Postagens mais visitadas

LOIDE E EUNICE -MÃE DE TIMÓTEO -

                                                                                                                                                               

ÉPOCA
I Timóteo 1.5 “pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti”.
Lóide e Eunice não viviam em um momento de paz, quando as mulheres eram independentes ou podiam ter uma carreira. Elas eram cristãs judias do primeiro século. Elas viveram sob o domínio Romano, em uma época em que judeus e cristãos eram perseguidos, escravizados e dispersos.
Lóide ensinou sua fé para sua filha Eunice, e juntas transmitiram sua fé para Timóteo. Paulo se preocupava com a religiosidade aparente no meio da igreja (I Timóteo 1.5), mas reconhece que nestas mulheres havia simplicidade e pureza em sua forma de crer. Por isso o jovem Timóteo era tão temente a Deus.
SITUAÇÃO
Lóide, que havia se casado com um homem grego. Naquela época os casamentos mistos entre judeus e representantes de famílias frigias podiam indicar elevada posição social. O fato de Timóteo não ter sido circuncidado no período apropriado segundo o judaísmo, possivelmente implica na influência familiar de seu pai que era gentio.
Os fundamentos da fé, servidos aos filhos desde o berço, têm poder para colocá-los no trilho sempre que eles se desencarrilharem. O poder do evangelho semeado no coração dos filhos é imensurável. Mesmo que se apartem da fé, um dia, quando se recordarem do ensino, eles poderão cair em si e recorrer ao amor do Pai.  (Lc 15.17).

SOFRIMENTO
O bom testemunho do neto de Lóide e filho de Eunice chamou a atenção de Paulo. Então o apóstolo resolveu levar o jovem junto em sua viagem. A partir daí Timóteo passou a ser um grande companheiro de Paulo, tornando-se um apadrinhado do apóstolo. Paulo tratava Timóteo como seu filho (1 Coríntios 4:17; Filipenses 2:22; Timóteo 1:2,18; 2 Timóteo 1:2; 2:1).
Coloco aqui como sofrimento porque sempre que um filho sai de casa, os pais sempre sofre, por causa da saudades, ficam preocupados com a proteção deles, se estão se alimentando bem etc. Neste caso, mesmo elas sabendo a criação que deram a Timóteo ficaram um pouco apreensivas, Timóteo estava seguindo viagem com Paulo um homem extremamente perseguido e Timóteo estando com ele poderia também ser trancado em uma prisão e açoitado.  

ALEGRIA
Em saber que a educação que deram a Timóteo, foi utilizado para pregar o Evangelho a Salvação aos povos, Paulo fala da sua conduta moral de acordo com a Palavra de Deus e a firmeza desses princípios na criação de Timóteo.
Ver que tudo o que se ensinou a um filho, ele está colocando em prática, e está fazendo a diferença não somente onde ele vai, mas para ele mesmo como pessoa, nós somos a laje para que nossos filhos construam suas casas, nós fazemos o alicerce para que eles, possam construírem.

LIÇÃO
A maior influência que uma mãe pode ter sobre os filhos é transmitindo sua fé. 
Hoje enfrentamos situações completamente diferentes de Lóide e Eunice, mas é como lidamos com nossa própria situação que importa. Nós também lidamos com nossas preocupações e pressões de forma que nossos entes queridos possam testemunhar nossa fé inabalável, temos que confiar na educação que passamos para eles, e confiar que Deus está no controle de suas vidas. Se eles caírem, errarem vai fazer parte dos próprios sonhos, bagagem que irão adquirir na caminhada, nós podemos segurar em suas mãos até uma certa idade, depois só olhamos e oramos, temos que dar espaço para cresceram. E terem suas próprias escolhas, os nossos sonhos não são os sonhos deles, cada um adquire suas próprias experiências de vida.

ORAÇÃO
Pai em Nome de Jesus eu entrego meu filho(ª) em suas mãos, pois sei que cuidará dele em qualquer situação, que eu possa sempre estar na torre de vigia intercedendo por ele (a) para que ele cumpra a Sua vontade. Amém!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário