Postagens mais visitadas

JÚNIAS - Cumprindo o chamado



Queridas leitoras, sei que há uma polêmica se Junias era mulher ou não, segundo os estudiosos dizem que na tradução do nome era mulher, outros colocam uma (? ) Outros dizem que era uma escrava liberta e o nome vinha dos patrões, mas eu particularmente vou pela minha bíblia que cita como mulher. Fica aqui a sua escolha e entendimento.
 “Saúdem Andrônico e Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo” (Romanos 16:7). 

ÉPOCA

Era um período em que os cristãos eram perseguidos e mortos por causa de jesus, um tempo difícil para aqueles que tinham sua fé a prova. Neste contesto Paulo cumprimenta vários cristãos, incluindo muitas mulheres.
Paulo escreve exatamente o seguinte sobre eles:

O apóstolo também diz que Andrônico e Júnias eram seus companheiros na prisão. A construção grega da frase parece indicar que esses dois cristãos estiveram aprisionados com Paulo em algum momento anterior, mas não explica quando. Paulo diz que Andrônico e Júnias eram notáveis entre os apóstolos. Paulo usa uma expressão que pode significar tanto que Andrônico e Júnias eram proeminentes na estima dos apóstolos, quanto que eles eram proeminentes entre os demais apóstolos.

Ao dizer que Andrônico e Júnias eram proeminentes entre os apóstolos, o apóstolo simplesmente indica que os dois cristãos se destacavam entre os demais missionários e evangelistas itinerantes da Igreja Primitiva. É nesse mesmo sentido que homens como Barnabé, Apolo, Silas, Epafrodito e Timóteo são chamados de apóstolos.
Um apóstolo é simplesmente um ministro que serve como plantador de igrejas, como enviado ou como missionário. O que causa polemicas são os títulos, Jesus não está interessado em títulos, Ele está interessado em como você faz com o que Ele delegou para fazer e ser.
Claro que temos hierarquia a ser respeitada, temos os 5 ministérios que é o ombro da igreja, apostolo, profetas, evangelistas, pastores e mestres, temos dons.
Mas neste caso estamos falando de comportamento em destaque pelas tribulações que passaram na prisão, no levar a Palavra para pessoas, em meio a perseguições, correndo o risco de serem mortos.
Paulo destaca estas pessoas pelo seu comportamento e fé que os capacitava a suportar as tribulações na vida cristã, isto para Paulo era o grande teste de um vocacionado, a graça que acompanha aquele que realmente é chamado.
O Antigo Testamento ressaltou o patriarcado de Israel. As mulheres foram impedidas de participar em grande parte da vida religiosa.

Há exemplos, no entanto, de papéis não tradicionais para as mulheres:

Deborah era uma profetisa e juíza (Jz 4. 04);
Hulda era uma profeta durante o reinado de Josias (2 Rs 22. 14); e
Salomão expôs o perfil de uma mulher sábia (Pv 31).
Mas Júnias foi elogiada pelo serviço em favor do Reino. tem uma frase que diz
que só sabe a quantidade de óleo que sai da azeitona quando está na

 prensa. É na prensa que sai o melhor ou o pior de uma pessoa. 

No caso de Júnias saiu o melhor.

Quero ressaltar aqui a importância de fazermos a obra do Senhor com toda a dedicação, toda entrega, independente de títulos, cargos ou liderança, sejamos apenas servos fazendo com excelência para aquele que é digno de receber toda Honra Poder e Adoração Jesus Cristo

ORAÇÃO
Pai em Nome de Jesus, te peço que me livre do mal de querer ser destaque ou esperar ter um título ou cargo para fazer sua obra, pois ela é sua não minha, os dons, talentos, frutos e ministério, somente poderei fazer com Seu poder, amor, unção, discernimento, tudo vem de Ti, eu sou apenas um instrumento nas suas mãos. Quero ser como Júnias ser contada como justa e fiel perante Ti, e dos homens, uma colaboradora respeitada e diligente. 
Para Tua Glória em Nome de Jesus Amém.









Nenhum comentário:

Postar um comentário