher deve procurar manter o equilíbrio entre a comunhão com a família e o trabalho necessário para atender suas necessidades terrenas.


ORAÇÃO

Pai em Nome de Jesus, me ensina a ser uma adoradora como Maria,e organizada e cheia de fé como Marta, que eu sinta alegria em servir meu próximo, sem reclamar, e quando chegar a hora mais difícil da minha vida que eu possa confiar em ti e esperar o seu milagre, esperar em adoração, em Nome de Jesus. Amém

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário