Postagens mais visitadas

A SENHORA ELEITA


HISTORIA

“O presbítero à SENHORA ELEITA e aos seus filhos…” (2João 1a) João está se reportando a uma comunidade cristã, sob sua jurisdição. “Seus filhos” sãos os membros da igreja, e os “filhos” da “irmã eleita” são membros da igreja do lugar onde João está escrevendo. A “senhora eleita” é advertida a manter a sua congregação livre de falsos mestres e de heresias, e a NÃO receber tais pessoas nas reuniões da Igreja realizadas em sua casa, pois isso seria dar aprovação pública a eles (versos 7 a 11)

ÉPOCA

A Segunda Epístola de João se preocupa com a relação da verdade cristã com a hospitalidade estendida àqueles mestres que viajam de igreja para igreja. 
Os falsos mestres, provavelmente do mesmo grupo que é tratado na Primeira Epístola de João, estavam confundindo a comunhão dos crentes. (o que acontece até hoje)
Portanto, João deu instruções sobre quais mestres itinerantes acolher e quais recusar. 
Os verdadeiros Cristãos, que podiam ser reconhecidos pela ortodoxia de sua mensagem (v.10), são dignos de ajuda; mas os mestres heréticos devem ser rejeitados. De outra forma, alguém poderia, sem querer, estar contribuindo para a propagação da heresia, e não da verdade. 
João estimula a “senhora eleita” a continuar mostrando hospitalidade, mas também adverte e previne contra o abuso da comunhão cristã. 
Por toda a epístola, ele ressalta a verdade como a base e prova da comunhão.

SITUAÇÃO

Sobre os enganadores, aqueles que não trazem a doutrina de Cristo, João diz: "Não os recebais em casa nem tampouco os saudeis." 
Está estabelecido o limite para a hospitalidade cristã, tão valorizada pelos escritores do Novo Testamento. 
Não devemos ser tão bons ao ponto de acolher os lobos que vêm para ameaçar nossa firmeza na fé. O apóstolo não está nos aconselhando a sermos rigorosos contra os fracos na fé, mas sim contra aqueles que nos procuram com o objetivo de corromper a doutrina que recebemos do Senhor.

 Não trate bem uma serpente. Ela te matará na primeira oportunidade.

Deduzimos que a "senhora eleita" era uma viúva. Seria mais um motivo para que ela ficasse atenta em relação àqueles que desejassem entrar em sua casa.

Muitos exploradores, disfarçados de mensageiros de Deus, "devoravam as casas das viúvas" (Mt.23.14; II Tm.3.6). 
O livro de 2 João contém uma grande preocupação com uma advertência urgente acerca de enganadores que não estavam ensinando a exata doutrina de Cristo e que sustentavam que Jesus de fato não ressuscitara na carne, mas apenas espiritualmente. 
João estava muito ansioso para que os verdadeiros crentes estivessem conscientes desses falsos mestres e não tivessem nada a ver com eles.

SOFRIMENTO

Queridas eu mesmo presenciei muitos abusos de missionários, explorando famílias inteiras. cheguei alertar muitas famílias e viúvas, sabe, o povo tem carência de revelação, de cura e milagres, e acabam caindo nos falsos, infelizmente. Quando se acolhe falsos cristão, faz um rombo em nosso coração, abala nossa fé, desequilibra nossas emoções, e fragiliza nossa comunhão com Deus, pois acabamos nos questionando, porque o Espírito Santo de Deus não nos avisou que era um lobo, aproveitador enganador.

Conheço muitos casos assim, a pessoa abre sua casa para a pessoa, e ela começa a interferir nos assuntos da casa, profetisa em tudo, tudo o Senhor está mandando falar ou fazer, já vi casais se separarem por causa disso, filhos serem abusados e não acreditados, pois é um homem de Deus, hospeda por uns dias e acaba ficando por meses, empresta dinheiro ou cheque e acaba se endividando, o Apostolo João estava alertando os irmãos na fé, para que isso não acontecesse com eles. 
Devemos sempre orar e aguardar em Deus uma confirmação, pedir discernimento para não sermos enganados pelas belas pregações, ou uma profecia liberada, uma palavra de conhecimento, ou de sabedoria. Tem pessoas que em cima do púlpito é usado pelo espírito Santo de Deus, ele está debaixo de uma unção, devido as orações feitas e corações cheios de fé, mas quando desce, volta a ser a pessoa imperfeita que é, e se ele vê que tem pessoas ingênuas ou novas na fé, eles se aproveitam.  
 
ALEGRIA

De receber uma carta do apostolo, ser lembrada, é muito bom, mesmo que seja para exortar, corrigir, é muito bom, isso significa que ele estava orando por eles, lembrando deles em oração,
Sabendo que temos alguém cuidando de nós na caminhada cristã é muito bom, melhor ainda quando Jesus mostra o que temos que fazer.

LIÇÃO

2 João (1 João 4:8), e ele também é perfeitamente santo (Isaías 6:3; Apocalipse 4:8). Ele nos chama a imitar tanto a sua santidade (1 Pedro 1:15-16) como seu amor (1 João 4:11). Deus, na sua perfeição, mantém o equilíbrio entre estas características. Ele ama e deseja a salvação de todos (1 Timóteo 2:3-4), mas como o Santo Juiz , ele trará vingança sobre todos que não lhe obedecem (2 Tessalonicenses 1:7-9). A salvação é de graça mas vem com um boleto, chega o dia do pagamento, No juízo final.

VAMOS ORAR 
                        
Pai em Nome de Jesus, venho nesse momento pedir que o dom de discernimento esteja atuando em minha vida, para que eu não seja enganada com os falsos profetas e pela falsa doutrina que está sendo pregada nesse tempo, que eu não venha ser engana pela aparência, pelas palavras bonitas ou profecia, que eu venha discernir o lobo da ovelha, daqueles que vieram para servir ou para ser servido, me livra dos aproveitadores (a). como diz em Isaías 11:2,3 “ e repousará sobre ele o Espírito do senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor ao Senhor.” amém











Nenhum comentário:

Postar um comentário