Postagens mais visitadas

AS VIÚVAS - aos olhos de Jesus

                 


SUA ÉPOCA
O Velho Testamento não reconhecia o direito de herança a elas, e por isso as viúvas eram as mais vulneráveis entre a população judaica. Os parentes masculinos, que herdavam todo o patrimônio do marido morto, sustentavam a mulher com a administração desse patrimônio. Contudo, as viúvas não tinha meios de se assegurarem que esta provisão estava sendo cumprida e, por isso, viviam pela misericórdia dos outros. 
Assim, as viúvas estavam situadas entre as classes mais baixas da antiga Israel e a viuvez era considerada um símbolo de grande degradação

(Isaías 54:4). Mas, a condição da viúva na tradição bíblica ia mesmo além de sua exclusão na propriedade do marido.
Na sociedade de Israel, tudo girava em torno do chefe da família, e quando este morria a viúva e os filhos não casados podiam estar em dificuldades. Se o falecido deixava dívidas, os filhos podiam ser vendidos como escravos. A mulher de um dos profetas discípulos de Eliseu esteve a ponto de perder os filhos por esse motivo, mas foi salva por um milagre (2Rs 4.1-7). 
A viúva de Sarepta, exemplifica o desamparo a que as viúvas, com ou sem filhos estavam sujeitas na época (1Rs 1.18-15). 
No Novo testamento, temos o exemplo de um filho que provavelmente era o único arrimo da mãe viúva (Lc 7.11-17). 
Na sociedade patriarcal israelita a condição de viúva era um risco social à mulher, deixando-a vulnerável econômica e socialmente. 
Em Êx 22.21-24 a viúva é classificada juntamente com o órfão e os estrangeiros. Elas são frágeis e vulneráveis, razão pela qual necessitam de proteção legal e profética (Is 1.16-23; Jr 22.3).

SITUAÇÃO

Além da angústia que acompanhava a viuvez, a perda da proteção legal do esposo colocava a viúva em situação de pobreza e penúria. Em Dt 10.18 o estado de inópia (penúria) da viúva é declarado: falta pão e vestido – elementos básicos à vida e a dignidade humana, enquanto em Jó é denunciado o pecado de se levar da viúva o único boi como penhor (Jó 24.3).
De acordo com o Gênesis 38,. as viúvas sem filhos deviam se casar com o irmão de seus maridos, mesmo que ele já fosse casado, pois, dessa maneira, ele podia providenciar uma descendência para o seu irmão morto e, assim, assegurar que o nome do irmão não morresse. Judá disse a Onan, "Deite-se com a esposa de seu irmão e cumpra com o seu dever para com ela como um cunhado, a fim de gerar descendência para o seu irmão". (Gênesis 38:8). viúva israelita não usufruía de nenhum direito de sucessão e a herança passava completamente para os filhos ou filhas do falecido – aqui um dos fundamentos pelos quais os filhos devem honrar aos pais, que inclui necessariamente a mãe viúva (ver 1Tm 5.4). Caso não tivesse descendentes, a herança pertencia aos irmãos do pai ou ao parente mais próximo,
O consentimento da viúva para este casamento não era exigido. A viúva era tratada como parte da propriedade do marido morto e sua principal função era assegurar a posteridade para o seu marido. Esta lei bíblica ainda hoje é praticada em Israel (48). Uma viúva sem filhos em Israel é legada ao irmão de seu marido. Se o irmão é muito jovem para casar, ela tem que esperar até ele atingir a idade. Se o cunhado se recusar a casar com ela, então ela fica livre para se casar com um homem de sua escolha. Não é incomum em Israel que as viúvas sejam submetidas à chantagem por parte de seus cunhados a fim de ganharem a sua liberdade. o apóstolo recomenda que as viúvas jovens se casem, tenham filhos e cuidem da casa, desta forma evitando o laço dos impulsos sexuais e o perigo de ficarem “desocupadas, . . . tagarelas e intrometidas nos assuntos dos outros”.

SOFRIMENTO

"A pior fase de uma mulher, é aquela que ela não sabe viver.

 O diabo odeia uma mulher decidida em Cristo!!!

As viúvas e as mulheres divorciadas eram tão mal vistas na tradição bíblica mulheres enfrentando situações duras, situações de desprezo e rejeição.
as mulheres viúvas passam a ter alguns problemas que se chamam : auto-piedade ( pobre de mim, o que será de mim? ) auto-comiseração (ninguém me ama, ninguém me quer, sou infeliz, ) algumas se revoltam contra todos e contra Deus. Outras passam a ser mulheres amargas, pois o seu esposo deixou, além de saudades, dívidas, filhos para criar. Através destes sentimentos, ela passa a ter problemas na alma (falta de perdão) Pois a vida não teve misericórdia dela, e passa até ter problemas no corpo.
Em Salmos 32:3 declara: " Enquanto me calei, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todos os dias" ( o ressentimento transforma-se em mágoa e seca os ossos através traz doenças conhecidas como psicossomáticas tais como: artrite, artrose, úlcera etc.,e a causa da morte.

Mas se abrirmos nossos corações e reconhecermos que o Senhor é o nosso marido, como está escrito em Isaias 54:5, ele está pronto para suprir as necessidades e o vazio de cada área da sua vida. O filho, o pai, a mãe, não conseguem suprir 100% este vazio, mas Jesus, Ele pode. 
Em Salmos 23 no original diz que 'O eterno(Deus) é o meu pastor e por isto nada me pode faltar, ele me faz repousar em campos verdejantes, conduze-me as águas tranquilas, e restaura a minha alma.

ALEGRIA

A verdadeira viúva que apesar de desamparada espera em Deus, Deus tem um cuidado especial para com os desamparados e garante que as suas orações sempre serão ouvidas. Em Jeremias 49.11 diz que a viuvez é um estado de desolação; mas que as viúvas deve confiar Nele. Assim se confortarão e se alegrarão sabendo que tem um Deus em que possam confiar. 
Deus executa a justiça em favor delas (Dt 10.18);  Deus ampara as viúvas (Sl 146.9); o Eterno lhe protege a herança (Pv 15.25); o Senhor é juiz das viúvas (Sl 68.5). Não tendo como confiar na justiça dos governantes corruptos de Israel, a viúva confiava única e plenamente no Senhor (Jr 49.11). As condições que Deus estabeleceu para que Israel permanecesse na Terra Prometida era “não oprimir o estrangeiro, o pobre e a viúva” (Jr 7.6); o que demonstra a vulnerabilidade destas categorias sociais. Durante a emergência que surgiu na congregação cristã logo depois do dia de Pentecostes as viúvas de língua grega estavam sendo passadas por alto na distribuição diária. Quando isto foi trazido à atenção dos apóstolos, estes julgaram o assunto tão importante que designaram “sete homens acreditados, cheios de espírito e de sabedoria”, para supervisionarem a distribuição equitativa de alimentos. — At 6:1-6.
O apóstolo Paulo, em 1 Timóteo 5:3-16, forneceu instruções completas para que se cuidasse amorosamente das viúvas na congregação cristã. A congregação devia cuidar das viúvas indigentes. Mas, se a viúva tivesse filhos ou netos, estes deveriam assumir a responsabilidade de prover-lhe suas necessidades, ou, como Paulo instruiu: “Se alguma mulher crente tiver viúvas [isto é, viúvas que sejam parentas], que ela as socorra e a congregação não fique sob o fardo. Esta poderá então socorrer as que são realmente viúvas [isto é, realmente destituídas, sem ajuda].” A viúva colocada na lista para receber assistência material da congregação era uma ‘que não tivesse menos de sessenta anos de idade’, tendo bons antecedentes morais, de amorosa devoção fiel a Yehowah, e de hospitalidade e de amor para com os outros.

LIÇÃO

Quando honramos e cuidamos dos nossos pais, estamos servindo a Deus também. A Bíblia diz: "Honra as viúvas verdadeiramente viúvas. Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus. Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente" (1 Timóteo 5:3-4, 8). Nunca devemos permitir que os cuidados do mundo ofusquem as coisas mais importantes – servir a Deus através de servir às pessoas, especialmente as das nossas próprias famílias. A Bíblia diz: "Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" (Efésios 6:2-3).
- O conselho de Noemi como uma viúva idosa é: não perder a vontade de viver, o amor pela vida . A profetiza Ana foi em exemplo de quem pode superar as adversidades da vida, se mantendo útil para com o serviço no templo, na intercessão e na pregação da palavra. Era ajudando os outros de várias maneiras, que ela própria estava se ajudando.
Peça para Deus te mostrar os Dons que você tem"!
- Em Tito 2: 3 e 4 Diz: mulheres idosas sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem. A fim de instruir as jovens recém casadas a amarem a seus maridos e filhos.

QUERO ORAR POR VOCE

Pai em Nome de Jesus Cristo venho te pedir nessa hora a Sua proteção, cuidado e providência dessa querida irmã, que alcançou uma idade que somente o Senhor pode tocar nos corações da família, para ampara-la, mas se essa minha irmã não tiver a quem socorrer que o Senhor a abrace e a console, como diz em Salmos 102.17 Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração. Ouvi meu Pai querido a oração dessa minha irmã e vem de encontro com sua necessidade, como Jesus demonstrou sua preocupação com o bem-estar das viúvas em Israel quando condenou os escribas como “os que devoram as casas das viúvas”. — Mc 12:38-40; Lc 20:46, 47. Peço que o Senhor a livre de pessoas interesseira, maldosa, aproveitadora, mas que aproxima pessoas, carinhosas, ajudadoras e compreensivas com o Teu amor operando na situação. Obrigado meu Pai querido em Nome de Jesus Cristo. Amém!
— Is 1:17, 23; 10:1, 2; Je 22:3; Ez 22:7; Za 7:9, 10; Mal 3:5.

ASSISTÊNCIA CRISTÃ ÁS VIÚVAS
Entre as viúvas de notável fé achavam-se Tamar (Gên 38:6, 7), Noemi e Rute (Rt 1:3-5), Abigail (1Sa 25:37, 38, 42), a viúva de Sarepta (1Rs 17:8-24) e Ana, a profetisa Lc 2:36, 37; compare a descrição de Lucas sobre Ana com as habilitações para a viúva digna, conforme esboçadas por Paulo em 1Tm 5:3-16. Também, uma viúva anônima foi grandemente elogiada por Jesus por ter contribuído tudo que ela possuía para o templo. — Mc 12:41-44.
I Timóteo 5:5-6
“Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em rogos e orações; mas a que vive em deleites, vivendo está morta.”
Mas existe também a viúva cujo estilo de vida é valoroso. A frase “vive em deleites” é a palavra grega “spatalao”. “Spatalao” significa “viver desordeiramente”. A forma nominal do verbo ("spatali") significa "desordem excessiva, em vão gasto excessivo de riqueza" (Mega Lexicon of the Greek Language, Tais viúvas, viúvas que têm um estilo de vida vão centrado no mundo, viúvas que vivem desordeiramente, não são viúvas verdadeiras. Não é para estas viúvas que a honra é devida.
Tendo tornado isto claro desde o princípio, Paulo torna também claro que as crianças ou netos das viúvas verdadeiras são as primeiras que têm responsabilidade por elas. Aqui está o que ele diz: I Timóteo 5:4, 7-8
“Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus. ...Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis. Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e especialmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.”
 “A palavra “recompensar” é a palavra grega “amoive”, que significa “recompensa.
Existe uma obrigação das crianças e netos em relação a seus pais. É a obrigação de “honrar seus pais”, que inclui cuidar deles e do seu bem-estar. No caso das viúvas, suas crianças e netos deveriam cuidar deles e de suas necessidades. Cuidar de si próprio e de sua família é uma prioridade e de fato uma obrigação que cada um de nós tem.
I Timóteo 5:9-16
“Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tinha sido mulher de um só marido; tendo testemunho de boas obras: se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés dos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra. 

CUIDADO ANTES DE AJUDAR PEÇA ORIENTAÇÃO DE JESUS COMO AGIR
Mas não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se; tendo já a sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé. E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém. Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não deem ocasião ao adversário de maldizer; Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás. Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.” Existe um “número” (grego: katalaigo – alistar-se) no qual algumas viúvas deveriam estar incluídas e algumas outras não. Qual é este “número”, este alistamento? Embora Paulo não mencione isso explicitamente, parece ser alguma coisa familiar a Timóteo e eu acredito que era o número de viúvas a serem sustentadas pela igreja. Nem todas as viúvas deveriam estar neste número, mas somente as velhas, com 60 anos de idade ou acima, e sob certas condições adicionais.neste caso o que elas precisam é de Jesus Cristo na vida delas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário