Postagens mais visitadas

EVÓDIA E SÍNTIQUE-ajudadoras de Paulo



História

Filipenses 4:2,3
Rogo a Evodia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor.
E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os meus outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.
Paulo soubera que havia ocorrido algum problema entre as duas mulheres, e elas não se davam bem. De modo que ele escreveu: “Exorto Evódia e exorto Síntique a serem da mesma mentalidade no Senhor.” (Filipenses 4:2) A Bíblia não diz qual era o problema entre elas, mas era suficientemente sério para Paulo ficar sabendo a respeito, centenas de quilômetros distante de Roma. De algum modo, as duas talvez tivessem ciúmes uma da outra. 
Ou elas podem ter tido uma séria discussão, conforme visto aqui, e não falavam mais uma com a outra. Qualquer que fosse o problema, Paulo as aconselhou numa carta dirigida à inteira congregação. — Filipenses 1:1.
Esse Versículo indica que ambas eram crentes fervorosas, que no passado, cooperaram com Paulo nas obras do Senhor. “Juntas” significa que Evódia e Síntique eram amigas na fé, e que com grande gozo serviam o evangelho do Senhor, caso contrário, teriam se empenhadas separadamente. No entanto, parece que algo pessoal começou a atrapalhar o relacionamento mútuo e, consequentemente, os seus desempenhos na fé. Paulo faz um apelo às duas para que “pensem concordemente”, e o mais importante, “no Senhor”. Elas pertenciam à Igreja de Filipos, a primeira da Europa, a que começou com a conversão de Lídia.

Situação

Para haver contendas na igreja, basta haver desatenção à Palavra. Talvez a Evódia fosse aquela pessoa que só enxergava o defeito dos outros: -“é Vódia”;  é Maria; é Paulo, é igreja… Por outro lado, a Síntique talvez tenha sido a representante  daqueles irmãos que deixam a Palavra em segundo plano e caminha pelo seu próprio sentimento: -“Senti que” não posso ficar quieta nessas situações; “senti que” deveria me defender…“Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contentas, não é assim que sois carnais andais segundo o homem?” (1 Co 3:3) 
Às vezes os cristãos tem problemas de relacionamentos da mesma forma que os incrédulos. A diferença é que nós temos a opção de pedir o poder de Deus e a ajuda dos nossos irmãos. No geral, vemos que as mulheres macedônicas eram conhecidas por sua personalidade forte. Elas desempenhavam papéis importantes nos negócios, construíam templos, fundavam cidades, comandavam exércitos, erguiam fortalezas, exerciam cargos na política, dentre muitas outras coisas. 
Talvez isto explique um pouco o temperamento dessas duas mulheres que divergiam entre si.
Evódia e Síntique, por sua vez, eram duas líderes de igreja. Embora não conheçamos a natureza de seus desentendimentos nem o motivo por que discutiam com tanta persistência

Sofrimento
Essas duas mulheres eram cristãs que haviam trabalhado na equipe missionária de um apóstolo, espalhando as boas-novas sobre Jesus. Mas, de alguma forma, perderam a visão do exemplo de Cristo pelo menos em relação a amizade. Elas foram advertidas a se lembrar do caráter de Jesus.
Elas eram importantes para a igreja, mas a contenda entre elas podia colocar tudo a perder. A solução encontrada por Paulo foi chamar a atenção das duas e pedir também a outras pessoas que as auxiliassem nessa empreitada pela paz, pois ali, na igreja de Filipos, não havia lugar para disputas e fofocas.
Infelizmente vemos muito isso nas Igrejas, desentendimento muitas vezes por causa de uma decoração, um evento, uma oportunidade, muitas amizades são destruídas por pouca coisa, se não vigiarmos acabamos deixando o ciúmes, inveja, entrar em nossa vida, estragando assim amizades, envergonhando o evangelho, e o mais triste é ficando na boca do povo, perdendo a credibilidade, que o Espírito Santo nos ajude na velha criatura.

Alegria

Bem, será que Evódia e Síntique acataram o conselho e resolveram suas diferenças? A Bíblia não diz. Mas, visto que se tratava de boas mulheres, que anteriormente haviam trabalhado no ministério junto com Paulo, só podemos imaginá-las se dirigirem uma à outra após a reunião e resolverem seu problema num espírito de amor. Mulheres valorosas como Paulo cita com certeza deixaram suas diferenças de lado, para um bem maior levar vidas para Cristo, a alegria de receberem o batismo do Espírito Santo, não somente vendo milagres mas operando nos milagres, não tem alegria maior em estar sendo usada nas mãos do Senhor para operar sinais e maravilhas, e para isso tem que haver harmonia e amor no ambiente e nos corações, naquela época o Poder do Espírito Santo era muito frequente entre o povo.
Lição

Se permanecermos unidos no Senhor, certamente seremos mais úteis.
“Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.” (1 Ts 5:11) na época Evódia e Síntique não sabiam que seus nomes estariam em um livro que seria passado de geração em geração, mas veja o quanto uma atitude aparentemente sem precedentes estava levando a igreja de Jesus a consequências desastrosas. Onde estiver o ser humano, ali estará o atrito, pois cada pessoa tem suas características, sua visão da realidade, suas ideias que, às vezes, não coincidem com as de alguém no grupo. Isso não é um mal. Pensar diferente pode conduzir à criação de alternativas, à correção de injustiças, à renovação do pensamento e da ação. Mas o problema dessas mulheres não estava aí, e sim na forma como divergiam que o entristeceu. “No Senhor”, porque cada pessoa tem o seu parecer, porém, os que agora andam no Caminho devem obedecer não mais a própria vontade, e sim a de JESUS Cristo, o nosso Senhor. E isso concorda com as palavras do primeiro capítulo da mesma epístola que diz: “Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica.” (Fp 1:27)
Vamos orar

Pai em Nome de Jesus, que eu possa olhar sempre para Ti, andar no seu Amor, que eu nunca deixe que minhas opiniões traga discórdia e conflito com minhas irmãs, sei que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Ti, que todas as minhas ações sejam para Te Glorificar em Nome de Jesus, Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário