Postagens mais visitadas

MÃE de João e Marcos


HISTÓRIA
E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam. Atos 12:12
As pessoas que se encontravam em casa de Maria eram cristãos, seguidores de Jesus Cristo. Já há algum tempo se vinham reunindo naquela casa. Tinham abandonado a sala de reuniões do templo o seu velho lugar de encontro,  porque se tornara muito perigoso. Agora era a casa de Maria que, por necessidade, funcionava como igreja.
Estes cristãos formavam uma minoria. Tinha rebentado uma perseguição tão violenta contra os crentes, que muitos haviam fugido de Jerusalém (Atos 8:3). Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão. Aqueles que ficaram estavam constantemente em perigo. A ameaça de prisão pendia sobre as suas cabeças.

SITUAÇÃO
Maria não parecia preocupada a respeito da sua própria vida. Como amava a Deus, aceitava com naturalidade o fato de que a vinda e ida de muitas pessoas significaria trabalho, despesa e certos inconvenientes.
Desse modo, Maria de Jerusalém revelou-se como uma mulher corajosa e abnegada. Em certos aspectos, parecia-se com Marta e Maria que, durante o tempo em que os líderes dos judeus tentavam matar Jesus (João 11:54-57. 12:1-11), não recearam recebê-lo. Ela constituía um elo indispensável na cadeia da vida da igreja primitiva. O motivo por que os cristãos estavam reunidos nesta noite e não haviam ido embora à hora do costume, provinha de uma emergência. Eles encontravam-se em grande tribulação. 
Pedro havia sido preso pelo rei Herodes Agripa.
Os líderes judeus, ciosos por causa dos sinais e milagres que os apóstolos estavam realizando, já haviam posto anteriormente os crentes na prisão (Atos 5:17-20). E embora o próprio Deus, por meio de um anjo, tivesse livrado os Seus servos da prisão, a oposição continuara . O sangue de Estêvão tinha sido derramado (Atos 7:57-60), e as pessoas queriam mais, ela se destacou por sua coragem num tempo onde a perseguição de Herodes Agripa aos cristãos estava muito grande, Tiago e Pedro estava preso, pronto para ser morto também.
SOFRIMENTO
“Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam” (Atos 12:12).  Pedro ao ser liberto da prisão por um anjo, dirigiu-se a casa de Maria, mãe de João Marcos, onde muitos se encontravam reunidos para orar. 
Porque eu considero um sofrimento, os discípulos de Jesus estavam sendo perseguidos e muitos mortos, como qualquer mãe ela temia pelo seu filho João Marcos. Mas não podia deixar de seguir Jesus.

ALEGRIA
Como mãe, Maria experimentou a alegria de saber que o filho estava a servir o Senhor. A vida dela não influenciou apenas os de fora; afetou também o seu próprio filho, e ela também, João Marcos recebeu o excepcional privilégio de se tornar um auxiliar de Paulo, que antes os perseguia e agora era um servo do Jesus junto também com Barnabé (Atos 12:25). Mais tarde, foi companheiro de viagem de Pedro, que carinhosamente lhe chamava "Meu filho". (1 Pe. 5:13).
LIÇÃO
A Bíblia menciona o nome de Maria apenas uma vez, e a ênfase não é a ela, mas ao seu lar, ela continuará a ser um estímulo para toda a mulher, seja viúva ou não. Maria mostrou a tremenda influência que pode exercer uma mulher piedosa, quando põe o seu lar à disposição de Deus.
Maria de Jerusalém, cujo lar funcionou como casa de Deus (Atos 12:1-17)
Ela foi em sua época exemplo de hospitalidade e coragem, não é de se admirar que seu filho veio a ser o líder da Igreja e autor do evangelho de Marcos.

ORAÇÃO
Pai em Nome de Jesus, que minha vida e da minha família esteja em sua amorosa e misericordiosa mão, que meu lar seja uma casa de oração, que eu possa enfrentar qualquer situação na certeza que estas comigo, que nos meus momentos de aflição o Senhor seja meu refrigério, na minha tristeza que seja minha alegria, pois sei que onde eu for o Senhor está comigo, me toma pela minha mão direita e me leva pelos caminhos que eu devo andar, em Nome de Jesus amém!!.


Nenhum comentário:

Postar um comentário