Postagens mais visitadas

MARIA DE BETÂNIA


HISTÓRIA
Mc 14, 3. Jesus se achava em Betânia, em casa de Simão, o leproso. Quando ele se pôs à mesa, entrou uma mulher trazendo um vaso de alabastro cheio de um perfume de nardo puro, de grande preço, e, quebrando o vaso, derramou-lhe sobre a cabeça. 4. Alguns, porém, ficaram indignados e disseram entre si: Por que este desperdício de bálsamo? 5. Poder-se-ia tê-lo vendido por mais de trezentos denários, e os dar aos pobres. E irritavam-se contra ela. 6. Mas Jesus disse-lhes: Deixai-a. Por que a molestais? Ela me fez uma boa obra. 7. Vós sempre tendes convosco os pobres e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem; mas a mim não me tendes sempre. 8. Ela fez o que pode: embalsamou-me antecipadamente o corpo para a sepultura. 9. Em verdade vos digo: onde quer que for pregado em todo o mundo o Evangelho, será contado para sua memória o que ela fez.
Jesus havia preparado seus discípulos para esta última caminhada que fará à cidade de Jerusalém. Ele sabe que havia chegado a hora, quando cumpriria em todos os detalhes a Vontade do Pai, incluindo a cruz.
Ele vem caminhando desde Jericó, pela estrada pedregosa construída pelos romanos, com sua poeira fina, que somado ao ar muito quente que vem do Deserto da Judéia, torna a jornada ainda mais penosa e cansativa. Betânia era uma pequena vila, porém muito tranquila e aconchegante, um verdadeiro Oasis para viajantes cansados. Suas poucas moradias estavam escondidas nas escarpas do Monte das Oliveiras, o que proporcionava um ambiente de quietude reparadora. Ali do alto, olhando para o leste e para o sul Jesus podia contemplar o Deserto da Judéia com sua vastidão seca e despovoada a não ser as poucas tendas dos nômades.

SITUAÇÃO
Aquele vaso continha um perfume valiosíssimo, muito caro como diz a Bíblia. E Maria o tinha guardado para uma ocasião muito especial.
Naquela época, era tradição das mulheres comprarem esse perfume de NARDO para sua primeira noite de núpcias, E era um perfume muito caro, 300 denários ou 300 dias de trabalho de um trabalhador. ( R$ 4.650,00 )
Ela demonstrou ser ousada, cheia de iniciativa, decidida e generosa. Primeiramente, porque não era comum uma mulher entrar num ambiente repleto de homens. Ao que tudo indica, ali não era a sua casa.
E ainda, porque ela passou por cima de todas as convenções e costumes do seu tempo ao abaixar-se e enxugar os pés de Jesus com os próprios cabelos,, quebrar o vaso era retirar o lacre da tampa.
Eu fico imaginando a cena, ela derrama o óleo sobre a cabeça de Jesus e esse óleo perfumado desce até aos pés e ela enxuga com os cabelos, que adoração que momento sublime.

SOFRIMENTO
Quando estava chegando a hora de se separar daquele que ama, a dor da separação, ela sabia que Jesus ressuscitaria mas não iria mais poder toca-lo, ouvi-lo, vê-lo. Nós não chegamos a esse ponto de natural, nós o vemos em espírito, sentimos sua presença é diferente, do caso de Maria. Ela amava tanto Jesus como amigo e benfeitor da família que, na última semana, antes da morte do Senhor, ela ungiu-o duas vezes. Jesus estava ameaçado de prisão e morte pelos chefes dos sacerdotes, e Maria resolveu fazer o que achou de melhor para demonstrar seu amor pelo seu Mestre.
ALEGRIA

A alegria de Maria, sempre que encontrava com Jesus, ela sempre corria para seus pés em adoração, ela ficou conhecida como “a unção em Betânia”, e é narrado por (João 12:1 a 8) que dá respaldo a este capítulo em (Mateus 14:3 a 9) faz referência a episódio semelhante e (Marcos 14: 3 a 9.) A alegria de ser elogiada em agradar ao mestre. 
Muito graciosamente derramou aquele perfume sobre os pés do Senhor, e os enxugou com seus cabelos (Mateus e Marcos nos dizem que ela também derramou do perfume sobre a cabeça de Jesus).
Não somente Jesus ficou perfumado como também Maria, é isso que acontece quando vamos a presença de Jesus, saímos com seu cheiro.( quando abraçamos uma pessoa perfumada não ficamos com o cheiro dela ?) é a mesma coisa.

LIÇÃO
Devemos aprender com essa mulher que devemos dar o melhor de nós para o Senhor, Ela deu o melhor que havia guardado. Ela colocou aos pés de Jesus tudo o que possuía, o melhor que possuía e, isso de forma generosa e sacrificial. 
Aos pés do Salvador é o melhor lugar do mundo para nos prostrarmos e adorarmos. Aos pés do Salvador é o melhor lugar do mundo para expressarmos nossa sincera gratidão por suas intervenções graciosas em nossa vida e em nossa família. Aos pés do Salvador é o melhor lugar do mundo para oferecermos a ele o fruto da nossa gratidão e da nossa consagração.
Maria de Betânia, irmã de Lázaro, deixou um exemplo de como o cristão deve dar prioridade a Cristo em sua devoção sincera. O cristão deve saber aproveitar os momentos especiais, de oração, de meditação e de aprender as santas Escrituras. Uma serva de Deus não deve negligenciar os afazeres domésticos sob sua responsabilidade, mas precisa saber administrar o tempo e as oportunidades para não se deixar ficar tão assoberbada, a ponto de não ter tempo para Jesus.
Existem muitas pessoas que seguem a Jesus, mas que estão muito ocupadas para poder parar e ouvir a sua Palavra, para escutar e saber o que ele têm no coração, e então, ainda que ouçam suas palavras intelectualmente, elas não descem para o coração, não fazem o que mais agradaria ao Senhor. 

Maria de Betânia: Intimidade com Deus.
É para isto que o Senhor nos chama continuamente: para andar com ele, para ouvir sua voz, para conhecer o coração dele, para amá-lo e conhecer seu amor. Aprender a andar nesse amor.
Maria buscava esta intimidade, devotando-se a Jesus. Ouvir a Jesus era a coisa mais importante para ela.
ORAÇÃO
Amado Espírito Santo, me ensine a ser uma adoradora como Maria, quero ser sensível a presença de Jesus, quero poder estar mais aos seus pés, que nem pessoas nem situações me afastem da adoração, de buscar de entrar no jardim secreto, me ensine formas de adorar, entrar pelos portais da adoração em espírito e em verdade me lançar aos pés do meu amado, Senhor e salvador da minha vida. Amém!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário